Jump to content

Duvida sobre coloração das fezes


Alana Santos

Posts Recomendados

Oi,
Eu estou com uma duvida, se puderem me ajudar fico mto agradecida.
Eu li alguns artigos sobre a importância de analisar as fezes das aves para detectar doenças bem cedo.
Agora todas as calopsitas estão no mesmo viveiro e comem a mesma coisa, mas eu notei que as fezes das calopsitas cara branca sao mto mais liquidas e sao sempre verde claro ou totalmente brancas, diferente das outras aves q fazem fezes mais solidas e verde escuro. Pq isso acontece?
Link para compartilhar
Share on other sites

As cores das fezes de uma ave saudável é verde bem escuro e com consistência tubular, mas dependerá do tipo de alimento que consome, pois estes podem alterar a tonalidade das fezes. O líquido a volta pode ser normal ou não, em épocas mais quentes onde elas consomem mais água ou quando consomem alimentos ricos em água também podem causar alterações no volume de líquido, mas também é normal.

Fezes esbranquiçadas não são normais, podem indicar má absorção e digestão de alimentos por problemas no pâncreas ou fígado.

Estou enviando as fotos de uma calopsita minha que teve uma pancreatite e veio a óbto para você comparar se está dessa forma. Caso esteja parecido aconselho a procurar um veterinário o mais breve possível, pois essas doenças são difíceis de curar. No meu caso mesmo utilizando vários medicamentos apropriados e diagnosticando precocemente não obtivemos exito e ela veio a óbito. Elas aparentam estar bem e saudáveis, apenas as fezes ficam com a coloração alterada, com o passar do tempo a doença vai progredindo e ela acaba morrendo.

IMG00004.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

@Célia Maia está exatamente assim, eu tenho duas q comprei do mesmo criador, sao irmaos, os 2 tem vezes dessa maneira, e eles comem a mesma coisa que as outras calopsitas, mas as outras tem fezes normais.
Eu notei q eles bebem mta agua, eu li varias coisas sobre fezes e dizia q podia ficar mais clara e tals no caso deles bebem mta agua, as vezes deles sao assim desde que chegaram aqui, estou com eles desde o dia 23/02. Se for pancreatite, existe algo q eu possa fazer? Qnt tempo leva pra doença progredir de maneira q eles venham a obito?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

@Alana Santos Doenças no pâncreas e fígado são doenças consideradas grave. Quando a minha teve meu veterinário disse que dificilmente se consegue salvar elas, tanto é que duas minhas tiveram esse problemas uma que comprei e veio já doente e outra que ficou doente depois de anos aqui em casa, infelizmente as duas morreram mesmo com tratamento. Mas fazemos o tratamento recomendado, pois existem grandes chances de recuperação também, tudo depende da resposta da ave ao tratamento e das consequências. Não podemos dizer que as suas estão com pancreatite, mas a coloração não está normal, então o quanto antes você levar elas a um veterinário será fundamental para tratamento e recuperação delas. Pode ser que não seja nada de mais sério.

Link para compartilhar
Share on other sites

Estou observando diariamente
Mudei um pouco a alimentação deles, e as fezes alguns dias ficam normais, outros não. Eh bem inconstante. Mas fora isso nao apresentam nenhum sintoma, nao espirram, olhos e nariz estao normais, se alimentam normalmente, brincam e tudo mais. Aqui na minha cidade nao tem veterinario q cuide de aves, mas esse mes ainda eu pretendo realizar exames neles, aquele check up de plantel q vende no laboratorio São camilo, apenas para ter certeza que nao há nada de errado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Alana vai de cada calopsita, pode ser a alimentação ou alguma doença...
Fica de olho veja se alguma fica encorujada e faz os exames.. Se der tudo negativo e elas continuarem ativa pode ficar tranquila...

As fezes dos meus nunca foram 100% lindas.. E todos estão saudáveis...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Só preciso fazer uma ressalva Alana, as fezes que você cita realmente são compatíveis com as de uma ave com pancreatite ou com o fígado doente. 

Essas doenças podem ser causadas por uma dieta gordurosa, intoxicação medicamentosa ou ainda como consequência de uma outra doença, no entanto, elas não aparecem nos exames de fezes comum, como o painel que você cita. Você vai conseguir diagnostica-las em exames de sangue especifico e/ou raio x, por isso, precisa ficar atenta. Eu perdi uma ave assim, ela suportou 3 anos com tratamento mas não consegui salva-la. 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá pessoal
Obrigada pelas respostas. Fiz algumas mudanças na alimentação dos pássaros e passei a fornecer organew tb, tem um canal mto bom no youtube q acompanho q falou sobre esse produto e resolvi testar, desde que fiz essas alterações as fezes estão 100% ok, devo fazer exames no inicio do mes que vem, mas como disse, eles nao apresentam qqr alteração de comportamento a não ser pelas fezes q estavam estranhas naquela epoca.

Agradeço mto a todos que me respondem por aqui, como sou novata eu tenho mtas duvidas, obrigada pelo apoio

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Olá !! 

Eu tenho uma calopsita apenas ,filhote peguei ela novinha tem apenas 1 mês, a alimento ela com a papa na seringa e comecei dar os grãos p ela aprender comer sozinha, ela vive atrás de mim rsrs nao fica sozinha de jeito algum, e de ontem p cá observei fezes Verde escura e branca, já chorei muitooo com medo de perde lá , nunca tive calopsita e minha primeira será que é normal?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...