Jump to content

criando calopsita na mão

letícia cirineu guimaraes

Posts Recomendados

Estou com 4 filhotes de calopsita, porém tive que tirar o mais velho do ninho ( está com 9 dias) durante o dia   pois os pais não estavam alimentando os menores.

E desde desse momento sugira várias dúvidas. Rsrs

Coloquei o filhotinho em uma caixa de sapato com serragem, bolsa térmica( estou trocando de três em três horas ) e uma luz verde para esquentar.

Comecei a dar papinha e ele está aceitando muito bem.(Comprei uma papinha própria e dou morninha em uma seringa para ele) 

Após passar o dia dando papinha de 3 em 3 horas e esquentado eu coloco ele de volta no ninho para os pais esquentarem durante á noite ( os pais não rejeitaram) só que quando eu coloco eles dão um pouco de comida também.

Infelizmente desde que peguei ele tivemos alguns problemas como :

papo com ar não sei qual motivo da causa, pois quando vou dar papinha sempre verifico se a seringa não está com ar ( vi algumas dicas e vídeos e fiz massagem no papo, deu certo , o ar saiu, mas de vez em quando aparece de novo aí eu faço massagem e sai, até o dia de hoje ainda não apareceu, e tenho fé que não vai ) 

papo demorando para esvaziar : hoje pela manhã fui tirar ele do ninho, como de costume e ele estava com o papo bem cheio e um pouco duro, bem pouquinho, acredito que os pais deram comida muito grossa e também havia umas sementes bem pequenas, então de 1ml de água morna e massageie o papo até ficar bem molinho, na primeira vez não vi nenhuma diferença e uma 1hora de pois eu repeti todo o processo . Acabei de olhar ele e o papinho deu uma diminuída. 

Ele está defecando normalmente, inclusive adora fazer isso na minha mão 

Acho que ele apenas está demorando para digerir a comida, pelo menos espero que seja isso.

Perguntinhas :

É normal ter tipo uma veias no papo ?

Só pode dar a próxima refeição quando o papo estiver completamente vazia ? Pq o papo dele esvazia bem, só que fica uma mini bolinha 

Pode pingar uma gotinha de vitamina na papinha? 

Qual é a textura ideal para papinha ?

É normal o pezinho ficar tremendo de vez em quando ? 

Desculpa aí por tantas perguntas 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

2 horas atrás, letícia cirineu guimaraes disse:

Estou com 4 filhotes de calopsita, porém tive que tirar o mais velho do ninho ( está com 9 dias) durante o dia   pois os pais não estavam alimentando os menores.

E desde desse momento sugira várias dúvidas. Rsrs

Coloquei o filhotinho em uma caixa de sapato com serragem, bolsa térmica( estou trocando de três em três horas ) e uma luz verde para esquentar.

Comecei a dar papinha e ele está aceitando muito bem.(Comprei uma papinha própria e dou morninha em uma seringa para ele) 

Após passar o dia dando papinha de 3 em 3 horas e esquentado eu coloco ele de volta no ninho para os pais esquentarem durante á noite ( os pais não rejeitaram) só que quando eu coloco eles dão um pouco de comida também.

Infelizmente desde que peguei ele tivemos alguns problemas como :

papo com ar não sei qual motivo da causa, pois quando vou dar papinha sempre verifico se a seringa não está com ar ( vi algumas dicas e vídeos e fiz massagem no papo, deu certo , o ar saiu, mas de vez em quando aparece de novo aí eu faço massagem e sai, até o dia de hoje ainda não apareceu, e tenho fé que não vai ) 

papo demorando para esvaziar : hoje pela manhã fui tirar ele do ninho, como de costume e ele estava com o papo bem cheio e um pouco duro, bem pouquinho, acredito que os pais deram comida muito grossa e também havia umas sementes bem pequenas, então de 1ml de água morna e massageie o papo até ficar bem molinho, na primeira vez não vi nenhuma diferença e uma 1hora de pois eu repeti todo o processo . Acabei de olhar ele e o papinho deu uma diminuída. 

Ele está defecando normalmente, inclusive adora fazer isso na minha mão 

Acho que ele apenas está demorando para digerir a comida, pelo menos espero que seja isso.

Perguntinhas :

É normal ter tipo uma veias no papo ?

Só pode dar a próxima refeição quando o papo estiver completamente vazia ? Pq o papo dele esvazia bem, só que fica uma mini bolinha 

Pode pingar uma gotinha de vitamina na papinha? 

Qual é a textura ideal para papinha ?

É normal o pezinho ficar tremendo de vez em quando ? 

Desculpa aí por tantas perguntas 

Olá! 

Não precisava alimentar ele na papa, pode até deixar ele no ninho e não oferecer mais papa. 

Aumente a quantidade de comida e verifique se os pais estão alimentando os filhotes mais novos, se só estiverem alimentando o mais velho você tira ele por uns minutos, quando os mais novos estiverem de papo cheio você devolve o mais velho pro ninho, e fica assim até os mais novos ficarem maiores e os pais alimentares todos igualmente. Tirar um filhote dos pais para alimentar na papa é a última opção. 

Não precisa pingar vitaminas na papa, se for específica para eles já tem tudo que é necessário. A textura ideal da papa é bem rala, um pouco mais rala que um danone; geralmente tem a medida certa no rótulo da papinha. É ideal oferecer a papa somente quando o papo estiver totalmente vazio, papa por cima de papa pode matar o filhote com fungo no papo. Algumas veias acho que é normal, mais muitas pode ser sinal de fungos. 

Já cuidei de um filhote na papa porque os pais abandonaram. Foi no inverno estão o filhote não era esquentado direito porque eu não era experiente e eu oferecia papa errado. Acabou que ele morreu e depois descobri que foi por causa do papo com fungos. Se esse for o caso seria bom entrar em contato com algum veterinário. 

Link para compartilhar

Muito obrigada pela ajuda 

Só vou  esperar o papinho dele esvaziar para colocar ele de volta no ninho  porque dizem que não pode misturar a papinha industrializada com a dos pais .

Estou colocando para os pais ovo cozido com uma farinhada de ovo .

Link para compartilhar

Em 16/06/2021 at 15:55, letícia cirineu guimaraes disse:

Muito obrigada pela ajuda 

Só vou  esperar o papinho dele esvaziar para colocar ele de volta no ninho  porque dizem que não pode misturar a papinha industrializada com a dos pais .

Estou colocando para os pais ovo cozido com uma farinhada de ovo .

Tente fazer isso e me conta aqui como o filhote está! 

Acredito que você ofereça mistura de sementes, coloque uns dois potes vem cheios com as sementes, fiz isso aqui e a reprodução deu super certo. Pode oferecer ovo cozido todo dia, quando o mais novo completar 15 dias pode diminuir para 2 ou 3 vezes na semana. A farinhada pode oferecer todo dia até os filhotes começarem a comer sozinhos. Pode oferecer também couve, brócolis, jiló e milho cozido, são alimentos que eles geralmente adoram e é super bom para o crescimento dos filhotes. 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.