Jump to content

Processo de amansar: é possível perder a confiança da calopsita pra sempre ou elas esquecem?

roni e nino

Posts Recomendados

Amigas, descobri o fórum hoje pelo google e vim aqui tirar uma dúvida mas primeiro vejam o que aconteceu: 

Há quase 3 semanas eu trouxe uma calopsita pra casa que estava em péssimas condições na loja, ele estava lá há pelo menos um ano (eu visitei a loja pelo menos 6 vezes de setembro 2018 até maio desse ano e ele sempre estava lá) pois ninguém queria ele talvez por ser um cinza normal, a gaiola IMUNDA não tinha NADA além de uma tigela quebrada com semente de girassol purinha pra se alimentar e outra tigela de água suja, não tinha luz UV, nem brinquedos, nem acesso à luz do sol nem contato humano e o poleiro era fino e todo roído e pra piorar ainda agarraram ele com uma luva pra colocar na caixa, enfim, uma situação horrenda então eu trouxe ele pra casa antes que ele fosse parar em um lar ruim 

Hoje quase 3 semanas depois aqui em casa, ele já come ração super premium, canta a tarde toda, toma banho de sol toda manhã, adora brócolis e "aceita" que eu fique perto dele e troque a água e comida sem se debater todo, até canta quando eu me apoximo e sento do lado da gaiola, ele também adora ficar olhando os passaros voando e o avião quando passa kkkkk estamos no processo de amansar e vendo uns vídeos hoje eu vi que não tem como amansar com ele na gaiola e pra isso eu ia precisar aparar as asas dele

Eu sei aparar do jeito certo e uso um pano no lugar da luva pra eles não associarem o momento com a mão, mas como ele ainda não é manso eu tenho medo de que ele fique com raiva de mim kkkk é possível que ele me odeie ou elas esquecem com o tempo? Eu quero dar pra elea melhor vida possível e pretendo uma visita ao veterinário quando ele estiver manso 

• Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bom, falando da minha experiência, ódio eterno, acho que não. rs Sempre que eu faço alguma coisa que eles não gostam, quando eu tenho que pegar alguém pra separar e levar no vet, por exemplo, ou mudar de gaiola, ou quando eu entro no viveiro com alguma coisa estranha na mão, depois do ocorrido, às vezes, eles ficam vários dias fugindo de mim, mas sempre passa com o tempo. É um pouco frustrante, pq vc vai construindo toda uma amizade, e de repente vc faz alguma coisa que deixa eles desconfiados de novo, é tipo um retrocesso. Mas aos poucos eles esquecem. É bom você deixar ele mais quietinho, sempre que fizer alguma coisa que ele não gosta, cortou as asas, deixa ele uns dois dias na dele, só troca a comida e deixa ele num lugar calmo, sem mexer muito com ele. Quando vc trocar a comida e ele parar de fugir de novo, vc volta a interagir. Tem que ter muita calma mesmo.

• Gostei 1
  • Obrigado 1
Link para compartilhar

Depende, se vc fizer algum movimento brusco várias vezes ele pode reconhecer vc como perigo, e não gostar de vc. 

Deixa ele se acostumar primeiro.

Não solte ainda, vc pode achar que ele está manso, mas ele pode tentar fugir a qualquer oportunidade.

Vai conquistando ele com petiscos, e conversando com ele. Não pegue ele por cima,  esse movimento é o que predadores fazem. Deixa ele sair sozinho quando ele estiver mais "amigo".(com asas aparadas)

Obs: Mesmo subindo no dedo cantando ou ficando solto, ele não vai deixar fazer carinho, segurar ou de aproximar de +.

Apare as asas, pois ele ainda vai querer fugir.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Em 03/06/2019 at 13:48, Malu disse:

É bom você deixar ele mais quietinho, sempre que fizer alguma coisa que ele não gosta, cortou as asas, deixa ele uns dois dias na dele, só troca a comida e deixa ele num lugar calmo, sem mexer muito com ele. Quando vc trocar a comida e ele parar de fugir de novo, vc volta a interagir. Tem que ter muita calma mesmo.

Eu resolvi que não vou cortar a asa por enquanto porque eu morro de medo de machucar ele, me disseram que é possivel sim amansar ele dentro da gaiola então eu vou fazer tudo aos poucos ja que com só 20 dias que ele ta aqui comigo ele ja come e canta perto de mim e não se assusta tanto quando eu preciso trocar a agua e colocar mais ração 

Em 03/06/2019 at 15:38, SAM 3 disse:

Depende, se vc fizer algum movimento brusco várias vezes ele pode reconhecer vc como perigo, e não gostar de vc. 

Deixa ele se acostumar primeiro.

Vai conquistando ele com petiscos, e conversando com ele. Não pegue ele por cima,  esse movimento é o que predadores fazem. Deixa ele sair sozinho quando ele estiver mais "amigo".(com asas aparadas)

Eu tinha pensado nisso dele me reconhecer como "perigo" e não gostar de mim, soltar mesmo que em um quarto fechado tambem não parece que dá muito certo, tem 20 dias que eu trouxe ele pra casa e ele começou a se acostumar bem mais rápido que o irmão dele mas eu acho que é melhor mesmo esperar mais um pouco 

Eu ofereci o girassol que ele tanto gosta pela grade da gaiola mas ele só olhava pra mão indeciso se ia ou não, vou continuar fazendo isso de conversar com ele e sentar perto dele antes de oferecer um petisco 

• Gostei 1
Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.