Jump to content

Comportamento de dois machos

Ninha

Posts Recomendados

Boa tarde,

Tenho duas calopsitas machos, de quatro e um ano. O mais novo incomoda o mais velho geralmente na hora de dormir (escolhe o poleiro) e as vezes de forma que prejudica sua alimentação.

Geralmente na hora de dormir briga, dá bicadas agressivas, não chega a machucar, tipo tirar sangue mas o mais velho chega a dar uns gritinhos de estressado e assustado.

O mais novo comprei de agropecuária, convivia com outros e o mais velho de criadores, vivia sozinho com os pais e por três anos era nosso filho único.

Quando o mais novo chegou em casa rolou um ciume mas não deixei o mais velho agredir o pequeno, hoje penso que se tivesse deixado ele brigar pela sua comida e território hoje não precisaria defende-lo.

As agressões não são constantes mas fico muito irritada com isso... o mais velho só retribui a agressão se eu estiver fazendo carinho no mais novo e não der bola pra ele... aí por ciumes de mim ele espanta o outro mas sem machucar, fora isso só "apanha".

O que fazer? não gostaria de separa-los de gaiola, mas já  estou considerando essa possibilidade... além disso, já pensei em provocar um ciume no mais velho para que mostre para o outro que ele também pode se defender... alguma sugestão? 😥😐

Esse comportamento pode ser considerado normal?

Alguém já passou por isso?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Kkkkk 

Eu tenho 2 machos mansos. Daí quando faço carinho em um faço no outro. Qdo pego um pego o outro. Tento mostrar que os dois tem a mesma atenção e da certo. 

As vezes qdo estão no ombro o mais velho tenta espantar o mais novo, aí eu tiro um deles do ombro, ou separo um em cada ombro, e na hora de dormir tb dava briga, mas agr eles ja se acertaram e cada um tem seu espaço e se ngm invadir o do outro eles ficam de boa. Kkkk 

Tenta colocar outro poleiro simetricamente e na mesma altura deste que estão disputando. Tente dividir o carinho e mostrar que tem de vc para os dois. É complicado mas é a experiência que tive. Talvez outra pessoa tenha obtido sucesso de outra forma.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Joseph..

Sim, quando faço carinho procuro fazer nos dois, mas quando o mais novo incomoda muito o mais velho eu tiro só ele e agrado bastante as vezes até alimento fora da gaiola devido a dificuldade imposta pelo outro...

Eles geralmente dormem no mesmo  poleiro um de cada lado, mas antes de subirem para seus lugares (que ainda não está bem definido) o mais novo briga com o mais velho, parece que dá umas bicadas na asa, mesmo sem machucar eu percebo que ele fica triste... 😥😐

Vou procurar dar o mesmo carinho para os dois e ver no que dá... obrigada!

Link para compartilhar

@Ninha Os meus convivem maravilhosamente bem durante todo o dia, não brigam nem na hora de comer, mas quando vão escolher os poleiros pra dormir, sempre tem um estresse. Aqui é a mesma coisa, eles não se machucam, não bicam de verdade, mas ficam se provocando e um acaba dominando o outro. Já coloquei inúmeros poleiros extras, mas não adianta, às vezes todos querem dormir no mesmo canto e ficam uma meia hora fazendo um revezamento até se acertarem. rs Quando eu tinha um viveiro menor, colocar todos os poleiros na mesma altura e sempre de modo que sobrasse opções, resolveu. Eles iam se acomodando aos poucos e não brigavam. Agora com o viveiro maior eu ainda estou tentando chegar em um acordo com eles, a briga não é só pelo poleiro mais alto, mas também pela localização. rs O que eu percebo é que as vezes não é pq eles não tem opção, mas eles querem tirar os outros de perto pra mostrar quem manda mais. Mas como não são brigas violentas, eu não me preocupo muito, e eles acabam se organizando.

Quanto a comida, tente colocar mais de um pote, aí fica impossível ele controlar ambos simultaneamente.  

• Gostei 1
Link para compartilhar

2 horas atrás, Ninha disse:

Pessoal...

Quem tem experiências com dois machos ou casal que passou por comportamento parecido... devo me preocupar com essas brigas? devo separá-los?

Ninha*

Calopsita, estresse e bicadas são sinônimos. Os meus não brigam por comida, mas por poleiro Ou por algum brinquedo vez ou outra se estranham. Normal. 

A pote de comida dos meus é grande. Qse um palmo de diâmetro. Coloque outros potes de comida em lugares contrários.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Então... esqueci de mencionar  que a gaiola tem vários potes, tenho deixado uns quatro ou cinco espalhados pela gaiola, com sementes e ração, sem contar que no decorrer do dia ofereço folhas verdes, banana e cenoura... acho que o mais novo já percebeu que não precisa disputar comida. As vezes eles até trocam comida, o mais novo sobe no pote pega ração e dá no bico do outro, me parece que ele vai no pote preferido do mais velho para forçar que se aproxime para ganhar algum carinho nele...xD

A questão são essas bicadas antes de dormir (disputa pelo poleiro) e no decorrer do dia acontece algum mal entendido, mas o mais velho não se defende, apenas sai, isso me preocupa.🙄

Ninha*

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.