Jump to content

Está tudo bem para 2 calopsitas?


Marcos Duó

Posts Recomendados

Olá, sou novo aqui no fórum, espero contribuir com todos e também ser ajudado com algumas dúvidas que surgirem por aqui.

Tenho uma calopsita macho com a idade de 5 anos (ganhei em outubro de 2014) chama-se Curuca ela é a silvestre. É muito mansa assobia algumas músicas, vem no dedo, sai da gaiola e voa na minha cabeça e da minha esposa, ama cócegas na cabeça. 

Após esses cinco anos com ela decidi encontrar uma companheira para ele. E assim o fiz, no mês de Novembro deste ano comprei uma outra calopsita CARA BRANCA que segundo o vendedor é fêmea mas não fez a sexagem e usou apenas a experiência de criador de longa data e eu ainda não fiz a sexagem estou esperando um pouco para ela acostumar, pois chegou por aqui não faz 30 dias.

Troquei a gaiola por este viveiro que segue na foto com as medidas úteis de 60x46x65.

No início o macho ficou agressivo com a outra, creio eu que por causa de ciúmes e por anos não ter tido conhecido outra calopsita, mas depois ficaram tranquilos. 

A postura do macho continuou a mesma: brincando, assoviando e vindo no dedo e voando pela casa. A outra calopsita está bem tranquila só um pouco arisca quando ele chega perto ou quando eu vou tentar me aproximar dela, mas não fica desesperada se batendo na gaiola apenas voando de poleiro em poleiro.

Eu coloquei no viveiro 4 poleiros, 2 comedouros e 1 bebedouro. Quero daqui uns 10 dias comprar mais alguns itens.

Agora vai as minhas dúvidas:

1- O que acharam deste viveiro? O tamanho está legal?

2- Os itens estão legais? Se fossem vocês o que colocariam nele?

3- Acham que devo fazer a sexagem por agora ou espero mais? Confio no criador?

4- Sobre o comportamento do macho será que é mesmo uma fêmea?

Obrigado mesmo! 6752561B-E916-4F0A-8612-B8BE752E8E6A.jpeg.88e4a721a62837dd3ed040ceeed8a0bb.jpeg

275DF8B7-EF10-4F5E-AAA0-E36A3A9A22B5.jpeg

A14DCBEB-7BEC-402B-B8CA-AE1E546ADDCA.jpeg

6752561B-E916-4F0A-8612-B8BE752E8E6A.jpeg

C72B548F-D611-42F5-84E4-3E33851E1F5E.jpeg

536CEFCB-6CB4-4E9E-B90E-341E992FE673.jpeg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Vou dar minha opinião não sou experiente,mas o tamanho do viveiro me parece ok,o  interior  da gaiola me parece legal adicionar alguns  brinquedos mas não de entupir a gaiola  de coisa , a sexagem acho q pode fazer agora ,  criador que faz teste da cloaca NÃO FUNCIONA só  sexagem  para saber . E o  número 5  so sexagem .

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Eu colocaria mais potes de comida, sendo que frutas e legumes sempre separados das sementes. Além disso, é bom retirar após uma hora.

Brinquedos podem ser substituídos aos poucos para que eles não enjoem.

Não vejo necessidade de fazer sexagem, acho muito evasivo retirar penas, aguarde e observe o comportamento deles.

São lindos, parabéns.

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
Em 18/12/2019 at 20:49, Vinicius Dos Reis Stumpf disse:

Vou dar minha opinião não sou experiente,mas o tamanho do viveiro me parece ok,o  interior  da gaiola me parece legal adicionar alguns  brinquedos mas não de entupir a gaiola  de coisa , a sexagem acho q pode fazer agora ,  criador que faz teste da cloaca NÃO FUNCIONA só  sexagem  para saber . E o  número 5  so sexagem .

Obrigado pela resposta. Eu fiz o teste de sexagem e a branca também é macho e eles brigavam muito no inicio.

Meu pai tem duas calopsitas e fizemos os exames nas deles e ambas são fêmeas. Então eu e meu pai decidimos por fazer uma espécie de troca, eu deixarei a minha calopsita mais nova com ele e a fêmea dele e em contra partida eu vou pegar a fêmea mais velha dele.

Quanto ao viveiro eu decidi não usá-lo mais e hoje deixo as aves soltas dentro de casa. A minha calopsita é bem mansa e ficou muito feliz com o novo modo de viver. Para evitar fugas eu aparei um pouco as asas de ambas. 
 

obrigado!

Em 20/12/2019 at 10:18, Ninha disse:

Olá,

Eu colocaria mais potes de comida, sendo que frutas e legumes sempre separados das sementes. Além disso, é bom retirar após uma hora.

Brinquedos podem ser substituídos aos poucos para que eles não enjoem.

Não vejo necessidade de fazer sexagem, acho muito evasivo retirar penas, aguarde e observe o comportamento deles.

São lindos, parabéns.

Ninha*

Oi Ninha obrigado pela resposta.

Que legal saber que as frutas e legumes devem ficar cerca de 1 hora no viveiro, pois eu deixava até um dia lá dentro. Vou fazer conforme a sua dica.

obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutos atrás, Marcos Duó disse:

Obrigado pela resposta. Eu fiz o teste de sexagem e a branca também é macho e eles brigavam muito no inicio.

Meu pai tem duas calopsitas e fizemos os exames nas deles e ambas são fêmeas. Então eu e meu pai decidimos por fazer uma espécie de troca, eu deixarei a minha calopsita mais nova com ele e a fêmea dele e em contra partida eu vou pegar a fêmea mais velha dele.

Quanto ao viveiro eu decidi não usá-lo mais e hoje deixo as aves soltas dentro de casa. A minha calopsita é bem mansa e ficou muito feliz com o novo modo de viver. Para evitar fugas eu aparei um pouco as asas de ambas. 
 

obrigado!

Oi Ninha obrigado pela resposta.

Que legal saber que as frutas e legumes devem ficar cerca de 1 hora no viveiro, pois eu deixava até um dia lá dentro. Vou fazer conforme a sua dica.

obrigado!

NAO deixe sua Calopsita solta dentro de casa. Elas são aves FRÁGEIS, n são quadrúpedes. 

Tenha consciência disso. Oq n falta é acidente com Calopsita solta. 

Ave solta só qnd for interagir. A aparar asas n é garantia de nada. 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutos atrás, Nascimento disse:

NAO deixe sua Calopsita solta dentro de casa. Elas são aves FRÁGEIS, n são quadrúpedes. 

Tenha consciência disso. Oq n falta é acidente com Calopsita solta. 

Ave solta só qnd for interagir. A aparar asas n é garantia de nada. 

 

 

 

 

Eita vi esses relatos abaixo e realmente me trouxe um alerta.

O viveiro fica na sala e na sua maioria do tempo eles ficam nele, mas tem acesso a toda a sala aqui de casa. Estou mandado foto do local onde ficam.

Ao fazer isso eu pensei na liberdade deles, mas pelo visto pode se tornar um problema correto?

Obrigado!

E9888D64-A783-4835-A236-9DD2FD439C66.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
Em 29/02/2020 at 23:16, Nascimento disse:

NAO deixe sua Calopsita solta dentro de casa. Elas são aves FRÁGEIS, n são quadrúpedes. 

Tenha consciência disso. Oq n falta é acidente com Calopsita solta. 

Ave solta só qnd for interagir. A aparar asas n é garantia de nada. 

 

 

 

 

Obrigado pela dica.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...