Jump to content

Posso dar agua ao meu filhote? Papinha somente tres vezes ao dia e ja posso tentar colocar sementes?

Thiago Barreto
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Boa noite!

Por favor me da uma ajudinha... Ganhei um filhotinho a 4 dias, o rapaz que me deu disse q acha q ele tem 45 dias, mais eu acho q deve ter mais, eu só estou dando papinha a ele 3 vezes ao dia (7 da manha, 1 da tarde e 19 da noite, comecei com 3ML mas desde ontem estou dando 8ML em cada refeição), minhas duvidas são as seguintes, eu posso dar agua a ele? pois desses 4 dias que estou com ele ainda não dei agua, só a papinha e ele fica o tempo todo dando aquele escândalos pedindo comida, devo dar?, posso deixar ele soltou durante o dia ou na gaiola e noite coloco ele na caixa para dormir? e já posso tentar acostumar ele na mão? comprei um saco de alpiste e outro de girassol posso deixar na gaiola? agua devo dar na seringa?

deixarei duas fotos deles em anexo, pelas fotos sabem me dizer quantos dias mais ou menos ele tem? desculpem por tanta perguntas, é que eu nunca criei nenhum tipo de ave...

Ariel 2.jpg

Ariel.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Aparenta ser bem mais novo,  a papinha contém água mais eu moro no Rio de janeiro  e por ser extremamente quente dou umas 5 gotinhas no bico, 3 vezes ao dia eu acho pouco eu daria 4, e vc pode dar 10 ml,  meu vet indicou pra um filhote miudinho que eu tinha 1/2 medida de aminomix para cada meio quilo de papinha,  veja com seu vet se é viável para este filhote nos  dê notícias. . 

• Gostei 2
Link para compartilhar

Ele deve ter uns 25 dias, não tem mais do q isso não, com 1 mês eles já estão empenados por completo!...

achei que o papinho dele está mto grande, ele fica vazio e depois vc da papinha? Pq tem q cuidar dar a papinha sempre morna para ajudar na digestão e fazer na hora, pq as vezes o papo fica azedo e não faz a digetao e fica grande e não fica vazio! Nessa idade eu dava de 5 a 6 vezes por dia uns 7 a 8 ml...

pode dar sementes sim, acho q no início ele não vai comer, mas eh melhor já ir oferecendo, para ele começar aprender a descascar, girassol eh mto gorduroso, vc só pode dar umas 10 sementes de girassol por dia, o q as calopsitas mais gostam eh painco!

sugeria q vc comprasse pronta sementes próprias para calopsitas, pq elas comem várias sementes e não só alpiste e girassol! No início elas não vão conseguir desacatar o alpiste eh o mais difícil para elas no começo!

Água pode oferecer sim! Mas não eh necessário dar água qndo estiver dando a papinha! 

Eu faço minha própria mistura de sementes! 

ALIMENTAÇÃO das minhas calopsitas!

Todos os dias:

500g de Painço (amarelo, vermelho, verde, preto), 
200g de Alpiste,
150g de Aveia,
100g de Arroz com Casca, 
100g de Girassol.
100g de Cártamo
100g de Linhaça Dourada (pq contém omega 3, 6 e 9)
100g de Senha
50g de Nabão 
10g de Pimenta Rosa 

Aveia em Flocos (as vezes preferem comer alem da com casca) em pote separado

Quinoa (mto rica em nutrientes) coloco em um pote separado junto com a colza pq são pequenas
Colza (pequena quantidade pq eh gordurosa)

Trigo sarraceno (adoram) tbem deixo em pote separado

Ração extrusada - a ração que as minhas calopsitas adoram eh a Frutas Mix da Biotron, eh aquela vermelha verde e amarela, mas por ela ser um pouco maior que um grão de feijão, eu quebro elas para facilitar deles quebrarem e comerem!
Mas também tem a da Nutropica que eh a melhor marca do mercado, também tem a da MegaZoo, e a bambino da biotron, saporito frutas mix da biotron (elas tbem adoram) vai da sua calopsita se adaptar melhor!

Água sempre limpa e fresca eh essencial também!

Farinhada eh bom sempre oferecer mas os meus não gostam, já comprei da nutropica e da Biotron, elas comem mto pouco, mas outras calopsitas adoram, então sugiro que ofereçam para suas! A da Nutropica eh mto cheirosa e vitaminada, gostei da sabor mel.

Osso de siba todos os dias, eh fonte de cálcio! Eh melhor dar o osso de siba (natural) do que aquelas redondinhas q são pedra de cálcio, pois essas prendem o intestino! Mas na época que elas botarem ovos, precisa dar o avitrin cálcio pq elas tem uma grande perda de cálcio, mesmo se não for pra chocar!

2 ou 3 vezes por semana (escolher 1 ou 2 da lista por semana)

Uva
Maçã
Banana 
Beterraba
Abóbora 
Cenoura
Chuchu 
Couve
Almeirão
Espinafre 
Rúcula
Chicória 

Trigo Integral (para oferecer para as calopsitas tem q preparar, deixar pré germinado... Para isso vc deve lavar o trigo integral e deixar de molho na água por 2 a 3 horas, escorrer a água e esperar cerca de um dia, até o trigo estiver seco naturalmente e então já estará pré germinado)...
Agora no inverno da para dar umas 3 vezes na semana, elas adoram!

2 ou 3 vezes por semana - todos devem ser cozidos sem sal e sem temperos! (Cada semana eu dou um diferente)

Milho
Lentilha
Grão de Bico

1 vez por semana: (cada semana eu escolho um diferente, dar pouco pq são gordurosas)

Avelã
Nozes
Castanha do Pará

Tbem pode dar 1 vez por semana Neston Flocos eles adoram, mas não dêem mto, pq prende o intestino!

Nunca esqueçam de dar vermífugo de 6 em 6 meses ou de 1 em 1 ano, dependendo da recomendação do veterinário! Eu dou o da marca Avitrin!

Geralmente em 6 em 6 meses eu dou avitrin complexo Vitamínico por 15 dias!... Uma semana depois que dou o vermífugo, dizem q eh recomendado, e tbem para garantir q eles estão com tds as vitaminas em dia! Kkkkk

ALIMENTOS PREJUDICIAIS A SAÚDE DAS CALOPSITAS

alimento com sal
berinjela
pêra e serralha 
leite e seus derivados - queijo branco (calopsitas não possuem enzimas que processam o leite)
sementes de frutas (são toxicas, principalmente a semente da maçã)
folhas de verduras escuras (possuem excesso de ferro que é prejudicial)
fermentados (pão, bolacha, bolo)
pedras de cálcio (prendem o intestino pois contém gesso)
amendoim (possui uma toxina que causa problema no fígado e também pode possuir fungos causadores de doença fatal)
alface e acelga (causa diarréia)
agrião (irrita as mucosas do intestino e do estomago)
frutas ácidas (limão, laranja, morango)
abacate, manga, cereja, figo
pêssego e ameixa (seus caroços também são tóxicos)
chá e café
bebidas alcoólicas 
chocolates
amêndoas
ração de cachorro
folhas de batata
tomate, ervilha, feijão de fava, cebola
cogumelos
azaléia, begônia, lírio, comigo ninguém pode, jasmim, samambaia, prímula
salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalipto, açafrão, fumo

E pode sim acostumar ela na sua mão sim!

mas eh necessário cortar as penas de uma das asas para ela não voar, no youtube tem vídeos explicado como fazer o corte!

deixar solta sozinha melhor não, pois eh perigoso se machucar, elas são to curiosas e bicam td q vê, assim elas podem comer algo q faz mal, e se machucar! 

Mas pode ficar na sua mãe e brincar com ela sim, mas deixar solta só qndo ficar com alguém cuidando! 

• Gostei 5
Link para compartilhar

Sim, estou dando a papinha conforme ao que falou o q rapaz me deu, 3 vezes ao dia (7h, 1h e as 19h) mas ele me disse pra ei dar 3 ml, mas desde ontem estou dando 8... Dei a papinha dele as 19h e ele está na caixa gritando pedindo comida, devo dar ou esperar até as 7 ou deixo um caquinho com um pouco de alpiste lá, e outro de água?

Link para compartilhar

• Solução

Embora ele esteja quase empenado ainda é muito novinho. Está chorando de fome pois está sendo pouco alimentado. Continue dando os 8 ml podendo chegar até 10 ml, mas aumente para 4 vezes ao dia. Não há necessidade de fornecer água, pois a papinha já contém água do preparo.

Ao invés de ficar colocando ele na gaiola e na caixa, melhore as acomodações de acordo com a idade dele. Pegue a gaiola e retire a grade do fundo. Forre ela com maravalha e desce o poleiro a 1 cm do fundo do chão, assim ele já vai acostumando a empoleirar (você pode ajudar colocando ele em cima e apoiando com sua mão para ele aprender e não cair). Se ver que está atrapalhando nesse momento retire o poleiro e mais na frente coloque ele.

Somente alpiste e girassol é muito pobre em nutrientes, ele ficará desnutrido. Compre uma mistura de sementes própria para calopsitas, uma ração da megazoo PM13 para calopsitas e periquitos e uma farinhada (eu indicaria a da nutrópica) ou outras quaisquer de sua escolha, faça uma mistura de 60% de sementes, 20% de ração e 20% de farinhada e coloque numa banheirinha no fundo da gaiola, deixe disponível a vontade para que ele aos poucos vá conhecendo e se acostumando. Provavelmente ele não irá nem mexer nos primeiros dias, mas deixe lá para ele se familiarizar. Você pode de vez em quando ir até a gaiola e pegar um grão e oferecer para ele, coloque ele de frente ao potinho sempre que puder, assim ele saberá que é para ele comer. 

Não interrompa a papinha enquanto ele não estiver se alimentando sozinho, pois poderá morrer de fome caso isso ocorra. Como não sabe qual a idade dele, espere ele estar bem crescido e rejeitando a papinha. Isso irá ocorrer mais ou menos quando ele tiver uns 60 dias ou mais. Mesmo se alimentando sozinho ofereça uma papinha no final do dia como reforço.

Faça uma cabaninha na gaiola cobrindo em cima e nas três laterais deixando somente a frente aberta, até que ele esteja totalmente empenado, a noite cubra por completo. Quando ele estiver totalmente empenado poderá deixar ela descoberta e cobrir somente a noite para dormir.

Não convém deixar ele solto pois é muito novinho, mas se estiver junto com você sempre supervisionado poderá ficar com ele solto e manusear bastante, pois dessa forma ele ficará bem mansinho.

Coloque todos os dias um pedacinho de verdura para ele comer (catalônia, couve manteiga, espinafre, almeirão, rúcula, acelga entre outras verduras), milho cru, pepino, berinjela mesmo que ele não coma, mas deixe lá para ele se habituar. Como são curiosas uma hora ele irá mexer e comer dai não para mais.

A tabela abaixo dá para você ter uma idéia de como alimentar e o período. Observe sempre se o papo diminui de tamanho e se ele está evacuando, se estiver ocorrendo sinal que o aparelho digestivo dele está em perfeito funcionamento.

Ele é muito lindo, parabéns!

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

• Gostei 1
Link para compartilhar

Pessoal boa noite, muito obrigado pela atenção de todos....

A tarde fui ao veterinário e ele e disse que posso continuar dando somente 3 vezes ao dia a papinha e também falou que eu deveria amassar uma cenoura e misturar junto a papinha, que ajudará na penagem dele, e que seria melhor papel higiênico do que a maravalha quando for colocar ele na caixa a noite e que também eu sempre dar umas gotinhas vitamina a ele...

hoje deixei disponível na gaiola agua e quando fui pegar ele agora a noite, notei q ele estava bicando e bebendo a agua, amanha vou comprar uma gaiola nova para ele e também comprarei algumas sementes, to pensando em colocar uma banana também....

mais uma vez gostaria de agradecer pela atenção de todos...

Link para compartilhar

Não sei que veterinário você levou e se é especializado em aves, mas papel higiênico não é indicado para essa finalidade, o correto é maravalha. Ele pode comer o papel e esse fazer mal a ele, causando até a morte. Além disso a papinha já contém todos os nutrientes e vitaminas que a calopsita necessita, não havendo necessidade de nenhum complemento nela, além de que se ela não fizer a digestão o papo pode estagnar se azedar dentro. Isso se você estiver usando uma papinha industrializada que já vem balanceada para um bom desenvolvimento do filhote.

Link para compartilhar

Não sei que veterinário você levou e se é especializado em aves, mas papel higiênico não é indicado para essa finalidade, o correto é maravalha. Ele pode comer o papel e esse fazer mal a ele, causando até a morte. Além disso a papinha já contém todos os nutrientes e vitaminas que a calopsita necessita, não havendo necessidade de nenhum complemento nela, além de que se ela não fizer a digestão o papo pode estagnar se azedar dentro. Isso se você estiver usando uma papinha industrializada que já vem balanceada para um bom desenvolvimento do filhote.

pois é celia também achei estranho , deixei com maravalha mesmo, celia eu gravei um vídeo dele pedindo comida, está no anexo mesmo qndo acabo de dar a papinha a ele. Ele fica fazendo isso, e faz o dia todo, é normal? Comprei uma gaiola pra ele e deixei disponível um mix de sementes, ele já deu algumas bicadas, dei papinha a ele hoje 7 hrs estou esperando dar 13h para eu possa dar a papinha mas ele fica fazendo esse barulho do vídeo o tempo todo chega estou com pena dele :(  assistao vídeo por favor e me fale

VID_20151014_112819603.mp4

• Confuso 1
Link para compartilhar

me ajudem por favor!!!!

apesar dele n estar td empenado pode ser realmente q ele tenha 45 dias. porque eu tinha um filhote q demorou .ais p se desenvolver . Os meus muito antes de fazer 45 dias eu já estává dando sementes (sem o girassol porque eles são grandes e podem parar no papo dele) e deixava água nos dias muito quentes. aliás os meus estão mais ou menos c essa idade agora é estão comendo as sementes  normalmente  e bebendo água . E dou papinha  duas vzs ao dia. qto a vitamina eu tenho dado promater aos meus . indicação  do  próprio  veterinário.  Por 60 dias. Eles estão fortes . 

Link para compartilhar

@kawaranu Eu acho que ela deve ter no máximo 30 dias e olha lá, esse comportamento é típico de passaro com fome. Três vezes por dia é muito pouca alimentação. Uma dica, não misture nada na papinha, pois pode azedar no papo e estagnar. Tente fazer ela bem grossa pois sustenta mais tempo o passaro. Em algumas situações quando não temos tempo disponível damos uma maior quantidade de papa (no máximo 10ml)  sendo bem grossa menos vezes ao dia, em outras situações quando você tem mais tempo pode dar mais vezes ao dia uma menor quantidade (tente uns 7ml ou menos), pois ele se alimentando várias vezes fica mais saciado e assim ocorre mais rápido a digestão.

Tire esses dois dias para fazer um teste e ver qual ele se adapta melhor, onde ele fique mais saciado. Como já está dando 8ml em três vezes ao dia, aumente mais uma papa, passando a oferecer 4 vezes ao dia (logo que acorda, meio dia, umas quatro hs da tarde e antes de dormir), sendo que a última você pode dar uns 10 ml para ele manter mais saciado a noite. 

Como ele já está grandinho não acredito que poderá ter problemas de estagnar, se você fizer a papa morninha e de forma correta. O limite você terá uma idéia pois quando oferecer se ele estiver saciado irá recusar, faça 10 ml se ver que ele não comeu tudo diminua para 9, 8 e assim por diante. 

Outro parametro para saber se ele está saciado ou não é quando oferecer a papinha se ele vomitar é porque foi muito, dai na próxima você diminui gradativamente a medida que ele for crescendo.

Não tem como seguir uma tabela correta em relação a ele, pois como não se sabe a idade tudo será suposições, mas você pode dessa forma ir testando e se adaptando conforme ele for aceitando ou recusando.

Não precisa oferecer água para ele, pois conforme já informei anteriormente a papinha já contém água e supre as necessidades dele tanto de sólidos quanto de líquidos, mas você pode já ir deixando um potinho com água ao lado da mistura de sementes, ração e farinhada, pois ele a medida que for crescendo irá mexer por curiosidade e irá se acostumando a nova realidade.  Quando ele quiser irá beber sozinho a água, você não precisa dar no bico dele.

Não interrompa a papinha de forma alguma, pois caso contrário ele poderá adoecer e também não deixe ele passar fome, se for o caso diminua a quantidade oferecida e aumente as vezes por dia que for dar. 

Link para compartilhar

@Célia Maia ok Célia obrigado pelas dicas, vou aumentar as dozes...

Olha hoje ele estava Quetinho na gaiola, aí qndo eu cheguei ele começoucomeçoua dar  esses escândalos, aí eu peguei ele e fiz a papinha e dei 9ml, e mesmo com o papo cheio ele não parava de gritar aí peguei ele no dedo e veio subindo devagarinho até chegar em meu peito e fazendo esses escândalos, aí comecei a alisar dar carinho e conversar com ele, até q ele ficou bem Quetinho e minha mãe disse q ele tava com os olhinhos fechados enquanto eu dava carinho nele, aí pensamos q ele estava era pedindo um pouco de atenção. 

Quando ele estar na gaiola ele só quer ficar encima do caquinho de sementes e as vezes ele dar umas bicadas lá, mas ele pode ta Quetinho é só eu me aproximar q ele começa, vou deixar um anexo de uma foto dele na gaiola

IMG_20151014_115400686.jpg

IMG_20151014_115355208.jpg

Link para compartilhar

A papinha 3 vezes ao dia está bom, pode manter a quantidade de 8 a 10 ml. Ele precisa ir aprendendo comer outras coisas. Faça ovo cozido e amasse e misture pouco de farinhada e coloque pra ver se ele come, mais deixe por pouco tempo, pois estraga, ainda mais com esse calor.

Ñ misture nada na papinha, só ela já tem os nutrientes necessários que os filhotes precisam.

Ñ precisa dar água pra ele na seringa, a papinha já contém água e vc já está deixando disponível na gaiola.

Vc pode dar umas extrusadas pra ver se ele já pega, tem uma da alcon que é pra reprodução, é menor e mais fácil pra eles pegarem. Vá dando de uma a uma no biquinho dele e observa pra ver se come. Mantenha tb uma boa mistura de sementes pra ele ir se acostumando.

Cuidado ao retirar ele da gaiola, ainda mais que ñ sabe ao certo a idade, ele pode sair voando e fugir. Pegue e olhe pra ver como estão as penas de voo, eu acredito que já possa dar umas aparadinhas pra ñ correr risco de fuga. Dos meus eu aparava com 30 dias.

Coloque um pedaço de papelão no cantinho da gaiola, fica mais fácil pra ele se apoiar. Tb pode colocar uma escadinha, isso ajuda.

Vc tem uma balança pra acompanhar peso dele? É muito bom viu, pois vc saberá como está desenvolvimento dele, e se está bem alimentado. Mais tem que pesá-lo sempre no mesmo horário, de preferência cedo e antes de dar papinha.

Uma graça seu bebê!!

Editado por Rosii
Link para compartilhar

Essa grade da gaiola dificulta a mobilidade para ele que é filhotes. Retire a grade e forre com maravalha assim irá deixar ele mais quentinho e ele poderá se locomover. Retire o poleiro e coloque ele na mesma posição que está mais quase rente ao chão da gaiola, +/- 1 cm do piso, assim facilitará para ele empoleirar e se cair não se machucará. Você pode colocar ele de vez em quando sobre o poleiro baixo, assim ensina para ele que é para ele ficar sobre ele e dormir. Deixe o outro na parte alta, pois quando aprender a subir no baixo ele sozinho irá tentar escalar a gaiola e subir no outro.

O potinho das sementes nesse momento é muito grande e alto para ele. Pegue uma banheirinha pequena daquelas de acrílico (vende em pet shop e custa no máximo dois reais) e coloca a mistura dentro dela, assim fica mais baixo e facilita para ele tentar comer. Faça o mesmo com o potinho da água. Depois que ele crescer você volta a utilizar esses potes.

As calopsitas independente da idade são carentes, muitas se afeiçoam ao dono e tem ele como sua "mãe" quando ainda são filhotes, por isso essa dependência de você. O lado bom é que ele está apegado a você e ficará muito manso quando crescer. Hoje ela chora pedindo carinho, quando crescer irá se jogar em cima de você somente para receber carinho. As minhas as vezes quando passo perto delas se jogam com tudo na minha cabeça e não saem por nada enquanto eu não distribuir carinho.

Ele tá muito fofo:x Parabéns por ele, tenho até saudades de quando os meus estavam assim.

Cobre a gaiola a noite, mesmo você estando num local quente para ele dormir tranquilo e não tomar friagem, pois não está todo empenado e se estiver ventando cobre a gaiola e deixa somente a frente aberta.

Link para compartilhar

Obrigado @Célia Maia,  eu forrei essa grade com aquele tapetinho de borracha q colocamos no piso do carro, pois essa grade não sai, e anoite estou colocando ele na caixa, hj ele ficou gritando aí peguei ele fiquei um pouco no braço e ele ficou Quetinho mas depois logo voltava a gritar, estou fazendo assim, eu acordo e dou a papinha e deixo ele na gaiola e vou trabalhar e quando chego 12 hrs almoço e tiro ele da gaiola e fico um pouco com ele e dou a papinha 1 hrs, fico com ele até umas 1:30 da tarde e coloco revolta na gaiola e vou trabalhar, quando chego anoite umas 18: hrs tiro ele da gaiola e fico com ele e dou a papinha 19 hrs mas fico com ele até umas 20hrs e coloco ele na caixa com maravalha e cubro um pouco a caixa... Ele não fica só em casa minha mãe ta com ele o dia todo assobiando mexendo com ele, mas desde domingo ele só grita...

Mais uma vez agradeço pela atenção de todos vocês

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.