Milled Postado 17 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2015 Tenho uma calopsita fêmea de quase 1 ano e estou comprando um macho. O macho deve poder vir p minha casa dentro de uns 7 dias pois os pais ainda estão alimentando no bico e assim q pararem de alimentá-lo o criador irá me avisar para ir buscá-lo. A minha dúvida é : A minha se alimenta de ração balanceada Nutrópica natural e frutas + farinhada Nutrópica e sementes Megazzo. Quando o bbzinho chegar , ele deve estar com um pouco mais de 2 meses e onde ele nasceu se alimenta apenas com sementes. Como irei fazer a transição para ração balanceada como a minha já se alimenta com os dois na mesma gaiola ? Na gaiola tem um potinho com ração, outro com sementes e outro com a farinhada. Quando a minha chegou eu fiz como indicado, so tinha dois potinhos , o de ração e o de farinhada sendo o de ração fui fazendo a transição (25% ração + 75% semente ; depois 50% ração + 50% semente; depois 75% ração + 25% semente e finalmente 100% ração).E depois q ela se acostumou com a ração q introduzi o potinho so de semente para exercitar o bico. Hoje ela come de todas sendo a alimentação principal a ração. Peço o apoio de vcs de como devei fazer a introdução desta alimentação no novo filhote q esta chegando ? Será necessário comprar outra gaiola p fazer ? OU se eu deixar tudo do jeito q esta ele irá apreender com a minha ? Tenho receio de deixar do jeito q esta e ele se alimentar so do potinho de sementes q é o q esta acostumado. O q vcs me orientam ? Desde já, agradeço o apoio. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 17 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2015 Eu deixaria eles juntos, até porque como a outra já é adulta ele irá se espelhar nela e aprender rapidinho. Para facilitar a situação para ele, eu começaria do zero novamente, fazendo a mesma mistura e colocando no fundo da gaiola para ele ter fácil acesso e poder conhecer os alimentos, pois com 2 meses é difícil para eles escalarem a gaiola. Quando filhotes se você deixar ele num lugar e voltar dali a uma hora, eles continuam lá paradinho e quando se habilitam a escalar a gaiola não saem do lugar, eu muitas vezes tinha que apoiar com as mão por baixo para ajudar. Você pode deixar os potinhos separados dela no mesmo lugar, assim ele já irá se habituar as posições dos potes e onde encontrar os alimentos. Talvez você gaste um pouco mais de alimentos, mas também a transição é mais rápida. Provavelmente ela irá comer no potinho misturado, mas o intuito é esse mesmo, assim ele vê ela comendo e aprende. Quando eu faço a transição dos alimentos em filhotes eu costumo colocar +/- 60% de sementes e os outros 40% divido entre ração e farinhada, do início ao fim do processo de adaptação, por mais ou menos um mês, ou até que perceba que já está comendo de tudo, assim eles se habituam e depois eu separo os alimentos. 3 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Milled Postado 18 de Agosto de 2015 Autor Compartilhar Postado 18 de Agosto de 2015 Obrigada pelas dicas Célia Maia. Vou seguir suas orientações. Valeu. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Milled Postado 18 de Agosto de 2015 Autor Compartilhar Postado 18 de Agosto de 2015 Célia, vc acha necessário comprar a papinha Nutrópica para auxiliar na alimentação do bb. Para que ele não fique com fome ? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 18 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 18 de Agosto de 2015 Eu aqui em casa independente de ter filhotes ou alguma estar doente sempre tenho disponível um pote de papinha pequeno da alcon, para nunca ser pega de surpresa, pois quando precisamos é sempre no pior momento e nem sempre devido a horários e dias da semana temos onde achar fácil e uma calopsita quando debilitada e por falta de comida adoece e piora muito rápido. No seu caso não sabemos como o filhote estará se portando quando chegar da criadora, na maioria das vezes eles são desmamados antes do tempo devido ao grande comércio que circula nesse meio, pois os criadores visam somente o lucro que irão ter e nunca o bem estar deles, tirando muitos da papinha antes do tempo e estes ficam fracos e adoecem por falta de alimentação adequada. Quando ele chegar a sua casa, pode ser que não queira comer devido estranhar o novo lar, os novos donos e até o tipo de alimentação que irá receber, então seria benéfico você oferecer a papinha para ele pelo menos uma vez a noite antes dele dormir como reforço. Tudo dependerá de de como ele estará se alimentando, então você tem que observar bem ele e o pote de comida para ter certeza que ele está comendo, caso perceba que ele come pouco, você poderá oferecer menores quantidades pela manhã e noite, assim forçará ele a procurar alimentos e não irá dormir passando fome. A outra calopsita estando junto estimulará ele a comer sozinho, mas sempre fique observando. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Milled Postado 19 de Agosto de 2015 Autor Compartilhar Postado 19 de Agosto de 2015 Celia, já comprei a papinha ...aguardando chegar .....concordo com vc. Vc poderia me informar o que vc usa nas suas calopsitas além da alimentação. Por exemplo, me indicaram usa Glicopan de dois em dois meses, acúcar de uva durante 5 dias de cada mês . O que vc usa além da ração balanceada e sementes para manter sempre suas calos saudáveis e prevenir doenças oportunistas ? Desde já agradeço sua atenção e esclarecimentos prestados. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 19 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 19 de Agosto de 2015 A única coisa que eu costumo dar de diferente é organew e promundog que são suplementos de aminoácidos, probióticos, prebióticos, leveduras e vitaminas misturado na ração que foi orientado pelo meu veterinário atual e pelo Dr. Felipe Bath que era aqui do forum a anos atrás, pois esses não tem prescrição. Fora isso não dou mais nada, pois eles com uma alimentação variada, além da ração, sementes e farinhada já tem um balanceamento nutricional perfeito. Somente em casos de doenças eu medico eles com algum suplemento isso se for indicado pelo veterinário. Essa linha da avitrin, vitagold etc., são suplementos pobres em nutrientes, certa vez conversei com meu veterinário a respeito e ele informou que não indica esses produtos pois não são eficazes. Você pode fazer também vermifugação uma vez ao ano, mas esse da avitrin também não é eficaz, pois não elimina todos os tipos de vermes e bactérias. Eu utilizo um outro que meu veterinário indicou que elimina qualquer tipo de cepa etc. segundo ele. Não fique oferecendo esse monte de coisa indicado pelas pessoas, pois não trará nenhum benefício para ela, esses dois suplementos eu ofereço porque os veterinários me indicaram e não faz mal a eles, só traz benefícios. Também mantenho pedra de cálcio e grit para elas, nada mais. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Milled Postado 19 de Agosto de 2015 Autor Compartilhar Postado 19 de Agosto de 2015 Célia, organew e promundog tem para calopsistas ? Ou o q serve para outros animais tb serve p calopsita ? Me desculpe por tantas perguntas, mas em minha cidade não tem vet p aves. E como , qual a quantidade q vc administra para as calopsitas ? Vc v problema em juntar o bb assim q chegar ao minha calo ? Ou tenho q colocar em gaiolas separadas ? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 19 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 19 de Agosto de 2015 Não é especifico para calopsitas, organew é uma embalagem verde que é indicada para cães,gatos e passaros que você mistura 1 gr para cada 100 grs de ração (ex: Megazoo tem 350 grs então mistura um pouco mais de 3 grs), agora o promundog é uma embalagem verde com um cachorro que mistura um pouco menos da colher de medida que vem junto. (ex: Megazoo tem 350 grs então mistura um pouco menos da colherzinha da medida). Infelizmente para passaros a variedade de remédios ou suplementos é quase nenhuma, a única linha própria que existe para eles é a da avitrin, mas segundo meu veterinário dar ela e nada é igual pois é muito fraca, o antibiótico da avitrin então ele disse que se o dono quiser matar o passaro é só oferecer, pois não faz nenhum efeito e o passaro acaba morrendo. O que os veterinários fazem é utilizar os medicamentos e suplementos de cães e humanos para os passaros, adequando a posologia (quantidade) para o peso e tamanho do passaro. Quem sabe um dia um laboratório olhe para nossos passaros e resolvam investir em remédios e suplementos específicos para eles. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Milled Postado 19 de Agosto de 2015 Autor Compartilhar Postado 19 de Agosto de 2015 Então, é só colocar os dois juntos com a ração balanceada e dar continuamente ? Sem intervalos ? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 19 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 19 de Agosto de 2015 Eu costumo tirar toda a ração do pacote e num pote grande misturo os suplementos nela. Depois retorno a ração para a embalagem original e vou oferecendo. Eu dou o ano inteiro. Sempre que compro uma ração nova já "tempero" ela e ofereço continuamente. Procure comprar com a validade bem longa, pois eu que uso muito pois tenho vários tipos de passaros e rações diferentes, chega a durar 6 meses. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Milled Postado 21 de Agosto de 2015 Autor Compartilhar Postado 21 de Agosto de 2015 Tenho dúvida com relação à quantidade de Organew que devo colocar na embalagem de ração Nutrópica de 300 g pq na embalagem do Organew diz 1 a 2 g para cada kg de ração. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
salete fortes Postado 22 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 22 de Agosto de 2015 Milla eu coloco como esta escrito na embalagem . Eu uso direto é ótimo depois que comecei usar as fezes das minhas aves melhorou 100% . Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.