Jump to content

Como ter filhotes albinos ?


Tarcizo junior

Posts Recomendados

Boa Tarde amigos....

Estou querendo formar um casal de calopsitas para poder tirar filhotes albinos.

Alguém poderia me ajudar, gostaria de saber qual mutação de macho e qual mutação de fêmea para sair essa mutação ??Eu li em alguns lugares que se juntar um macho albino e uma fêmea cara branca portadora de albino os filhotes nascem albinos, mas não sei se é verdade...rsrs

Se alguém souber me ajuda por favor ..rsr 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Tarcizo juniorComo já tinha explicado em outro tópico aqui do fórum... 

A mutação Cara Branca Lutino, conhecida também como Albino, é uma combinação das mutações Cara Branca e Lutino.  Desse cruzamento surge a calopsita branca com olhos vermelhos...

Para obter filhotes Cara Branca Lutino (albinos), veja as combinações possíveis:

 

Pai CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

 

Pai CB Lutino x Mãe CB

filhotes CB Lutinos (fêmeas)

 

Pai CB e portador de CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

 

 

Para que uma calopsita Lutino (tanto M quanto F) possa gerar filhotes CB Lutino, deverá portar a mutação Cara Branca...

 

Pai CB x Mãe CB Lutino

não nascem filhotes CB Lutino

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

49 minutos atrás, Tarcizo junior disse:

Boa Tarde amigos....

Estou querendo formar um casal de calopsitas para poder tirar filhotes albinos.

Alguém poderia me ajudar, gostaria de saber qual mutação de macho e qual mutação de fêmea para sair essa mutação ??Eu li em alguns lugares que se juntar um macho albino e uma fêmea cara branca portadora de albino os filhotes nascem albinos, mas não sei se é verdade...rsrs

Se alguém souber me ajuda por favor ..rsr 

Os mais entendidos do assunto que me corrijam se eu estiver errado, mas pelo pouco que sei a fêmea não tem como portar "albino". Porém um macho "albino" e uma fêmea cara branca são capazes de ter filhotes fêmeas "albinas".

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

45 minutos atrás, Eliabe e Maria disse:

@Tarcizo juniorComo já tinha explicado em outro tópico aqui do fórum... 

A mutação Cara Branca Lutino, conhecida também como Albino, é uma combinação das mutações Cara Branca e Lutino.  Desse cruzamento surge a calopsita branca com olhos vermelhos...

Para obter filhotes Cara Branca Lutino (albinos), veja as combinações possíveis:

 

Pai CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

 

Pai CB Lutino x Mãe CB

filhotes CB Lutinos (fêmeas)

 

Pai CB e portador de CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

 

 

Para que uma calopsita Lutino (tanto M quanto F) possa gerar filhotes CB Lutino, deverá portar a mutação Cara Branca...

 

Pai CB x Mãe CB Lutino

não nascem filhotes CB Lutino

@Eliabe e Maria, no caso o macho cara branca precisaria apenas portar lutino, visto que o mesmo já é cara branca, certo?

Editado por paulinho_cochito
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, Eliabe e Maria disse:

@paulinho_cochito Sim vc esta correto, uma femea cara branca com o macho cara branca-lutino, ira nascer femeas lutinas cara branca (albinas) e machos normais portadores de ino...

Minha dúvida n eh essa rsrs Eh q no seu post ta assim: 

"Pai CB e portador de CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)"

No caso tem como o macho ser portador de "albino"? Pq tipo, se como vc mesmo disse que a mutação "albina' eh uma combinação de cara branca e lutino, pra isso ele teria que portar essas duas mutações, certo? Mas se ele ja eh cara branca soh precisaria(e soh poderia) portar lutino, correto? Nesse caso uma fêmea nunca poderia portar "albino", visto que as fêmeas n podem portar lutino, a não ser que essa combinação seja "vista" como uma soh, é isso? N sei se to conseguindo ser claro quanto a minha dúvida rsrsrs

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

funciona como eu fiz aqui, comprei uma femea albina, filha de casal albino, ou seja seja se eu colocar um arlequim reverso os filhotes saíram todos silvestres!

então comprei um macho arlequim reverso portador de INO, que vai me dar filhotes lutino ou silvestre cara branca!

toda ave que não apresenta bochechas laranjadas avermelhadas é cara branca o que vai determinar é a questão de sexo ligado para algumas mutações ou se é recessiva ou dominante pra outras!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Paulinho,somente o macho pode ser portador de ino(lutino), por ser uma mutaçao ligada ao sexo a femea nao pode portar mas pode ser.

os amigos deixaram os possiveis cruzamentos para que tenha a mutaçao lutino cb em uma ninhada.

aqui eu costumo formar casais das seguintes mutaçoes:

Macho arlequim cb portador de ino x femea lutino cb(Todos os filhotes nasceram portadores de arlequim,tanto macho quanto femea)

e Macho lutino cb portador de arlequim x femea cb.

os filhotes lutino cb que saem desses dois casais eu faço a mistura para que no futuro cruzem entre si e possam sair variedades de mutaçoes nos filhotes.

certinho marley

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutos atrás, Davi Braz disse:

Paulinho,somente o macho pode ser portador de ino(lutino), por ser uma mutaçao ligada ao sexo a femea nao pode portar mas pode ser.

os amigos deixaram os possiveis cruzamentos para que tenha a mutaçao lutino cb em uma ninhada.

aqui eu costumo formar casais das seguintes mutaçoes:

Macho arlequim cb portador de ino x femea lutino cb(Todos os filhotes nasceram portadores de arlequim,tanto macho quanto femea)

e Macho lutino cb portador de arlequim x femea cb.

os filhotes lutino cb que saem desses dois casais eu faço a mistura para que no futuro cruzem entre si e possam sair variedades de mutaçoes nos filhotes.

certinho marley

Davi, eu sei que só o macho pode portar lutino. Vou tentar explicar de nv a minha dúvida. É possível portar a mutação "albina"?

Link para compartilhar
Share on other sites

o macho pode portar ino que quando o pássaro é cara branca vira albino!

quando é amarelo lutino

7 minutos atrás, paulinho_cochito disse:

Davi, eu sei que só o macho pode portar lutino. Vou tentar explicar de nv a minha dúvida. É possível portar a mutação "albina"?

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Estou com vc nessa @gilva é bem complicado isso.kkk

14 horas atrás, Eliabe e Maria disse:

@Tarcizo juniorComo já tinha explicado em outro tópico aqui do fórum... 

A mutação Cara Branca Lutino, conhecida também como Albino, é uma combinação das mutações Cara Branca e Lutino.  Desse cruzamento surge a calopsita branca com olhos vermelhos...

Para obter filhotes Cara Branca Lutino (albinos), veja as combinações possíveis:

 

Pai CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

 

Pai CB Lutino x Mãe CB

filhotes CB Lutinos (fêmeas)

 

Pai CB e portador de CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

 

 

Para que uma calopsita Lutino (tanto M quanto F) possa gerar filhotes CB Lutino, deverá portar a mutação Cara Branca...

 

Pai CB x Mãe CB Lutino

não nascem filhotes CB Lutino

Muito obrigado pela explicação, vou tentar procurar o tópico que vc criou falando sobre o assunto e vou ler..rs... tb vou procurar algumas coisas sobre mutação pra entender melhor td isso...

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Davi Braz disse:

entendi paulinho!

"albino" nao é mutaçao,é somente um Lutino cb que por ter a coloraçao Branca muitos chamam de albino.

Esse INO e o mesmo que lutino.

Pra finalizar entao. To ligado no INO e q o nome certo eh cb lutino. O lance eh que no post do eliabe, umas das combinaçoes eh meio q reduntante.

Pai CB e portador de CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

Tipo, o pai tem q ser cara branca e ser portador de cb lutino. Ai q me confunde. Se "albino" fosse uma mutaçao isso ateh poderia estar certo, mas como sao duas mutaçoes combinadas, ele nao tem como portar cb, visto q ele ja eh, entao soh teria q portar ino, to certo??!! No caso quando dizem que uma ave "porta albino" na vdd quer dizer que ela porta as duas mutaçoes, cb e ino, neh?! Sendo assim a femea nunca poderia portar, somente cb, certo?!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...