Jump to content

Comportamento estranho

Marciel dias

Posts Recomendados

Bom dia, tenho um casal de calopsita e o macho não deixa a fêmea chocar os ovos e ele não choca , fica na porta da casinha e não deixa ela entrar e não fica no ninho e a segunda vez que vou perder a ninhada , alguém sabe o porquê e pode me ajudar, se não vou ter que me desfazer dele, por favor .

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

4 horas atrás, Marciel dias disse:

Bom dia, tenho um casal de calopsita e o macho não deixa a fêmea chocar os ovos e ele não choca , fica na porta da casinha e não deixa ela entrar e não fica no ninho e a segunda vez que vou perder a ninhada , alguém sabe o porquê e pode me ajudar, se não vou ter que me desfazer dele, por favor .

Quantos dias tem esses ovos? Alguns casais preferem só começar a chocar depois de alguns dias para os filhotes nascerem com idades aproximadas. 

Eles são realmente um casal? Talvez o macho veja a fêmea como uma ameaça para os ovos. 

• Obrigado 1
Link para compartilhar

19 minutos atrás, Marciel dias disse:

Acho que são porque ele gala ela sempre e estão sempre juntos , e só quando tem ovos que ele fica assim 

Mesmo não sendo um casal eles podem acasalar, mas ai acontece esse problema de falta de confiança no ninho. 

Isso já aconteceu antes? Quantos anos eles tem? 

Link para compartilhar

Sim a outra vez ele fez a mesma coisa, e perdi os ovos , chegaram a fecundar mas estragou porque ele só deixava ela no ninho a noite. Ela tem 2 anos e meio e ele 2 anos. Esperei eles fazerem um ano e meio pra colocar a casinha , como me ensinaram , se não der certo dessa infelizmente vou ter que me livrar dele e comprar outro, esperamos a tempo por filhotes.

Link para compartilhar

34 minutos atrás, Marciel dias disse:

Sim a outra vez ele fez a mesma coisa, e perdi os ovos , chegaram a fecundar mas estragou porque ele só deixava ela no ninho a noite. Ela tem 2 anos e meio e ele 2 anos. Esperei eles fazerem um ano e meio pra colocar a casinha , como me ensinaram , se não der certo dessa infelizmente vou ter que me livrar dele e comprar outro, esperamos a tempo por filhotes.

Ele nunca entrou pra chocar? Isso é estranho... 

Você pode doar ele ou vender por um preço justo e comprar outro, ou esperar até ter certeza de que são um casal. Isso me parece falta de confiança. Casais inexperientes acabam tendo esse problema. 

Aqui um casal que eu tinha deu errado em quatro ninhadas, todos os filhotes morreram. Desse casal separei eles, até porque eram irmãos. Um outro casal deu errado 2 ou 3 vezes, depois deu certo, nasceram 4 filhotes e todos sobreviveram. 

Querer criar é assim mesmo. Tente fazer mudanças pra ver se da certo. Ofereça mais alimentos, mude a gaiola de lugar, mude o ninho de lugar... Vai fazendo mudanças e talvez funcione. 

Link para compartilhar

Ele entra na casinha e deita nos ovos , mas ele fica uma tempo e sai, ele sai toda hora foi ninho e da casinha não para lá dentro ,  ele fica mais na porta impedindo a fêmea de entra , só a noite ele deixa ela dormir no ninho mas se acender a luz ou abrir a porta pra entrar claridade ele bate nela e tira ela pra fora do ninho, daí ele não para o dia todo assim e tira e sai do ninho toda hora , se ela entra ele vai atrás e bate nela joga os ovos pra todos lados e ela acaba saindo. Estou pensando em tirar ele da gaiola e deixar ela sozinha, será que ela choca daí sem ele e não morre , li na internet que e os dois juntos .

Link para compartilhar

2 minutos atrás, Marciel dias disse:

Ele entra na casinha e deita nos ovos , mas ele fica uma tempo e sai, ele sai toda hora foi ninho e da casinha não para lá dentro ,  ele fica mais na porta impedindo a fêmea de entra , só a noite ele deixa ela dormir no ninho mas se acender a luz ou abrir a porta pra entrar claridade ele bate nela e tira ela pra fora do ninho, daí ele não para o dia todo assim e tira e sai do ninho toda hora , se ela entra ele vai atrás e bate nela joga os ovos pra todos lados e ela acaba saindo. Estou pensando em tirar ele da gaiola e deixar ela sozinha, será que ela choca daí sem ele e não morre , li na internet que e os dois juntos .

Realmente ele parece que não confia nela pra proteger os ovos, ou não confia em você. Tenta mudar a gaiola de lugar, para um lugar mais calmo onde não passe muita gente. 

Não confio em deixar só um chocando, é muito cansativo. Você não consegue fazer uma chocadeira caseira? Compra um ovo falso e deixa no ninho, os verdadeiros você choca na chocadeira caseira. Quando os filhotes estiverem prestes a nascer você coloca no ninho e vê se os pais cuidam. 

• Obrigado 1
Link para compartilhar

Como se faz essa chocadeira caseira, tem no YouTube?

A minha fêmea e bem mansa ele e bem arrisco , ele veio pra nossa casa filhote grande mas era novo de um criadouro, ela veio de um amigo que cria dentro de casa daí e bem mansa, será que pode ser isso por ela não ser brava e não enfrentar ele.

Link para compartilhar

1 minuto atrás, Marciel dias disse:

Como se faz essa chocadeira caseira, tem no YouTube?

A minha fêmea e bem mansa ele e bem arrisco , ele veio pra nossa casa filhote grande mas era novo de um criadouro, ela veio de um amigo que cria dentro de casa daí e bem mansa, será que pode ser isso por ela não ser brava e não enfrentar ele.

Tem diversos vídeos no YouTube de como fazer. Eu nunca fiz mas teve gente que falou que funciona. 

Por ele ser arisco pode ser por isso. Você costuma passar bastante do lado da gaiola, ou outro alguém? Ou tem muito barulho perto da gaiola? O macho pode ficar inseguro com isso e ficar na porta do ninho para proteger os ovos. 

Link para compartilhar

Nao e só eu em casa , e eles dois .

Era pra ele tá acostumado. Eu trato eles e agora ele nem da mais bola , antes ele quase morria se batendo agora não da mais bola , e a fêmea e bem tranquila vem até na mão, daí ele faz uma gritaria se eu pego ela , nem peguei mais pra ele não ficar gritando e se batendo. Vou procurar no YouTube muito obrigado por esclarecer as dúvidas. Vou avisar se deu ou não certo . Muito obrigado mesmo.

Link para compartilhar

Em 29/03/2021 at 22:49, Marciel dias disse:

Nao e só eu em casa , e eles dois .

Era pra ele tá acostumado. Eu trato eles e agora ele nem da mais bola , antes ele quase morria se batendo agora não da mais bola , e a fêmea e bem tranquila vem até na mão, daí ele faz uma gritaria se eu pego ela , nem peguei mais pra ele não ficar gritando e se batendo. Vou procurar no YouTube muito obrigado por esclarecer as dúvidas. Vou avisar se deu ou não certo . Muito obrigado mesmo.

Olá. Mesmo ele estando acostumado com a sua presença ele ainda não deve confiar em você, talvez por isso fica na porta do ninho, pra evitar que você mecha. Nessa época de choca evita mexer com eles, até na fêmea que é mansinha. Na época de reprodução eles devem se focar só nisso. 

Mas eai, seu certo ou não? 

Link para compartilhar

• 2 semanas atrás...

Bom dia , eu coloquei eles isolados e não mexi mais , só entro pra tratar uma vez por dia e colocar água , eu acho que sim porque ele não bate mais nela e ficam só dentro da casinha os dois nem saem mais . Até quando eu vou trata só a fêmea sai e vem nos potes, ele fica deitado no ninho e percebo que ele sai pra comer as vezes porque escuto ele falando . Vou esperar agora pra ver. Obrigada pelas dicas vou atualizar vc assim que tiver alguma novidade.

Link para compartilhar

32 minutos atrás, Marciel dias disse:

Bom dia , eu coloquei eles isolados e não mexi mais , só entro pra tratar uma vez por dia e colocar água , eu acho que sim porque ele não bate mais nela e ficam só dentro da casinha os dois nem saem mais . Até quando eu vou trata só a fêmea sai e vem nos potes, ele fica deitado no ninho e percebo que ele sai pra comer as vezes porque escuto ele falando . Vou esperar agora pra ver. Obrigada pelas dicas vou atualizar vc assim que tiver alguma novidade.

Que bom que deu certo! Espero que agora tenha filhotes, mesmo que não tenha no momento não desista, o macho está demonstrando ser um bom pai. Espero por novidades! 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.