Jump to content

Adotei uma calopsita fêmea adulta arisca que os donos não queriam mais

Lauramazzucco

Posts Recomendados

Pessoal, me ajudem, estou desesperada! Preciso da ajuda de vocês!

Vou resumir brevemente para vocês....

O patrão do meu marido mora com sua mãe e ela é dona de uma calopsita macho, ele já é adulto e vive em um paiol grandre na rua nos fundos da casa dele. Há um ano atrás apareceu essa calopsita fêmea perdida, provavelmente tinha um dono e fugiu, o patrão do meu marido tentou procurar seu dono divulgando as fotinhos dela nas redes sociais, sem sucesso... acontece que ele decidiu ficar com a bichinha, ela ficou um ano ali com ele e com o machinho, ela teve ovinho e tudo... mas a mãe do meu patrão começou a implicar com a bichinha, falando que depois disso o machinho nunca mais cantou, e decidiu doar a fêmea para a agropecuária. Antes disso, o patrão do meu marido levou a bichinha para o trabalho dele para ver se alguém gostaria de ficar com ela, meu marido se encantou quando viu ela e o coração dele doeu quando soube da história dela e viu ela naquela gaiolinha de madeira pequena. Prontamente, comprou uma gaiola bem maior para ela ficar, comprou ração própria pra ela e levou ela lá para casa. Explicou a situação para mim e quando vi ela, me apaixonei também, decidimos que vamos ficar com ela! 

Ela é muito arisca e desconfiada, por tudo o que ela já passou... tentamos passar a mão nela dentro da gaiola mas ela bica (nada forte, bica fraquinho), mas da para ver que ela tem muito medo... 

Pela manhã, sentimos que ela fica MUITO estressada, estamos acordando no mesmo horário que ela acorda para ir ficar junto dela, trocar a águinha e afins, mas ela fica agitada demais, indo de um lado para o outro na gaiola, abre as asas e grita MUITO gente, mas muito mesmo! como ainda não aparamos as asas dela, pq estamos esperando ela se acostumar mais conosco para fazer isso, ainda não conseguimos soltar ela, então ficamos desesperados sem saber o que e como fazer para ela ficar mais calma, é um momento bem desesperador, pq vemos ela agitada e não sabemos oq fazer para acalmá-la. Quando chega perto do meio dia, começamos a perceber que ela mesmo vai se acalmando, de tarde ela fica mais quietinha e dorme a noite toda.

Temos 0 experiência com aves gente, então qualquer dica de como devemos cuidar dela, será preciosa! Será que ela vai se acostumar conosco? Será que um dia vai ficar menos arisca? Qual o momento certo para apararmos as asas sem causar muito trauma para ela? O que podemos fazer durante a manhã para acalmarmos ela, enquanto não apararmos as asas dela e pudermos soltar ela?

Conto com o apoio de vocês, muito obrigada! 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

19 horas atrás, Lauramazzucco disse:

Pessoal, me ajudem, estou desesperada! Preciso da ajuda de vocês!

Vou resumir brevemente para vocês....

O patrão do meu marido mora com sua mãe e ela é dona de uma calopsita macho, ele já é adulto e vive em um paiol grandre na rua nos fundos da casa dele. Há um ano atrás apareceu essa calopsita fêmea perdida, provavelmente tinha um dono e fugiu, o patrão do meu marido tentou procurar seu dono divulgando as fotinhos dela nas redes sociais, sem sucesso... acontece que ele decidiu ficar com a bichinha, ela ficou um ano ali com ele e com o machinho, ela teve ovinho e tudo... mas a mãe do meu patrão começou a implicar com a bichinha, falando que depois disso o machinho nunca mais cantou, e decidiu doar a fêmea para a agropecuária. Antes disso, o patrão do meu marido levou a bichinha para o trabalho dele para ver se alguém gostaria de ficar com ela, meu marido se encantou quando viu ela e o coração dele doeu quando soube da história dela e viu ela naquela gaiolinha de madeira pequena. Prontamente, comprou uma gaiola bem maior para ela ficar, comprou ração própria pra ela e levou ela lá para casa. Explicou a situação para mim e quando vi ela, me apaixonei também, decidimos que vamos ficar com ela! 

Ela é muito arisca e desconfiada, por tudo o que ela já passou... tentamos passar a mão nela dentro da gaiola mas ela bica (nada forte, bica fraquinho), mas da para ver que ela tem muito medo... 

Pela manhã, sentimos que ela fica MUITO estressada, estamos acordando no mesmo horário que ela acorda para ir ficar junto dela, trocar a águinha e afins, mas ela fica agitada demais, indo de um lado para o outro na gaiola, abre as asas e grita MUITO gente, mas muito mesmo! como ainda não aparamos as asas dela, pq estamos esperando ela se acostumar mais conosco para fazer isso, ainda não conseguimos soltar ela, então ficamos desesperados sem saber o que e como fazer para ela ficar mais calma, é um momento bem desesperador, pq vemos ela agitada e não sabemos oq fazer para acalmá-la. Quando chega perto do meio dia, começamos a perceber que ela mesmo vai se acalmando, de tarde ela fica mais quietinha e dorme a noite toda.

Temos 0 experiência com aves gente, então qualquer dica de como devemos cuidar dela, será preciosa! Será que ela vai se acostumar conosco? Será que um dia vai ficar menos arisca? Qual o momento certo para apararmos as asas sem causar muito trauma para ela? O que podemos fazer durante a manhã para acalmarmos ela, enquanto não apararmos as asas dela e pudermos soltar ela?

Conto com o apoio de vocês, muito obrigada! 

Muito legal sua atitude! 

Eu recomendo você a pesquisar bastante como é cuidar de uma ave, tem vários vídeos no YouTube bem informativos. Recomendo os canais "Plantel Amigo de Penas" e "Mundo Psita". No canal "Mundo Psita" ela tem um vídeo ensinando como amansar sem precisar cortar as asas. O corpo das aves foi feito para voar, você tirar isso dela causa um grande estresse e problemas de saúde. E você cortar vai causar um grande estresse e trauma nela, independente de como for. Eu tenho aves mansas de asas inteiras e estou no processo de amansamento de um que nunca teve suas asas cortadas, e estou conseguindo me aproximar dele. 

O mais importante é respeitar o tempo da ave. Não force nenhum tipo de contato e nem tente pega-la a força, deixe que ela sinta confiança para se aproximar de você. Fique perto dela lendo um livro ou até conversando com ela, para ela ver que você não é uma ameaça. Tente não assustar ela. Com o tempo ela começa a confiar em você, mas pode demorar por já ser adulta e ela pode nunca aceitar um carinho, e tudo bem. A confiança dela é mais importante, isso é amansar, nem toda ave gosta de carinho. Quando perceber que ela está confortável com sua presença você abre a porta da gaiola e deixe que ela saia sozinha, claro que em um cômodo seguro com tudo fechado para que ela não fuja. 

Sobre a agitação dela de manhã, super normal, eles são assim agitados mesmo. Eu diria que provavelmente ela quer sair da gaiola e voar um pouco, mas como ainda tem medo de vocês não sei se é uma boa ideia. 

Calopsitas precisam dormir por 12h em lugar calmo, escuro e silencioso (colocar pra dormir as 19h e acordar as 7h). Você precisa fazer a transição para ração extrusada (Nutrópica ou Megazoo), sementes são pobres em nutrientes e muito ricas em gordura, a longo prazo prejudicam a saúde da ave e podem até mata-la, ração é um alimento mais completo. Compre brinquedos, eu gosto muito dos que tem na shopee (brinquedos são pra destruir mesmo, estão com o tempo tem que comprar mais). Não compre nenhum ninho ou casinha, isso estimula a reprodução e isso não é bom. 

Calopsitas são aves de bando então precisam de companhia da mesma espécie, mais pra frente te recomendo adquirir outra ave. Não importa se for macho ou fêmea, eles conseguem se dar bem. Se quiser um dia reproduzir ela então adquiri um macho e pesquise muito mesmo antes de pôr o ninho, são vidas que ficarão na sua mão. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.