TarcisoSouza Postado 28 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2019 Bom dia, tenho uma calopsita fêmea lutino cara branca que possue aquela falha na cabecinha (careca), dei ela pra minha namorada para acasalar com o macho cara branca dela, tiveram filhotes mas na segunda postura os ovos que ela botava estavam fracos, alguns até sem casca, depois da terceira a postura com o mesmo problema decidimos tirar o ninho e daí veio outro problema. Por ela já ser casal não quis deixá-la sozinha e ela continuou na casa da minha namorada, só que nessa semana as penas delas (parte de cima da asa, penas próxima ao rosto) estão caindo e já fica evidente a falta de penas em algumas partes. Alguém que já tenha visto algo parecido ou saiba oq pode ser poderia ajudar? Desde já agradeço! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 28 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2019 Posta fotos pra ajudar. 3 opções: ou o macho está arrancando, ou ela está se mutilando ou está numa muda ruim. Quanto tempo deu de uma postura à outras? No mínimo uns 3 meses? Esses ovos assim é por falta de nutrientes, cálcio por exemplo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Nascimento Postado 28 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2019 1 hora atrás, TarcisoSouza disse: Bom dia, tenho uma calopsita fêmea lutino cara branca que possue aquela falha na cabecinha (careca), dei ela pra minha namorada para acasalar com o macho cara branca dela, tiveram filhotes mas na segunda postura os ovos que ela botava estavam fracos, alguns até sem casca, depois da terceira a postura com o mesmo problema decidimos tirar o ninho e daí veio outro problema. Por ela já ser casal não quis deixá-la sozinha e ela continuou na casa da minha namorada, só que nessa semana as penas delas (parte de cima da asa, penas próxima ao rosto) estão caindo e já fica evidente a falta de penas em algumas partes. Alguém que já tenha visto algo parecido ou saiba oq pode ser poderia ajudar? Desde já agradeço! Qual o intervalo de tempo dessas posturas ai? E qual a alimentação dela? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
TarcisoSouza Postado 28 de Abril de 2019 Autor Compartilhar Postado 28 de Abril de 2019 27 minutos atrás, Nascimento disse: Qual o intervalo de tempo dessas posturas ai? E qual a alimentação dela? Foram três posturas em média de seis meses, a alimentação é ração Reino das aves gold mix, mas dou tbm milho verde pré cozido uma vez por semana, couve e pão de duas a três vezes por semana. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Nascimento Postado 28 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2019 (editado) 20 minutos atrás, TarcisoSouza disse: Foram três posturas em média de seis meses, a alimentação é ração Reino das aves gold mix, mas dou tbm milho verde pré cozido uma vez por semana, couve e pão de duas a três vezes por semana. 3 posturas em 6 meses é MUITO. Isso debilita a ave. O mais recomendado é 3 ou no máximo, no máximo 4 durante o ano. Com intervalos de 3 meses, pelo menos.NÃO DÊ PÃO PRA SUA AVE. NADA DO TIPO COMO PÃO, TORRADA, BOLO, BOLACHA. Esses alimentos tem muito sódio, açúcar, fermento, carbos. Nem nos devemos comer isso com frequência, qnt mais um animal tão pequeno e com fisiologia frágil. De resto, a alimentação parece boa. Sua ave pode ta estressada e arrancando as próprias penas. Ela tem uma boa ambientação na gaiola? Com distrações etc?? Vários fatores podem estressar essas aves, inclusive posturas seguidas em tao pouco tempo. Só se deixa ninho em gaiola qnd quer reprodução. O restante do tempo se tira pra justamente nao induzir reproduções. No mais, faça uma visita ao veterinário. Editado 28 de Abril de 2019 por Nascimento Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
TarcisoSouza Postado 28 de Abril de 2019 Autor Compartilhar Postado 28 de Abril de 2019 12 minutos atrás, Nascimento disse: 3 posturas em 6 meses é MUITO. Isso debilita a ave. O mais recomendado é 3 ou no máximo, no máximo 4 durante o ano. Com intervalos de 3 meses, pelo menos.NÃO DÊ PÃO PRA SUA AVE. NADA DO TIPO COMO PÃO, TORRADA, BOLO, BOLACHA. Esses alimentos tem muito sódio, açúcar, fermento, carbos. Nem nos devemos comer isso com frequência, qnt mais um animal tão pequeno e com fisiologia frágil. De resto, a alimentação parece boa. Sua ave pode ta estressada e arrancando as próprias penas. Ela tem uma boa ambientação na gaiola? Com distrações etc?? Vários fatores podem estressar essas aves, inclusive posturas seguidas em tao pouco tempo. Só se deixa ninho em gaiola qnd quer reprodução. O restante do tempo se tira pra justamente nao induzir reproduções. No mais, faça uma visita ao veterinário. Obrigado pelas dicas. Vou trazê-la de volta para minha casa, no viveiro dela tem alguns brinquedos que ela adorava brincar e vou parar com os pães como vc citou. Já fiz o pedido para exame no laboratório Ampligem pq aki na minha cidade e nas próximas eu não achei nenhum veterinário especializado em aves, tomara q ela não piore até ter os resultados. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Malu Postado 28 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 28 de Abril de 2019 Mas se ela estiver arrancando as penas por estresse, separar ela do macho e mudar de ambiente pode piorar a situação, não? Uma vez que eles formam casal, eles ficam juntos pra la e pra cá, dormem perto um do outro. E quando a gente tem que separar eles temporariamente por algum motivo, eles ficam se chamando o tempo todo. Se fosse eu, não separaria, a menos que o macho esteja batendo nela, mas aí o comportamento dele deve ser por conta das posturas seguidas, como os meninos falaram. E tirar o ninho e impedir que eles choquem por um tempo já resolveria, não precisaria separar eles em definitivo. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Nascimento Postado 29 de Abril de 2019 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2019 9 horas atrás, TarcisoSouza disse: Obrigado pelas dicas. Vou trazê-la de volta para minha casa, no viveiro dela tem alguns brinquedos que ela adorava brincar e vou parar com os pães como vc citou. Já fiz o pedido para exame no laboratório Ampligem pq aki na minha cidade e nas próximas eu não achei nenhum veterinário especializado em aves, tomara q ela não piore até ter os resultados. 1 hora atrás, Malu disse: Mas se ela estiver arrancando as penas por estresse, separar ela do macho e mudar de ambiente pode piorar a situação, não? Uma vez que eles formam casal, eles ficam juntos pra la e pra cá, dormem perto um do outro. E quando a gente tem que separar eles temporariamente por algum motivo, eles ficam se chamando o tempo todo. Se fosse eu, não separaria, a menos que o macho esteja batendo nela, mas aí o comportamento dele deve ser por conta das posturas seguidas, como os meninos falaram. E tirar o ninho e impedir que eles choquem por um tempo já resolveria, não precisaria separar eles em definitivo. Eu tbm nao separaria. Só faria oq eu disse 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.