Isabella Porto Postado 19 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 19 de Fevereiro de 2021 ME AJUDEM! POSTEI TAMBÉM NO FÓRUM DE REPRODUÇÃO E FILHOTES, NAO SEI SE É UM CASO DE CALOPSITA COM OVOS OU SE ELA ESTÁ DOENTE!!!! É a primeira postura da Maria. Ontem ela colocou o primeiro ovo, mas foi no fundo da gaiola, então quebrou. Ela veio mostrando o comportamento de uma calopsita prestes a botar, por isso fiz um ninho improvisado com uma caixa, pois não tenho condição de comprar um. Ela botou o segundo dentro da caixa, mas somente o macho está entrando para cuidar. Ele leva o ovo as vezes para algum lado e fica se esfregando, as vezes fica em cima. No momento, vai fazer meia hora que nenhum dos dois visita o ninho (ELE ESTÁ AO LADO DA GAIOLA, POIS ELA É PEQUENA). Enquanto isso, a Maria passou a manhã no fundo da gaiola, abatida e quieta. Eu levantei um pouco o rabo dela (lembrando que as duas são ariscas, nunca deixam a gente pegar nelas, mas a Maria até me deixou passar a mão nela), foi bem rápido, mas o bastante para notar uma protuberância, parece ser um ovo. Sabendo disto, quanto tempo o ovo fica lá dentro até ser posto? Ela bota em um dia? Ele fica mais de um dia dentro dela? E AGORA A POUCO, ELA FOI BEBER ÁGUA, SUBIU NO POLEIRO MAIS ALTO E CUSPIU A ÁGUA QUE TOMOU (ALÉM DE ESTAR COM FEZES MOLES e GRUDENTAS, COMO UMA SECREÇÃO/CATARRO). É NORMAL A CALOPSITA QUE TEM UM OVO DENTRO VOMITAR ÁGUA QUANDO TOMA? E FICAR ABATIDA ASSIM? E MAIS UMA VEZ, QUANTO TEMPO ATÉ ELA EXPELIR ESSE OVO? :((((( A FOTO DA SECREÇÃO. A FOTO DA POSIÇÃO QUE ELA ESTÁ FAZENDO NO POLEIRO MAIS ALTO. FOTO DO OVINHO. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
MicaellaMannrich Postado 19 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 19 de Fevereiro de 2021 Pelo jeito ela está com o ovo entalado, é uma situação muito dolorida e ela pode chegar a morrer, há tutoriais no youtube de como ajudar a calopsita nessa situação utilizando vapor, ajude-a o mais rápido possível. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Isabella Porto Postado 19 de Fevereiro de 2021 Autor Compartilhar Postado 19 de Fevereiro de 2021 (editado) 33 minutos atrás, MicaellaMannrich disse: Pelo jeito ela está com o ovo entalado, é uma situação muito dolorida e ela pode chegar a morrer, há tutoriais no youtube de como ajudar a calopsita nessa situação utilizando vapor, ajude-a o mais rápido possível Obrigada pela resposta! O ovo preso geralmente pode ser visto? Porque ele não está aparecendo. E se for um resguardo dela até o momento em que sentir que vai colocar? Se não for, não sei o que fazer... Não tenho condição pra um veterinário. Um conhecido meu já tentou ajudar a expelir o ovo numa calopsita dele há um tempo e ele acabou quebrando dentro da calopsita, tenho muito medo disso acontecer com a minha Editado 19 de Fevereiro de 2021 por Isabella Porto Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
garibaldo Postado 20 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 20 de Fevereiro de 2021 (editado) Aqui tem algumas informações: https://www.clubedocriador.com/posts/43/ovo-entalado-saiba-como-cuidar-e-resolver#:~:text=COMO DETECTAR OVO ENTALADO%2FVIRADO&text=A retenção do ovo pode,de exames de Raios-X. COMO DETECTAR OVO ENTALADO/VIRADO Pode se detectar o ovo entalado ou atravessado quando a ave que está prestes a botar ou as vezes até no meio da postura, na rotina diária de troca de ovos, quando você repara que não há um novo ovo e a fêmea amanhece arrepiada fica debilitada, no chão da gaiola ou no ninho sem forças, com os olhos um pouco fechados e com a respiração ofegante e rápida. A retenção do ovo pode ser detectada apalpando o abdômen, perto da cloaca que fica proeminente, da pra sentir que o ovo está atravessado ou também pode ser detectado através de exames de Raios-X. COMO RESOLVER E TRATAR O OVO ENTALADO Em algumas situações mais críticas, o ovo pode se quebrar no organismo da ave, e somente com cirurgia é possível fazer o tratamento adequado. Nós recomendamos que ao perceber que seu pássaro está com ovo entalado, você procure o mais rápido possível um médico veterinário especializado em aves e submeta seu pássaro ao tratamento adquado para curá-lo. Caso não tenha essa disponibilidade vamos te ajudar com alguns métodos Método 1 Pegue a ave na mão e passe azeite de oliva ou óleo morno, preste atenção para não queimar sua ave, sinta na sua mão a temperatura do óleo ante, segure a fêmea firme (sem apertar) na sua mão e massageie a cloaca. Embaixo da ave coloque uma vasilha com água quente de forma que a fêmea receba só o vapor d'água, isso vai dilatar os poros e dar uma relaxada e ajudar a expelir o ovo. Mantenha ela de costas com o abdômen virado para cima. Com o dedo indicador e polegar localize o ovo. Suavemente massageie fazendo uma pressao para induzir o ovo para a cloaca. Tenha muito cuidado e paciência para que o ovo não quebre, não tente quebrar o ovo pois vai ser pior, pode perfurar o oviduto e ser fatal. Método 2 Esse método parace estranho, mas realmente funciona, é o chamado método mecânico. Esse método deve ser feito em casos menos graves onde não há mumificação dos ovos ou aderência grave. Coloque a ave em uma lata ou uma vasilha de vidro com tampa que ela seja capaz de respirar, role o tubo em cima de uma superficie umas 8 vezes, cuidado para não rolar rápido demais, esse método é feito para que a clara se desloque e faça a força necessária para que o ovo mecanicamente se desprenda. Após girar a fêmea, retire ela da vasilha e coloque-a com cuidado no ninho. Se tiver dado certo em poucos minutos a fêmea irá botar o ovo como se nada tivesse acontecido. Método 3 Esse método é mais cientifico e veterinário. Dê Soro Hidraforte no bico ou água de coco direto no bico com auxilio de cotonete. Urgente, dê Calciotrat B12, 1 gota 4 vezes ao dia e coloque Macromix na farinhada. Pode também colocar 3 gotas de glicerina líquida na cloaca para que fique mais fácil e menos dolorido quando a fêmea for expelir. Também existe o remédio homeopático chamado Pulsatilla Nigricans 6CH e Clcarea Carbonica 6CH, deve ser colocadas na água de bebida por 5 dias seguidos junto com soro e o calcio, tudo isso na água de bebida, não direto no bico. Após isso a ave botará esse ovo em menos de 24 horas de forma segura. Lembramos sempre que você deve procurar ajuda profissional sempre que possível para que não haja risco de morte em seu plantel. Aqui tem vídeos explicando o método 1 e 2 https://www.youtube.com/watch?v=p24NfF9F-UQ https://www.youtube.com/watch?v=tpjn6lWgDLw https://www.youtube.com/watch?v=9WgQkNoA5DI Editado 20 de Fevereiro de 2021 por garibaldo acrescentar conteúdo Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Cacauleite Postado 29 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 29 de Novembro de 2022 Olá! E sua calopsita melhorou ? a minha está na mesma situação, estou desesperada! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.