Jump to content

Chocando há 21 dias

MichelSoares

Posts Recomendados

Bom dia, me chamo Michel, tenho um casal de Calopsitas, eles namoraram por algum tempo e coloquei um ninho pra ver o que dava, ela botou o primeiro ovo dia 8/2, e foi botando em dias alternados até o 4 (e último) ovinho, desde então começaram a chocar, porém até agora nem sinal de filhotes, o macho é manso, porém se tornou super protetor, assim não consegui fazer ovoscopia nem olhar os ovos dentro do ninho direito, quando tenta mexer ele avança e tira até sangue com suas bicadas. 

Nos últimos dias a fêmea tem ficado ainda mais tempo dentro do ninho, (antes eles revesavam, ele durante o dia e ela durante a noite) só sai pra comer, quando ela sai ele entra, mas os dois tem ficado bom tempo dentro do ninho ao mesmo tempo também, é normal? Caso já tenha passado o tempo para nascer, como retiro o ninho com eles bravos e lá dentro? Se eu expulsa-los de lá corre risco de na próxima tentativa de reprodução algum deles rejeitar o ninho ?

Desde já, muito obrigado!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Normal, geralmente demora entre 20 a 23 dias de choco observe se escuta algum piadinho dentro do ninho pois os filhotes costumam piar dentro do ovo 48 horas antes de nascer, hoje nasceu o primeiro filhote do meu casal com 21 dias de choco mais antes ele já vinha piando dentro do ovo... Você fez a ovoscopia e tem certeza que tem ovos galados ?

• Obrigado 1
Link para compartilhar

11 minutos atrás, Thiagobarreto disse:

Normal, geralmente demora entre 20 a 23 dias de choco observe se escuta algum piadinho dentro do ninho pois os filhotes costumam piar dentro do ovo 48 horas antes de nascer, hoje nasceu o primeiro filhote do meu casal com 21 dias de choco mais antes ele já vinha piando dentro do ovo... Você fez a ovoscopia e tem certeza que tem ovos galados ?

Então, não fiz ovoscopia como mencionei no tópico, tive medo de expulsar eles do ninho, estão muito protetores e fiquei sem saber como proceder

Link para compartilhar

4 minutos atrás, Thiagobarreto disse:

Espere mais uns 5 dias se não nascer nenhum você tira o ninho e faz a ovoscopia mais se em 5 dias não nascer pode ser que não estavam galados

Cara, eu tô no trabalho e praticamente agora minha esposa diz estar ouvindo pios dentro do ninho :D ela disse que está bem audível e constante (ontem a noite ela ja havia dito que havia escutado, porém bem baixo e parou eu não consegui ouvir nada haha)! Tomara que seja filhote, quando chegar em casa você acha que convém dar uma forçada na barra e abrir o ninho pra ver ou é perigoso agitar os pais e dar algum problema?

Editado por MichelSoares
Link para compartilhar

15 minutos atrás, MichelSoares disse:

Cara, eu tô no trabalho e praticamente agora minha esposa diz estar ouvindo pios dentro do ninho :D ela disse que está bem audível e constante (ontem a noite ela ja havia dito que havia escutado, porém bem baixo e parou eu não consegui ouvir nada haha)! Tomara que seja filhote, quando chegar em casa você acha que convém dar uma forçada na barra e abrir o ninho pra ver ou é perigoso agitar os pais e dar algum problema?

Tem que deixar a natureza agir sozinha ele vai sair do ovo na hora certa, se você ajudar a tirar de dentro do ovo o filhote pode acabar morrendo, eu ainda não abrir o ninho nem vi o filhote mais hoje pela manhã observei pela entrada do ninho que o macho estava alimentando, só observe, só interfira se os pais não estiver alimentando, aí você entra com a papinha

• Obrigado 1
Link para compartilhar

27 minutos atrás, MichelSoares disse:

Os meus quando nasceram eu dei uma espiada de leve, vi que já tinham nascidos e os papos estavam cheios, fiquei mais tranquilo. 

• Obrigado 1
Link para compartilhar

1 hora atrás, Ruz disse:

Os meus quando nasceram eu dei uma espiada de leve, vi que já tinham nascidos e os papos estavam cheios, fiquei mais tranquilo. 

Legal, tô pensando em só dar uma espiada rápida tbm mas sem mexer em nada, como disse o Thiagobarreto acima, deixar a natureza agir hehe

Link para compartilhar

1 hora atrás, MichelSoares disse:

Agora que já nasceu, o que devo dar de alimentação aos pais? tem algum complemento que é bom dar?

Costumo dar sementes, couve, ovo e cenoura. Devo acrescentar mais algo que será bom para o filhote?

Brócolis e milho cozido sem sal .

• Obrigado 1
Link para compartilhar

Bom dia pessoal, há uns dois dias estava sentindo o macho muito agitado, via a gente e começava a chamar, ontem a tarde a fêmea  e o macho saíram do ninho, cheguei perto e ,eles que são super protetores nem ligaram, aí abri pra dar uma olhada e infelizmente um dos filhotes estava morto 😢

Essa agitação e atitude deles em me deixar mexer no ninho será que foi um "pedido de ajuda"?

Nas minhas contas eles estariam com 6 dias hoje, mas vi que já estão com os olhos levemente abertos e aparentemente uns canhõezinhos nas asas já aparentes (acho que é isso mesmo o nome hehe), está dentro do normal?

Assim que retirei o filhote morto e fechei o ninho os dois já entraram correndo e ficaram por lá como sempre fazem ...

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.