FernandaSartori

Asa machucada (?)

Postagens recomendadas

FernandaSartori

Olá!

Recentemente cortei uma das asas da minha fêmea para que ela não pudesse voar (eu não podia deixa-la solta, já que ela vivia caindo atrás do guarda-roupa) e em uma tentativas de vôo ela caiu no chão, da altura do meu ombro (mais ou menos 1,60m). Um pouco depois notei que ela não conseguia fechar a asa, e ainda por cima parece um pouco torta. Já procurei por penas quebradas e fiz alguns movimentos na asa estranha, mas ela não parece sentir dor e, no entanto, não volta ao normal. Não há veterinários especializados nesse tipo de animal na minha cidade, e não acho que haja algum numa cidade vizinha. Mesmo que houvesse, meus pais não levariam ela porque são bem ignorantes e continuam dizendo que ela ainda não se acostumou com a asa cortada. Também queria aproveitar para perguntar porque meu macho arranca as penas dela. Eu já observei e nunca houve tentativa de reprodução, ele simplesmente arranca um tufo de penas sempre que ela passa ao lado, tanto que ela já não tem mais topete. Já tentei separar os dois, mas ele ficaram tristonhos e tive que colocar juntos novamente antes que ficassem doentes. Eles são irmãos e cresceram juntos, mas isso nunca aconteceu antes. Há mais uma fêmea na gaiola, mas meu macho nunca fez tal coisa para ela.

Alguém pode me ajudar? Muito obrigada.

IMG_20181021_112544.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ninha

Olá Fernanda,

Nossa, que dó da sua Calô.😥

Acho que você deveria deixar ela em uma gaiola separada, está parecendo que o macho está maltratando ela. 

Poderá deixar as duas gaiolas pertinho uma da outra assim não brigam e não sentirão falta umas das outras, pelo menos até ela ficar forte novamente.

Deveria aparar as duas asas iguais... mas não precisa cortar tão curta como vejo na foto, as vezes é melhor cortar pouco (apenas as pontinhas) para evitar a fuga, assim elas conseguem voar baixo e plainar com facilidade o que evita se machucarem.

Forneça alimentação adequada com vitaminas, ovo e milho.

Se eu fosse você levaria em um veterinário mesmo que não seja especialista... esse anjinho deve estar com dor na asa que não consegue fechar.

Deixa ela tomar banho, assim ela mesmo mexe na asa dolorida, as vezes pode ter inflamado um canhão da peninha.

Espero de coração que sua Calo melhore!

 

Mande notícias.

Ninha*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MJujulieta

Corte errado!!!. Pelo amor de Deus!!!. 

NÃO SE CORTA AS PLUMAGENS DA ASA E SIM AS PENAS DE VÔO!. 

O que você cortou são as plumagens da asa. Existe vídeos explicativos. 

Sua ave não tem estabilidade e ela vai cair e se machucar. Se bater o peito vai ocasionar perda da ave. Separe-a. Vai demorar muito para as plumagens crescerem novamente, mas não deixa sua ave solta para não se machucar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora