Jump to content

Calopsita morrendo ao nascer

Posts Recomendados

olá, ultimamente venho tendo alguns problemas com a reprodução das minhas calopsitas, 1º o macho até fica no ninho chocando, mas qualquer barulho que ele ouve e o faz sair ou colocar a cabeça pra fora faz com que ele siga a fêmea e a coloque dentro do ninho, 2º pelas minhas contas, o primeiro ovo nasceu com 21 dias ontem, e o filhote amanheceu morto, já ouvi falar que pode ser influência da lua que está minguante e é bom quando está cheia por causa do campo de gravidade, mas não sei se é verdade, mas creio que ele pode ter nascido muito tarde, primeiro achei que o filhote tinha começado a nascer e não conseguiu sair do ovo, só então nasceu o filhote do 2ºovo, mas quando fui ver hoje vi que era uma mancha de cocô, então o que nasceu provavelmente é o primeiro ovo muito tardiamente, o que posso fazer para resolver meus problemas? por que o filhote morreu? como posso evitar que aconteça com o proximo?(são 5 ovos, 1 foi esse filhote que morreu)? como posso fazer o macho parar de colocar a femea para o ninho? e por último, a cor da peninha de quando o filhote nasce, se for branca quer dizer que ele vai ser de cor clara ou não tem nada a ver? agradeço quem puder me responder =) 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

os filhotes morrem por muitos motivos, seu casal podia estar doente e passou pra ele quando botou, ou ele morreu de frio, pode ter sido morto pelos pais. não tem muito com saber nem o que fazer pra evitar isso.

reforce a alimentação deles, coloque ovo cozido, couve, jiló.

quanto a penugem é o seguinte

penugem amarela: cinza, arlequim, canela, pérola , etc..

penugem amarela e olhos vermelhos: lutinos, lutinos pérola e lutinos canela

penugem branca: cara branca cinza, cb pérola, cb canela, cb arlequim, etc..

penugem branca e olhos vermelhos: albinos

• Gostei 1
Link para compartilhar

Oi Luian,

Essa é a primeira postura desse casal?

Sobre o macho colocar a femea dentro do ninho, nao há problemas e é normal. Isso é até positivo porque significa que ele tem o cuidado de nao querer que o ovo esfrie enquanto ele esta fora. Agora se a femea sai logo em seguida e os dois ficam fora aí se tem um problema. É muito normal que ele coloque a cabeça pra fora do ninho quando escuta barulho pois um dos comportamentos das calopsitas e sobretudo do macho é a proteçao, tanto que eles ficam muito ariscos até com os donos. Seu macho sai e coloca a femea dentro para  ele proteger se alguem se aproximar. Entao é um ponto positivo para seu macho. O casal costuma criar um ritmo entre eles sobre chocar e proteger e dividir essas duas tarefas. Aqui em casa o meu casal estao com dois filhotes, sendo que de 4 ovos, nasceram 3 e vingaram 2. Quando estavam chocando eles dividiram as tarefas do choco em: macho de dia e femea de noite e ficaram mais ritimados assim por volta da segunda semana. Esse meu casal é a primeira postura, entao ja é de se esperar que erros acontecessem ja que nao tinha experiencia, por isso 2 filhotes vingaram e 2 nao. Fiz ovoscopia no ovo que nao nasceu e vi que tinha um embriao, o que aconteceu foi que eles nao chocaram todos os ovos devido essa inexperiencia que citei e um faleceu porque nao conseguiu competir com os irmaos mais velhos e os pais nao deram a atencao a todos. 

Sobre o nascimento, o mais normal é que saiam no 21° dia. 

Seu casal é a primeira postura? Se sim, eles estao aprendendo.

Sobre a cor, eles nascem com penugem clarinha e só por volta de 10 dias voce começara a notar qual sera o padrao da cor. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Hmm, entendi, essa é a segunda postura do casal, não sei se agi correto, pois vi que a fêmea tinha posto um ovo dentro da comida e coloquei a Ninheira, então, no começo, em 1 ou 2 noites dormiram fora, por isso acho que o primeiro ovo pode ter nascido tarde e morrido. Sobre isso da "pena" eu confundi, na vdd quis dizer os pelinhos de quando eles nascem, mas até onde sei os pais das minhas calopsitas e nem o meu casal portam cores claras, não tenho certeza, pois só conheço os pais das minhas calopsitas e as minhas calopsitas, o pai é um bem escuro e a fêmea é uma pérola bem clara, já as minhas são um macho cinza mas não tão escuro quanto o pai e a fêmea é uma pérola porém não tão clara

Link para compartilhar

• 11 months later...
  • 4 anos depois...
On 04/08/2019 at 23:10, Alessandradelima disse:

Tenho um casal que já é a quarta postura e os filhotes morrem ao nascer. Estou muito preocupada.

Os meu também  estão  morrendo todos,o que sobreviveu  ficou sego

Link para compartilhar

On 13/07/2024 at 15:44, Rosasangela disse:

Os meu também  estão  morrendo todos,o que sobreviveu  ficou sego

Explica melhor, posta foto do ninho, de suas aves, da alimentação, como assim oq sobreviveu ficou cego? Os pais atacaram? Os pais são parentes?

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.