Jump to content

Trocar de gaiola/ambiente durante a choca de ovos e reprodução.


Thiagobarreto

Posts Recomendados

Galera preciso de uma opinião de vocês.

Meu casal está em sua primeira ninhada onde a fêmea colocou somente 3 ovos dias 14, 16 e 17 de fevereiro. Não sei se tem algum ovo galado pois não tive oportunidade do ninho está vazio sempre tem um dos dois lá dentro.

Eles vivem a 3 anos num viveiro que eu acho apertado para eles mais como eles vivem soltos não achei necessário comprar outro, até q venho amadurecendo a ideia de manter eles presos e soltar uma vez no dia, então comprei um viveiro maior, mais não sei se devo mudar eles agora para o viveiro novo ou somente quando nascer os filhotes ou somente quando os filhotes estiverem maior (se nascer algum) e quando acabar essa época de reprodução. Minha ideia de manter eles num viveiro maior é que eles comem muita besteira no meu quintal e mal dão importância nas coisas que coloco no viveiro.

Então preciso da ajuda de vocês, quando devo por eles na gaiola nova?  Deixarei a baixo fotos da gaiola atual e da gaiola nova...

 

Gaiola Antiga onde vivem por 3 anos

 

 

IMG_20190302_073017397_Easy-Resize.com.jpg

 

Gaiola nova

IMG-20190301-WA0005_Easy-Resize.com.jpg

@Nascimento @Ruz @CARONE @DCM Balthazar @Natália J @filipealvess_

Editado por Thiagobarreto
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Thiagobarreto disse:

Galera preciso de uma opinião de vocês.

Meu casal está em sua primeira ninhada onde a fêmea colocou somente 3 ovos dias 14, 16 e 17 de fevereiro. Não sei se tem algum ovo galado pois não tive oportunidade do ninho está vazio sempre tem um dos dois lá dentro.

Eles vivem a 3 anos num viveiro que eu acho apertado para eles mais como eles vivem soltos não achei necessário comprar outro, até q venho amadurecendo a ideia de manter eles presos e soltar uma vez no dia, então comprei um viveiro maior, mais não sei se devo mudar eles agora para o viveiro novo ou somente quando nascer os filhotes ou somente quando os filhotes estiverem maior (se nascer algum) e quando acabar essa época de reprodução. Minha ideia de manter eles num viveiro maior é que eles comem muita besteira no meu quintal e mal dão importância nas coisas que coloco no viveiro.

Então preciso da ajuda de vocês, quando devo por eles na gaiola nova?  Deixarei a baixo fotos da gaiola atual e da gaiola nova...

 

Gaiola Antiga onde vivem por 3 anos

 

 

IMG_20190302_073017397_Easy-Resize.com.jpg

 

Gaiola nova

IMG-20190301-WA0005_Easy-Resize.com.jpg

@Nascimento @Ruz @CARONE @DCM Balthazar @Natália J @filipealvess_

Em regra Só se mexe em gaiola e ninho depois que os filhotes saem do ninho. 

Não consegui ver diferença de tamanho nas gaiolas q vc mostrou. Parecem as mesmas.

"comem muita besteira no meu quintal e mal dão importância nas coisas que coloco no viveiro."

Espero que vc amadureça pra ontem a ideia de mantê-los presos e soltar só com supervisão. Pq oq vc tá fazendo deixando eles soltos comendo besteiras como flw é a senha certa pra um dia se intoxicarem com alguma coisa e morrerem. 

nao cansamos de repetir, calopsita solta só em local TOTALMENTE seguro ou com supervisão. 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, Nascimento disse:

Em regra Só se mexe em gaiola e ninho depois que os filhotes saem do ninho. 

Não consegui ver diferença de tamanho nas gaiolas q vc mostrou. Parecem as mesmas.

"comem muita besteira no meu quintal e mal dão importância nas coisas que coloco no viveiro."

Espero que vc amadureça pra ontem a ideia de mantê-los presos e soltar só com supervisão. Pq oq vc tá fazendo deixando eles soltos comendo besteiras como flw é a senha certa pra um dia se intoxicarem com alguma coisa e morrerem. 

nao cansamos de repetir, calopsita solta só em local TOTALMENTE seguro ou com supervisão. 

Elas são do mesmo modelo, mais a antiga tem 56cm de comprimento a nova tem 68cm, a antiga tem 34cm de largura e a nova tem 43cm, a antiga tem 66cm de altura e a nova tem 84cm...

 

Pois nascimento eu vou pôr em prática esse ideia de manter eles presos, como eles são acostumados soltos no começo vai ser meio difícil a fêmea fica empurrando a tampa com a cabeça e colocando a cabeça pra fora em algumas brechas da gaiola..

Então é melhor eu esperar Mascarenhas os filhotes para fazer a troca né ... Vou aguardar...

Você acha que com essas medidas que passei da nova gaiola eles vão se sentir mais confortáveis e mais espaço ?

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Thiago,

Acho que você está tomando a decisão correta, deixar soltos somente sob supervisão, pelo bem deles!

Com certeza a nova gaiola vai proporcionar mais conforto, mas acredito que seja melhor esperar os filhotes deixarem o ninho... quem sabe mais tarde você utilize a gaiola antiga para os pequenos ^_^

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

@Ninha @Nascimento @SAM 3 Bom galera eu Fui teimoso e no Sábado eu fiz a troca da gaiola coloquei os poleiros da mesma maneira e adaptei o ninho no mesmo local só um pouco acima, no começo eles estranharam mais logo a fêmea entrou no ninho, o macho até o dia seguinte estava meio perdido com tanto espaço rsrsrs , mais eles continuaram chocando normalmente,  fiz a ovoscopia e tem 2 galados e outro não está mais coloquei os 3 ovinhos de volta no ninho. Domingo precisei viajar e cheguei ontem a noite, olhei hoje a tarde ainda tinha os 3 ovos e eles estão revesando normalmente não mudei ainda a rotina deles, mais agora a noite comecei a ouvir alguns piadinhos bem baixinho depois ficou um pouco mais alto, minha mãe disse que ontem chegou a ouvir algo como se fosse um piado, então fiquei preocupado do filhote não está conseguindo sair, mas pode ser q daqui para amanhã ela consiga nascer né ?

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Ruz disse:

Você deixou bacia com água na gaiola pra dar umidade aos ovos .

Deixei mais nunca tomaram banho nela aí o macho tomou banho ontem mais não entrou no ninho depois , a fêmea também entrou na segunda mais não entrou depois no ninho, acordei agora na madrugada e estou escutando um piado rápido não sei se já nasceu ou não

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Thiagobarreto disse:

@Ruz nasceu hoje pela manhã eu vi o macho alimentando eles, observei pela entrada do ninho, ainda não abrir atarde vou pôr milho verde na gaiola aproveito e tento ver, o negócio é q a fêmea é muito arisca 

Deixa ovo cozido também, mas troca todo dia que azeda fácil.

Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Thiagobarreto disse:

@Ruz ae cara, como está seu filhote? conseguiu ver ele? O meu só escuto também ainda, acabei não abrindo o ninho pra dar uma olhada ainda, tem hora que o pio é mais baixo, outrora mais alto, será que pode ser um já fora do ovo e outro ainda no ovo? Ou pode ser dos pais "sentados" em cima deles?

Abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Ruz disse:

Deixa ovo cozido também, mas troca todo dia que azeda fácil.

Quem dera se eles comessem  @Ruz coloco Cenoura o macho arranca uns pedaços mais nem come coloco até ralada mais nem chega perto, só comem milho cozido, posso colocar o que for nem encostam ... Mais mesmo assim ainda coloco , hoje quando fui tomar café peguei o macho coloquei um pouco de cuscuz (sem sal ) em minha perna e ele comeu coloquei ovo cozido não comeu daí peguei um pedaço da gema e coloquei daí ele só deu uma ou duas bicadinhas , já o milho verde quando coloco na gaiola tanto o macho quanto a fêmea endoidam pra comer... Será que posso colocar o milho cozido todos os dias ? Já que é oq eles comem fora o mix de sementes e a extrusada ...

 

3 horas atrás, MichelSoares disse:

Abraço!

Ainda não consegui ver o filhote sempre que abro o ninho o macho ou a fêmea estão por cima dele mais eu percebi um ovo aberto no meio e ainda escuto o piado quando estão alimentando mais como tinha 2 ovos galados eu só esculto um piado não sei se o segundo já nasceu e eles estão piando em horários diferentes não sei dizer...

@Nascimento @Natália J @CARONE @Ninha tenho uma dúvida sobre quando eu for limpar o ninho, estou pensando em limpar daqui a 7 dias mais será que posso limpar na frente do casal? Vi no YouTube que quando eu for limpar o ninho tenho q tirar a gaiola do lugar e não mecher nos filhotes na frente deles senão o casal cismam como se não sentissem mais confiança naquele local ... Oq acham? 

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Thiagobarreto disse:

Quem dera se eles comessem  @Ruz coloco Cenoura o macho arranca uns pedaços mais nem come coloco até ralada mais nem chega perto, só comem milho cozido, posso colocar o que for nem encostam ... Mais mesmo assim ainda coloco , hoje quando fui tomar café peguei o macho coloquei um pouco de cuscuz (sem sal ) em minha perna e ele comeu coloquei ovo cozido não comeu daí peguei um pedaço da gema e coloquei daí ele só deu uma ou duas bicadinhas , já o milho verde quando coloco na gaiola tanto o macho quanto a fêmea endoidam pra comer... Será que posso colocar o milho cozido todos os dias ? Já que é oq eles comem fora o mix de sementes e a extrusada ...

 

Ainda não consegui ver o filhote sempre que abro o ninho o macho ou a fêmea estão por cima dele mais eu percebi um ovo aberto no meio e ainda escuto o piado quando estão alimentando mais como tinha 2 ovos galados eu só esculto um piado não sei se o segundo já nasceu e eles estão piando em horários diferentes não sei dizer...

@Nascimento @Natália J @CARONE @Ninha tenho uma dúvida sobre quando eu for limpar o ninho, estou pensando em limpar daqui a 7 dias mais será que posso limpar na frente do casal? Vi no YouTube que quando eu for limpar o ninho tenho q tirar a gaiola do lugar e não mecher nos filhotes na frente deles senão o casal cismam como se não sentissem mais confiança naquele local ... Oq acham? 

coloque couve, rúcula, salsinha, coentro. essas folhas 99% deles comem.

EU só mexia no ninho. Nunca vi falar disso de mexer na gaiola.
Limpava ao lado mesmo, coisa rápida. só raspar as bolotas de fezes q ficam nos cantos, trocar a serragem e pronto. coisa de menos de 1min

Editado por Nascimento
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 08/03/2019 at 19:47, Nascimento disse:

coloque couve, rúcula, salsinha, coentro. essas folhas 99% deles comem.

EU só mexia no ninho. Nunca vi falar disso de mexer na gaiola.
Limpava ao lado mesmo, coisa rápida. só raspar as bolotas de fezes q ficam nos cantos, trocar a serragem e pronto. coisa de menos de 1min

Coloquei couve e coentro eles nem chegam perto, daí coloquei beterraba eles deram umas bicadinhas, não coloquei o milho verde pra ver se eles comem oq eu coloquei, mais está sem sucesso... Mais coloquei um pouquinho de cuscuz o macho comeu

 

Consegui ver o filhote hoje quando o macho estava alimentando , mal da pra ver o bichinho no meio de tanta maravalha kkkkkkkk, achando estranho porque ainda não nasceu o outro já que tinha 2 ovos galados dos 3, mais hoje completa 21 dias do 3 ovo e 20 do segundo, então não sei se ele acabou morrendo dentro do ovo, ou se ainda vai nascer...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...