Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 04/26/2019 in Posts

  1. 2 points
    Estes dias os meus tiveram pânico noturno, e é difícil até mesmo saber o que os assustou. Deixei a luz do corredor acesa, para que eles não fiquem na total escuridão mas também não fiquem em local totalmente iluminado. Isto costuma resolver....uma luz indireta que não os incomode para que eles não fiquem em ambiente totalmente escuro.
  2. 2 points
    Sim. Só estranhei a rapidez. Pra ter uma ideia, estranhei até quando ele nasceu, era pra nascer com 18-21 dias (tempo normal pra pombos nascerem), mas eu fui ver no 15º dia e ele já estava lá. Minha mãe diz que ele é muito impaciente, apressado.
  3. 2 points
    Infelizmente ela ainda vai acordar. Com o tempo ela vai acostumar, mas fique atenta para panicos noturnos. Quando o lugar é muito barulhento a ave pode se assustar durante a noite e ter ataques de panico. Esteja sempre atenta para isso. Mesmo depois que ela acostumar, ela deve acordar a noite, portanto é importante respeitar o horário de descanso delas. Aves não são animais noturnos, portanto assim que escurecer, você coloque-a para dormir. Isso vai melhorar o descanso dela e não vai prejudicar a saúde mesmo ela acordando uma vez ou outra durante a noite.
  4. 2 points
    É muito importante antes de ter um animal de estimação estar preparado para a chegada dele. Tudo que está acontecendo pode ser por consequência das condições que ele está vivendo. Ele não tem gaiola, nem um lugar para chamar de lar e tem dormido embaixo da cama isso deve estar sendo muito estressante para ele. "Ele não dorme na caixa", você nunca vai conseguir fazer uma ave dormir em uma caixa. Sobre a alimentação: Ao ir comprar ela você não teve nem sequer o interesse de perguntar ao vendedor oque ela comia? Nem vontade de comprar um alimento para ele no ato da compra? Oque faz para ele parar de tirar as próprias penas ? Arruma um lar descente, uma gaiola ou viveiro grande, com alimentação adequada (um mix de sementes ou uma boa ração extrusada), deixa ele quieto uns dias e espera ele se acostumar com o lar para depois tentar colocar ele nos ombros ou no dedo. É super importante antes de adquirir qualquer pet pesquisar seus hábitos, calopsitas são super sensíveis, 2 dias sem uma alimentação adequada (comendo alimentos que faz mal para ela ainda), vivendo em caixas e debaixo da cama pode ser fatal para a saúde dela e levar até a óbito.
  5. 2 points
    Independente do material que os poleiros são feitos, ela irá se machucar se tiver pânico. Coloque a gaiola dela num lugar silencioso durante a noite, de preferência num local longe das pessoas e animais, porque elas podem se assustar com passos, latidos, pessoas falando ao redor, pessoas ligando ou desligando as luzes toda hora, etc; Cubra a gaiola durante a noite com um paninho mais grosso, deixando somente uma fresta pra poder ventilar. O importante é eliminar o barulho e as luzes nessa hora, pois essa é a maior causa do pânico noturno em aves.
  6. 1 point
    A Vanessa falou bem, o problema não é o frio, é o vento. Você mora aonde? Região fria? Já vi calopsitas e outros psitacídeos em regiões bem frias e criados em viveiros externos.
  7. 1 point
    Acabei de criar um tópico com o mesmo assunto. Quando responderem te trarei dicas.
  8. 1 point
    Calopsitas conseguem naturalmente se aquecer no frio, forneça girassol e sementes mais calóricas somente em pequenas quantidades ou então sequer ofereça, porque com o tempo elas fazem mal pras aves, de um modo geral. Elas possuem as penas e assim controlam a temperatura corporal. O único cuidado que deve ter no inverno é manter ela num local mais quente e longe do vento, principalmente durante a noite, use uma lampada de cerâmica próxima a gaiola ou então só um pano mais grosso, uma cobertinha, deixando ainda uma fresta pra que possa ventilar. Mesmo que esteja muito frio, nunca deixe o lugar que a calopsita está completamente fechado (ex: lavanderia, sala, quarto, etc...), porque isso também pode causar problemas respiratórios por conta da falta de circulação de ar no ambiente.
  9. 1 point
    Mas o macho portava outras mutações... Nasceram INO, INO CB e cinza.
  10. 1 point
    Oi Joseph, "não existe " Fúlvo canela!!! O nome correto eh Fúlvo bronze!!! Ou Fúlvo prata, que eh também chamado de prata recessivo.... Se observar o pai deles ele tem a marcação comum do Silvestre porém eh mais claro e possui o olho vermelho!!!! Se fosse um Ino canela ele não teria a marcação de silvestre, as penas seria canela mais as de vôo e da cauda!!!!!
  11. 1 point
    Eu confirmei com o antigo dono e ele disse que ela tem 3 meses mesmo, foi alimentada sozinha pela mãe até 2 meses (tinha a atenção da mãe só pra ela), por isso está na papinha há mais ou menos um mês. Está beliscando a extrusada, mas parece que ainda não come muito. Acho que vou começar a tirar a papinha da manhã e depois tiro a da noite. Vou manter só a extrusada por enquanto o dia todo até ela sair da papinha. Quando ela sair totalmente da papinha, entro com as sementes. O que acha? Tenho medo dela preferir as sementes e depois não acostumar com a ração extrusada. Farinhada estou descartando por enquanto, então. Excelentes dicas Ninha, muito obrigado. Com relação a alimentação, como ela está na fase de transição da papinha pra ração estou preferindo não entrar com frutas verduras ou outras coisas pra não desviar o foco dela. Depois que ela estiver comendo só a ração, pretendo entrar estas outras coisinhas...rsrs. Boa dica dos brinquedos, acho que vou tirar por enquanto então. Acha que qual é o melhor momento ou a melhor idade pra colocar os brinquedos pra ela? As penas das asas já estão cortadas, quando eu for cortar de novo vou num veterinário pra ele me explicar direitinho. Mas tbm já andei vendo alguns videos. Quanto ao banho, me disseram que como ela ainda não tomou sozinha, não preciso me preocupar muito agora enquanto ela ainda é filhote. Mas assim que ela estiver maiorzinha e o tempo estiver mais quente, vou por ela no sol e tentar com borrifador. A maior dificuldade nossa está sendo deixar ela dormir tranquila antes das 22h, por mais que eu coloque uma coberta (como vc falou) a partir das 18h, ainda tem trânsito de pessoas em casa. Só depois das 22h é que ela consegue um sono tranquilo e sossegado. Isso está me preocupando um pouco. Sempre olho na gaiolinha a noite e percebo ela ainda acordada (acho que por causa do movimento nosso em casa). Daí 6h da manhã todos acordam inclusive ela, tadinha. Grato pelas dicas.
  12. 1 point
    Logo logo ele dará dicas do sexo. Só ter paciência.
  13. 1 point
  14. 1 point
    Como eu disse, já nem deveria estar na papa. Eu tiraria a papinha a partir de amanhã. Se ele já comia ração, vc tem q ver se são da mesma marca/tipo. A ração de ovo q vc fala se chama farinhada. N recomendo dar TD dia, além de ser cara. Eu dou ração, mas tbm dou mix de sementes q é a base da alimentação das minhas.
  15. 1 point
    Boa noite! É com imenso pesar e tristeza que estou procurando adotantes responsáveis para 2 calopsitas. Por motivos pessoais, tive que mudar para um apartamento e apesar de ter escolhido um com varanda, elas não se adaptaram bem ao local e não estão confortáveis no local, que pega muito sol em um período do dia. Como estou com um bebê na fase de engatinhar e por falta de espaço não consigo colocá-las em outro local. Gostaria muito de achar adontantes responsáveis para acolhê-las com muito amor e lhes dar a assistência necessária (alimentação de qualidade, abrigo adequado, muito carinho e amor). As duas não foram acostumadas fora do viveiro e não são mansas, mas são adoráveis e gostam muito que conversem com elas. Uma eu tenho certeza de que é fêmea, a outra eu acredito que seja também mas não tenho certeza Interessados, favor mandar e-mail para pcalvesferreira@gmail.com Copiei o seguinte texto de outra pessoa que estava procurando adotantes para suas calopsitas refletirem: “Adeptos de uma adoção consciente. Um animal de estimação é como um filho, o que implica em responsabilidade, predisposição e vontade. Por isso, converse com as pessoas que já tenham animais, pesquise sobre o bichinho que você pretende adotar, entenda seus hábitos e tempo de vida, lembre-se que ele vai precisar de uma adaptação ao novo ambiente. Se você se sentir pronto para isso, então prepare-se para receber de volta muito amor, carinho e felicidade”
  16. 1 point
    Eu ofereço cruas. Tem sempre umas duas ou três na ração da semana. Eles n comem inteiras, dão umas bicadas.
  17. 1 point
    Alcon, Nutrópica e MegaZoo são ótimas marcas de papinha. Os criadores em geral usam da Alcon por questão de custo, mas as outras duas são muito boas tb.
  18. 1 point
    Se não tem veterinário de aves, leva em um bom veterinário de pets comuns. Não deixe de levar a um veterinário pois ele pode fazer um raio x, dar um anti-inflamatório ou passar algo para a recuperação da ave. Como os amigos disseram, não deixe sua ave andando por aí, se ela não tem o costume de ficar em gaiola, coloque-a em um comodo fechado onde não transite pessoas e que ela terá só para ela. Vemos todos os dias casos de calopsitas sendo pisadas, comendo algo estranho, morrendo do nada quando ficam soltas por aí, sem falar nos casos de fuga. Se não tem condições de colocar num comodo assim, o certo é deixá-la presa. Sei que é chato e que eles ficam meio inquietos no começo, mas é para o bem dela.
  19. 1 point
    procura em outra cidade. e não deixa calopsita andando pelo chão.
  20. 1 point
    Eles nao abandonam. Simplesmente nao saem do ninho. Melhor separar dos demais. Qdo eles estao chocando podem ficar mais agressivos e territorialistas. Quando for fazer isso de ficar com outras aves nao deixe-as junto das suas. É perigoso tanto para as suas quanto para as da outra pessoa.
  21. 1 point
    Essa marca é muito boa mesmo. Existe um tipo específico para psitacídeos dessa mesma marca, se preferir, pode comprar.
  22. 1 point
    Sem dúvida. Quanto mais contato as calopsitas tem com humanos, quando filhotes, mais dóceis e apegadas se tornam. Se quase não tem contato até os 30 dias de vida, a chance de que cresçam mais ariscas e independentes aumenta muito. A sua ave já demonstra ser apegada a você, e isso não mudará. Não sei se eles pensam que somos pais deles, mas com certeza nos reconhecem como aqueles que suprem todas as suas necessidades, como afeto, segurança e alimentação. Acho que para eles somos uma mistura de pai, mãe e divindade. Somos parte do bando
  23. 1 point
    Joga tudo fora no sentido de vomitar o que comeu? Ela pode estar com alguma doença respiratória, por isso você ouve esse chiado. Cubra bem a gaiola durante a noite se estiver mais frio e nunca deixe ela pegar friagem, vento, chuva, etc. Leve no veterinário, porque seja uma doença respiratória ou uma infecção, ela precisa de ajuda urgente pra ficar melhor.
  24. 1 point
    Olá vc dá um tempo de 4 meses a casa postura ? Ele pode estar sobrecarregado. Não dê nenhum medicamento sem um veterinário permitir.
  25. 1 point
    Leve no veterinário, ela pode estar com uma lesão interna ou algo que impeça a comida de passar pelo estômago pra ser digerido. Se ela não consegue comer sozinha, é um péssimo sinal, ainda mais depois de um acidente desse com o ventilador. A papa saindo pelo nariz é sinal de que a comida foi pra via errada, ao invés de ir pra dentro do papo, foi pro nariz e por isso sai por ali. Leve ela no médico urgente.
  26. 1 point
    Acho que se for pra criação o de cima
  27. 1 point
    Deve continuar com a alimentação normal sim, oferecendo farinhada, ovos, sementes, pois possuem ótimas fontes de cálcio, vitaminas, etc, mas lembre que as sementes possuem um alto teor calórico, então tome cuidado, tente adicionar também frutas e legumes na dieta, pra que eles se acostumem com esse tipo de alimento. Ofereça pra ambos pais e filhotes, coma a fruta na frente deles e ofereça pequenos pedaços no bico, caso ainda não sejam acostumam ou não tenham isso na dieta. Não precisa se preocupar com os filhotes por conta disso não, eles nessa idade já conseguem ficar no poleiro e vão comer sozinhos, cada vez vão se tornar mais independentes. Então fique tranquila que tá tudo certo.
  28. 1 point
    Existe perigo sim, porque eles já possuem filhotes que estão crescidos, então seria extremamente desgastante pra eles cuidarem de pássaros recém-nascidos e jovens ao mesmo tempo, então eles poderiam até abandoná-los. Retire o ninho e os ovos da gaiola. Não deixe que eles reproduzem, porque posturas seguidas pode deixar suas aves muito fracas e até debilitadas com o tempo. Quantos filhotes eles tem? O correto seria você ter ajudado os pais dando papinha pros filhotes desde recém-nascidos, caso forem muitos. Então fica a dica, na próxima vez, ofereça papinha pros filhotes pelo menos duas vezes ao dia desde pequenininhos, pra que isso não exija muito esforço dos pais.
  29. 1 point
    Bom dia Diogo, Deixe a gaiola no chão e sente próximo deixando a portinha aberta. Interaja com ela, cante, assovie, ofereça alimentos. Nunca force ela ficar na sua mão, isso pode assustar a ave. No início é interessante que você faça carinho na cabeça dela até adquirir confiança. No início é assim mesmo, necessário ter muita paciência. Boa sorte. Ninha*
  30. 1 point
    Já é uma porcentagem, por isso msm n se baseia em quantidade de gramas. Se vc quiser fazer um mix de 5kg, faça na proporção q a porcentagem indica. Assim como se quiser fazer um mix de 1kg, 10kg, 15kg, n importa. Use a regra de três da matemática pra saber a quantidade de cada semente.
  31. 1 point
    Muito obrigada gente pela ajuda! Não a alimentação dela não é apenas alpiste e girassol só dei exemplos de alguns grãos que existem, eu sei que girassol é muito calórico e tem que dar de vez em quando, mas muito obrigada de verdade pelas as orientações @Nascimento estas porcentagem do mix que vc me enviou e baseado em quantas gramas?
  32. 1 point
    Deve ser o stress.. Logo logo volta ao normal.
  33. 1 point
    Claro que não é errado criar solto, só que em que certos momentos ela não deve estar solta, como ela é muito dependente de vc e por um acaso ela fique sozinha pode se machucar querendo ir atrás de vc, por isso ensine ela a ser mais independente como a Nascimento disse. Tenho um macho muito apegado a mim, não aparo as asas por que solto elas em um horário certo com muita supervisão e em um lugar fechado, e se paro na frente da gaiola já vem direto pro meu ombro, só que não é tão dependente de mim, é muito bom ver uma ave tão apegada, mas vale lembrar que todo cuidado é pouco e que muito dependente não é saudável
  34. 1 point
    Obrigado vou seguir o que me indicaram e vou tirar o ninho .
  35. 1 point
    Nunca deixe sua calopsita exposta a correntes de ar, pois elas são bem frágeis e podem adquirir doenças respiratórias muito facilmente. Leve-a no veterinário que ele te indicará o remédio ideal pra tratar ela, pois pode ser desde um resfriado até uma doença mais séria. Só tem mesmo uma coisa pra prevenir contra essas doenças, que é nunca deixar a ave num lugar onde passa muitas correntes de ar, coloque-a pra tomar sol de manhã normalmente e depois leve ela pra um local mais "fechado", onde tenha uma boa ventilação, luminosidade, mas que não tenha vento ou aparelhos como ventilador ou ar-condicionado ligados. Espero ter ajudado.
  36. 1 point
    Olá! Sua pergunta tem duas partes. Primeira parte: Conheço pessoas que tiram filhotes com 2/3 de ninho e dizem que esta é a idade ideal. Por exemplo, um filhote de agapornis sai do ninho com aproximadamente 45 dias, nesse caso deve-se tira-lo do ninho com 30 dias de vida. Mas eu mesmo já tirei filhotes com menos idade ( 7 e 15 dias) e consegui criá-los bem. A discussão da idade a se retirar do ninho gira em torno de duas coisas principalmente: empenamento da ave (que na idade de 2/3 de ninho já está com bastante pena) e a formação do sistema imunológico e desenvolvimento (os filhotes recebem anticorpos e hormônios -- de crescimento, por exemplo -- dos pais através do alimento regurgitado. Segunda parte: Depende do que você considera "manso". Os dois jeitos mais comuns de se amansar são: (1) pegando a ave todos os dias mas deixando os pais cuidarem dela até ela comer sozinha e ser independente; (2) alimentando com papinha ou "imprinting". Vamos analisar cada uma das maneiras agora: Com o primeiro modo você terá como resultado uma ave que não te bica (geralmente), não se assusta quando você chega perto e até interage (vem na sua mão, come nela, fica no seu ombro e perto de você, etc). Mas ela sempre terá um pezinho de desconfiança, sempre ficará muito alerta com as coisas que você e outras pessoas fazem. Geralmente são aves que não aceitam carinho em cima das asas pois esse é um instinto de defesa delas na natureza, sempre estão atentas para não serem predadas pelo seu ponto cego, ou seja, por cima. Dessa forma o pássaro sempre estará sob um certo nível de estresse. Já no segundo modo o resultado é diferente. Alimentando o pássaro com a papinha você cria uma marca, uma impressão nele e então ele passa a te reconhecer como seu progenitor. É como se na cabeça dele você fosse o pai dele, quem o alimenta e o protege, e quem o vai ensinar a sobreviver. Dessa forma ele confia em entende que deve ficar junto de você. Isso elimina o estresse da ave pois ela não ficará sob desconfiança, ela cofiará em tudo que for relativo ao seu dono. Na minha concepção devemos sempre pensar no que é melhor para a ave e não para seu dono. Criar na papinha dá um pouco de trabalho mas isso irá gerar uma ave sem estresse e por isso mesmo mais saudável. Escolhendo qualquer um dos dois modos te indico a criar pelo menos duas aves da mesma espécie juntas. Jamais crie uma ave sozinha, ela será extremamente dependente de você. E isso não se resolve com algumas horas de companhia por dia; uma ave precisa de 24h de companhia. Caso fique sozinha sofrerá com estresse. E isso não quer dizer que ela vai deixar de ser sua companheira, lembre-se que ela está imprimida a você e quando adulta deixará de te ver como progenitor e passará a te ver como mais um de seu bando. Isso sim é mais saudável para o pássaro, um "dual imprinting", ou seja, ele está imprimido em duas direções: ao ser humano e à própria espécie. Deixo aqui ainda o nome de dois canais no You Tube de criadores que utilizam essa técnica e essa filosofia de criação, um brasileiro e outro espanhol, vale a pena conferir e aprender mais sobre o assunto: (1) Voo Livre (2) halctor Espero ter ajudado!
  37. 1 point
    Fico feliz por ela estar melhor. Eles merecem todo o nosso cuidado e atenção!
  38. 1 point
    Couve, Ovo, osso de sibá todos esses são fontes de cálcio. Elas destroem o osso de siba, isso é normal. N vejo pq tirar. Oq eu compro é oq encontro no site da terra dos pássaros. Tme uns aí q se dizem osso de siba, mas tao mais pra bloco de gesso. nao tem nada a ver Varie a alimentação da sua ave. Ofereça um bom mix e ração. Sempre sirva folhas verdes escuras como couve, rúcula, coentro. elas costumam aceitar mais facilmente.
  39. 1 point
    Oi Pessoal, como contei eu outra postagem domingo minha calo virou estrelinha. Como eu tenho crises muito forte de ansiedade e depressão e tinha melhorado muito quando ganhei o Piu, meu esposo me surpreendeu ontem com essas duas lindezas e pediu pra eu não chorasse mais. (Mto amor). Na primeira foto está um bebê, acredito que tenha uns três meses, um doce, mas com gênio forte. O segundo já tem uma certa idade 1 ano talvez, arisco demais, só corre e grita, é obesinho e pelas fezes notei que andava comendo mta semente de girassol, já cortei! Por favor me deem uma luz sobre o sexo deles estão sem nome tbm entao aceito dicas de nomes curtos, e a sexagem poderei fazer só em junho ou julho. Ambos sao saudáveis porem estao bem assustados ainda. Ps.: eu sei que as esses estão cortadas erradas, principalmente do neném, mas já vieram assim e não fui eu que cortei. Fiquei chateada com esse corte, ele não voa se estabaca no chão, por isso cuido e desço e subo ele. O neném tá arrepiado, pq acordei ela pra foto. Acordou, brincou muito encheu a pança e agora cochilou.
  40. 1 point
    Que bom... Eu também ganhei aves por causa disso que vc citou. Eu sempre vivia sozinho, não tenho amigos gente, só aves. Mas também eles são melhores que muitas pessoas. Ficou melhor ainda agora com o Fórum.
  41. 1 point
    Não sei, mas se quiser posso ler a sua mão . Brincadeira! Creio que seja Trigo Sarraceno!
  42. 1 point
    Esse é o veterinário q receitou antibiótico sem exames?? Boldo é perigoso até p ser humano, n se deve tomar direto. Imagine ave com fisiologia frágil assim. N da pra saber oq foi, mas se tem uma certeza é q receitar remédio forte sem exame é assumir o risco. Ainda mais por um período tão longo assim. Acho q ele deveria pelo menos ter recolhido material p mandar p análise antes de começar o tratamento sem exame pra ter noção de fato doq a ave tinha. Até pq eu n consegui ver nada no olho que indicasse coccidiose como ele disse. Qnd vejo essas coisas sempre recomendo uma segunda opinião de outro veterinário. Enfim. Uma pena.
  43. 1 point
    Posta uma foto dela. Se possível, o ideal seria o veterinário.
  44. 1 point
    Eu tbm nao separaria. Só faria oq eu disse
  45. 1 point
    É normal com quem comete o erro de mimar demais a ave (leia ser dominado pelas vontades da ave) e deixa-la assim muito dependente. Isso prejudica tanto os donos quanto a ave. Vou deixar uns tópicos aqui pra vc ler. Que devem ajuda-lo a manejar melhor sua calopsita. E o mais importante antes de tud: vc tem que entender q ela é uma ave e não outro animal como cachorro ou gato. Não deixe sua calopsita solta pela casa. Ainda mais podendo ir pra onde quiser inclusive pra cima de vc enquanto dorme. O que nao falta nesse fórum é gente desesperada pq pisou ou pisaram na calopsita e até gente q dormiu e acabou esmagando a coitada da ave. São animais MUITO frágeis.
  46. 1 point
    Calopsita, estresse e bicadas são sinônimos. Os meus não brigam por comida, mas por poleiro Ou por algum brinquedo vez ou outra se estranham. Normal. A pote de comida dos meus é grande. Qse um palmo de diâmetro. Coloque outros potes de comida em lugares contrários.
  47. 1 point
    Olá, se está nessa posição com certeza está doente. Vc disse que não tem veterinário, mas são os únicos que poderiam ajudar. Tente na cidade vizinha.
  48. 1 point
    Ela pode estar gritando pois vai botar mais ovos mas não tem um ninho para cuidar deles.
  49. 1 point
    Ei Nathan....rsrs...pode ficar a vontade...vou fazer outros com palitinhos de picole de madeira...quando fizer eu posto aqui...esses brinquedinhos eles adooooram e nao doi no nosso bolso ne?...rs... gostei de saber q gostou!abraco! Ei Marcelo...as escada eu nao faco nao...é uma amiga quem faz...mas ja reformei uma q tava velhinha...rsrs...é com cabo de vasssoura ...arame nao tao grosso e bolinhas de terere...vc mede os espacos dos degraus na mesma distancia nos dois paus ....fura com furadeira ...passa o arame no primeiro furo de um cabo e vira a pontinha do arame que vai ficar pra fora dos degraus...com alicate de fazer biju....coloca as bolinhas e passa o arame no primeiro furo do outro cabo e vira a pontinha do arame com alicate de fazer bijuterias...e assim vai fazendo em todos os buracos q vc fez nos dois cabos ....nao sei se entendeu?!!!mas é assim!abraco Obrigada por ter gostado das fotos Marcelo....valeu!
  50. 1 point
    Todo o proprietário de aves deve saber como as fezes normais são constituidas, e, mais ainda, observar as fezes (frescas) periodicamente, pois alterações significativas podem nos alertar que algo não vai bem com a ave.As alterações das fezes costumam vir antes mesmo de a ave apresentar sintomas clínicos, permitindo que nós nos antecipemos levando a um veterinário.As fezes são compostas de 3 partes : as fezes, o urato e a urina :A primeira porção é chamada de fezes propriamente dita, de consistência sólida, podendo sua cor variar entre o verde escuro (aves que se alimentam de sementes) ou marrom (aves que se alimentam de rações). As fezes podem apresentar outras colorações, dependendo do que for ingerido (por exemplo, a beterraba pode fazer com que as fezes tenham uma cor mais avermelhada, próxima a cor de sangue). Por isso é importante prestar atenção ao que a ave consome para poder melhor avaliar as mudanças de cor das fezes. FEZES NORMAIS fezes normais (cor marrom decorrente da cor do alimento ingerido)A segunda porção das fezes é chamada de urato, de cor branca e opaca. É resultado da digestão e do metabolismo de proteínas pelo organismo, e é eliminado através dos rins. Urato tingido de verde ou amarelo indica que a ave está com doença hepática. Urato tingido de verde pode indicar que o pássaro foi acometido de infecção causada pela "Chlamydophila" (clamidiose). Indicamos levar urgente o pássaro a um veterinário quando ocorrer alterações na cor do urato.A terceira porção das fezes é chamada de urina, produzida pelos rins. A quantidade de urina nas fezes vai depender da quantidade de líquido ingerido (água, frutas, vegetais). Tem-se a falsa idéia que a ingestão desses alimentos provoca diarréia, justamente pelas fezes tornarem-se mais aquosas. É importante acompanhar de perto a quantidade de urina eliminada, pois pode ser decorrente de dença renal.Outra observação importante é que as aves podem eliminar urina sem fezes e urato, ou eliminar urato e a urina sem fezes.Vale ainda ressaltar que aves que passam por estresse (mudança de ambiente, acidentes, convalescença de doenças, etc.) podem ter suas fezes alteradas (diarréicas, verdes escuras brilhantes, uratos tingidos, etc.) por um período, voltando ao normal. Para melhor analisar as fezes, indicamos usar papel toalha no chão da gaiola ou de cor clara. Alterações significativas e persistentes, devem ser relatadas ao veterinário. ALTERAÇÃO NAS FEZES Na cor fezes escuras (causas diversas, inclusive longo período sem se alimentar) Na consistência e composição Fezes de uma fêmea no ciclo reprodutivo, consideradas normais Na coloração das fezes Se um pássaro não se alimenta de nenhum alimento sólido por um longo período, a porção fecal pode se tornar preta, ou verde bem escuro (quase preto) e de consistência grudenta. Este tipo de fezes geralmente é confundido pela presença de sangue, mas na verdade é a produção da bile.Fezes pretas podem significar também sangue digerido (decorrente de enterites severas). Não é um bom sinal, o mais adequado é levar a um veterinário para diagnóstico. Fezes verde escuro, urina tingida de verde ou amarelo, são indicativos de sobrecarga hepática (intoxicação, infecção, excesso de gordura na dieta, etc.) fezes diarréicas com sangue, podem indicar sangramento vindo do sistemadigestivo, cloaca ou oviduto (o sangue é proveniente de hemorragias causadaspela destruição de células intestinais) As fezes também podem ser diferentes de uma ave para outra, pois algumas comem mais sementes, e têm as fezes mais durinhas e sequinhas, e outras preferem mais verduras e pão seco, bebem mais água, e assim têm as fezes mais volumosas e claras. Mesmo que elas vivam juntas e recebem o mesmo alimento, as fezes podem ser diferentes. fezes amareladas, indicam má absorção e digestão dos alimentos por problemasno pâncreas ou fígado Na coloração do urina Os rins excretam o urato (de cor branca) produzido pelo fígado. Quando ocorre alteração na cor, como é o caso da imagem abaixo, pode significar que o fígado pode estar comprometido. Problemas hepáticos podem ser causados por bactérias ou vírus, a maior parte das doenças é curável. urato amarelo pode indicar problema no fígado possível insuficiência hepática Alterações graves:- diarréia : Se a porção fecal não está formada, é chamada de diarréia. Importante saber que a presença de um volume maior de urina, não importa a quantidade que for, resultando em fezes aquosas, mas com a porção fecal sólida, não significa diarréia, o que é comumente confundida. As fezes podem absorver urina, dando a falsa impressão de diarréia.Na diarréia, as fezes podem sair como um jato, sem nenhuma parte sólida no meio, ou com pequenos pedaços no meio do borrão aquoso. Se as fezes da calopsita estiver dessa forma, procure rapidamente um veterinário.A diarréia pode desidratar a ave em poucas horas, devido ao seu metabolismo acelerado. Possíveis causas :. indisposição intestinal (mudança abrupta da dieta, consumo em excesso de verduras e frutas, alergia ao alimento, etc);. parasitas, protozoários, viroses, toxinas;. água ou alimento contaminado;. alimentos inadequados à ave (ingestão de lactose, por exemplo).Somente um veterinário para identificar a causa da diarréia e a medicação adequada (medicamento correto e na quantidade correspondente ao peso da ave). Não se deve dar por conta própria antibióticos, pois conforme falamos anteriormente, as causas são diversas.Mesmo a ave sendo medicada, uma diarréia não cura da noite para o dia. O que acontece é que a quantidade de água nas fezes vai diminuindo ao longo de uma semana. Se não houver resultado satisfatório em 3 dias com a medicação receitada, deve-se retornar ao veterinário.As fezes não devem cheirar mal, quando isso ocorre pode ser sinal de doenças bacterianas. A fêmea, quando está na fase de reprodução, pode apresentar fezes dessa forma, desde que pastosas. Se sairem sob forma de jato (excesso de urina) e fétida, não é normal.A presença de sementes nas fezes inicialmente pode ser um sinal de má digestão, má absorção do alimento pela flora intestinal, quer seja pelo próprio alimento (sementes velhas, com toxinas), como pelo uso de medicamentos (antibióticos) que atacaram também a flora intestinal. Outras possíveis causas : parasitas, pancreatite, proventriculite, ventriculite, ou doença intestinal. É importante o veterinário analisar as fezes e indicar o melhor tratamento, finalizando-o com o uso de probióticos. fezes com sementes O importante é observar o comportamento da ave: se apesar da diarréia ela se mantiver ativa, comendo normalmente, é porque a ave está conseguindo compensar a perda de água tomando mais água. Vale a pena, nesses casos, fornecer eletrolíticos (soro comercializado para estes fim, existem produtos veterinários, geralmente é um sachet que vc dilui em um copo ou litro de água), de preferência diretamente no bico, já que tem ave que rejeita o produto no bebedouro e termina por beber menos líquido do que deveria porque não consegue encontrar água fresca. De qualquer forma, o ideal é não perder tempo e levar sua ave imediatamente, ao menor sinal de diarreia!!!- Fezes pastosas (com mais líquido que o normal, mas ainda com formato) são alterações comumente causadas por vermes ou alimento que nào fez muito bem. As causas podem ser variadas e o tratamento deve ser feito seguindo orientação de um veterinário, após constatação. Vale citar a exceção no caso das fêmeas : devido à ação dos hormônios femininos na época da postura, as fêmeas adultas costumam ter fezes mais pastosas, volumosas, e fétidas, o que é considerado normal.- Intoxicação : quando a calopsita ingere algo que lhe faz mal, as fezes ficam verde-escuro, podendo tingir o urato e urina de verde. Se a ave estiver ativa e apetite normal, basta ministrar um anti-tóxico na água ou diretamente no bico, e mantê-la apenas com o alimento padrão(semente ou ração) por alguns dias, até as fezes voltarem ao normal. Se a ave tiver qualquer outro sintoma, como falta de apetite, apatia, penas arrepiadas, sono excessivo, procure um veterinário.- Lesões intestinais : algumas infecções bacterianas agudas ou parasitas podem causar lesões intestinais e a calopsita passa a defecar sangue vivo, ou as fezes saem pretas, por causa do sangue digerido. Ambos os casos requerem auxílio veterinário.Quando a ave está doente, deve ser isolada das demais aves e ser mantida aquecida (com lâmpada pequena, de forma indireta), em local pouco iluminado e silencioso. Cubra a parte de cima e laterais com uma toalha ou um pano, para que dê à ave a sensação de proteção e tranquilidade que precisa nesse período.IMPORTANTE !!Para descobrir a real causa da alteração das fezes, pode ser necessário um exame mais específico das mesmas. Mas antes mesmo disso, leve em consideração dados simples, do dia a dia, que interferem nas fezes, especialmente se estiverem diarréicas.A ordem da investigação é a seguinte :1) estresse mudança ambiente2) alimentação2.a) qualidade sementes (micotoxinas)2.b ) ração (muitas aves tem diarreia por longo período devido à adaptação a ela, principalmente se tiver corante)2.c) qualidade da água (fonte de água, água suja de fezes, etc.)2.d) fungos no milho verde2.e) agrotóxicos nas verduras e legumes (procure descartar os talos, dê somente as folhas)3) infecções parasitárias, vermes, coccidiose, etc. (somente é possível identificar por exame de fezes ou o vet examinando com microscopio)4) pancreatite * (fezes amarelo ou verde bem claros)* são diversas as potenciais causas da pancreatite, que incluem obesidade, dieta com excesso de proteína, intoxicação por zinco, micotoxinas, e doença viralNas fezes diarréicas, pode ser dado inicialmente um polivitamínico associado a aminoácidos e eletrólitos (Hidrovit) para ajudar a manter a ave hidratada e suplementar os minerais perdidos nas fezes por conta desse quadro, até o início do tratamento ministrado por um veterinário. No quadro de fezes que apresentam alimentos não digeridos por má absorção do organismo, pode ser dado um probiótico para ajudar no restabelecimento da flora intestinal.Em ambos os casos, a dieta da ave precisa ser readequada durante o tratamento :a) Alimentos que sejam facilmente digeríveis e de fácil absorção para facilitar o trânsito intestinal,b ) Verduras, milho, devem ser evitados,c) Fornecer alimentos com baixo nível de fibras, e que contenham carboidrato facilmente digestível (sementes de canário, milheto, e aveia sem casca),d) Diminuir o percentual de alimentos protéicos (farinhada, ovo, etc.),e) Suplementação vitamínica (vitamina A e E) pode ser necessária,f) Fornecer uma pequena quantidade de grit para ajudar na absorção dos alimentos e melhorar a digestão.As aves tem o trânsito intestinal rápido, por isso a alimentação influencia na cor, formato e consistência das fezes.As características das fezes são diversas, dependendo da espécie, idade e tamanho da ave, do período do dia, tipo de dieta consumida, volume de água ingerida, doença renal e fígado, medicamento administrado, presença de patologias parasitárias, bacteriológicas, fúngicas e virais, etc. Artigo Gentilmente cedido pelo PORTAL DAS CALOPSITAS.Com a devida autorização.
This leaderboard is set to Sao Paulo/GMT-03:00