Yellow Postado 8 de Janeiro de 2022 Compartilhar Postado 8 de Janeiro de 2022 Bom dia, tarde ou noite a todos os tutores de psitasideos. Estou aqui para tirar algumas dúvidas a respeito da inseminação artificial em aves e explicar o por que isso é necessário para mim. Acredito que não é necessário dizer que minha criação de aves além de ser pessoal é de certa forma terapêutica, também é para fins comerciais. Ultimamente, tenho tratado de muitas calopsitas doentes fisicamente, mas aparentemente, cuidar de calopsitas com danos psicológicos é bem mais difícil. Eu tenho uma calopsita que peguei recentemente com uma mulher de péssimo manejo, que aparentemente traumatizou a calopsita a ponto de ela recusar machos e agredi-los, passar a ser territorial ao extremo com o ninho mesmo quando já está de casal formado (aparentemente) e ela está "choca". Ela está para botar ovos, mas eles estão sempre inférteis, então para que não fosse necessário o contato físico com uma calopsita macho, eu pensei em insemina-la artificialmente. Porém não tenho a devida prática, e estou tentando tirar o esperma do macho durante uma época fria. as minhas dúvidas são: 1. Como fazer esta calopsita femea parar de bater no macho e se tornar mais mansa quanto a proximidade dele no ninho (eles se dão bem quando não tem o ninho, mas é só colocar que ela persegue ele, faz ele ficar no fundo da gaiola e pode até machucar os dedos dele como já fez com um outro - eu achei que talvez ela não estivesse aceitando o macho, mas a história parece se repetir até mesmo com outro) 2. Por um acaso, a época influencia algo na retirada do esperma? por mais que eu estimule para retirar com a "aste" o semem não sai. Será que eu deveria esperar uma época mais quente, como o verão ou a primavera deste ano chegar? é meu primeiro dia tentando a retirada, mas eu tenho quase certeza absoluta de que estou estimulando corretamente, caso não, alguém poderia me ensinar? Não tem nada a respeito da inseminação em calopsitas, mas um criador disse que é a mesma coisa em calopsitas e periquitos, alguém aí tem manejo em periquitos, canários ou calopsitas? neste assunto em questão? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.