Eliabe e Maria Postado 16 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 16 de Setembro de 2015 Bom Dia Pessoal...Para aqueles que me conhece, sabem que direto estou abrindo tópicos para tirar dúvidas, mais faço isso para o bem das minhas Calopsitas, eu e minha noiva amamos MT elas ...Hoje a dúvida é... Como vcs sabem o meu casal está em epoca de reprodução, já faz uma semana ou mais que a minha fêmea está botando e ainda nada dos dois chocarem... E o macho está batendo muito nela, o pezinho dela já está todo machucado e a cabecinha dela e pescoço já não tem mais nenhuma pena... Oque eu faço? Tiro o ninho? Separo os dois? Caso os ovos estejam galados deixo ou retiro? E a minha mãe andou observando, que toda vez que ela entra no ninho, o macho entra atrás batendo nela para ela sair do ninho... Isso é normal?Quero o melhor para o meu casal e para os ovos (caso estejam realmente galados)... A última vez que meu macho cruzou com a fêmea foi segunda-feira... E o macho não deixa a fêmea permanecer no ninho... Os dois normalmente estão dormindo fora do ninho... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Amily Postado 16 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 16 de Setembro de 2015 Eliabe e Maria, infelizmente o melhor vai ser separar os dois! Já que a fêmea da sinais de querer chocar os ovos deixe ela junto ao ninho! Isso pode acontecer por vários motivos, ciumes, territorialismo, ou, o macho ainda quer copular! 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliabe e Maria Postado 16 de Setembro de 2015 Autor Compartilhar Postado 16 de Setembro de 2015 Eliabe e Maria, infelizmente o melhor vai ser separar os dois! Já que a fêmea da sinais de querer chocar os ovos deixe ela junto ao ninho! Isso pode acontecer por vários motivos, ciumes, territorialismo, ou, o macho ainda quer copular!Direto ele meio que tenta pegar ela a forca e ela começa a gritar e fugir dele, daí depois ele começa a bater nela sem do... Só umas 4 vezes que ela deixou ele cruzar com ela, q foi quando ele botou os ovos, agora ela não deixa mais e ele tbm não para de bater nela...Deixo ele em outra gaiola? Ela conseguira cuidar do ninho sozinha? Ou apenas retiro o ninho e deixo os dois juntos? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Amily Postado 16 de Setembro de 2015 Solução Compartilhar Postado 16 de Setembro de 2015 Deixe ele em outra gaiola! É um pouco pesado pra fêmea fazer tudo só, mas ela vai dar conta! No 5º dia após a postura você pode fazer a ovoscopia! Quando eles nascerem você pode tentar introduzir o macho novamente, se não der certo, tente dar uma ajudada com a alimentação dos filhotes! 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 16 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 16 de Setembro de 2015 Alguns machos tem por habito mutilar a fêmea em época de reprodução, depois ele inquieta e volta ao normal. Pela sua narrativa ela já está muito mutilada por conta das agressões que vem sofrendo. A única forma seria separar o casal e deixar somente a fêmea com os ovos para ela chocar, mas isso traria um desgaste físico muito grande para ela e o macho iria acabar com a sua paz, pois gritaria o dia todo até que você juntasse eles novamente. Se fosse comigo eu retiraria o ninho e não deixaria eles chocarem, pois acho judiação deixarmos uma situação como essa mais por nosso prazer pessoal em fazer criação. Vale lembrar que não irá acabar com as agressões de imediato, pois enquanto não acabar esse ciclo ele irá agir assim, então eles terão que ser supervisionados para evitar futuras agressões. Eu descartaria os ovos e nem faria ovoscopia, para depois não ter nenhum remorso, pois acho que acabar com o sofrimento da fêmea compensa qualquer ato. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Amily Postado 16 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 16 de Setembro de 2015 (editado) Alguns machos tem por habito mutilar a fêmea em época de reprodução, depois ele inquieta e volta ao normal. Pela sua narrativa ela já está muito mutilada por conta das agressões que vem sofrendo. A única forma seria separar o casal e deixar somente a fêmea com os ovos para ela chocar, mas isso traria um desgaste físico muito grande para ela e o macho iria acabar com a sua paz, pois gritaria o dia todo até que você juntasse eles novamente. Se fosse comigo eu retiraria o ninho e não deixaria eles chocarem, pois acho judiação deixarmos uma situação como essa mais por nosso prazer pessoal em fazer criação. Vale lembrar que não irá acabar com as agressões de imediato, pois enquanto não acabar esse ciclo ele irá agir assim, então eles terão que ser supervisionados para evitar futuras agressões. Eu descartaria os ovos e nem faria ovoscopia, para depois não ter nenhum remorso, pois acho que acabar com o sofrimento da fêmea compensa qualquer ato.Nhai, eu morro de dó de tirar os ovinhos! Mas, realmente, pensando por esse lado, talvez o melhor seja deixar pra próxima... Editado 16 de Setembro de 2015 por Amily 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliabe e Maria Postado 16 de Setembro de 2015 Autor Compartilhar Postado 16 de Setembro de 2015 Alguns machos tem por habito mutilar a fêmea em época de reprodução, depois ele inquieta e volta ao normal. Pela sua narrativa ela já está muito mutilada por conta das agressões que vem sofrendo. A única forma seria separar o casal e deixar somente a fêmea com os ovos para ela chocar, mas isso traria um desgaste físico muito grande para ela e o macho iria acabar com a sua paz, pois gritaria o dia todo até que você juntasse eles novamente. Se fosse comigo eu retiraria o ninho e não deixaria eles chocarem, pois acho judiação deixarmos uma situação como essa mais por nosso prazer pessoal em fazer criação. Vale lembrar que não irá acabar com as agressões de imediato, pois enquanto não acabar esse ciclo ele irá agir assim, então eles terão que ser supervisionados para evitar futuras agressões. Eu descartaria os ovos e nem faria ovoscopia, para depois não ter nenhum remorso, pois acho que acabar com o sofrimento da fêmea compensa qualquer ato.Não tem nenhuma chance do comportamento dele mudar?Hoje depois que cheguei do servico me deparei com os dois dentro do ninho, e ele estava cantando...Até agora não vi agreções... Caso ele continue a multilar ela, irei ter que sacrificar os ovos mesmo, porque ele não vive mais longe dela... Antigamente quando eu tirava ela da gaiola para brincar (porque ela é mansa e ele não), ele já fazia maior escarseu na gaiola... E outra informação...Minha mãe disse que ele estava cruzando com ela ontem ainda, então acho que ela estava botando quando cheguei...Essa reprodução esta demorando bastante... Não sei se porque é minha primeira, eu estou impaciente...kkkMais se as agreções continuar, irei sacrificar os ovos mesmo, é uma pena, mais fazer oque :/... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 17 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 17 de Setembro de 2015 Existem chances de ele parar sim, eu tenho caso aqui em casa que acontecia isso mas no decorrer do ciclo ele acalmou e parou de mutilar a fêmea, mas eu como fico em casa direto quando houvia eles acasalando que é quando ocorre essas brigas, eu ficava de longe monitorando e chamava a atenção dele quando ele tentava machucar ela, dai ele parava se não parasse eu intervia com as mãos separando ele. Você para ariscar deixar teria que fazer o mesmo, ficar monitorando para quando acontecer alguma briga afastar ele dela naquele momento, pois depois ele fica tranquilo e passa. São apenas momentos que acontecem essas brigas e pelo que eu vi nos meus são sempre nos momentos que vão acasalar, no geral eles se comportam bem um com o outro. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliabe e Maria Postado 17 de Setembro de 2015 Autor Compartilhar Postado 17 de Setembro de 2015 Existem chances de ele parar sim, eu tenho caso aqui em casa que acontecia isso mas no decorrer do ciclo ele acalmou e parou de mutilar a fêmea, mas eu como fico em casa direto quando houvia eles acasalando que é quando ocorre essas brigas, eu ficava de longe monitorando e chamava a atenção dele quando ele tentava machucar ela, dai ele parava se não parasse eu intervia com as mãos separando ele. Você para ariscar deixar teria que fazer o mesmo, ficar monitorando para quando acontecer alguma briga afastar ele dela naquele momento, pois depois ele fica tranquilo e passa. São apenas momentos que acontecem essas brigas e pelo que eu vi nos meus são sempre nos momentos que vão acasalar, no geral eles se comportam bem um com o outro.Os meus nunca foram de brigar tbm, sempre se dão muito bem um com o outro... Depois que coloquei o ninho para eles se acasalarem, que ele começou a bater nele... Tanto que ele não vive mais longe dela, e nem ela dele... Quando separou os dois, fica gritaria dos dois lados, até eu juntar de novo...A e hoje cedo antes de vim trabalhar, Me deparei com a minha fêmea dentro do ninho, e o macho tava de boa comendo, (não tentou tirar ela a forca como minha mãe falava)... Vamos ver se quando eu chegar em casa irei me deparar com algum dos dois chocando... Espero que de tudo certo, ainda tenho esperanças... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 17 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 17 de Setembro de 2015 Essas brigas são momentâneas, não teria como afirmar o que causa esses conflitos no macho, a única coisa que posso afirmar é que são brigas momentâneas ocasionadas por motivo do ciclo reprodutivo e tenho observado que os machos que fazem isso é sempre no momento do acasalamento, enquanto estão no rala e rola eles vão mordendo e arrancando as penas das fêmeas, acho que é os hormônios que estão bombando e deixam eles sem noção do que estão fazendo. Depois tudo volta ao normal, não tem porque separar eles depois, o carinho que um tem pelo outro não acaba nem que você separe eles. Somente digo para tirar o ninho é porque ele machuca muito ela nesse período e eu acho que é judiar demais. Pode ser que em outra reprodução ele não haja dessa forma. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Eliabe e Maria Postado 17 de Setembro de 2015 Autor Compartilhar Postado 17 de Setembro de 2015 Essas brigas são momentâneas, não teria como afirmar o que causa esses conflitos no macho, a única coisa que posso afirmar é que são brigas momentâneas ocasionadas por motivo do ciclo reprodutivo e tenho observado que os machos que fazem isso é sempre no momento do acasalamento, enquanto estão no rala e rola eles vão mordendo e arrancando as penas das fêmeas, acho que é os hormônios que estão bombando e deixam eles sem noção do que estão fazendo. Depois tudo volta ao normal, não tem porque separar eles depois, o carinho que um tem pelo outro não acaba nem que você separe eles. Somente digo para tirar o ninho é porque ele machuca muito ela nesse período e eu acho que é judiar demais. Pode ser que em outra reprodução ele não haja dessa forma. Muito obrigado por todas as dicas Celia... Acho que agora ira se dar bem, ele já está deixando ela entrar no ninho... Caso ele comece a bater nela, daí irei tirar o ninho de vez... Mais isso são coisas da natureza neh...rsrs Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.