Jump to content

Filhote na papa desde o primeiro dia de vida

zoodamari

Posts Recomendados

Oi, gente. Tudo bem com vocês?

Sou nova por aqui e é minha primeira publicação aqui na comunidade! :)

Então... Eu tinha um casal que tem uns 3 anos (uma boa idade) mas nunca haviam reproduzido. Depois da fêmea colocar seis ovos no fundo da gaiola, eu fiquei com pena e resolvi colocar ninho. Foram + 3 ovos no ninho, ambos chocaram maravilhosamente bem, bem dedicados... O problema começou quando o primeiro filhote nasceu! Eu reparei que a mãe ou o pai ficavam em cima dos dois ovos, e literalmente jogavam pro canto o filhotinho. Aí nasceu o segundo, e fizeram a mesma coisa. E veio o terceiro... Eu não sei por qual motivo, mas eles simplesmente não alimentavam os bebês e o macho começou a machucar.

No dia do nascimento do terceiro filhote o filhote mais velho morreu e encontrei ele sem um pezinho. O segundo filhote estava com as duas asas bicadas, faltando dois dedinhos, mas vivo. Eu me senti péssima quando vi, porque é um casal que eu tinha muita vontade de ver os bebês deles. Enfim... Com esse show de horrores que eu vi, criei coragem e tirei os dois filhotes deles (com 3 e 1 dia). Fiquei com muuuuito medo de perder eles, mas já fazem 8 dias e estão se alimentando bem.

Eu contei toooooda essa história pra vocês, pra perguntar quem já teve experiência em criar filhotes tão novos assim na papinha.

Eles comem bem, dou de 3 em 3 horas papa da nutrópica (obviamente eu ando feito zumbi, sem dormir direito a oito dias), enchem o papinho, são bem sonoros, se movimentam pra caramba... Mas acho eles extremamente pequenos pra idade deles. Li aqui na comunidade que é normal filhote na papa se desenvolver mais devagar, e tudo bem, eu tenho todo tempo do mundo pra esperar eles crescerem. ❤️ Minha dúvida também é se um dia eles vão ficar grandes e empenados, ou se serão filhotes miúdos e com falhas.

• Filhote macho cara branca nasceu dia 14 de março, de madrugada. Nesse momento ele tá fazendo 10 dias.
  • Filhote fêmea albina nasceu dia 16 de março, de manhã. Quando o sol nascer, ele estará com 8 dias.

Abraço a todos e me desculpem pelo textão.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

8 horas atrás, zoodamari disse:

Oi, gente. Tudo bem com vocês?

Sou nova por aqui e é minha primeira publicação aqui na comunidade! :)

Então... Eu tinha um casal que tem uns 3 anos (uma boa idade) mas nunca haviam reproduzido. Depois da fêmea colocar seis ovos no fundo da gaiola, eu fiquei com pena e resolvi colocar ninho. Foram + 3 ovos no ninho, ambos chocaram maravilhosamente bem, bem dedicados... O problema começou quando o primeiro filhote nasceu! Eu reparei que a mãe ou o pai ficavam em cima dos dois ovos, e literalmente jogavam pro canto o filhotinho. Aí nasceu o segundo, e fizeram a mesma coisa. E veio o terceiro... Eu não sei por qual motivo, mas eles simplesmente não alimentavam os bebês e o macho começou a machucar.

No dia do nascimento do terceiro filhote o filhote mais velho morreu e encontrei ele sem um pezinho. O segundo filhote estava com as duas asas bicadas, faltando dois dedinhos, mas vivo. Eu me senti péssima quando vi, porque é um casal que eu tinha muita vontade de ver os bebês deles. Enfim... Com esse show de horrores que eu vi, criei coragem e tirei os dois filhotes deles (com 3 e 1 dia). Fiquei com muuuuito medo de perder eles, mas já fazem 8 dias e estão se alimentando bem.

Eu contei toooooda essa história pra vocês, pra perguntar quem já teve experiência em criar filhotes tão novos assim na papinha.

Eles comem bem, dou de 3 em 3 horas papa da nutrópica (obviamente eu ando feito zumbi, sem dormir direito a oito dias), enchem o papinho, são bem sonoros, se movimentam pra caramba... Mas acho eles extremamente pequenos pra idade deles. Li aqui na comunidade que é normal filhote na papa se desenvolver mais devagar, e tudo bem, eu tenho todo tempo do mundo pra esperar eles crescerem. ❤️ Minha dúvida também é se um dia eles vão ficar grandes e empenados, ou se serão filhotes miúdos e com falhas.

• Filhote macho cara branca nasceu dia 14 de março, de madrugada. Nesse momento ele tá fazendo 10 dias.
  • Filhote fêmea albina nasceu dia 16 de março, de manhã. Quando o sol nascer, ele estará com 8 dias.

Abraço a todos e me desculpem pelo textão.

Olá! Nossa, que horror. Geralmente na primeira vez de um casal as coisas dão errado. 

Eu já cuidei de um filhote novinho assim, os pais abandonaram por causa do frio. Infelizmente esse filhote morreu com 30 porque eu ainda era inexperiente. Mas tenho certeza que se não fosse pelo erro de não esquentar ele certo e não esperar o papo esvaziar para alimentar ele ainda estivesse vivo. 

Olha, não precisa passar a noite acordada, na natureza os pais não alimentam de noite, eles dormem. Eu alimentava de 2 em 2 horas das 6 da manhã até às 9 da noite. 

E sim, eles se desenvolvem mais devagar sendo alimentados na papa. Eles mesmo crescendo mais devagar não ficam com falhas, eles ficam iguais a maioria das calopsitas mas menores, se ficarem defeituosos é de genética. 

Pode mandar uma foto deles? 

Link para compartilhar

2 horas atrás, Gabs Sant disse:

Olha, não precisa passar a noite acordada, na natureza os pais não alimentam de noite, eles dormem. Eu alimentava de 2 em 2 horas das 6 da manhã até às 9 da noite. 

Oie Gabis. Grata pelo retorno!

Eu não sei porque, mas eu juravaaaa que os pais alimentavam de madrugada também, então eu dou papinha meia noite, três da manhã, seis da manhã, e assim vai... Oito dias que não sei o que é uma boa noite de sono HAHAHAHAHA Quanto ao papo, bom saber que não precisa esperar esvaziar. Achei que pudesse ter problema dar papinha nova com um restinho de papinha antiga, então sempre espero esvaziar. Vou me atentar a isso também.

Aqui eu mantenho eles dentro do ninho com papel higiênico picado e uma bolsa de água quente junto (com proteção pra não deixar eles encostarem). Sempre que eu pego eles, estão quentinhos. Vou trocando essa água ao longo do dia.

Esse da foto sozinho é o mais velho, foto tirada hoje de manhã. Ele com 10 dias!

Eu já tive no passado outros dois casais, ambos reproduziram e cuidaram dos filhotes.... Com 10 dias estavam enormes já.

IMG_20210324_104455.jpg.6c2a15c319d2bd7569df7624e50226f8.jpg

Editado por zoodamari
Link para compartilhar

1 hora atrás, zoodamari disse:

Oie Gabis. Grata pelo retorno!

Eu não sei porque, mas eu juravaaaa que os pais alimentavam de madrugada também, então eu dou papinha meia noite, três da manhã, seis da manhã, e assim vai... Oito dias que não sei o que é uma boa noite de sono HAHAHAHAHA Quanto ao papo, bom saber que não precisa esperar esvaziar. Achei que pudesse ter problema dar papinha nova com um restinho de papinha antiga, então sempre espero esvaziar. Vou me atentar a isso também.

Aqui eu mantenho eles dentro do ninho com papel higiênico picado e uma bolsa de água quente junto (com proteção pra não deixar eles encostarem). Sempre que eu pego eles, estão quentinhos. Vou trocando essa água ao longo do dia.

Esse da foto sozinho é o mais velho, foto tirada hoje de manhã. Ele com 10 dias!

Eu já tive no passado outros dois casais, ambos reproduziram e cuidaram dos filhotes.... Com 10 dias estavam enormes já.

IMG_20210324_104455.jpg.6c2a15c319d2bd7569df7624e50226f8.jpg

Eu também achava que os pais cuidavam de noite, mas pesquisei e descobri que até os filhotes dormem a noite toda, mas às 6 da manhã eles são alimentados. Não sei se expliquei errado, me desculpa, mas nunca dê papa por cima de papa para o filhote, sempre espere o papo esvaziar. Não precisa ficar dando de 2 em 2 horas, isso é só a média de tempo, só alimente quando o papo estiver vazio. Se der papa por cima de papa o papo do filhote pode estagnar e a papa velha estragar e dar fungo no papo dele, foi assim que o meu morreu. 

Adorei sua ideia da bolsa térmica! Se eu tiver que cuidar de outro filhote vou usar essa tática. Você precisa manter eles bem quentinhos mesmo, se não estiverem aquecidos isso também atrasa o crescimento. 

Esse filhote realmente está pequeno para a idade. Com 10 dias eles são metade papo, metade filhote, nessa idade estão até de olhos abertos. 

Não conheço bem essa papa que você oferece, mas acho que já ouvi falar de problemas que pessoas tiveram com ela. Eu uso a papa da Alcon quando preciso, acho melhor. Tente comprar a da Alcon e ver de os filhotes crescem melhor. 

Boa sorte com esses lindinhos! 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.