Jump to content

muitos filhotes morrrendo ao nascer tipo assim ums 10 por dia

dienefer
Ir para a solução Resolvido por dienefer,

Posts Recomendados

tenho em torno de 80 casais e não sei mas oque fazer já gastei com vet já gastei com remédios mas onde moro e área de risco e nenhum veterinário quer visitar meu plantel não tenho como pagar 180 por cabeça pra levar e mesmo assim ainda não seria suficiente . por favor me ajudem

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

E se vpcê fizesse o check up do plantel  pedindo exames  do laboratório .. ai vc recolhe as fezes manda  e ai  com o resultado do exame vai atrás de um vet para o tratamento .. que aí você teria o diagnostico e a consulta é uma só ... 

Link para compartilhar

No seu caso como você é criador, existem veterinários que não cobram a consulta por cabeça e sim fecham um preço pela visita no criadouro, pelo menos essa é a forma como meu veterinário cobra. Você poderia tentar achar algum que fizesse dessa forma, infelizmente não posso indicar o meu pela distância.

Vou comentar algumas conversas que tenho com ele quando vou lá, pois gosto de ficar conversando com ele aprendendo novas experiências e as vezes pode auxiliar você, então alguns procedimentos que ele já comentou que faz quando visita os criadouros.

Primeiro ele tenta chegar a um pré diagnostico para ter uma idéia de qual o problema pode estar ocorrendo. Tem ocorrido mortes no plantel, deficiências, brigas, prostrações, tipo de alimentação, acomodações, higiene. Depois ele separa em grupos os passaros que ele acha que podem estar causando o problema e colhe amostas de fezes desses passaros para realizar exames. Eu sugeriria que você colhesse amostra de fezes de todos os seus passaros e mandasse para o São Camilo, pois você tem condição de fazer um único exame para todos, embora sejam muitos, você pode usar um coletor de fezes de humanos e colher as fezes deles. Você pode lotar o pote, que quando chega no São Camilo eles fazem uma mistura em aparelhos próprios e fazem um único exame. Eu faço isso com os meus aqui em casa, junto fezes de todos os tipos de passaros que tenho e faço um único exame, se der positivo tem que tratar todos pois não saberá quem é.

Ele é criador de passaros de competição, e diz para mim que ninguém entra no criadouro dele, somente ele e a pessoa que fica cuidando para ele, assim evita que as pessoas tragam doenças externas para dentro do criadouro. Antes de entrar tem que ter o máximo de higiene possível, ele sugere lavar as mãos com uma mistura de herbalvet, assim elimina todos os riscos, e a higiene interna também tem que ser muito rigorosa o que pode estar causando doenças e mortes.

Fora as mortes tenta observar se tem alguma coisa que esteja chamando a sua atenção, pois as vezes o imperceptível é a causa do problema. Depois fala para nós que vamos opinando de dando algumas idéias e ajudando na medida do possível.

Link para compartilhar

@dienefer Achei no site do meu veterinário esse tópico falando sobre morte de filhotes, dá uma lida quem sabe ajuda você.

Porque meus filhotes estão morrendo no ovo ?

chicken_and_the_egg.jpg
Clique Aqui
e Fale com o Doutor!
Todos os anos durante o período de reprodução sou procurado por criadores de diversas espécies de pássaros sempre com os mesmos problemas. Entre eles a baixa fertilidade dos reprodutores, morte de filhotes nos primeiros dias de vida e a baixa eclodibilidade dos filhotes (lembrando que é o filhote que eclode o ovo e não o ovo que eclode). Costumo dizer que daria pra escrever um livro sobre cada um destes temas, porem o tema que abordarei resumidamente neste artigo é “a morte embrionária” ou seja, aqueles casos em que o ovo esta “cheio”, porem o embrião não nasce. Existem muitas possíveis causas que justificam a morte embrionária e para melhor entendimento dividirei-as em 7 principais grupos de causas:

- Causas genéticas:
Geralmente estão relacionadas a gene letal, ou seja, alterações nos cromossomos que induzem a mau formações levando o embrião a morte.
- Causas nutricionais:
Estão relacionadas às deficiências de nutrientes importantes no desenvolvimento embrionário, como vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, acido fólico.Carência de cálcio, e também os excessos de nutrientes podem ser extremamente prejudiciais, como é o caso do selênio que em altas concentrações reduz a eclodibilidade alem de ser teratogênico.
- Causas tóxicas:
O uso de diversos produtos como desinfetantes e mesmo inseticidas para controle de piolhos podem ser tóxicos quando entram em contato com a casca dos ovos causando a morte dos embriões. Sempre quando desinfetamos ninhos e forros devemos estar atentos aos produtos utilizados, os ovos apresentam poros na casca que permite a passagem de agentes químicos para o interior dos mesmos. Portanto é desaconselhável a pratica de lavar ou aplicar produtos nos ovos de pássaros antes do choco, exceto em situações especiais com recomendação do medico Veterinário.
- Causas relacionadas ao manejo:
Muitas vezes temos o habito de tirar os ovos e colocá-los em recipientes com alpiste ou painço, pra voltá-los ao choco assim que a fêmea coloque o ultimo ovo, essa pratica visa o nascimento simultâneo da prole. No entanto a maneira que isto é feito pode prejudicar os embriões, por exemplo, mãos sujas ao manipular os ovos podem contaminá-los, vibrações excessivas, estocagem por tempo excessivo, alem do que, as sementes de alpiste ou painço são ricas em fungos e bactérias que podem também contaminar os ovos.
- Causas ambientais:
A temperatura e a umidade inadequadas dentro do criatório incorrem em distúrbios da eclodibilidade. Tanto as altas temperaturas quanto muito baixas podem alterar o tempo de choco ou mesmo desidratar os ovos causando a morte do embrião o mesmo acontece com a umidade. Esses fatores são de extrema importância aos criadores que recorrem a chocadeiras artificiais.
- Causas comportamentais do casal reprodutor:
Fator muito importante que quase não é considerado, freqüentemente pássaros inexperientes tem problemas durante o choco. Por exemplo, fêmeas que saem  muito do ninho ou mesmo fêmeas que saem de menos do ninho. Também machos agressivos ou excessivamente “fogosos” que atacam as femeas durante o choco e muitas vezes provocam pequenas lesões na casca dos ovos que facilitam a contaminação ou ate a desidratação dos mesmos.
- Causas infecciosas:
Talvez seja o grupo mais importante, por essa razão o deixei por ultimo. Nesse grupo podemos incluir as infecções fungicas geralmente relacionadas ao Aspergillus spp., as infecções virais causadas por paramyxovirus e Poliomavirus e finalmente as mais freqüentes causas, as bacterianas causadas por diversos gêneros como Salmonella spp., Escherichia coli, Micoplasma, Staphiloccocus, Strepyoccocus, Clamidophila psittaci e outros menos freqüentes. O diagnostico muitas vezes é difícil e deve se recorrer ao auxilio técnico de um profissional especializado, pois muitas vezes há a necessidade de exames de cultura e antiobiograma para identificar qual agente infeccioso é o causador de tal problema e qual a terapia mais adequada para sanar o problema. No mais cabe ao criador estar atento às dicas de manejo, cuidados profiláticos e ao manejo nutricional para prevenir que o plantel apresente taxas reduzidas de eclodibilidade, gerando prejuízos genéticos e econômicos. No que se refere as causas infecciosas é indispensável estar ciente de que não se deve utilizar antibióticos aleatoriamente visando a prevenção da morte embrionária, pois normalmente o prejuízo é bem maior, com o surgimento de bactérias selecionadas e super poderosas, e mesmo redução da fertilidade dos reprodutores ou até esterilidade, sem contar que antibióticos também tem efeitos tóxicos que podem induzir a teratogenia e morte do embrião. Portanto em casos de processos infecciosos o melhor é contar com ajuda profissional, procure sempre um veterinário especializado em pássaros para a realização dos exames adequados e tratamento correto.
  • Gostei 1
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.