Jump to content

Diário do sr. calô e dna. psita


leandroamaralrj
Ir para a solução Resolvido por Sandra Gomes,

Posts Recomendados

6 horas atrás, Luks disse:

A casca pode tirar.
Parabéns pelos filhotes :)
Mó legal ver o nascimento e desenvolvimento dos filhotes, daqui a pouco vão estar do tamanho dos pais haha

Qto tempo eles começam a sair do ninho?

Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, leandroamaralrj disse:

Aviso aos amigos que nasceu no dia 11 pela noite o primeiro ovinho!... Meu primeiro alienígena veio ao mundo! kkk

Faltam 3 ovinhos, esta um fedor horrível aqui, mas a curiosidade nao me afasta... Nao sei ao certo se devo ou nao, tirar a casca do ovo que nasceu e se o fedor relacionando a algum ovo que nao esta bem... nao estou mexendo no ninho para nao atrapalhar a natureza, eles estão muitos agressivos.

Outra duvida em relação a alimentação, alguém sabe se devo colocar algo a mais? Li que posso incluir ovo e espiga de milho, nao sei se cozido ou cru.

PS: Desculpa os assentos, meu teclado desconfigurou

 

 

IMG_20170713_003029.jpg

IMG_20170713_003025.jpg

IMG_20170713_002842.jpg

Bom dia!

A questão do milho é uma polêmica! Há quem prefere oferecê-lo cru, e os que preferem cozido. Aqui eu sempre dou cozido. 

Nessa fase, eu suspendi o milho e só retornei quando os filhotes estavam com aproximadamente um mês. 

Fora isso, deixe a vontade (dobre a quantidade) de sementes, ração extrusada, frutas, legumes e verduras. Procure dar folhas bem verdes pois são ricas em ferro. 

Exceto: semente de maçã, abacate, alface, repolho e acelga. A semente de maçã é tóxica e o restante causa diarreia. 

Farinhada, ovo cozido (10 min de fervura) amassado...

Acho que é isso! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@LRVN Muito Obrigado mesmo, mas fiquei com algumas dúvidas... rs

- Vc suspende o milho nessa fase, por que? Tem alguma motivo específico?

- O q é ração extrusada?

- Em relação ao ovo cuzido, misturo a gema e a Clara?

 

Hj aconteceu algo não esperado, um dos filhotes saiu da parte de serragem e rolou para porta da ninheira, eu vejo ele dentro da ninheira, mas está sozinho e eles não foram tirar ele de lá ainda... posso pegar e colocar ele no local?

 

PS: Nasceu o terceiro! Oba...

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Acho q ficou td bem, com uma colher cheia de serragem, coloquei ele de volta no ninho com os outros... ainda não consegui ver ele comendo, mas já ví a fêmea juntando ele aos demais... vamos esperar para ver o q acontece...

 

Ainda tem um ovo no ninho, acho q já era para ter nascido! Espero para ver ou tento ver se o ovo está galado? (não fiz isso ainda, não mexi em nenhum momento no ninho)...

 

PS: Estou amando esses momentos, cada movimento de cabeça é uma festa para minha filhota... estamos acompanhando td de pertinho!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 15/07/2017 at 07:46, leandroamaralrj disse:

@LRVN Muito Obrigado mesmo, mas fiquei com algumas dúvidas... rs

- Vc suspende o milho nessa fase, por que? Tem alguma motivo específico?

- O q é ração extrusada?

- Em relação ao ovo cuzido, misturo a gema e a Clara?

 

Hj aconteceu algo não esperado, um dos filhotes saiu da parte de serragem e rolou para porta da ninheira, eu vejo ele dentro da ninheira, mas está sozinho e eles não foram tirar ele de lá ainda... posso pegar e colocar ele no local?

 

PS: Nasceu o terceiro! Oba...

 

Boa tarde @leandroamaralrj!

Sobre o milho, já li aqui no fórum a respeito dele fermentar no papo dos filhotes...não sei se realmente procede, mas preferi não arriscar. Rerornei com o milho cozido quando os filhotes já estavam grandinhos, mais ou menos com um mês de vida. 

A ração extrusada serve para balancear a alimentação dos nossos pequenos. Cada ave tem um tipo de alimentação (isso obviamente depende do dono), por mais que ofereçamos um bom mix de sementes, as calopsita acabam sempre preferindo uma ou outra semente, e cada uma tem seu valor nutricional. Então oferecemos a extrusada para equilibrar de forma correta a alimentação de nossas aves. Caso irá comprar, te indico a pm-13 da megazoo. Aqui ofereço essa é também a da nutrópica, mas a nutrópica tem grãos maiores e mais duros..eles comem bem menos. Já a megazoo, eles amammm!!!

Quanto ao ovo, cozinhe por 10 minutos e amassa ele inteiro com o garfo. Costumo colocar junto ao ovo alguma verdura picadinha e farinhada também. 

 

Como está o filhote que estava na ante-sala? Você disse que o retornou para o lugar certo, os pais estão aquecendo e alimentando ele??? Caso perceba que não, provavelmente rejeitaram por algum motivo..pode ser que sentiram que ele está doente ou tem alguma deficiência. Se rejeitarem mesmo, terá que retirá-lo do ninho e providenciar um outro ninho provisório com serragem e lâmpada para aquecê-lo, a alimentação terá que ser manual com papa própria para filhotes. Se isso acontecer, teremos que pedir socorro para quem tem experiência, rs. Mas, ficarei na torcida para que dê tudo certo!!!

Abraços. 

Editado por LRVN
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Opa... vamos as atualizações... Estamos com quase 30 dias, nascerem três o último ovo estava vazio. No dia 11 o mais velho completa o seu primeiro mês

Reparamos que estão ficando mais curiosos e estão colocando a cabeça para fora do ninho, chamou a atenção que as vezes ficam deitados, parece q estão chocando...

Os pais estão ótimos! Estão até mais carinhosos um com o outro... Nosso medo é que os filhotes pulem do ninho e acabem se machucando.

Não estou colocando a mão, apenas para limpar o ninho!

 

Gostaria de saber se devemos colocar ele fora do ninho e descer comida e água para poder começar a se alimentar sozinho?

 

 

Segue a foto de um deles...

 

Screenshot at ago 04 00-03-26.png

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Parabéns! ! !

Não contrariando o que lhe foi dito antes, eu faço e sempre fiz uso do MILHO VERDE (escolho sempre os mais molinhos, com bastante leite) e é o milho verde cozido o vilão da história. Esse sim pode fazer mal para os filhotes, deixando-os com o papo estagnado e dificultando a digestão.  Coloco a espiga de milho verde fresquinha, os pais bicam e bebem td o leite, deixando o coração do milho na espiga e essa é  descartada sempre ! Milho verde fresco e couve à vontade qdo os pais estão tratando. O resultado é filhotes saudáveis e bem alimentados!

Abraços

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Own, que coisinha mais linda! Bate uma saudade desse tempo...

Então, @leandroamaralrj, os filhotes já estão bem grandinhos..você pode manuseá-los mais. Pegar um pouco todo dia para que eles ja se acostumem com vocês. 

Quanto ao ninho, acho bom você já descer ele. Aqui, foi um baita susto! (Você chegou a ver o diário da Afrodite?) caso não, vou postar a foto aqui. O filhote mais velho despencou lá do alto...levei o maior susto pois, graças a Deus não aconteceu nada, mas ele poderia ter se machucado e feio!!!! 

Desça o ninho, deixe potes de comida (mix de sementes e extrusada) e água à vontade. Ah, coloque um poleiro baixinho também para eles irem aprendendo. 

Logo logo, já estarão andando pelo viveiro e beliscando sozinho as comidas hahahaha...aqui, os primeiros alimentos que pegaram foi o milho cozido e o ovo amassado. 

Acho que é isso...parabéns pelos netos, posta mais fotos pra gente babar por favor! 

A primeira foto é do primogênito ao levar seu primeiro tombo, rs. 

A segunda, é deles beliscando o ovo cozido sozinho, pela primeira vez :x

Com os filhotes desse tamanho, eu já tinha voltado com o milho. 

@Aretuza amiga...bate uma saudade né? Bons tempos que passamos aqui juntas. Eu com netos aqui...você com os seus aí....hahahaha, mas o melhor de tudo, foi termos nos conhecido!!!

Sobre o milho, realmente lembro de você falar que oferece ele cru e nunca deu problema...mas li tantos comentários aqui no fórum, sobre dar e/ou não o milho cru ou cozido para os pais em época de alimentação dos filhotes...que fiquei perdida! Preferi não arriscar, foi a minha primeira vez, eu morria de medo de tudo hahahahaha.

Abraços minha querida! Você vai abrir um tópico novo pra podermos acompanhar seus bebesss????? 

IMG_2190.JPG

IMG_2435.JPG

Editado por LRVN
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Ah, esqueci de de uma coisa..você não precisa deixá-los para fora do ninho. Eles vão sair por vontade própria..logo começam a explorar o lado de fora hahaha..até porque, pelo que vi, ainda estão peladinhos e podem sentir frio. Esse da foto é o mais velho?

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia... Obrigadão pelas dicas @LRVN, estamos curtindo cada momento... Eu estou evitando colocar a mão, medo dos pais abandonar! rs

Ainda não tem um mês! Vou esperar completar para colocar a mão... Curti a idéia de colocar o milho e o ovo cozido, deixando a disposição deles.

Em relação a colocar o ninho mais abaixo, não consigo fazer isso... a minha ninheira é fora da gaiola e não cabe dentro da gaiola, por isso achei q seria melhor tirar eles e colocar em outro lugar menor, para facilitar o deslocamento deles. Eu lí em algum lugar no fórum q fizeram com uma caixa de sapato, colocando a maravalha dentro e deixando uma abertura para poder sair. O problema q não encontrei nada falando do comportamento dos pais com essa mudança de ninho... Sabe informar?

 

Segue fotos novas de hoje dos babys!

 

 

WhatsApp Image 2017-08-04 at 09.06.17 (1).jpeg

WhatsApp Image 2017-08-04 at 09.06.17.jpeg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Leandro, então..acho que pode deixar mais um tempo no ninho, ainda estão pelados hahaha.

Vai observando o comportamento deles, logo o mais velho vai começar a andar mais dentro do ninho, e também colocar q fuça na entrada da ante-sala. Após isso, certamente ele estará correndo o risco de cair. Mas por enquanto acho melhor não mexer. 

Nao consigo lembrar ao certo com quantos dias exatamente o meu caiu, mas repare na foto que postei, ele estava bem maior e praticamente todo coberto de penas.

São quantos dias de diferença de vida do primeiro para o último filhote? 

Se não há como descer o ninho, provavelmente você terá que usar a caixa de sapato com maravalha ou então um tapawer..mas, ainda nao. Como disse antes, os filhotes vão demonstrar quando estiverem prontos para sair do ninho. 

Eles estão lindos!!!!

Quanto ao milho e o ovo, acredito que ainda não irão comer sozinhos...provavelmente isso acontecerá quando estiverem explorando a gaiola. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...