Flávio R Postado 18 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 18 de Fevereiro de 2021 Hoje fui fazer uma coleta para sexagem de duas calopsitas. E como precisava retirar 10 penas da cloaca ou 14 do peito, achei que seria dor demais para as aves. Cheguei até a retirar duas penas do peito da ave que faleceu. Penas muito pequenas e difíceis de retirar. Então optei por retirar sangue cortando uma unha. Fiz um corte em um unha da primeira ave, a mais mansa e que infelizmente iria falecer. Nesse primeiro corte coletei pouco sangue, então cortei outra unha e coletei mais sangue. Então peguei a outra ave e com apenas um corte de unha consegui uma quantidade de sangue bem maior do que a primeira ave. Como não sabia a quantidade exata de sangue necessária, resolvi retirar mais um pouco de sangue da primeira ave. Fiz um corte e retirei mais sangue do que da primeira vez. E coloquei as duas aves na gaiola. Notei que a primeira ave de que cortei as unhas continuava sangrando enquanto a segunda já havia parado. Peguei ela para estancar a sangria, cauterizando com uma faca quente, porém a ave se mexia muito e tive medo de queimar a pata dela e até de me queimar, então desistir. Notei depois de um tempo que o sangramento havia parado. Até brinquei com ela no meu braço e fiz muito carinho nela. Depois coloquei ela na gaiola e fui trabalhar (home office). Quando voltei para olhar como estava a ave, tive uma surpresa. A ave estava imóvel, caída na gaiola e no descanso de madeira dela na gaiola, uma poça gigantesca de sangue. Acho que a ave ao sair do poleiro e subir no descanso, abriu o ferimento e perdeu sangue até falecer. Me sinto muito culpado e estou triste. Bob, minha amarelinha, era minha calopsita mansa e era minha favorita. Estou triste e estou pensando em vender as outras duas calopsitas ariscas que tenho. Deixo meu relato para que todo tenham cuidado quando forem fazer uma coleta para sexagem. Não imaginava que a calopsita era um animal tão frágil, a ponto de falecer por um corte de unha. Então cuidado amigos, muito cuidado, para não matar acidentalmente sua ave, assim como infelizmente eu fiz. Quem me dera voltar no tempo e nunca ter feita essa porcaria de coleta. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 19 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 19 de Fevereiro de 2021 3 horas atrás, Flávio R disse: Hoje fui fazer uma coleta para sexagem de duas calopsitas. E como precisava retirar 10 penas da cloaca ou 14 do peito, achei que seria dor demais para as aves. Cheguei até a retirar duas penas do peito da ave que faleceu. Penas muito pequenas e difíceis de retirar. Então optei por retirar sangue cortando uma unha. Fiz um corte em um unha da primeira ave, a mais mansa e que infelizmente iria falecer. Nesse primeiro corte coletei pouco sangue, então cortei outra unha e coletei mais sangue. Então peguei a outra ave e com apenas um corte de unha consegui uma quantidade de sangue bem maior do que a primeira ave. Como não sabia a quantidade exata de sangue necessária, resolvi retirar mais um pouco de sangue da primeira ave. Fiz um corte e retirei mais sangue do que da primeira vez. E coloquei as duas aves na gaiola. Notei que a primeira ave de que cortei as unhas continuava sangrando enquanto a segunda já havia parado. Peguei ela para estancar a sangria, cauterizando com uma faca quente, porém a ave se mexia muito e tive medo de queimar a pata dela e até de me queimar, então desistir. Notei depois de um tempo que o sangramento havia parado. Até brinquei com ela no meu braço e fiz muito carinho nela. Depois coloquei ela na gaiola e fui trabalhar (home office). Quando voltei para olhar como estava a ave, tive uma surpresa. A ave estava imóvel, caída na gaiola e no descanso de madeira dela na gaiola, uma poça gigantesca de sangue. Acho que a ave ao sair do poleiro e subir no descanso, abriu o ferimento e perdeu sangue até falecer. Me sinto muito culpado e estou triste. Bob, minha amarelinha, era minha calopsita mansa e era minha favorita. Estou triste e estou pensando em vender as outras duas calopsitas ariscas que tenho. Deixo meu relato para que todo tenham cuidado quando forem fazer uma coleta para sexagem. Não imaginava que a calopsita era um animal tão frágil, a ponto de falecer por um corte de unha. Então cuidado amigos, muito cuidado, para não matar acidentalmente sua ave, assim como infelizmente eu fiz. Quem me dera voltar no tempo e nunca ter feita essa porcaria de coleta. Que pena. Sinto muito. Elas são sim muito frágeis. São aves pequenas e qualquer corte é uma hemorragia. Acho que pouca quantidade de sangue já seria o suficiente, e deixar a ave em observação. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.