Jump to content

Qual a mutação dessa calopsita?


Pedro Bastos

Posts Recomendados

Boa noite,

essa calopsita é do meu pai. Ele gostaria de saber qual a mutação dele e se alguém poderia chutar a idade. Ele é meio arisco e meu pai pegou tem um mês atrás numa pet shop e o vendedor não sabia precisar a idade.

Agradeço a ajuda de vcs!

3.jpg

1.jpg

2.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Macho pérola adulto portador de arlequim.  Tem mais de seis meses e menos de 1 ano, já que ainda tem muito perolado nas costas. Ele é lindo. Para variar os filhotes procure uma fêmea arlequim pérola canela. Muito lindo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado mais uma vez, Sandra Gomes.

Então a predominância da mutação é pérola e ele tem características de arlequim, é isso?

Outra coisa, então ele é macho mesmo? Deu pra identificar na foto?

Editado por Pedro Bastos
complementação
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com a Sandra. É um macho pérola adulto que porta arlequim.

Sabemos disso porque o perolado diminui muito depois que os machos passam pela primeira muda de penas, enquanto as fêmeas continuam com muito perolado.Também sabemos que é portador de arlequim porque tem manchinhas amarelas na nuca dele. Portar arlequim quer dizer que o pai ou a mãe dele eram ou portavam arlequim e se um dia ele tiver filhotes com uma fêmea que também porte ou que seja arlequim, poderá ter filhotes arlequins.

Editado por cástella
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado, Cástella. 

Só pra eu entender melhor, então ele nasceu com predominância pérola porque houve o cruzamento de um Arlequim com um Pérola e a herança maior ficou da calopsita que era perolada?

No caso se ele vier a ter filhotes com uma calopsita Lutino, como devem vir os filhotes?

Link para compartilhar
Share on other sites

Não. Para nascer um macho pérola, a mãe e o pai dele tem que ser ou portar pérola.  Só por título de curiosidade, para nascer uma Fêmea pérola, basta o pai desta fêmea ser ou portar pérola. Para nascer um arlequim, independente do sexo do bebê, ambos pai e mãe devem portar ou ser arlequim.

Portar significa ter na herança genética. A ave não apresenta essa mutação mas tem no dna a possibilidade de passar para seu filhote a mutação portadora.

O cruzamento de um macho pérola portador de arlequim com uma fêmea lutino resultaria em filhotes machos silvestres portadores de ino (lutino) e pérola e arlequim e filhotes fêmeas pérolas.

Caso você saiba como eram os pais dessa Fêmea lutino, poderemos saber o que ela porta e assim predizer melhor como serão os filhotes desse possivel casal.

Link para compartilhar
Share on other sites

Muito boa a explicação!!!

Vc teria algum livro ou material que indique qual o resultado do cruzamento entre as diferentes mutações?

Com relação aos pais das calopsitas, nós não sabemos quem são, pois as compramos há pouco tempo de uma loja e os vendedores não souberam dizer (novidade...)...

Mas estamos muito felizes com nossos pássaros.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Dê uma olhada nessa seção:

http://forum.clubedascalopsitas.com.br/forum/11-genética-cruzamentos-mutações-sexagem/

Tem bastante coisa e talvez demore para que você comece a entender de genética (eu demorei 3 meses até pegar o jeito).

Mas com o tempo, lendo e estudando e vendo as explicações de membros mais experientes, você vai saber também.

Link para compartilhar
Share on other sites

Vc já tem a lutino? Seria legal vc pegar uma lutino pérola arlequim canela. Os filhotes seriam maravilhosos. 

Esses dias tava comentando aqui, que tenho a impressão que o pérola nos arlequins leva mais tempo pra sumir. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Valeu, Sandra.. Mas tem foto de um calopsita com essa mutação acima  que mencionou (lutino pérola arlequim canela)?

Com tanta herança eu não tenho a menor ideia de como seja... rsrs 

 

Meu pai está nesse momento numa loja tentando encontrar uma parceira pra fazer  companhia pra seu macho que mandei foto acima.

Ele me enviou uma foto e pediu pra perguntar aqui no fórum se alguém descobre a mutação. Acredito que seja Canela (não sei o sexo), mas fico na dúvida com o Arlequim também. 

Vcs podem me confirmar?

 

1.jpg

1.jpg

2.jpg

6 minutos atrás, Pedro Bastos disse:

Valeu, Sandra.. Mas tem foto de um calopsita com essa mutação acima  que mencionou (lutino pérola arlequim canela)?

Com tanta herança eu não tenho a menor ideia de como seja... rsrs 

 

Meu pai está nesse momento numa loja tentando encontrar uma parceira pra fazer  companhia pra seu macho que mandei foto acima.

Ele me enviou uma foto e pediu pra perguntar aqui no fórum se alguém descobre a mutação. Acredito que seja Canela (não sei o sexo), mas fico na dúvida com o Arlequim também. 

Vcs podem me confirmar?

 

1.jpg

1.jpg

2.jpg

Meu pai me disse agora que as duas últimas fotos são de outro calopsita...

 

ele queria saber a mutação da ave da primeira foto e da segunda e terceira.

Editado por Pedro Bastos
Link para compartilhar
Share on other sites

Tô vendo um lutino e um canela.  

Um lutino pérola arlequim canela seria difícil achar foto, mas vc pode pegar uma arlequim pérola canela. Nesse caso vc teria que saber quem são os pais dela, comprando de um criador. Pais teriam de ser lutino ou albinos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...