Jump to content

Primeira ninhada, como sei se os pais estão cuidando direito?


erikacroft

Posts Recomendados

Tenho um casal de calopsitas e é a primeira vez que eles tem bebês. Já nasceram três e ainda tem dois ovos lá, mas como são de primeira viagem fico na duvida se estão cuidando certinho. Já disseram pra ficar de olho se eles estão com os papos cheios, mas como faço pra saber se está cheio? e outra, não é ruim tocá-los, pois como vou conseguir ver sem ter que mexer? Tenho medo dos pais abandonarem. E hoje cedo o macho tava brigando com a fêmea para ela entrar no ninho, isso é normal?

 

Agradeço a paciência e qualquer ajuda é bem vinda! vlw

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não precisa toca neles, pois no visual você consegue ver, elas ficam com uma bola cheia na altura do peito, se tiver murcha é porque está vazia e eles não estão alimentando. Abra a tampa por cima do ninho e sempre de uma olhadinha, caso estiver vazio o papo terá que alimentar ele com papinha. Compre já uma papinha e deixe guardada para as emergências, pois pais de primeira viagem sempre tendem a deixar um ou mais filhotes sem alimentar, geralmente os que nasceram por último. Aumente a quantidade de alimentos e deixe disponivel para os pais se alimentarem e também aos filhotes. Deixe próximo do ninho para facilitar para eles. Coloque milho todos os dias se possível, muita farinhada e ração e sementes, além de verduras, legumes e frutas em geral. Quanto as brigas deixem que se entendam, ele deve estar preguiçoso e está querendo que ela cuide dos filhotes:P. Se perceber que estão atacando os filhotes dai você separa e cuida você deles.

Papo cheio.jpg

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi!!

Eu tenho meu casal já faz 8 anos. Eles sempre faziam toda a rotina da reprodução (mas não cruzavam), então nunca nascia filhotes. Eu só colocava o ninho porque sempre chegava uma época que não tinha como protelar, ela precisava botar. Mas desta vez tudo foi diferente e os ovinhos foram fertilizados. A Tatá botou três ovinhos, dois nasceram, mas um morreu no dia seguinte :(. Eu estava com a mesma dúvida que você e uma pessoa experiente disse para pegar e olhar o papinho. Deu certo! o papinho está cheio e acho que esse irá sobreviver. Ele nasceu dia 11/08 e hoje está com 3 dias de vida. Estou feliz por eles, pois ela sempre chocava em vão e nunca nascia nada.

A Tatá é desengonçada para cuidar. Ela fica quase o tempo todo no ninho, mas ela não coloca ele embaixo dela. O Belinho que está salvando a pátria...hehehe acho que é ele quem alimenta.

Boa sorte com seus bebês!

OBS: Já colocamos maravalha no ninho.

filhote.jpg

Editado por Tatá e Belinho
  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada Célia! Já coloquei maravalha. Como eu achava que não viria nada (como sempre) eu costumava colocar um papel em branco para o Belinho picar e colocar no ninho, ele gostava de fazer isso. Mas assim que vimos o bebê colocamos maravalha.

Ainda tem um ovinho sim. Estamos torcendo para nascer! 

Abraço

Link para compartilhar
Share on other sites

Mesmo para brincar não pode dar papel para elas, pois se ingerirem faz mal e pode adoecer levando até a morte.

Para brincarem e mordiscarem dá maravalha também, pois elas adoram e não faz mal, as minhas eu coloco no play e elas passam o dia mordiscando.

Link para compartilhar
Share on other sites

Parabéns Tata e Belinho! Os meu nasceram por ontem ou anteontem. 

Digo em mexer para olhar pq eles são minúsculos e ficam emboladinhos os três em meio a maravalha. Eu ja comprei a papinha (Alcon Club). Basta ter uma bolinha cheia? :S Preciso conseguir olhar isso. As vezes os dois pais ficam no ninho e é dificil conseguir ver pq eles se inflam para proteger os bebês e tapam tudo, rs.

Em relação a comida e água eu deixei tudo bem próximo do ninho para facilitar. Mas eu nunca dei milho, sera que não vai fazer mal dar a esta altura?

Ah! Outra coisa importantíssima que esqueci de falar, caso eles não consigam alimentar todo mundo, por ex: Dois cheios e um sempre vazio. Como faço para administrar a papinha? e além disso, eu dou a papinha e coloco o bb lá de volta numa boa?

Editado por erikacroft
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Erika, Parabéns para o seu também!

Apesar de ter os meus a 8 anos é a primeira vez que nasce um filhotinho, estou meio perdida como você... hehehe. Eu vou te passar uma informação que recebi, mas acho que a Célia pode nos dizer se isso está correto. Pelo que sei eles nascem como uma reserva de nutrientes e, por isso, os pais não os alimenta nos dois primeiros dias. Eu sei que eles não podem comer nada no primeiro dia (isso é certeza). Só mexemos para olhar melhor na tarde do terceiro dia, tivemos que pegar na mão, pois não estávamos conseguindo ver. Não se preocupe em não saber como se vê porque quando você bater o olho, se o papo estiver cheio você já descobre na hora...kkkk. Depois que pegamos ele o pai deve ter alimentado mais, pois o papo ficou tão grande que sem pegar ele conseguimos ver.

Achei uma foto na internet de filhotinhos bem novinhos com o papo bem cheio, veja abaixo. Boa sorte!  

papo calopsita.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

haaa esqueci de responder as outra perguntas. hehehe

Em relação ao milho verde eu sempre dei para minhas calos. Você só tem que tomar cuidado com duas coisas: 1) o milho verde azeda muito fácil, então compre um novo de boa qualidade, com a faca retire o milho da espiga, verifique se está bom (cheirar é uma boa maneira). Após fornecer não demore muito para tirar os restos (4 a 5 horas dependendo da temperatura ambiente), pois pode azedar e se eles comerem milho verde azedo, pode sim dar problema. 2) O milho é fonte de energia e eles também precisam muito de proteína, por isso deve ter a farinhada e eu costumo colocar suplemento aminoácido na água.

Informação recebida (tb não tenho experiência): Você pode mexer sim, as vezes isso é necessário para o bem dos bichinhos, mas isso deve ser feito somente em último caso. Se os pais não estiverem dando conta vc pode ajudar, mas muito cuidado e higiene no manejo. 

 

Já alimentei filhotes antes, peguei a Tatá com 20 dias, apesar de ter feito isso 8 anos atrás ainda me lembro de algumas coisas. Ai vão alguns avisos caso vc precise interferir na alimentação:

- Eles se alimentam de 2 em 2 horas, esse intervalo se espaça conforme crescem.

- A papinha deve ser preparada na hora, leia atentamente o modo de preparo e faça exatamente como está lá. Cuidado, pois o morno para vc pode ainda ser muito quente para o bichinho, então cuidado com a temperatura da comida.

- Nunca fornecer sobra de papinha.

- Sempre esterilizar o material que fornece a papinha.

- Eles tem duas vias muito perto, a do esôfago (ingestão) e a de respiração, então cuidado para não afogar o bichinho na papa. Forneça a comida no bico aos poucos e deixa ele ir engolindo, de tempo a ele. Você faz isso com uma seringa de ponta fina. Procure videos no Youtube, tem vários. 

Você conseguiu ver as "bolinhas" (papo) cheio na foto? Em baixo do pescoço.

Espero de coração que agente não precise intervir e que os pais consigam cuidar :) . Mas se em último caso for necessário... é isso mesmo, vc pega e depois devolve numa boa para o ninho... hehehe. 

Abraço 

 

Editado por Tatá e Belinho
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada @Tatá e Belinho, vc ajudou bastante! Consegui ver sim, estão bem cheinhos os três! :D Comprei farinhada e uma ração para filhotes, além das frutas e o couve que eles adoram.

Agora, mais uma coisa (eu cheia de dúvidas, rs), Os três nasceram pelo dia 11 e 12 e são exatamente do mesmo tamanho, porém ainda tem dois ovos lá. É possível os bebes nascerem com 5 dias de diferença??? Estou preocupada, porque aconteceu algo realmente curioso. Hj (agora a pouco na verdade) fui pegar esses ovos para tentar fazer ovoscopia, um tem umas partes mais escuras, não consegui definir direito e o outro tava bem claro, porém, eu juro por deus que eu senti mexer! E quando pus perto do ouvido o ovo piou!!! É possível??? Será que ele pode estar tendo dificuldades pra sair, se é que isso é possível. Alguém pode me dar uma luz, oq devo fazer??? E outra, ele nascendo agora, vai ficar claramente em desvantagem quanto aos irmãos, certo? Terei que ficar de olho.

 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

É normal eles nascerem com essa diferença, pois dependerá da data de quando foi botado esse ovo e não de quando ela botou o primeiro ovo. Quem piou não foi o ovo e sim esse ser tão lindo e minusculo que está lá dentro:$:x. Não mecha neles e deixe que a natureza faça a sua parte que tudo irá acabar bem.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Uffa... Achei que pudesse estar preso lá dentro. :x  Hoje de manhã os dois pais saíram do ninho e eles não estavam brigando, só saíram, ficaram pelo menos uma hora fora! Fiquei desesperada, estou totalmente perdida no que é ou não normal nessa coisa de ser avó, deu pra perceber né, rsrs O.o

 

E ainda tem o outro ovo que está escuro :(

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...