KarlaPersi Postado 14 de Abril de 2021 Compartilhar Postado 14 de Abril de 2021 Boa noite pessoal! Sou nova no Fórum e estou com uma dúvida sobre filhote não engolir a ração nem a semente. Pois bem, seguirei ao relato: Adotei um filhote há época com 30 dias de vida sendo alimentado pelos pais e ajudados pelo criador na papa! Ele veio para mim já bem empenado e esperto! Continuei seguindo a tabela da papa, comprei a (Papa psitacideos da Nutropica) e continuei a tratar , hoje ele está com 74 dias só tenho ele, comprei um viveiro grande para ele coloquei um potinho raso com mix de sementes, extrusada e farinha , ele entra pega algumas descasca as mesmas ou tritura no bico, até girassol o danadinho consegue descascar mas não come, pego no Papinho dele e não sinto as sementinhas ( estou dando 8 ml de papa as 08:00 da manhã e 20:00), tirei as 5 ml que dava a tarde já tem 7 dias! Estou na dúvida se semana que vem retiro a papa da manhã e continuo só dando 1x vez a noite ! O que acham ? Não pesei ele está semana porque minha balancinha estragou mas irei amanhã providenciar outra e pesar ( mas ele está bem gordinho) irei postar fotos dele. Se alguém puder me orientar como proceder , fico grata! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 15 de Abril de 2021 Compartilhar Postado 15 de Abril de 2021 3 horas atrás, KarlaPersi disse: Boa noite pessoal! Sou nova no Fórum e estou com uma dúvida sobre filhote não engolir a ração nem a semente. Pois bem, seguirei ao relato: Adotei um filhote há época com 30 dias de vida sendo alimentado pelos pais e ajudados pelo criador na papa! Ele veio para mim já bem empenado e esperto! Continuei seguindo a tabela da papa, comprei a (Papa psitacideos da Nutropica) e continuei a tratar , hoje ele está com 74 dias só tenho ele, comprei um viveiro grande para ele coloquei um potinho raso com mix de sementes, extrusada e farinha , ele entra pega algumas descasca as mesmas ou tritura no bico, até girassol o danadinho consegue descascar mas não come, pego no Papinho dele e não sinto as sementinhas ( estou dando 8 ml de papa as 08:00 da manhã e 20:00), tirei as 5 ml que dava a tarde já tem 7 dias! Estou na dúvida se semana que vem retiro a papa da manhã e continuo só dando 1x vez a noite ! O que acham ? Não pesei ele está semana porque minha balancinha estragou mas irei amanhã providenciar outra e pesar ( mas ele está bem gordinho) irei postar fotos dele. Se alguém puder me orientar como proceder , fico grata! Quando você conseguir a balança você pode tirar a papa da manhã. Pesa ele assim que acordar e no mesmo dia antes da papa da noite, se ele tiver perdido peso você volta com a papa, se estiver com o mesmo peso ele comeu um pouco e se tiver ganho peso ele comeu. Às vezes ele não come porque o papo já está cheio de papa. Faça esse teste que falei poucas vezes, vai fazer mal ele não comer bem por muitos dias. Você da quantos ml? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KarlaPersi Postado 18 de Abril de 2021 Autor Compartilhar Postado 18 de Abril de 2021 Bom dia!! Agora que consegui ler o poste pesei ele está com (95 gramas papo vazio) estou dando entre 7 e 8 ml de Papinha 2x ao dia 8:00 e 20:00 horas. Com papo cheio ele está com 105 gramas, ele não pedia mais papa mas como não comia sozinho eu alimento via sonda , mas desde ontem (voltou a pedir o safadinho) ! Estou colocando ovo junto com as sementes amassado ontem ele pegou bem, sementes ele descasca (gosta mais da aveia com casca) extrusada com farinhada ele tritura no bico, só não tenho certeza se come.. Mas irei reduzir sim a papinha da amanhã e ver como ele reage! Estou tirando horas do dia para incentivar ele a comer ( tipo pego um pouquinho de ovo na mão e vou dando no bico para ele , se sai bem pega e fica triturando) faço o mesmo com a extrusada ! Estou dando tudo da Nutropica para ele pois pretendo continuar com a marca me parece boa pelas minhas pesquisas! Obrigada Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 18 de Abril de 2021 Compartilhar Postado 18 de Abril de 2021 11 minutos atrás, KarlaPersi disse: Bom dia!! Agora que consegui ler o poste pesei ele está com (95 gramas papo vazio) estou dando entre 7 e 8 ml de Papinha 2x ao dia 8:00 e 20:00 horas. Com papo cheio ele está com 105 gramas, ele não pedia mais papa mas como não comia sozinho eu alimento via sonda , mas desde ontem (voltou a pedir o safadinho) ! Estou colocando ovo junto com as sementes amassado ontem ele pegou bem, sementes ele descasca (gosta mais da aveia com casca) extrusada com farinhada ele tritura no bico, só não tenho certeza se come.. Mas irei reduzir sim a papinha da amanhã e ver como ele reage! Estou tirando horas do dia para incentivar ele a comer ( tipo pego um pouquinho de ovo na mão e vou dando no bico para ele , se sai bem pega e fica triturando) faço o mesmo com a extrusada ! Estou dando tudo da Nutropica para ele pois pretendo continuar com a marca me parece boa pelas minhas pesquisas! Obrigada Está fazendo tudo certinho! Eu só diminuiria a papinha pra 5ml de manhã e 5ml de noite, assim ele não fica tão cheio e come mais já que está pegando. A Nutropica é muito boa sim, dizem que uma das melhores marcas. Eu só não ofereço aqui porque onde acho é muito caro pouca quantidade, e por ter 6 aves não acho viável. Vou comprar agora a da Alcon, se não gostarem eu vou comprando outras marcas até saber o que gostam. A única extrusada que tinha para eles é a que vinha nas sementes, agora tenho uma renda melhor e pretendo comprar uma alimentação melhor para meus filhos. Boa sorte com o filhote! Logo ele estara lindo e forte comendo sozinho. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KarlaPersi Postado 23 de Abril de 2021 Autor Compartilhar Postado 23 de Abril de 2021 Em 18/04/2021 at 09:27, Gabs Sant disse: Está fazendo tudo certinho! Eu só diminuiria a papinha pra 5ml de manhã e 5ml de noite, assim ele não fica tão cheio e come mais já que está pegando. A Nutropica é muito boa sim, dizem que uma das melhores marcas. Eu só não ofereço aqui porque onde acho é muito caro pouca quantidade, e por ter 6 aves não acho viável. Vou comprar agora a da Alcon, se não gostarem eu vou comprando outras marcas até saber o que gostam. A única extrusada que tinha para eles é a que vinha nas sementes, agora tenho uma renda melhor e pretendo comprar uma alimentação melhor para meus filhos. Boa sorte com o filhote! Logo ele estara lindo e forte comendo sozinho. Eu só irei ter um casal e a petz é próxima de casa , consigo um preço bom! Eu estou com uma dúvida aqui! Eu retirei a papinha de manhã das (08:00 ) e estou dando 8 ml a noite , durante o dia ele come um pouco de tudo , porém algumas manhãs ele fica parece meio (amuadinho ) sonolento e chato daí nesses dois dias que ocorreu isso pela manhã eu dei 8 ml de Papinha e ele logo ficou esperto novamente , eu já fiz check UP nele e deu negativo para tudo , fiz fezes e sangue ! Acho que ele ainda não come todos os dias para se manter e como sei que as aves tem o metabolismo acelerado então acho que algumas manhãs ele fica mais fraquinho de fome! O que eu posso fazer ? Estou fazendo assim! Dia sim dia não eu dou a papa duas vezes ao dia... Ele está com peso bom 97 gramas e como 81 dias. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 23 de Abril de 2021 Compartilhar Postado 23 de Abril de 2021 1 hora atrás, KarlaPersi disse: Eu só irei ter um casal e a petz é próxima de casa , consigo um preço bom! Eu estou com uma dúvida aqui! Eu retirei a papinha de manhã das (08:00 ) e estou dando 8 ml a noite , durante o dia ele come um pouco de tudo , porém algumas manhãs ele fica parece meio (amuadinho ) sonolento e chato daí nesses dois dias que ocorreu isso pela manhã eu dei 8 ml de Papinha e ele logo ficou esperto novamente , eu já fiz check UP nele e deu negativo para tudo , fiz fezes e sangue ! Acho que ele ainda não come todos os dias para se manter e como sei que as aves tem o metabolismo acelerado então acho que algumas manhãs ele fica mais fraquinho de fome! O que eu posso fazer ? Estou fazendo assim! Dia sim dia não eu dou a papa duas vezes ao dia... Ele está com peso bom 97 gramas e como 81 dias. Ele já devia estar comendo sozinho desde os 60 dias, isso é como dar leite materno para um adolescente sabe? Pesquise no YouTube dicas de como desmamar filhote de calopsita, alguns realmente são mais chatinhos pra largar a papa. Nesses dias que ele fica amuado você pesa ele? O importante é pesar para saber o quanto ele está comendo. Eu continuaria com 5ml de papa de manhã e de noite, se eu pesando percebesse que ele está comendo eu diminuiria pra 3ml de manhã e de noite. Com o 3ml eu observaria se ele está comendo, se ele perdesse peso eu voltaria com 5ml. É um processo demorado mas necessário, tem que ser aos poucos mas rápido porque ele já está na idade. Bom, espero que você consiga. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
KarlaPersi Postado 27 de Abril de 2021 Autor Compartilhar Postado 27 de Abril de 2021 Obrigada!! Então o danadinho fica o tempo todo dentro do pote de sementes descasca até girassol , que sei ser uma semente durinha, para descascar no bico , sinal que o bico já está tendo força, retirei a papa da manhã e ele está procurando bem mais alimentos , coloco cenoura, jiló , couve várias opções para ele além da farinhada , extrusada e mix de semnetes, a água ele já toma bem procura sozinho e já bebê vários golinhos .. Pesei ele e manteve o peso , então continuarei com a papinha da noite por mais algumas semanas até ver se ele vai largando! E obrigada pelas dicas!! Ajudou muito a sanar minhas dúvidas!! Ser mãe dessas fofurinhas não é nada fácil!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.