Jump to content

Calopsita se alimentando mal e comendo menos

GabrielaV

Posts Recomendados

Boa tarde a todos!

Sou nova aqui no fórum, apesar de já ter vindo aqui muitas vezes para ler o conhecimento compartilhado que é muito esclarecedor e útil. Porém, decidi fazer esse post pedindo ajuda e orientação, já que cada caso é um caso e não consegui encontrar um semelhante ao meu, ou o que tentei fazer não foi muito bem sucedido.

Introdução: Enfim. Há quase dois meses, adquiri duas calopsitas, uma acabou morrendo de doença e, quando foi substituída por outra, a que restou do par anterior também faleceu. Aí ficou uma única calopsita, a mais recém adquirida, que conseguimos tratar a tempo no veterinário especializado e hoje está bem. É um macho silvestre que está com 5 meses (descobrimos que é macho há dois dias pela sexagem haha, compramos como fêmea do criador).

Esse macho ficou um mês sendo tratado com medicamentos, sendo 15 dias medicado na papinha, inicialmente estava com 70g e ao final do tratamento ficou com 84g. Ele estava primariamente com uma bactéria que afetava o pâncreas e fígado e absorção de amido, então também tinha na comida dele um pózinho com amido e outras "enzimas". Também estava com pneumonia e tomando remédio para não dar candidíase, que as outras que morreram estavam com.

O Problema: Agora, há quase um mês desde que não toma mais os medicamentos e o pózinho, fomos acompanhando o peso dele. Uma semana depois do fim do tratamento, chegou a ficar com 87g, mas desde então tem caído lentamente, hoje estando com 79g.

Acho que pode ser ser má alimentação, pois ele só come mix de sementes da Megazoo, mas nem come todas as sementes que deveria, só as que ele quer. Misturo com um pouco farinhada e extrusada, mas ele não come estas, apenas belisca as extrusadas e talvez acabe engolindo um tiquinho da farinhada. Ele também não come ovo, legumes ou frutas como banana e milho de jeito nenhum, nem deixando na gaiola nem dando para ele solto ou no colo. Outra coisa, é que ele tem comido menos desde que acabou o tratamento. Não sei se é porque ele era guloso por ser filhote ou por estar doente, e agora está normalizando o apetite, ou se tem algum problema.

Passei a dar multivitamínico e vitamina C todo dia já faz uma semana, que o próprio vet falou que poderia dar, estou dando de gota em gota no bico, mas ele sacode a cabeça e não quer tomar e faz uma sujeirada kkk, então tem que ter bastante paciência ou pegar à força. Se eu misturo na água, ele toma bem menos água, acho que não gosta do sabor.

Tentei deixar somente farinhada e/ou extrusada e tirar o mix de sementes e ver se ele come, mas ficou o dia todo sem comer e bem estressado (só tentei fazer isso um dia). Ele põe a cabeça no pote e joga toda a comida pra fora fazendo uma bagunça.

Agora eu e minha família estamos bem preocupados sem saber o quê fazer. Tenho medo da perca de peso continuar, ou de uma reincidência da doença, ou de tentar mudar os hábitos alimentares dele à força e acabar prejudicando. Qual o peso mínimo *saudável* que uma ave da idade dele pode ter? Alguém por favor tem alguma dica de como melhorar a alimentação dele, ou algum palpite do que pode estar acontecendo? Devo tentar deixar somente extrusada por mais dias?

Gostaria de ressaltar de que o comportamento dele está bom, depois do fim do tratamento ele começou a cantar e gritar até demais kkkk, é carinhoso apesar de meio estressadinho, e fica ativo o dia todo querendo sair da gaiola e explorar a casa quando solto. Então ele "aparentemente" não está doente.

Desculpe o post longo, e desde já agradeço a orientação! Qualquer dúvida podem me perguntar.

Editado por GabrielaV
Correção de informação
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Gabriela, estou nessa mesma luta de tirar as sementes. Realmente deixar ele estressado acaba prejudicando o sistema imunológico. O meu também ficou doente, chegou a pesar 55g. Pergunte ao seu veterinário se ele não pode tomar um complexo vitamínico ( aquele que vem com todas as vitaminas e não só vitamina C). Aqui em casa funciona bem o glicopan ou o avitrin. E quanto as sementes, eu estou dimininuindo aos poucos mesmo. Quando ele fica estressado pedindo, eu coloco bem pouquinho e misturo. Meu veterinário me informou que o peso que o peso ideal seria 80g para cima, mas não é tão grave a ave estar com 70g. O problema seria se ela perder muitas gramas em menos de uma semana. Tenta dar couve, corta um pedaço da folha e deixa perto dele. Depois de brócolis, milho. Esses parecem ser os mais fáceis de introduzir. Você pode também comprar uma mudinha de couve e botar na gaiola. Eles amam acabar com as plantinhas. 

Link para compartilhar

Olá Nanda,

Então, estou dando o multivitamínico da Avitrin e uma vitamina C, os dois separados, por gotinha. Vou continuar dando por mais uma semana e ver se tem alguma melhora aparente, mas vou tentar perguntar sobre as vitaminas para o vet sim. Tenho o Glicopan Gold que estava dando na papinha quando ele estava doente, mas agora é difícil de dar gota no bico, acho que ele detesta essa vitamina e sacode a cabeça e suja tudo ao redor, ou se engasga.

Vou tentar diminuir mais gradualmente os grãos e ir colocando mais extrusada/farinhada então, talvez melhor do que cortar de repente. Ainda não tentei dar couve ou brócolis, mas vou  comprar, espero que ele goste. Muito obrigada pelas recomendações, vou colocá-las em prática e dar um retorno aqui qualquer resultado.

Te desejo boa sorte com a alimentação do seu também, espero que consiga ir tirando as sementes aos poucos!

Link para compartilhar

• 2 semanas atrás...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.