Jump to content

Macho muito novo para galar os ovos?

Matcont
Ir para a solução Resolvido por Matcont,

Posts Recomendados

Tenho um casal de calopsita e possuo os exames de sexagem, a fêmea é cinza silvestre tem 1 ano e 2 meses, o macho é albino e tem 7 meses, cruzam a um certo tempo e como a fêmea estava dando indícios que queria botar seus primeiros ovos decidi colocar o ninho, assim que coloquei o macho ficou com um comportamento agressivo, tomou conta do ninho e não deixava ela entrar de jeito nenhum, sempre que ela tentava dava briga, quando se passou 2 dias ela criou uma certa "coragem" e meio que confrontou o macho e assumiu o controle do ninho, acho que a coitadinha estava doida para botar seus ovos e não teve outra escolha a não ser fazer isso, atualmente ele não disputa mais pela posse do ninho, a questão é que ela já botou 2 ovos porém esta chocando sozinha e o macho não ajuda em nada, agora vem algumas perguntas: Essa falta de interesse em ajudar a fêmea pode ser por conta da idade dele?  Com 7 meses ele já consegue galar os ovos? Posso deixar a fêmea continuar chocando os ovos sozinha? Tem possibilidade de nascer filhotes nessa postura? pra finalizar acho interessante dizer que o macho é extremamente manso, a fêmea já é mais reservada, não é arisca vem no dedo também so que é desconfiada. Se alguém puder responder minhas perguntas, que foram muitas rsrsrs ficarei bastante agradecido.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olá matcont, então tem possibilidade sim de estarem falados os  novos e tiveram 4 filhotinhos e é a primeira cria, então é normal ele ter ficado agressivo por conta do ninho e tudo mais, geralmente a femia choca de noite e o macho de dia, de dia vc está na sua casa? tem algumas calopsitas que começa a chocar depois de 3 ovos e tal, é só esperar um pouco que daqui uns dias ele deve revezar com ela, caso vc queira saber msm se está galados espere passar 7 dias e faça a ovoscopia, no meu caso como como era a primeira criação fiquei inseguro de mexer nos ovos e eles abandonar entao esperei os 21 dias para saber msm, é pra minha felicidade todos estava galados e nasceram com 18 dias de choco, se estiver nesta dúvida espere a eles vão abandonar por ser a primeira postura não meixa muito, agora caso queira fazer a ovoscopia depois de 7 dias tem vários tópicos que encina.... espero ter te ajudado um pouco

• Gostei 1
Link para compartilhar

Ajudou bastante, eu fico o dia todo em casa e acho que deve ter uns 3 ovos ja, o macho como eu disse não fica nem um período no ninho, hj ele esta demonstrando interesse fica no poleiro bem próximo da entrada do ninho observando a fêmea so que ele fica batendo o bico no ninho e meio que "gritando" como se quisesse que ela saísse de dentro... Não entendo essa criatura rsrsrs, obrigado pelas informações. 

• Gostei 1
Link para compartilhar

• Solução

É realmente acho que o fator idade esta pesando nesse caso, pelo que vejo a fêmea alem de fazer o trabalho pesado de chocar sozinha ainda tem que combater o macho na hora de sair do ninho para comer, o garoto esta chatinho demais, não deixa a coitada chocar em paz, acho que esta muito novo, estou pensando em fazer a ovoscopia daqui uns 4 dias, se eu ver que não esta galado irei retirar o ninho.

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.