Jump to content

Fêmea deficiente - Reprodução


Posts Recomendados

Boa noite!

Eu tenho uma calopsita fêmea adulta que tem apenas uma perninha. A outra perna foi cortada na articulação, então ela tem um toquinho onde se apoia dependendo da situação. Eu a resgatei e ela já era assim, não sei como ela perdeu a perna. Quando ela chegou, tinha um pouco de dificuldade, mas rapidamente se adaptou e hoje ela se vira muito bem no viveiro, sobe pela grade sozinha, dorme no poleiro normalmente e agora eu estou tentando ensinar ela a voar até o poleiro pra facilitar a vida dela e não ter que ficar subindo com o bico e o toquinho de perna. rs

No ano passado, ela botou um ovo, porém ele se quebrou durante a postura e ficou parcialmente preso. Eu consegui retirar o restante da casca que estava quase saindo, limpei, não estava machucado, observei o comportamento, ela estava normal, enfim, era um feriado e acabei nem levando ao vet, mas não teve nenhuma consequência. Na época, ela botou apenas esse ovo, então não tive como saber se seria um problema recorrente ou um fato isolado. Bom, ela sempre ficou no viveiro com um macho solteiro meu, e como os dois são bem mansos, eu pensei que talvez eles pudessem se entender. E foi o que aconteceu. rs Ele não cruzaram ainda, mas andam algumas vezes juntos, fazem cafune um no outro, dormem mais ou menos perto um do outro e eu já vi eles tentando cruzar pelo menos uma vez. Aí que vem a minha dúvida: normalmente as calopsitas cruzam no poleiro, no caso deles, como ela só tem uma perna, não deu muito certo e eles desistiram. Será que eles conseguem cruzar? Outra coisa que eu não sei é se o fato de ela ter só uma perna deve atrapalhar na postura (como parece ter ocorrido ano passado) e se ela conseguiria chocar os ovos. Eu queria colocar eles pra reproduzir esse ano, mas não sei se daria certo. Ela é super mansa e fica pedindo gala ao macho, as vezes, então queria tentar. Alguém já teve essa experiência? Alguma sugestão? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi!

Pois é, os bichinhos se adaptam, é impressionante.

To com a esperança que eles tenham essa ideia de cruzar no chão, mesmo, aí acho que tem mais chance de dar certo. rs Vou tentar colocar eles na criadeira menor quando for a epoca e procurar facilitar a vida dela, colocar o ninho no chão e etc. Vamos ver no que da... rs

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Malu disse:

Oi!

Pois é, os bichinhos se adaptam, é impressionante.

To com a esperança que eles tenham essa ideia de cruzar no chão, mesmo, aí acho que tem mais chance de dar certo. rs Vou tentar colocar eles na criadeira menor quando for a epoca e procurar facilitar a vida dela, colocar o ninho no chão e etc. Vamos ver no que da... rs

Olha, como vc bem disse, ela já colocou outra vez e quebrou dentro da cloaca. Creio eu q por causa da falta de apoio na hora de botar. A falta de uma pé pode ter sido a causa. 

Eu n arriscaria, mas vai de cada um. 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Nascimento disse:

Olha, como vc bem disse, ela já colocou outra vez e quebrou dentro da cloaca. Creio eu q por causa da falta de apoio na hora de botar. A falta de uma pé pode ter sido a causa. 

Eu n arriscaria, mas vai de cada um.

Acho que vc citou algo importante. Será que ela não conseguiria se adaptar? 

Conheço alguém que tem uma calopsita que não tem uma perna, vou ver se ele a reproduziu, e trago notícias.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 hours ago, Nascimento said:

Olha, como vc bem disse, ela já colocou outra vez e quebrou dentro da cloaca. Creio eu q por causa da falta de apoio na hora de botar. A falta de uma pé pode ter sido a causa. 

Eu n arriscaria, mas vai de cada um. 

Minha dúvida é justamente se ela não conseguiu botar esse ovo no ano passado por conta da falta de apoio, ou por algum outro motivo. No chão ela anda aos pulinhos. E ela se apoia no toquinho de perna que ela tem pra se mover nos poleiros, por exemplo. mas pra fazer força acho que talvez não tenha apoio. A questão é que as fêmeas costumam botar com ou sem macho, então se for olhar por esse lado, eu teria problema com isso mesmo se não colocar eles pra reproduzirem. Aí teria que ver se ela conseguiria chocar os ovos.

 

12 hours ago, SAM 3 said:

Acho que vc citou algo importante. Será que ela não conseguiria se adaptar? 

Conheço alguém que tem uma calopsita que não tem uma perna, vou ver se ele a reproduziu, e trago notícias.

Legal, se vc puder perguntar pra mim, vai ser ótimo. Eu vou conversar com o veterinário da próxima vez que eu for lá, também, mas é sempre útil saber da experiência de alguém que já passou pela mesma situação. Por isso quis postar aqui. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, @Malu, deixa eu te dizer....tenho a pitoca......já postei aqui no fórum sobre ela ....ela é deficiente também as 2 perninhas são abertas nunca fica de pé...mas hoje depois de 3 anos essa é a idade dela sobe no poleiro escala avgaiola tranquilo.....é já botou sem macho no fundo da gaiola ...4 ovos....quando percebi que começou a botar coloque o cálcio na agua e osso de siba, teve o sky ele era muito folgado e arisquinho que só batia nela ela não o aceitou dei sky....mais o fato de botar botou normalmente só não fez par com sky. Boa sorte

Vou botar foto dela persiste vou tentar

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 5/5/2019 at 1:27 PM, SAM 3 said:

Olá, eu falei com a pessoa e infelizmente a calopsita dele morreu.

Desculpas se criei falsas esperanças...

Mas será morreu pq ele colocou pra chocar?? Desculpa a demora, não tinha visto sua mensagem.

On 5/9/2019 at 12:58 PM, cilene1234 said:

Boa tarde, @Malu, deixa eu te dizer....tenho a pitoca......já postei aqui no fórum sobre ela ....ela é deficiente também as 2 perninhas são abertas nunca fica de pé...mas hoje depois de 3 anos essa é a idade dela sobe no poleiro escala avgaiola tranquilo.....é já botou sem macho no fundo da gaiola ...4 ovos....quando percebi que começou a botar coloque o cálcio na agua e osso de siba, teve o sky ele era muito folgado e arisquinho que só batia nela ela não o aceitou dei sky....mais o fato de botar botou normalmente só não fez par com sky. Boa sorte

Vou botar foto dela persiste vou tentar

Olá, @cilene1234 ! E sua pitoca consegue ficar empoleirada mesmo com as perninhas abertas? Ela dorme no poleiro ou no fundo da gaiola?

 

Eu queria juntar a minha com um macho específico, desde o ano passado, mas as vezes ele fica meio que sem paciência com ela, aí agora ele arrumou um rival, um filhote que nasceu aqui e que começou a se interessar por ela tb. rs Vamos ver que vai ganhar o coração dela primeiro. Mas acho que ela não tem muito critério pra arrumar marido, não. Meio que dá bola pros dois. Mas preciso de um marido mansinho pra ela, pq ela é a calopsita mais mansa que eu já vi na vida. rs Eu vou tentar reproduzir, sim. Pelo menos pra ela tentar ter a experiência de ser mamãe. rs Acho tão bonitinho ver eles criando os filhotinhos.

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Malu disse:

Mas será morreu pq ele colocou pra chocar?? Desculpa a demora, não tinha visto sua mensagem

Não, não. Ele nem colocou macho com ela não. Disse que quando acordou ela já estava durinha.😔

Link para compartilhar
Share on other sites

31 minutos atrás, Malu disse:

Ah, meu pânico! Mesmo estando todo mundo bem, eu acordo e olho pro chão do viveiro pra conferir. rs

Eu também kkk. Eu tenho um periquito de 5 anos. Quando vou destampá lo de manhã é o maior suspense... 

😰😰😥

  • Haha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Nascimento disse:

Periquitos australianos vivem mais de 10 anos tranquilos se bem cuidados.

É ? 😊😅 Que bom !!! Ainda está jovem.

Mas porque então ele não tem mais filhotes? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Meus casais começaram a querer chocar no final de julho. Ainda está um pouco frio a noite em BH, mas durante o dia tá quente, aí resolvi colocar os ninhos pra eles. Todos os casais já formados estão concentradíssimos botando ou chocando. rs Bom, coloquei o ninho pra essa fêmea com uma perninha que eu tinha descrito em abril. Separei ela e o par dela em um viveiro só pra eles, coloquei o ninho no chão do viveiro e perto da porta pra facilitar a entrada dela e pra eu conseguir tirar de la pra limpar. Deixei eles uns dias sem poleiros durante o dia, pq ele estava querendo acasalar com ela no poleiro e não estava dando certo. Quando eu deixei sem poleiros, eles foram pra cima do ninho e conseguiram fazer o negocio direitinho. rs O primeiro ovo, ela botou inteiro, mas quebrou no ninho, não sei o que ela arrumou. Depois desse, ela botou mais 4, todos inteirinhos, o último foi hoje, ainda não sei se vai botar mais algum. Bom, eu cheguei a ver eles acasalando, mas poucas vezes, então estava em dúvida se tinham conseguido galar os ovos, eles não fazem barulho quando estão acasalando, então pra ver só na sorte de passar na hora. rs Eles começaram a chocar depois que ela botou o 3 ovo, estão super focados. rs Ela chocando de noite e ele durante o dia. Estou evitando mexer no viveiro ao máximo pq o macho dela, que normalmente é manso, fica no meu ombro e etc, está com o coração todo trabalhado no ódio pronto pra arrancar meu dedo toda vez que eu chego perto deles. rs Enfim, como ela botou o ovo 5 hoje, pode ser o último e eles já estão chocando os outros tem alguns dias, peguei o ninho pra fazer ovoscopia. Os dois primeiros ovos já dá pra ver que estão galados. 😍  É um loooongo caminho até os filhotes nascerem, crescerem etc... mas to super feliz, acho que como eu não estava botando muita fé que ia dar certo, foi uma surpresa maravilhosa ver que tá funcionando. 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...