Jump to content

Fêmea Abandonou o Ninho (Perto do Filhote Nascer)!!!

Eliabe e Maria
Ir para a solução Resolvido por Gustavo16,

Posts Recomendados

Pessoal como sabem separei o macho da minha femea apos o 4° ovinho botado, pq ele batia MT nela e não deixava ela chocar... E a partir daí ela sempre chocou sozinha, e longe dele ela botou mais 3 ovos, totalizando 7 ovos... Mas ontem fiz ovoscopia pois já fazia 7 dias após botar o último ovo, e só dois estavam galados, e 1 desses dois o filhotinho estava bem granadinho dentro do ninho, e pelas minhas conta iria nascer essa semana... Mais após tirar esses 5 ovos não galados ela só entrou 2 vezes no ninho e hoje passou o dia inteiro fora do ninho, chamando o macho e super animada como era antes, como se não eexistice mais ninho... Pra mim ela achou falta dos outros ovos e abandonou o ninho... Eu segui o conselho do pessoal aqui e falaram que ela não iria sentir falta :/...

Oque devo fazer?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

• Solução

Pessoal como sabem separei o macho da minha femea apos o 4° ovinho botado, pq ele batia MT nela e não deixava ela chocar... E a partir daí ela sempre chocou sozinha, e longe dele ela botou mais 3 ovos, totalizando 7 ovos... Mas ontem fiz ovoscopia pois já fazia 7 dias após botar o último ovo, e só dois estavam galados, e 1 desses dois o filhotinho estava bem granadinho dentro do ninho, e pelas minhas conta iria nascer essa semana... Mais após tirar esses 5 ovos não galados ela só entrou 2 vezes no ninho e hoje passou o dia inteiro fora do ninho, chamando o macho e super animada como era antes, como se não eexistice mais ninho... Pra mim ela achou falta dos outros ovos e abandonou o ninho... Eu segui o conselho do pessoal aqui e falaram que ela não iria sentir falta :/...

Oque devo fazer?

Você realmente não devia ter retirado os ovos, quem te aconselhou a fazer isso tem que rever seus conceitos. Mesmo que os ovos não estejam galados eles devem permanecer no ninho para servi de apoio para os filhotes que vão nascer, quando é retirado 1 ou até 2 ovos o casal geralmente não abandona, mas acho que 5 foi um choque muito grande, se você queria mesmo tirar deveria ter feito isso gradativamente, 1 por dia por exemplo. Você não tem culpo de nada, foi uma informação errada que levou isso a acontecer.. Não desanima e leve isso como experiencia para as proximas! abraços.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Olha na minha opinião, você não deve descartar os outros ovos não galados até os galados nascerem , depois sim, agora se jogou no lixo, tente procurar em pets shops ovos de mentira, só para ver se ela volta, que disse para você jogar fora errou e errou feio, pois além de dar sustentação aos galados, mecheu com o ego da fêmea!! Boa sorte

• Gostei 1
Link para compartilhar

Oque devo fazer?

Você realmente não devia ter retirado os ovos, quem te aconselhou a fazer isso tem que rever seus conceitos. Mesmo que os ovos não estejam galados eles devem permanecer no ninho para servi de apoio para os filhotes que vão nascer, quando é retirado 1 ou até 2 ovos o casal geralmente não abandona, mas acho que 5 foi um choque muito grande, se você queria mesmo tirar deveria ter feito isso gradativamente, 1 por dia por exemplo. Você não tem culpo de nada, foi uma informação errada que levou isso a acontecer.. Não desanima e leve isso como experiencia para as proximas! abraços.

Eu tbm estava com cisma de descartar os ovos e ela acabar abandonando... Mais agora já foi... Eu fiz isso pq me deram certeza que ela não estranharia e nem abandonaria... Perdemos 2 bebês que iriam nascer :/... Agora deixa para próxima, bom que aprendi a lição...

Muito obrigado...

Olha na minha opinião, você não deve descartar os outros ovos não galados até os galados nascerem , depois sim, agora se jogou no lixo, tente procurar em pets shops ovos de mentira, só para ver se ela volta, que disse para você jogar fora errou e errou feio, pois além de dar sustentação aos galados, mecheu com o ego da fêmea!! Boa sorte

Logo após que tirei os ovos e joguei fora, ela começou a andar no ninho desesperada quase derrubando tudo e ligando MT, depois disso ela saiu e não entrou mais... Como disse, fiz isso pq me deram certeza que ela não abandonaria, mais agora ja foi... Eu joguei os ovos ontem cedo, na madrugada de ontem para hoje ela ainda dormiu dentro do ninho chocando só os dois ovos, mais hoje cedo ela saiu e não entrou mais... Eu acho que já era :(...

• Gostei 1
Link para compartilhar

na realidade as aves são algo incerto, as minhas eu tirei os ovos e deixei so os galados, acabou ela botando mais 3 ovos, minha calopsita botou 8 ovos ao todo!

porque retirei, li uma matéria que o ovo em decomposição ou não galados podem estragar e liberar gases tóxicos, e o que acontece é o chamado ovo bomba, ele explode e contamina com mais de 2 mil tipos de bactérias!

comprometendo toda ninhada, sendo assim fiz pela saúde deles, pode acontecer do filhote nem nascer, porque os níveis de humidade podem matar os embriões, so sei que de 8 so 4 ainda tem movimento, espero que cheguem a nascer!

agora o ninho tem 4 ovos e pelo que vi so 3 estão se desenvolvendo, li nesta matéria como identificar ovos com embriões mortos e infelizmente os que retirei estavam!

ainda tem a parte de alimentação que terei que ficar atento caso venha a nascer algum, ja que chega nos 10 dias os embriões simplesmente morrem!

sinto muito pela mãe ter abandonado, eu li e fiz aqui e deu tudo certo, não sei porque pode ter acontecido isso!

• Gostei 1
Link para compartilhar

É complicado mesmo, o certo é deixar lá, não atrapalha o choco e ainda ajuda os filhotes... A minha abandonou o ninho com 5 ovos, todos galados. Infelizmente acontece :/

Nossa que pena, 5 ovos galados :/... 

na realidade as aves são algo incerto, as minhas eu tirei os ovos e deixei so os galados, acabou ela botando mais 3 ovos, minha calopsita botou 8 ovos ao todo!

porque retirei, li uma matéria que o ovo em decomposição ou não galados podem estragar e liberar gases tóxicos, e o que acontece é o chamado ovo bomba, ele explode e contamina com mais de 2 mil tipos de bactérias!

comprometendo toda ninhada, sendo assim fiz pela saúde deles, pode acontecer do filhote nem nascer, porque os níveis de humidade podem matar os embriões, so sei que de 8 so 4 ainda tem movimento, espero que cheguem a nascer!

agora o ninho tem 4 ovos e pelo que vi so 3 estão se desenvolvendo, li nesta matéria como identificar ovos com embriões mortos e infelizmente os que retirei estavam!

ainda tem a parte de alimentação que terei que ficar atento caso venha a nascer algum, ja que chega nos 10 dias os embriões simplesmente morrem!

sinto muito pela mãe ter abandonado, eu li e fiz aqui e deu tudo certo, não sei porque pode ter acontecido isso!

Reparei que a minha femea só está chocando a noite na hora de dormir, ela passa o dia inteiro fora do ninho e anoite para dormir ela entra... Hoje cedo ela estava dentro do ninho... O ovo sobrevive ela só chocando anoite?

• Gostei 1
Link para compartilhar

Olha aqui a minha abandonou o choco sexta feira faltando pouco para dois ovos nascerem, pra salvar os filhotes eu improvisei uma chocadeira igual um cara que eu vi aqui. Os ovos estão vivos desde sexta e um deles já rompeu a bolsa de ar, começou a piar hoje 11 h da manhã. Faz ovoscopia e vê se ainda tem movimento nos ovos.

• Gostei 2
Link para compartilhar

depende do tempo que ela fica fora, eu não sei o tempo máximo, mais espera pra chegar no dia de nascer, pode atrasar por chocar pouco e nascer!

eu to achando que minha calopsita esta com postura crônica, ela esta com ovo pra botar, mais ja não cruzam mais, ou seja vai ser ovo sem galar!

tenho medo pois pode acabar os ovos vindo sem cálcio, ovo mole, dai dar ovo preso, ja vai ser o 9 ovo que ela bota!

• Gostei 1
Link para compartilhar

Olha aqui a minha abandonou o choco sexta feira faltando pouco para dois ovos nascerem, pra salvar os filhotes eu improvisei uma chocadeira igual um cara que eu vi aqui. Os ovos estão vivos desde sexta e um deles já rompeu a bolsa de ar, começou a piar hoje 11 h da manhã. Faz ovoscopia e vê se ainda tem movimento nos ovos.

Eu e minha noiva fizemos oovoscopia sábado, vimos que um dos ovos está bem formadinho o filhote, mais não conseguimos identificar se estava vivo ou se mexendo... A previsão desse ovo desenvolvido nascer é nessa sexta, e a femea voltou novamente a chocar os 2 ovos dia e noite... Mais agora to com dúvida se os filhotes ainda estão vivos dentro dos ovos, pelo tempo q ela ficou fora :/... E não sei fazer a ovoscopia certa para ver isso...

depende do tempo que ela fica fora, eu não sei o tempo máximo, mais espera pra chegar no dia de nascer, pode atrasar por chocar pouco e nascer!

eu to achando que minha calopsita esta com postura crônica, ela esta com ovo pra botar, mais ja não cruzam mais, ou seja vai ser ovo sem galar!

tenho medo pois pode acabar os ovos vindo sem cálcio, ovo mole, dai dar ovo preso, ja vai ser o 9 ovo que ela bota!

E nossa Marley eu achei que a minha tinha Bogado bastante ovos, mais a sua botou 9... Boa Sorte aí viu... E que de tudo certo...

• Gostei 1
Link para compartilhar

Que ótimo que ela voltou a chocar :D Acho que não deu tempo os embriões morrerem, vamos torcer né. Mantenham a gente informados 9_9

Ela voltou sim... Esta dia e noite... A previsao para nascer era para quinta feira, como teve esses probleminha acho que atrasara... Domingo ou semana que vem irei fazer ovoscopia para ver se está tudo bem... E pode deixar que manterei vcs informados sim... E obrigado mesmo pela força viu :)...

Essa imagem mostra bem os sinais de ovo morto, os dois ovos que eu perdi estavam iguaizinhos ao ovo número 3. Aqui o filhote ainda está piando muito no ovo, dá uma ansiedade enorme de ver ele sair.

6018027_orig.jpg

Obrigado Bicuço, semana que vem irei fazer oovoscopia caso não nascer nada essa semana...

Link para compartilhar

oie, e os ovos estão bem?

Ela ainda está chocando dia e noite... 1 deles era para ter nascido ontem, mais até agora nada... E o ovo está pretinho em baixo... Irei fazer ovoscopia amanhã para ver se o embrião ainda está vivo...

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.