Jump to content

Perda por uma fatalidade


Célia Maia

Posts Recomendados

Pessoal com muita tristeza e os olhos cheios de lágrimas venho compartilhar com vocês a fatalidade que acabou de acontecer. Acabei de encontrar a minha Tininha sem vida dentro do viveiro:(. Como de costume deixo eles solto o dia inteiro e fico na mesa da cozinha no computador trabalhando. A menos de uma hora atrás ouvi um barulho de algum deles caindo no piso do viveiro, mas é muito comum isso ocorrer, pois são muito eletricas e não param um minuto. 

Normalmente quando isso acontece eu vou dar uma olhada e nunca foi nada demais, as vezes de onde estou grito caiu, caiu e elas saem correndo de novo. Dessa vez não fui ver o que aconteceu, pois estava no telefone com um cliente falando.

Passado um tempo fui lá para ver se está tudo bem como faço o dia inteiro, pois eu estou a dois metros delas, nada poderia acontecer (pelo menos eu achava), pois estou sentada de costas para a área onde estão, brinquei com algumas no chão e ao me virar para o viveiro para brincar com as outras deparei com ela imóvel no fundo do viveiro. Levei um susto enorme pois já tinha entendido o que tinha acontecido.

O macho dela tadinho estava no poleiro quietinho somente olhando e eu para não assustar peguei uma toalha de papel e retirei ela imóvel, já dura. 

É muito doloroso para mim que cerco eles de tanto cuidado e carinho perder uma calopsita dessa forma. Tem muito sangue na parede e uma poça no fundo do viveiro. Imagino que ela deva ter quebrado alguma parte do corpo e se debatido quebrando alguma pena em crescimento que causou essa hemorragia, mas não deve ter sido isso, pois ela já teve uma hemorragia meses atrás por quebra de pena e não morreu. Também imagino que não seja o pescoço quebrado, pois acho eu que ela teria morrido na hora e ela estava afastada do lado onde tinha o sangue, isso quer dizer que ela não morreu instantaneamente.

Não me conformo de estar grudada neles e isso acontecer e eu não perceber. Sei que fatalidades existem, estamos todos sujeitos, mas fico triste de não ter visto na hora para pelo menos confortar ela nos últimos momentos. 

Lembro quando comprei ela, ela estava no meu veterinário a venda e eram muitas outras, ficou meses e meses lá e ninguém queria ela, dai quando faltava três eu comprei uma e as duas que sobraram eu fiquei com dó, pois pensei, quando alguém comprar uma a outra ficará sozinha por muito tempo e fiz negócio com ele e trouxe todas. Ela era dócil, muito mansa, sentirei demais a falta dela, mas tenho certeza que onde ela está agora está rodeada de amiguinhos que foram antes e será muito feliz no céu.

Vou agora a tarde no veterinário para ver se ele consegue descobrir qual foi a causa da morte se foi por hemorragia ou se foi por fratura.

Ela é essa arlequim canela, enquanto eu pude cuidei e dei todo o carinho possível, agora entrego nas mãos de Deus para que ele cuide dela para mim, pois tenho certeza que um dia irei ver todos eles novamente no céu.

IMG_20150519_132305.jpg

IMG_20140317_095810.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Que tristeza, Célia... Mas tenho ctza de que vc deu todo o seu amor e cuidado, foi uma mãe maravilhosa pra ela. Imagino a sua sensação de impotência mas fatalidades, infelizmente, acontecem. Vc não teve culpa alguma, cuida tanto e tão bem dos seus bebês. Meus sentimentos pela perda, sei o que está sentindo! Mais uma estrelinha no céu e um anjinho da guarda pra vc!!! Fique bem!

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada a todos @Stephanie @Fer @juaneti @Marcelo França  @Cacaulopsita , agradeço a todos pelas palavras de conforto.

Acabei de voltar do veterinário e como sempre digo aqui sempre temos que aprender a conhecer sintomas em nossos passaros, nenhum deles morre repentinamente e temos que conhecer os habitos deles para diagnosticar precocemente, e por conhecer ela muito bem me chamou a atenção dela estar a essa hora da tarde dentro do viveiro, quando tinha o costume de ficar fora dele o dia inteiro, o que me fez crer que ela nem saiu dele hoje pela manhã e que poderia estar doente, dai levei o corpinho dela ao veterinário para fazer autopsia.

Fiz junto com ele a autopsia e descobri para minha surpresa que ela morreu de anemia, antes de abrir ela ele analisou o corpo e já afirmou isso. Seus orgãos internos figado, pâncreas entre outros estavam todos brancos quando o normal é ficarem daquela cor vermelho escuro, sem dizer que o bico e pés estavam numa cor muito branca que segundo ele mesmo morta não ficaria daquela forma, o peito dela estava quase preto o que segundo ele indica falência dos orgãos pois o rim deveria ter parado de funcionar.

Uns três meses atrás ela teve hemorragia por conta de uma pena quebrada, voltou a se alimentar bem, mas segundo ele o organismo dela não deve ter reposto todo o ferro que necessitava. Ela sempre teve problema com coagulação, esses dias reparei que ela estava com uma pena quebrada que sangrava de vez em quando, mas não tive tempo de arrancar pois precisava de alguém para segurar ela e não tinha ninguém disponível. Ele acha que com isso se agravou o problema e quando ela caiu não foi porque escorregou do poleiro e sim porque já estava vindo a obto e a fraqueza fez com que ela caisse.

Digo sempre que aprendemos da forma mais dolorosa, pelo menos eu não irei mais perder nenhuma por conta de anemia, pois ele me ensinou a agir e reconhecer esses sintomas. 

Quando uma ave quebrar uma pena ou se machucar e tiver uma hemorragia, se for mais de 20 gotas tem que tomar suplemento de ferro, indaguei a ele se a ração que é completa com todas as vitaminas não repõe e ele disse que nesse caso a ração tem pouquissimo ferro e precisa de uma dose cavalar de ferro, se for pouca coisa o organismo do animal irá repor esse ferro comento a ração mas de forma muito lenta, o que não aconteceu com ela e seus orgãos internos foram entrando em colapso.

O passaro fica com o bico e pés esbranquiçado quando o normal é rosado, fica sonolento e mais quieto, o peito por baixo das penas fica numa cor escura quando o normal é mais avermelhado. Ela se alimentava bem, estava gordinha, mas os orgão estavam em falência. Disse que eu poderia ter salvado se tivesse percebido esses sintomas tempos atrás e dado suplemento de ferro, mas infelizmente não percebi. 

Espero que meu relato ajude outros que passarem por essas circunstâncias, para mim com certeza essa experiência ruim ajudou para aprender mais alguma coisa em relação a elas e com certeza não perderei mais nenhuma com anemia. 

O duro é confortar o macho que não para de gritar, pois viu eu chegar sem ela. Parece que ele grita como se perguntasse o que eu fiz com ela, não sei o que fazer para mostrar que a amiguinha dele não volta mais, corta o coração. Ainda bem que ele era um casal de três, espero que a outra conforte ele,  mas essa é a número um para ele, onde um estava o outro ia atras.

  • Gostei 6
Link para compartilhar
Share on other sites

sinto muito, de todo coração! Vejo pelas fotos o cuidado que você tem com suas calôs, tudo limpinho e espaçoso. Não se sinta culpada, tudo acontece quando tem que acontecer. A minha calô fugiu (decidi não cortar as asas pq ela ficava em choque, era desgastante, o veterinario também disse que ela era nervosinha) e um dia ela acabou voando atras de mim quando eu esqueci a portinha aberta. Me senti tão mal, mas compreendi que tudo nessa vida acontece quando é a hora. Procurei por toda parte e no dia seguinte ela escutou a minha voz e voou pro quintal de casa.
Espero que Deus conforte o seu coração e que você consiga superar da melhor forma possível.

Por mais que seja difícil, nos serve de aprendizado e alerta. Por mais que os nossos animais sejam bem alimentados, é importante suplementar de vez em quando. Tenho um casal e eles estão chocando, estou com muuuuuuuuitooo medo da fêmea passar mal, estou suplementando, limpando mais ainda a gaiola, colocando o dobro de comida, mas mesmo assim fico com receio dela ter ovo preso ou algo que a prejudique. As vezes não há como adivinharmos ou percebermos o que está acontecendo, mas toda experiência é um aprendizado.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

foi difícil ler o post e não chorar!
mas sempre lembro de uma frase que meu tio me disse quando era pequena pra me confortar quando encontrei um filhote de passarinho morto... "Débora, passarinhos não morrem, viram anjinhos, eles já tem até as asinhas pra subir mais rápido pro céu"

espero que Deus te ajude superar esta perda! =/

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Fiquei tão sentida com o que aconteceu com vc, Célia, que fui olhar as minhas. O peitoral não sei se por medo mas não enxerguei avermelhado..tem uma cor mais escura (arroxeada), mas os péa e bicos são rosinhas. Vou suplementar o ferro. Alguém me indica um bom? Qtos dias devo dar? Se fosse possível tb, queria pedir que postassem foto do peitoral das calopsitas de vcs para eu comparar com os das minhas! Obrigada a todos!

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah sinto muito! Mt doloroso perder um amiguinho. O veterinário me disse que é muito comum as calopsitas só apresentarem sintomas com a doença já em estado avançado. Força que os outros precisam de você. Principalmente o machinho dela

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Agradeço a todas vocês pelas palavras de conforto, @Drika @Stephanie @Cristianne rodrigues @Stephanie @Tamara Oliveira.

Gostaria somente de lembrar que o meu foi um caso isolado de falta de vitamina de ferro por ela ter passado por um trauma e não ter se recuperado.

Não podemos dar vitaminas ou complementos em aleatório, somente quando necessário por indicação do veterinário. 

Perguntei a respeito para ele que se a ração não tem ferro suficiente se devemos fazer a complementação com ele de vez em quando e ele disse que não, pois pode trazer malefícios ao passaro ao contrário de trazer benefícios. Ele informou que a ração é completa, possui todas as vitaminas e minerais necessários, inclusive o ferro mesmo que em pouca quantidade. Somente em caso de perda grande de sangue é que devemos complementar o ferro na forma concentrada. 

Tanto é que narrei para ele que tenho outra calopsita que cortei a unha dela na segunda feira e por ser preta pegou vasinho e sangrou bastante e ele informou que somente se for uma quantidade muito grande de sangue, mais de 20 gotas é que devemos dar o suplemento. Como essa outra minha sangrou muito ele pediu para mim dar o suplemento de ferro e eu sugeri colocar na água e dar para todos e ele falou para não fazer isso, pois eu poderia comprometer a saúde dos outros que estão saudáveis. Então estou dando o suplemento no bico somente para essa outra que sangrou.

Essas observações e sintomas servem somente no caso de um passaro sofrer um grande trauma (quebra de penas, corte de unhas, machucados) e perder muito sangue por consequência, dai repomos o ferro que ajuda o organismo deles a recuperar o sangue perdido. Quando for em pequena quantidade somente com alimentação, o organismo deles consegue repor o sangue perdido (principalmente com a ração), se não tiver nenhum trauma e perda de sangue não há necessidade de fazer complementação com ferro.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Ok, @Célia Maia!! Vou seguir a sua dica e ficar mais tranquila! Aconteceu com a minha também, meu marido cortou a unha e uma delas pegou um vaso. Li que se parasse em breve o sangramento não era caso de preocupação. Sangrou um pouco e logo parou. Fiquei receosa mas me contive. Meu marido me chama de exagerada RS (talvez ele tenha razão), mas é que Sou muito preocupada em cuidar bem dos meus bebês (dar qualidade de vida e muita saúde pra eles). Além da ração a couve tb tem bastante ferro, né? Obrigada pelo conselho!fique com Deus!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...