Jump to content

Papagaio Filhote verdadeiro


Luiz Reis
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

  • Solução

Eu não costumo picar os alimentos da minha, pois eles gostam de segurar com a patinha e se for muito pequeno não conseguem segurar, procure cortar do tamanho de uns 5 cms. No início ofereça alimentos mais moles, que ele consiga comer com mais facilidade. Banana, pepino, mamão, beringela, catalônia (o meu gosta mais da parte do talo), maça. Tente ensinar ele a comer, pegue na sua mão e ofereça próximo do bico dele, deixe ele dar as primeiras bicadas e depois coloca num local de fácil acesso a ele. Para o meu eu puxo essa bandeja que tem na frente do viveiro um pouquinho e ele costuma ficar no poleiro e pega a comida para comer. Somente a ração e sementes deixo no potinho. Talvez ele esteja emagrecendo pois você deve estar dando pouca papinha para ele. Caso não tenha disponibilidade de alimentar ele o dia todo, ensina sua mãe a fazer o mesmo, assim ela ajudará você quando não estiver em casa. Você tem que oferecer papinha para ele pelo menos de 4 em 4 horas e a medida que ele for se alimentando com outros alimentos você irá aumentando os intervalos. A quantidade dependerá de como ele está se alimentando, caso não esteja comendo terá que ser oferecido mais papinha. Esse período é o mais crítico para sobrevivência deles, quando eles sobrevivem nesse período depois dificilmente ficam doentes, pois são passaros resistentes a doenças, mas muitos donos perdem eles ainda filhotes devido a inexperiencia e eles acabam adoecendo e morrendo

Link para compartilhar
Share on other sites

Vlw pela as dicas Salete e Célia, nesse meio tempo, chegou 2 companheiros para o papagaio (2 periquito da caatinga) porém eles são ariscos e fica fugindo de min o tempo todo, mas quando não tem ninguem em casa eles fazem companhia ao papagaio, o papagaio gostou muito de cenoura e do milho!! já o brocolis e couve nem ligou, olha a foto deles todos juntos no viveiro,ele bica um pouco aqui outro pouco ali, mas não enche o papo uheueh, tbm vou ter que viajar amanha(domingo) e só vou voltar lá para quinta-feira, o que vocês acham ?

P_20150718_072959.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Luiz quando eu viajo  eu deixo o meu   solto deixo a casa bem bem fechada  e nada que possa  roer e se machucar  mas fico no máximo dois dias  . eu deixo uns 2 potes grande de sementes e extrusada  mais  maça sem semente picada  banana   umas  bolachas agua e sal  tudo em potes espalhado no viveiro e e vários potes de água mais no alto para que ele não fique com sede   e   umas castanha do para que ele gosta  ,   

Deixe muita comida já que vc vai  ficar  dias fora assim ele não vai ficar sem se alimentar  só não deixe comida que vá estragar  

Ele esta lindo e é assim mesmo eles começam comendo  pouquinho é já já   vai estar comendo de tudo 

Não te aconselho ficar tanto tempo fora de casa ele pode ficar doente e sem se alimentar  porque ele ainda e filhote  é muito tempo para ele ficar sozinho 

Eu não fico mais que três dias fora de casa  isso que o meu já é adulto 

Não tem alguém que possa cuidar dele ?

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu nunca deixei os meus passaros sozinhos, pois mesmo presos em gaiolas eles necessitam de um acompanhamento, pois até dentro delas já ocorreu acidentes, O meu papagaio já chegou a ficar com a asa presa num brinquedo e minhas calopsitas já tiveram pânico e prenderam a asa na malha da gaiola, então o ideal quando viajar é deixar a chave com alguém de confiança para que esse pelo menos uma vez ao dia vá até a casa ver se está tudo bem.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é pessoal, nem viajei por esse motivo e nesse tempo em casa tá ficando assim o tempo dele:

 

6 as 8AM : Fica na gaiola esperando eu chegar com a papa, mas já deixo milho,rações e couve pela a gaiola, a ração da nutropica ele ignora completamente, já as psita bits da Alcon ele quebra algumas pois quando chego vejo os pedaços pelo o chão, não tranco mais ele dentro da gaiola por causa que quando dava 6 da manha ele começava a gritar muito, agora eu deixo a gaiola toda aberta ele dorme em cima dela, fecho apenas a porta do quarto,

8 as 13PM: fica naquele cantinho da varanda em cima dos vasos, já acabou com todas as plantas do território, então coloco no vaso; banana,mamão cenoura,rucula ,brocolis , milho e a ração psita bits, ele vai logo na cenoura e no milho e raramente na banana, hoje ele foi na rucula e ficou mastigando sua raiz, mas sempre pede papa nos horários

 

13 as 16: fica mais um tempo na varanda "vocalizando" e depois vem pra min fico com ele até umas 18 horas e meia e boto ele para dormir..

E sobre os periquitos da caatinga? é um casal, sendo que são muitos ariscos, tão ariscos que  quando eu apareço eles dão pulos gigantescos, tão grande que nesse pau  da gaiola onde o papagaio fica eles pularam para fora do meu apt e caiu perto da portaria do prédio !!! o que vocês acham? melhor deixar engaiolado para eles procriarem ou posso deixa-los soltos que eles ficarão mansos ? e conseguirão procriar soltos pela a casa ? eu pensei que eles iriam ensinar o papagaio a comer, mas nada até agora rsrs, as fotos dos 2 !!

Pessoal decidi bota-los junto com os agapones, na gaiola ao lado dos periquitos, antes deles virem para cá, eles moravam em um viveiro grande, vocês acham que vai ter problemas em deixa-los na gaiola? se eu deixar soltos pelo o apt eles dormem em qualquer canto, na varanda que é no meio do frio, corre com medo de tudo e fico com medo deles se machucarem, a gaiola é essa

segue as fotos:

 

P_20150720_185856.jpg

P_20150720_191304.jpg

P_20150720_192907.jpg

P_20150720_192921.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

É  melhor vc deixar para viajar quando ele estiver comendo bem e mais velho ....... E que alguém possa ficar com ele porque ele é bem manso e pode  ficar com depressão e não comer  sem vc  , acho que os horários de esta  bom assim  e pelo jeito ele esta começando a comer melhor  é assim mesmo  demora eu pouco  mas ele  ja vai estar comendo de tudo .... Mas  ainda é novinho  procure ensinar ele agora   tudo o que puder comer falar e deixe solto o máximo que puder  assim ele ficara bem mansinho:x

 Eu deixaria os citos pressos  eles ficarão mai seguro porque são pequenos e podem se machucar com facilidade e fugir também  deixe eles se acostumarem com os agapones  primeiro para colocar juntos  pode dar briga por territorio

os meus ficam todos separados olha foto deles

20150720_094939.thumb.jpg.e550b081d0ea33

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Oi, li seu tópico inteiro e vi que você é de Fortaleza. Eu sou de Sobral (próximo a fortal) e queria saber aonde você conseguiu esse papagaio? Quanto pagou por ele? Sempre quis ter um e nunca encontrei pra comprar. Outra coisa, você acha que tem como reproduzir esses periquitos-da-caatinga em gaiola? Eu tenho 03 aqui em casa e queria tentar.

Seu papagaio é muito bonito, cuida nessa tela da janela logo pois se ele ficar preso muito tempo na gaiola não vai ficar tão mansinho.

 

abraço. :D

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Leandro, comprei aqui por Fortaleza mesmo, no Bairro do Titanzinho, foi meio difícil de achar mesmo mas acho que em Sobral deve ter também eu paguei 600 na época, não sei hoje em dia. Já os quitos da caatinga dá sim pra reproduzir em cativeiro é que nem os periquitos australianos, só deixar o ninho e comida abundante que eles  começam..

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Oi pessoal, tava sumido por causa da faculdade e o esforço para tirar ele da papa, e FINALMENTE CONSEGUI !!! 

é isso mesmo, ele saiu da papa, mas de vez em quando ainda dou um pouco de papa, que resta no pote, a alimentação dele segue assim: Sementes(AVITRIN) Mãmão,goiaba,maça,Banana (mal come), Cenoura ..
 

Também tirei uma foto da gaiola sem ele, para vocês verem como ta a organização dela, ele brinca muito com as argolas, quando quer ir para a varanda ele pula da gaiola pela a janela e já pousa na varanda..

na varanda ele fica com o periquito da caatinga e o agapones, a ração fica nesse vaso maior, junto com algumas sementes da avitrin, já no vaso de barro ao lado, fica somente sementes da avitrin tbm, já atrás desse vaso maior, possui um comedouro pequeno para o agapones e o periquito, só de sementes pequenas, mas não tem problema ser as mesmas do papagaio não né?  já na varanda eu improvisei uma piscina, da pra ver na foto ao canto da parede é uma recepiente bastante largo que da para eles tomarem banho com espaço ( mas nunca vi ele tomando banho, rsrsrs) quando ele cansa do chão da varanda e dos vasos, ele sobe na porta e fica vocalizando la em cima,

Sobre a vocalização; Ele já canta é o tcham, já fala "cade o verdE?" e vocaliza bastante, porém ele dar as vezes uns gritos muito fino que eu acho que é quando ele se sente sozinho e tá chamando alguem pra perto dele, começa a vocalização as 6 da manha, é osso !! uahuahauha como é ode vocês por ai ? 
 

já as frutas na varanda, eu boto no vaso maior também, o vaso maior que eu falo é desse que ele ta em frente, no vaso maior tem solo e a comida fica toda por cima 

já o maior vaso ao lado da parede, pretendo fazer um esquema com galhos para eles subirem.. com o tempo das férias eu vou mostrando o projeto por aqui, 

 

e vcs, tudo bem por ai ?!!

 

vlw pessoal 

 

P_20151110_085846.jpg

P_20151110_090232.jpg

P_20151110_090240.jpg

P_20151118_131303.jpg

P_20151022_164741.jpg

P_20151027_100837_HDR.jpg

Editado por Luiz Reis
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa Luiz como ele esta grande e lindo :x:x Cresceu bastante ,e pela aparência  seta bem saudável ,  que bom que vc conseguio tirar ele da papa , agora é só alegria , ele já esta  fazendo alguns sons  , se vc ensinar palavras  ou deixar  musicas para ele ouvir vai aprender  falar  assoviar são animais muto inteligentes 

Vc cobre a gaiola a noite para ele dormir ?  O meu e cubro o viveiro as 20 horas e descubro as 9 horas da manhã, em quanto eu não tiro o pano ele não faz nem um barulho ,  alis todos os meus pássaros  eu coloco para dormir  no máximo as 9 da noite e acordo as 9 da manhã  dormem 12 horas , eles ficam bem calmos durante o dia ,e tiram um cochilo  depois do meio dia

 Os gritos é normal , quando ele faz isso e para chamar sua atenção e  quer sua companhia . pelo que eu vi esta comendo bem , uma dica se vc não quiser que ele faça muita bagunça  coloque as frutas e verduras em  um vasilha de vidro aquelas bem grossas .e pesada  tipo os pirex de cozinha  assim ele não vai conseguir virar tudo no viveiro ,  

Eu só   te aconselho não deixar as comidas dele em vasos com terra , ele sem querer pode ingerir a terra e nela pode conter vermes e bactérias , isso vai para o intestino , e pode dar varias doenças como a terrível giardia ,  são cistos que ficam no meio ambiente inclusive na terra , e quando o animal ingere ele passa pelo estomago e explode no intestino  e se instala na parede do mesmo e a ave começa perder peso e adoecendo . É uma doença bem grave e de dificel tratamento 

VC clocou telas na varanda ?  Cuidado com isso ele pode fugir de novo ,  grande  e lindo :Dassim ninguém vai te devolver .

Continue nos dando noticias  e poste mais fotos  dese lindão  :$:D

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Que lindo que ele está Luiz:$:x Cresceu muito. Essa idade é a melhor para ensinar coisas novas, pois eles aprendem com facilidade. A alimentação está perfeita, mas procura não dar todos os dias a mistura com sementes da avitrin, pois elas fazem mal para eles quando ingeridas em excesso.

A alimentação do meu é basicamente ração da megazoo AM-16 e também dou essa ração da alcon mas eu compro a psita bits pois os grãos são menores e percebi que ocorre menos desperdício do que essa psita sticks, basicamente são a mesma coisa, somente muda o tamanho dos grãos, mas eles quando seguram com o pé explode ração para todo lado e acaba desperdiçando.

Tenta introduzir a ração da megazoo para ele, pois ela deixa eles com as penas brilhosas, bem lisinhas e com a coloração bem viva. No final sai mais barato você usar essas duas rações, pois aqui em casa eu dou elas e chega a durar dois meses e pouco. 

As sementes da avitrin você poderá dar meio potinho para ele somente nos finais de semana, eu dou meio pote para o meu de sexta a domingo e suspendo a ração da alcon psita bits, mas sempre mantenho a ração diariamente, dai na segunda feira volta a dar a psita e suspendo as sementes. Verduras, frutas e legumes você pode dar diariamente a vontade.

Cobre o viveiro a noite e somente pela manha descubra, assim ele não ficará gritando e você irá condicionar ele a ter horários. 

Gritos não tem jeito, eles são escandalosos por natureza, o meu costuma gritar todo final de tarde lá pelas seis horas da tarde e vai até umas 9 horas. Ele me deixa louca, eu ignoro e finjo que não estou nem ai, pois se percebem que damos atenção gritam mais ainda. Conheci um senhor que tinha dois e falou que eles eram igual e fazia o mesmo que eu, fingia que não estava vendo para ele se desestimular.

Se você não colocou tela na varanda, mesmo com asas cortadas eu não deixaria, pois eles nos surpreendem a todo momento e você pode ter surpresas desagradáveis. 

Procura colocar brinquedos de madeira na gaiola, caso contrário ele irá começar a comer os poleiros, além de que ajuda no desgaste do bico ele ficar mordendo a madeira.

Parabéns, você cuidou muito bem dele, o danado está lindo demais, coisa mais fofa:x agora é só alegria e curtir os momentos com ele. Não esquece de deixar um testamento e um herdeiro para alguém cuidar dele, pois vivem em média 80 anos, eu já achei o meu herdeiro que ficará com ele para mim quando não estiver mais aqui.:D

Que lindo que ele está Luiz:$:x Cresceu muito. Essa idade é a melhor para ensinar coisas novas, pois eles aprendem com facilidade. A alimentação está perfeita, mas procura não dar todos os dias a mistura com sementes da avitrin, pois elas fazem mal para eles quando ingeridas em excesso.

A alimentação do meu é basicamente ração da megazoo AM-16 e também dou essa ração da alcon mas eu compro a psita bits pois os grãos são menores e percebi que ocorre menos desperdício do que essa psita sticks, basicamente são a mesma coisa, somente muda o tamanho dos grãos, mas eles quando seguram com o pé explode ração para todo lado e acaba desperdiçando.

Tenta introduzir a ração da megazoo para ele, pois ela deixa eles com as penas brilhosas, bem lisinhas e com a coloração bem viva. No final sai mais barato você usar essas duas rações, pois aqui em casa eu dou elas e chega a durar dois meses e pouco. 

As sementes da avitrin você poderá dar meio potinho para ele somente nos finais de semana, eu dou meio pote para o meu de sexta a domingo e suspendo a ração da alcon psita bits, mas sempre mantenho a ração diariamente, dai na segunda feira volta a dar a psita e suspendo as sementes. Verduras, frutas e legumes você pode dar diariamente a vontade.

Cobre o viveiro a noite e somente pela manha descubra, assim ele não ficará gritando e você irá condicionar ele a ter horários. 

Gritos não tem jeito, eles são escandalosos por natureza, o meu costuma gritar todo final de tarde lá pelas seis horas da tarde e vai até umas 9 horas. Ele me deixa louca, eu ignoro e finjo que não estou nem ai, pois se percebem que damos atenção gritam mais ainda. Conheci um senhor que tinha dois e falou que eles eram igual e fazia o mesmo que eu, fingia que não estava vendo para ele se desestimular.

Se você não colocou tela na varanda, mesmo com asas cortadas eu não deixaria, pois eles nos surpreendem a todo momento e você pode ter surpresas desagradáveis. 

Procura colocar brinquedos de madeira na gaiola, caso contrário ele irá começar a comer os poleiros, além de que ajuda no desgaste do bico ele ficar mordendo a madeira.

Parabéns, você cuidou muito bem dele, o danado está lindo demais, coisa mais fofa:x agora é só alegria e curtir os momentos com ele. Não esquece de deixar um testamento e um herdeiro para alguém cuidar dele, pois vivem em média 80 anos, eu já achei o meu herdeiro que ficará com ele para mim quando não estiver mais aqui.:D

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Seria esse o pacote da megazoo, Célia ?

 

Pessoal eu queria dicas, do que eu posso fazer na gaiola dele para tornar ela mais divertida para eles e dicas de melhores lugares para comedouro e banheira, estou pensando em botar varias coisas ao lado de fora da gaiola, ela no momento está assim ..

 

qualquer dica é bem vinda :D

 

P_20151224_111503.jpg

P_20151224_111826.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...