letícia cirineu guimaraes Postado 16 de Junho de 2021 Compartilhar Postado 16 de Junho de 2021 Estou com 4 filhotes de calopsita, porém tive que tirar o mais velho do ninho ( está com 9 dias) durante o dia pois os pais não estavam alimentando os menores. E desde desse momento sugira várias dúvidas. Rsrs Coloquei o filhotinho em uma caixa de sapato com serragem, bolsa térmica( estou trocando de três em três horas ) e uma luz verde para esquentar. Comecei a dar papinha e ele está aceitando muito bem.(Comprei uma papinha própria e dou morninha em uma seringa para ele) Após passar o dia dando papinha de 3 em 3 horas e esquentado eu coloco ele de volta no ninho para os pais esquentarem durante á noite ( os pais não rejeitaram) só que quando eu coloco eles dão um pouco de comida também. Infelizmente desde que peguei ele tivemos alguns problemas como : papo com ar : não sei qual motivo da causa, pois quando vou dar papinha sempre verifico se a seringa não está com ar ( vi algumas dicas e vídeos e fiz massagem no papo, deu certo , o ar saiu, mas de vez em quando aparece de novo aí eu faço massagem e sai, até o dia de hoje ainda não apareceu, e tenho fé que não vai ) papo demorando para esvaziar : hoje pela manhã fui tirar ele do ninho, como de costume e ele estava com o papo bem cheio e um pouco duro, bem pouquinho, acredito que os pais deram comida muito grossa e também havia umas sementes bem pequenas, então de 1ml de água morna e massageie o papo até ficar bem molinho, na primeira vez não vi nenhuma diferença e uma 1hora de pois eu repeti todo o processo . Acabei de olhar ele e o papinho deu uma diminuída. Ele está defecando normalmente, inclusive adora fazer isso na minha mão Acho que ele apenas está demorando para digerir a comida, pelo menos espero que seja isso. Perguntinhas : É normal ter tipo uma veias no papo ? Só pode dar a próxima refeição quando o papo estiver completamente vazia ? Pq o papo dele esvazia bem, só que fica uma mini bolinha Pode pingar uma gotinha de vitamina na papinha? Qual é a textura ideal para papinha ? É normal o pezinho ficar tremendo de vez em quando ? Desculpa aí por tantas perguntas Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 16 de Junho de 2021 Compartilhar Postado 16 de Junho de 2021 2 horas atrás, letícia cirineu guimaraes disse: Estou com 4 filhotes de calopsita, porém tive que tirar o mais velho do ninho ( está com 9 dias) durante o dia pois os pais não estavam alimentando os menores. E desde desse momento sugira várias dúvidas. Rsrs Coloquei o filhotinho em uma caixa de sapato com serragem, bolsa térmica( estou trocando de três em três horas ) e uma luz verde para esquentar. Comecei a dar papinha e ele está aceitando muito bem.(Comprei uma papinha própria e dou morninha em uma seringa para ele) Após passar o dia dando papinha de 3 em 3 horas e esquentado eu coloco ele de volta no ninho para os pais esquentarem durante á noite ( os pais não rejeitaram) só que quando eu coloco eles dão um pouco de comida também. Infelizmente desde que peguei ele tivemos alguns problemas como : papo com ar : não sei qual motivo da causa, pois quando vou dar papinha sempre verifico se a seringa não está com ar ( vi algumas dicas e vídeos e fiz massagem no papo, deu certo , o ar saiu, mas de vez em quando aparece de novo aí eu faço massagem e sai, até o dia de hoje ainda não apareceu, e tenho fé que não vai ) papo demorando para esvaziar : hoje pela manhã fui tirar ele do ninho, como de costume e ele estava com o papo bem cheio e um pouco duro, bem pouquinho, acredito que os pais deram comida muito grossa e também havia umas sementes bem pequenas, então de 1ml de água morna e massageie o papo até ficar bem molinho, na primeira vez não vi nenhuma diferença e uma 1hora de pois eu repeti todo o processo . Acabei de olhar ele e o papinho deu uma diminuída. Ele está defecando normalmente, inclusive adora fazer isso na minha mão Acho que ele apenas está demorando para digerir a comida, pelo menos espero que seja isso. Perguntinhas : É normal ter tipo uma veias no papo ? Só pode dar a próxima refeição quando o papo estiver completamente vazia ? Pq o papo dele esvazia bem, só que fica uma mini bolinha Pode pingar uma gotinha de vitamina na papinha? Qual é a textura ideal para papinha ? É normal o pezinho ficar tremendo de vez em quando ? Desculpa aí por tantas perguntas Olá! Não precisava alimentar ele na papa, pode até deixar ele no ninho e não oferecer mais papa. Aumente a quantidade de comida e verifique se os pais estão alimentando os filhotes mais novos, se só estiverem alimentando o mais velho você tira ele por uns minutos, quando os mais novos estiverem de papo cheio você devolve o mais velho pro ninho, e fica assim até os mais novos ficarem maiores e os pais alimentares todos igualmente. Tirar um filhote dos pais para alimentar na papa é a última opção. Não precisa pingar vitaminas na papa, se for específica para eles já tem tudo que é necessário. A textura ideal da papa é bem rala, um pouco mais rala que um danone; geralmente tem a medida certa no rótulo da papinha. É ideal oferecer a papa somente quando o papo estiver totalmente vazio, papa por cima de papa pode matar o filhote com fungo no papo. Algumas veias acho que é normal, mais muitas pode ser sinal de fungos. Já cuidei de um filhote na papa porque os pais abandonaram. Foi no inverno estão o filhote não era esquentado direito porque eu não era experiente e eu oferecia papa errado. Acabou que ele morreu e depois descobri que foi por causa do papo com fungos. Se esse for o caso seria bom entrar em contato com algum veterinário. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
letícia cirineu guimaraes Postado 16 de Junho de 2021 Autor Compartilhar Postado 16 de Junho de 2021 Muito obrigada pela ajuda Só vou esperar o papinho dele esvaziar para colocar ele de volta no ninho porque dizem que não pode misturar a papinha industrializada com a dos pais . Estou colocando para os pais ovo cozido com uma farinhada de ovo . Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 18 de Junho de 2021 Compartilhar Postado 18 de Junho de 2021 Em 16/06/2021 at 15:55, letícia cirineu guimaraes disse: Muito obrigada pela ajuda Só vou esperar o papinho dele esvaziar para colocar ele de volta no ninho porque dizem que não pode misturar a papinha industrializada com a dos pais . Estou colocando para os pais ovo cozido com uma farinhada de ovo . Tente fazer isso e me conta aqui como o filhote está! Acredito que você ofereça mistura de sementes, coloque uns dois potes vem cheios com as sementes, fiz isso aqui e a reprodução deu super certo. Pode oferecer ovo cozido todo dia, quando o mais novo completar 15 dias pode diminuir para 2 ou 3 vezes na semana. A farinhada pode oferecer todo dia até os filhotes começarem a comer sozinhos. Pode oferecer também couve, brócolis, jiló e milho cozido, são alimentos que eles geralmente adoram e é super bom para o crescimento dos filhotes. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.