Jump to content

Coriza e inflamação de terceira pálpebra

Luana Matos

Posts Recomendados

Boa tarde, como estão vocês?

Há duas semanas chegou uma calopsita perdida em minha casa e desde então tenho cuidado dela. Ainda é nova e aparentava estar hígida (saudável). Penas, bico, unhas, mucosas oculares, tudo ok até então.

Após alguns dias percebi que ela estava coçando o nariz com mais frequência, além de espirrar. O motivo desses sinais clínicos terem começado ainda são desconhecidos, pois há vários fatores presentes, como a idade dela e o stress de adaptação. Eu sempre a mantenho longe de qualquer corrente de ar, mas tenho receio que o ventinho que entra pela veneziana da janela possa ter causado algo. É um arzinho quase imperceptível, mas por se tratar de uma ave bem jovem, também estou considerando este fator.

Com o surgimento desses sinais clínicos, felizmente o apetite não foi afetado e ela continua ativa. A temperatura dela também está ok (41,5°C na última aferição). Tornei os banhos de sol mais frequentes (sempre pela manhã ou final da tarde) e continuo colocando vitamina no bebedouro (Avitrin PS). Comprei uma farinhada (Nutropica), mas ela ainda não se adaptou bem, então estou ofertando aos poucos (até porque nesta situação não é bom deixá-la muito tempo sem comer).

Tenho observado a natureza da coriza, que felizmente não apresentou alteração de coloração ou consistência, o que no momento me faz descartar uma afecção bacteriana. Felizmente, ela também não está tendo oscilação caudal. Está respirando bem, mas raramente observo que a coriza aumenta um pouco. Para aliviar a coriza, estou administrando uma vez ao dia um antialérgico por via oral numa posologia adequada.

Hoje pela manhã observei que sua terceira pálpebra do olho esquerdo está um pouco inflamada, sendo possível vê-la. Acredito que o indicado para esta situação seria um anti-inflamatório, porém não quero administrar no momento, pois não há considerável hiperemia (vermelhidão) e nem irritação a ponto dela estar inquieta.

Por fim, vocês têm algo a dizer/alguma recomendação para essa situação? Pode ser algum tipo de rinite alérgica? Ainda me sinto no escuro com tudo isso, mas tenho observado ela durante todo o dia, e espero que sua imunidade ajude a debelar essa possível alergia.

Editado por Luana Matos
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

8 horas atrás, Luana Matos disse:

Boa tarde, como estão vocês?

Há duas semanas chegou uma calopsita perdida em minha casa e desde então tenho cuidado dela. Ainda é nova e aparentava estar hígida (saudável). Penas, bico, unhas, mucosas oculares, tudo ok até então.

Após alguns dias percebi que ela estava coçando o nariz com mais frequência, além de espirrar. O motivo desses sinais clínicos terem começado ainda são desconhecidos, pois há vários fatores presentes, como a idade dela e o stress de adaptação. Eu sempre a mantenho longe de qualquer corrente de ar, mas tenho receio que o ventinho que entra pela veneziana da janela possa ter causado algo. É um arzinho quase imperceptível, mas por se tratar de uma ave bem jovem, também estou considerando este fator.

Com o surgimento desses sinais clínicos, felizmente o apetite não foi afetado e ela continua ativa. A temperatura dela também está ok (41,5°C na última aferição). Tornei os banhos de sol mais frequentes (sempre pela manhã ou final da tarde) e continuo colocando vitamina no bebedouro (Avitrin PS). Comprei uma farinhada (Nutropica), mas ela ainda não se adaptou bem, então estou ofertando aos poucos (até porque nesta situação não é bom deixá-la muito tempo sem comer).

Tenho observado a natureza da coriza, que felizmente não apresentou alteração de coloração ou consistência, o que no momento me faz descartar uma afecção bacteriana. Felizmente, ela também não está tendo oscilação caudal. Está respirando bem, mas raramente observo que a coriza aumenta um pouco. Para aliviar a coriza, estou administrando uma vez ao dia um antialérgico por via oral numa posologia adequada.

Hoje pela manhã observei que sua terceira pálpebra do olho esquerdo está um pouco inflamada, sendo possível vê-la. Acredito que o indicado para esta situação seria um anti-inflamatório, porém não quero administrar no momento, pois não há considerável hiperemia (vermelhidão) e nem irritação a ponto dela estar inquieta.

Por fim, vocês têm algo a dizer/alguma recomendação para essa situação? Pode ser algum tipo de rinite alérgica? Ainda me sinto no escuro com tudo isso, mas tenho observado ela durante todo o dia, e espero que sua imunidade ajude a debelar essa possível alergia.

Levando em consideração que eles não ficam resfriados, poderia sim ser alergia a algo, como produtos de limpeza. Mas o que preocupa um pouco é essa infeção na pálpebra. É um sinal de alerta, pois algumas alterações na região ocular e adjacências podem ser sintoma de doença grave, enquanto que para nós, humanos, não é algo preocupante. Não digo que seja algo grave, mas é bom acompanhar a evolução ou remissão dessa pequena irritação, por precaução .

Aconselho a não ministrar nenhum remédio sem orientação veterinária, principalmente se não for de uso veterinário. Ao contrario de cães e gatos, um remédio administrado indevidamente para aves pode ter efeito tóxico.

Poste uma foto da calopsita para eu dar uma olhada. Há um tamanho máximo de arquivo, mas você pode postar em outro lugar e colar o link aqui.

Editado por CARONE
correção
Link para compartilhar

1 hora atrás, CARONE disse:

Ao contrario de cães e gatos, um remédio administrado indevidamente para aves pode ter efeito tóxico.

Poste uma foto da calopsita para eu dar uma olhada. Há um tamanho máximo de arquivo, mas você pode postar em outro lugar e colar o link aqui.

Qualquer medicamento, mesmo usado em cães ou gatos, pode levar à intoxicação. Talvez em aves e répteis haja um fator leve ao agravamento, que é o sistema porta renal, mas neste caso como é um medicamento de administração oral, fico um pouco mais tranquila. Mas, de qualquer forma, concordo que administrar medicamento no momento possa não seja o melhor a se fazer. Pretendia apenas aliviar um pouco a coriza.

Envio a foto amanhã (espero lembrar 😅), pois agora já está tarde

• Gostei 1
Link para compartilhar

11 horas atrás, Luana Matos disse:

Qualquer medicamento, mesmo usado em cães ou gatos, pode levar à intoxicação. Talvez em aves e répteis haja um fator leve ao agravamento, que é o sistema porta renal, mas neste caso como é um medicamento de administração oral, fico um pouco mais tranquila. Mas, de qualquer forma, concordo que administrar medicamento no momento possa não seja o melhor a se fazer. Pretendia apenas aliviar um pouco a coriza.

Envio a foto amanhã (espero lembrar 😅), pois agora já está tarde

Sim, sistema porta-hepático renal. Você é praticamente uma veterinária!!Tenho certeza que sua calopsita está em boas mãos.😉🙏

Link para compartilhar

1 hora atrás, CARONE disse:

Sim, sistema porta-hepático renal. Você é praticamente uma veterinária!!Tenho certeza que sua calopsita está em boas mãos.😉🙏

Moça, não me lembra isso porque eu ainda não sei o que vou fazer da vida depois que formar #criseexistencial 😂😂😂

As fotos:

https://i.imgur.com/jUCpYjN.jpg
https://imgur.com/a/gPSVbxL
https://i.imgur.com/qxFBG8Z.jpg (nessa foto ele parece magro, mas a quilha não está proeminente assim pessoalmente)

Editado por Luana Matos
Link para compartilhar

20 minutos atrás, Luana Matos disse:

Moça, não me lembra isso porque eu ainda não sei o que vou fazer da vida depois que formar #criseexistencial 😂😂😂

As fotos:

https://i.imgur.com/jUCpYjN.jpg
https://imgur.com/a/gPSVbxL
https://i.imgur.com/qxFBG8Z.jpg (nessa foto ele parece magro, mas a quilha não está proeminente assim pessoalmente)

Eu não sou moça, sou moço, e sua calopsita não é "ele", é "ela" ( a não ser que tenha menos de 09 meses de idade).😅😂

Quanto ao olho, me parece conjuntivite. Você não conhece outro( a) veterinário (a) especializado que possa fazer exames e receitar algum colírio?🙂

Link para compartilhar

13 minutos atrás, CARONE disse:

Eu não sou moça, sou moço

Perdão kkk

Eu acho que tem menos de 09 meses sim. A coordenação motora dela é muito de filhote ainda, e tem pouca destreza pra subir e descer na gaiola (demonstra muita insegurança, sabe?). Por esse motivo eu chuto uns 3 a 4 meses. Estava na esperança de que com a muda de um ano pudesse saber com mais clareza. Cheguei até a apalpar ali próximo à cloaca e achei diferente dos meus outros calopsitas (que são todos machos), mas como ainda é jovem pode ser que haja o estreitamento né?

Quanto à conhecer veterinários especializados, sim, conheço alguns (que formaram recentemente e atuam na área e dois professores também). Vou procurar saber se estão atendendo a domicílio, pois com essa pandemia eu acho melhor evitar ir até as clínicas.

Link para compartilhar

Muito bonito(a)  seu / sua bebê! Se  for macho, com um ano ficará com o corpinho todo cinza e com a cara amarela. Se for fêmea, continuará com o mesmo padrão de cores que tem agora. Mas se realmente for macho, com 07 ou 08 meses já dará pra notar a predominância do cinza nas costas.

Espero que seja apenas uma leve irritação nos olhos e logo ele(a) fique bem 😍

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.