Ninha Postado 25 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 25 de Abril de 2019 Boa tarde, Tenho duas calopsitas machos, de quatro e um ano. O mais novo incomoda o mais velho geralmente na hora de dormir (escolhe o poleiro) e as vezes de forma que prejudica sua alimentação. Geralmente na hora de dormir briga, dá bicadas agressivas, não chega a machucar, tipo tirar sangue mas o mais velho chega a dar uns gritinhos de estressado e assustado. O mais novo comprei de agropecuária, convivia com outros e o mais velho de criadores, vivia sozinho com os pais e por três anos era nosso filho único. Quando o mais novo chegou em casa rolou um ciume mas não deixei o mais velho agredir o pequeno, hoje penso que se tivesse deixado ele brigar pela sua comida e território hoje não precisaria defende-lo. As agressões não são constantes mas fico muito irritada com isso... o mais velho só retribui a agressão se eu estiver fazendo carinho no mais novo e não der bola pra ele... aí por ciumes de mim ele espanta o outro mas sem machucar, fora isso só "apanha". O que fazer? não gostaria de separa-los de gaiola, mas já estou considerando essa possibilidade... além disso, já pensei em provocar um ciume no mais velho para que mostre para o outro que ele também pode se defender... alguma sugestão? Esse comportamento pode ser considerado normal? Alguém já passou por isso? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Joseph Postado 25 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 25 de Abril de 2019 Kkkkk Eu tenho 2 machos mansos. Daí quando faço carinho em um faço no outro. Qdo pego um pego o outro. Tento mostrar que os dois tem a mesma atenção e da certo. As vezes qdo estão no ombro o mais velho tenta espantar o mais novo, aí eu tiro um deles do ombro, ou separo um em cada ombro, e na hora de dormir tb dava briga, mas agr eles ja se acertaram e cada um tem seu espaço e se ngm invadir o do outro eles ficam de boa. Kkkk Tenta colocar outro poleiro simetricamente e na mesma altura deste que estão disputando. Tente dividir o carinho e mostrar que tem de vc para os dois. É complicado mas é a experiência que tive. Talvez outra pessoa tenha obtido sucesso de outra forma. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ninha Postado 25 de Abril de 2019 Autor Compartilhar Postado 25 de Abril de 2019 Joseph.. Sim, quando faço carinho procuro fazer nos dois, mas quando o mais novo incomoda muito o mais velho eu tiro só ele e agrado bastante as vezes até alimento fora da gaiola devido a dificuldade imposta pelo outro... Eles geralmente dormem no mesmo poleiro um de cada lado, mas antes de subirem para seus lugares (que ainda não está bem definido) o mais novo briga com o mais velho, parece que dá umas bicadas na asa, mesmo sem machucar eu percebo que ele fica triste... Vou procurar dar o mesmo carinho para os dois e ver no que dá... obrigada! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ninha Postado 25 de Abril de 2019 Autor Compartilhar Postado 25 de Abril de 2019 Pessoal... Quem tem experiências com dois machos ou casal que passou por comportamento parecido... devo me preocupar com essas brigas? devo separá-los? Ninha* Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Malu Postado 25 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 25 de Abril de 2019 @Ninha Os meus convivem maravilhosamente bem durante todo o dia, não brigam nem na hora de comer, mas quando vão escolher os poleiros pra dormir, sempre tem um estresse. Aqui é a mesma coisa, eles não se machucam, não bicam de verdade, mas ficam se provocando e um acaba dominando o outro. Já coloquei inúmeros poleiros extras, mas não adianta, às vezes todos querem dormir no mesmo canto e ficam uma meia hora fazendo um revezamento até se acertarem. rs Quando eu tinha um viveiro menor, colocar todos os poleiros na mesma altura e sempre de modo que sobrasse opções, resolveu. Eles iam se acomodando aos poucos e não brigavam. Agora com o viveiro maior eu ainda estou tentando chegar em um acordo com eles, a briga não é só pelo poleiro mais alto, mas também pela localização. rs O que eu percebo é que as vezes não é pq eles não tem opção, mas eles querem tirar os outros de perto pra mostrar quem manda mais. Mas como não são brigas violentas, eu não me preocupo muito, e eles acabam se organizando. Quanto a comida, tente colocar mais de um pote, aí fica impossível ele controlar ambos simultaneamente. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Nascimento Postado 25 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 25 de Abril de 2019 2 horas atrás, Ninha disse: Pessoal... Quem tem experiências com dois machos ou casal que passou por comportamento parecido... devo me preocupar com essas brigas? devo separá-los? Ninha* Calopsita, estresse e bicadas são sinônimos. Os meus não brigam por comida, mas por poleiro Ou por algum brinquedo vez ou outra se estranham. Normal. A pote de comida dos meus é grande. Qse um palmo de diâmetro. Coloque outros potes de comida em lugares contrários. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 26 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 26 de Abril de 2019 Parece que brigar por poleiro é o que eles mais fazem. Aqui eles sempre querem o poleiro de cima. O macho tem um pote que é só dele, nem eu posso pegar. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Ninha Postado 26 de Abril de 2019 Autor Compartilhar Postado 26 de Abril de 2019 Então... esqueci de mencionar que a gaiola tem vários potes, tenho deixado uns quatro ou cinco espalhados pela gaiola, com sementes e ração, sem contar que no decorrer do dia ofereço folhas verdes, banana e cenoura... acho que o mais novo já percebeu que não precisa disputar comida. As vezes eles até trocam comida, o mais novo sobe no pote pega ração e dá no bico do outro, me parece que ele vai no pote preferido do mais velho para forçar que se aproxime para ganhar algum carinho nele... A questão são essas bicadas antes de dormir (disputa pelo poleiro) e no decorrer do dia acontece algum mal entendido, mas o mais velho não se defende, apenas sai, isso me preocupa. Ninha* Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Nazmy Soares Postado 26 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 26 de Abril de 2019 coisa de bicho! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.