Jump to content

Primeiros filhotes

Naathsilva

Posts Recomendados

Minha calopsita teve filhotes pela primeira vez (botou 3 ovos, nasceu o primeiro ontem)

li que no primeiro dia normalmente os pais não alimentam os filhotes..

hoje fui ver e ele está assim.. gostaria de saber se essa quantidade de alimento no papo é o normal para 2 dias de vida ou se teria que ter mais.. 

estou bem em dúvida por ser a primeira vez que ela tem filhotes. Aceito dicas também de manejo e alimentação dos pais agora. 
image.jpeg.0ad533a10990560ee1ff26f4018d2d1f.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Nos primeiros dias o papo fica pequenininho mesmo, não se preocupe, conforme ele cresce o papo aumenta. Se eles estão alimentando então está dando certo. Olhe uma ou no máximo duas vezes o ninho pra verificar se estão cuidando dos filhotes, e te aconselho a não mexer muito nos filhotes, só abra o ninho e olhe se estão bem. Conforme eles crescem você vai conseguir ouvir um barulinho quando eles estiverem alimentando, é muito fofo. 

Eu estou com 4 filhotes de mais ou menos 30 dias, desde que nasceram eu reforcei a alimentação dos pais e deixei eles tranquilos. Você pode comprar farinhada e dar a eles porque dizem que é bastante bom para cuidar dos filhotes, eu aqui não achei nehuma confiável então todo dia eu dou ovo cozido amassado ao invés da farinhada. De manhã às 8 eu coloco metade de um ovo amassado com um pouco de canjiquinha e um pouco do pó da papinha pros filhotes, mas você pode colocar só o ovo. No primeiro mês eu dava o ovo duas vezes: de manhã às 8 e de tarde às 16. Agora com um mês eu dou só de manhã. Recomendo deixar o ovo na gaiola por umas 4 horas, se ficar muito tempo pode estragar. 

Coloquei mais dois potes de sementes para os pais e todo dia às 13h eu dou alguma fruta ou verdura: couve, brócolis, couve-flor, espinafre, maçã, jiló... cada dia uma coisa. Você consegue pesquisar como oferecer esses alimentos. Eu deixo água a vontade também: um bebedouro e uma banheira, troco a água duas vezes por dia com água filtrada. 

A limpeza também é ideal. Limpe a gaiola todo dia no horário que preferir. O ninho você pode comecar a limpar quando os filhotes abrirem os olhos, é o recomendado. Pesquise sobre isso também, tem vídeos explicando direitinho. 

Espero que eu tenha ajudado. Boa sorte com os bebês e nos mantenha informados 😄

Link para compartilhar

Muito obrigada pelas dicas, anotei tudo já.. 

farinhada já coloco desde que ela botou os ovos para ir acostumando..

ovo colocava 1 vez por dia, mas farei que nem você recomendou.. e vou colocar mais verduras, pois só colocava couve 1/2 vezes na semana 

vou postando novidades sim 😊

Link para compartilhar

2 horas atrás, Naathsilva disse:

Muito obrigada pelas dicas, anotei tudo já.. 

farinhada já coloco desde que ela botou os ovos para ir acostumando..

ovo colocava 1 vez por dia, mas farei que nem você recomendou.. e vou colocar mais verduras, pois só colocava couve 1/2 vezes na semana 

vou postando novidades sim 😊

Já que você possui a farinhada pode substituir o pó da papinha que eu uso por um pouco da farinhada, as calopsitas costumam gostar. 

A couve pode continuar nessa frequência, uma ou duas por semana. Nos outros dias você dá outras coisas. Te aconselho a fazer um tipo de calendário de alimentação. 

Mais uma vez boa sorte e parabéns pelos bebês! 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.