abraaosds2001 Postado 5 de Junho de 2021 Compartilhar Postado 5 de Junho de 2021 Olá, sou novo no fórum e estou com dúvidas quanto aos cuidados de calopsitas. Tenho duas adultas que tiveram um único filhote recentemente, mas abandonaram o ninho, o filhote já estava muito fraco. É a terceira ninhada deles, a primeira nenhum ovo de 3 vingou, a segunda ninhada 2 vingaram de 4, mas ambos os filhotes morreram com 5 dias. Dessa vez foram apenas 2 ovos e apenas um estava fecundado. De início estava tudo certo, mas os pais lá pro dia 10 já não revezavam no ninho pela manhã, os dois ficavam fora e só iam pela noite, e por volta do dia 13 eles já não cobriam o filhote com a asa a noite e ele passou frio. Agora no dia 15 realizei intervenção, tirei o ninho da gaiola, coloquei uma lâmpada incandescente pra aquece-lo (não encontrei lâmpada aquecedora de cerâmica por aqui, era necessário intervenção urgente) e estou alimentando por papinha. Ps.: A lâmpada foi colocada do lado oposto ao filhote e tem um pano preto entre eles. Dúvidas: 1. final de semana, pandemia, tudo fechado, não vou conseguir uma lâmpada de cerâmica a tempo, como proceder com a lâmpada incandescente? O uso dela pode cegar o filhote que já está com o olho aberto? Como o filhote vai dormir? Filhote de 15 dias dorme? 2. No entra e sai dos pais no ninho eles passaram em cima da asa esquerda do filhote e está machucado, tem algo que possa fazer ou apenas esperar? 3. Como eu sei que o filhote está bem? Ele mais quieto ou ele mais agitado? Ele atualmente está meio agitado (antes estava parecendo que convulsionando de frio nas arestas do ninho), está levantado como que pedindo comida (o papo agora está aparentemente cheio, vou seguir alimentando nós horários devidos), mas ele movimenta o gogó como se tivesse descendo comida, estou achando isso estranho. Podem aconselhar? Segue foto, não pude enviar uma melhor pela limitação de tamanho 17 minutos atrás, abraaosds2001 disse: Olá, sou novo no fórum e estou com dúvidas quanto aos cuidados de calopsitas. Tenho duas adultas que tiveram um único filhote recentemente, mas abandonaram o ninho, o filhote já estava muito fraco. É a terceira ninhada deles, a primeira nenhum ovo de 3 vingou, a segunda ninhada 2 vingaram de 4, mas ambos os filhotes morreram com 5 dias. Dessa vez foram apenas 2 ovos e apenas um estava fecundado. De início estava tudo certo, mas os pais lá pro dia 10 já não revezavam no ninho pela manhã, os dois ficavam fora e só iam pela noite, e por volta do dia 13 eles já não cobriam o filhote com a asa a noite e ele passou frio. Agora no dia 15 realizei intervenção, tirei o ninho da gaiola, coloquei uma lâmpada incandescente pra aquece-lo (não encontrei lâmpada aquecedora de cerâmica por aqui, era necessário intervenção urgente) e estou alimentando por papinha. Ps.: A lâmpada foi colocada do lado oposto ao filhote e tem um pano preto entre eles. Dúvidas: 1. final de semana, pandemia, tudo fechado, não vou conseguir uma lâmpada de cerâmica a tempo, como proceder com a lâmpada incandescente? O uso dela pode cegar o filhote que já está com o olho aberto? Como o filhote vai dormir? Filhote de 15 dias dorme? 2. No entra e sai dos pais no ninho eles passaram em cima da asa esquerda do filhote e está machucado, tem algo que possa fazer ou apenas esperar? 3. Como eu sei que o filhote está bem? Ele mais quieto ou ele mais agitado? Ele atualmente está meio agitado (antes estava parecendo que convulsionando de frio nas arestas do ninho), está levantado como que pedindo comida (o papo agora está aparentemente cheio, vou seguir alimentando nós horários devidos), mas ele movimenta o gogó como se tivesse descendo comida, estou achando isso estranho. Podem aconselhar? Segue foto, não pude enviar uma melhor pela limitação de tamanho 18 minutos atrás, abraaosds2001 disse: Olá, sou novo no fórum e estou com dúvidas quanto aos cuidados de calopsitas. Tenho duas adultas que tiveram um único filhote recentemente, mas abandonaram o ninho, o filhote já estava muito fraco. É a terceira ninhada deles, a primeira nenhum ovo de 3 vingou, a segunda ninhada 2 vingaram de 4, mas ambos os filhotes morreram com 5 dias. Dessa vez foram apenas 2 ovos e apenas um estava fecundado. De início estava tudo certo, mas os pais lá pro dia 10 já não revezavam no ninho pela manhã, os dois ficavam fora e só iam pela noite, e por volta do dia 13 eles já não cobriam o filhote com a asa a noite e ele passou frio. Agora no dia 15 realizei intervenção, tirei o ninho da gaiola, coloquei uma lâmpada incandescente pra aquece-lo (não encontrei lâmpada aquecedora de cerâmica por aqui, era necessário intervenção urgente) e estou alimentando por papinha. Ps.: A lâmpada foi colocada do lado oposto ao filhote e tem um pano preto entre eles. Dúvidas: 1. final de semana, pandemia, tudo fechado, não vou conseguir uma lâmpada de cerâmica a tempo, como proceder com a lâmpada incandescente? O uso dela pode cegar o filhote que já está com o olho aberto? Como o filhote vai dormir? Filhote de 15 dias dorme? 2. No entra e sai dos pais no ninho eles passaram em cima da asa esquerda do filhote e está machucado, tem algo que possa fazer ou apenas esperar? 3. Como eu sei que o filhote está bem? Ele mais quieto ou ele mais agitado? Ele atualmente está meio agitado (antes estava parecendo que convulsionando de frio nas arestas do ninho), está levantado como que pedindo comida (o papo agora está aparentemente cheio, vou seguir alimentando nós horários devidos), mas ele movimenta o gogó como se tivesse descendo comida, estou achando isso estranho. Podem aconselhar? Segue foto, não pude enviar uma melhor pela limitação de tamanho O cocô dele está saindo preto, não um branquinho. Alguém me ajuda por favor, será a papa? Será que é por causa da mudança? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 6 de Junho de 2021 Compartilhar Postado 6 de Junho de 2021 15 horas atrás, abraaosds2001 disse: Olá, sou novo no fórum e estou com dúvidas quanto aos cuidados de calopsitas. Tenho duas adultas que tiveram um único filhote recentemente, mas abandonaram o ninho, o filhote já estava muito fraco. É a terceira ninhada deles, a primeira nenhum ovo de 3 vingou, a segunda ninhada 2 vingaram de 4, mas ambos os filhotes morreram com 5 dias. Dessa vez foram apenas 2 ovos e apenas um estava fecundado. De início estava tudo certo, mas os pais lá pro dia 10 já não revezavam no ninho pela manhã, os dois ficavam fora e só iam pela noite, e por volta do dia 13 eles já não cobriam o filhote com a asa a noite e ele passou frio. Agora no dia 15 realizei intervenção, tirei o ninho da gaiola, coloquei uma lâmpada incandescente pra aquece-lo (não encontrei lâmpada aquecedora de cerâmica por aqui, era necessário intervenção urgente) e estou alimentando por papinha. Ps.: A lâmpada foi colocada do lado oposto ao filhote e tem um pano preto entre eles. Dúvidas: 1. final de semana, pandemia, tudo fechado, não vou conseguir uma lâmpada de cerâmica a tempo, como proceder com a lâmpada incandescente? O uso dela pode cegar o filhote que já está com o olho aberto? Como o filhote vai dormir? Filhote de 15 dias dorme? 2. No entra e sai dos pais no ninho eles passaram em cima da asa esquerda do filhote e está machucado, tem algo que possa fazer ou apenas esperar? 3. Como eu sei que o filhote está bem? Ele mais quieto ou ele mais agitado? Ele atualmente está meio agitado (antes estava parecendo que convulsionando de frio nas arestas do ninho), está levantado como que pedindo comida (o papo agora está aparentemente cheio, vou seguir alimentando nós horários devidos), mas ele movimenta o gogó como se tivesse descendo comida, estou achando isso estranho. Podem aconselhar? Segue foto, não pude enviar uma melhor pela limitação de tamanho O cocô dele está saindo preto, não um branquinho. Alguém me ajuda por favor, será a papa? Será que é por causa da mudança? Olá. Já aconteceu o mesmo comigo e eu alimentei o filhote na papa, infelizmente ele morreu por inexperiência minha. Eu seguia os horários para alimentar ele também mas isso é um erro, só alimente ele se o papo estiver totalmente vazio, nunca dê papa sobre papa, eu fazia isso sem saber e meu filhote morreu. Muita luz em cima dele pode até queimar a pele dele, cuidado. Coloque um copinho de água no ninho também para manter úmido. Coloque um pano ou uma tampa de plástico separando o filhote da lâmpada, mas preste atenção para ter certeza de que o filhote está aquecido. O importante é ele ficar aquecido. Ele estar "agitado" e levantar a cabeça pedindo comida é um ótimo sinal! Qual a marca da papa que você oferece? Sim, filhote dorme. Entre 8 da noite e 6 da manhã não precisa alimentar ele. De 6 da manhã até 8 da noite você alimenta ele sempre que o papo estiver vazio, geralmente de 2 em 2 horas. Pesquise uma tabela de papa para saber quando ir aumentando a quantidade da papa. Basicamente você alimenta ele até o papo ficar cheinho e só alimenta quando estiver totalmente vazio. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.