Darwin Postado 26 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 26 de Outuro de 2015 Olá, meus amigos. Eu estava andando pela minha rua e encontrei uma ave, no terreno baldio que tem por aqui; ela estava machucada(ainda está), estava sem comer nada também. Uma senhora da casa ao lado disse que o gato havia comido a mãe e os outros filhotes. Ela disse que a ave se chamava jacu, mas ela disse que não tinha certeza. Eu não conheço a ave, ofereci vários alimentos e ela não comeu, então eu à alimentei com papinha para calopsita, ela está comendo. Chora muito também as vezes, e por isso deixei ela em uma gaiola com meu periquito australiano de 1 semana e meia. Aliás, ela e o periquito vivem fazendo carinho um no outro, dormem juntos e são como companheiros. quando à achei ela estava bem esperta e animada, único problema mesmo é que ela não come nada que eu ofereço, já ofereci diversas frutas, pão e até biscoito. Essas fotos são de sábado 24.10.2015. Que ave é essa? Posso continuar alimentando ela com a papinha? 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
marley Postado 26 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 26 de Outuro de 2015 mano to achando que é uma codorna viu! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 26 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 26 de Outuro de 2015 Não sei que passaro é esse, mas os procedimentos a serem adotados nos cuidados com eles é o mesmo que você teria com uma calopsita ou periquito. Como ele é filhote continue oferecendo papinha de calopsita, coloque mistura de sementes e se tiver ração misture um pouco com as sementes e deixe no fundo da gaiola disponível para ele. Acredito que ele deve ser um passaro granivoro, então utilize sementes pequenas como painço, niger, alpiste, colza, linhaça, cânhamo,aveia que facilita a absorvição dele. Quando ele estiver maior será mais fácil de identificarmos, ou quem sabe alguém que seja da sua região e seja passaro típico dela consiga identificar. Bonita atitude sua, parabéns por resgatar e cuidar dele. Tenho certeza que ele irá vingar, pois a aparência dele já está bem saudável embora um pouco machucadinho. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Darwin Postado 26 de Outuro de 2015 Autor Compartilhar Postado 26 de Outuro de 2015 Grato pela ajuda, Marley e Célia. Mandarei fotos dele quando ele estiver maior. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Levy Viana Postado 27 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 27 de Outuro de 2015 http://ilan.eulercosta.com/wp-content/uploads/2013/04/FLICKR-Jacu-Penelope-superciliaris.jpg Jacu adulto e um filhote Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 27 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 27 de Outuro de 2015 nossa! Ele vai ficar enorme. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Darwin Postado 27 de Outuro de 2015 Autor Compartilhar Postado 27 de Outuro de 2015 http://ilan.eulercosta.com/wp-content/uploads/2013/04/FLICKR-Jacu-Penelope-superciliaris.jpg Jacu adulto e um filhoteGrato, Levy. Realmente é um Jacu. Vocês sabe o que ele come? nossa! Ele vai ficar enorme.Sim, vai ficar enorme. Me surpreendi também. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 27 de Outuro de 2015 Compartilhar Postado 27 de Outuro de 2015 @Darwin Encontrei algumas informações sobre o jacu e estou enviando abaixo, assim você poderá cuidar melhor dele. Pelo que verifiquei ele é da família das galináceas (galinhas) o que justifica a mãe e os filhotes terem morrido, pois não sabiam voar, também é um passaro frugívero isso quer dizer que se alimenta muito de frutas. Verduras e sementes também fazem parte da alimentação dele. Acho que ele deve comer ração de galinha e sementes proprias para galinha como milho etc. O lado bom da história é que verifiquei que das fezes do jacu se faz o melhor café do mundo é muito valorizado e caro. Cruzes, eu que não tomava esse café Jacuaçu O jacuaçu é uma ave galliforme da família Cracidae. Também conhecida como jacuguaçu e jacu na região sul.O desmatamento e a caça indiscriminada reduziram drasticamente a população dessa espécie.Características Espécie meridional de tamanho avantajado, medindo 68 a 75 centímetros e pesando 1.000 a 1.200 gramas (SIGRIST, T., 2009). Coloração verde-bronze bem escura; manto, pescoço e peito finalmente estriados de branco; pernas anegradas. O macho possui a íris vermelha, ao contrário da fêmea.Espécie grande e barulhenta. Notáveis pelo ruído esquisito e fortíssimo que produzem com as asas enquanto voam. Alimentação Embora habitem matas, descem em campo aberto para se alimentarem. São predominantemente frugívoros, e nisto altamente especializados, de acordo com Sigrist (2009), embora alimentem-se também de folhas, brotos, grãos e insetos. Defecam as sementes intactas.Bebem na beira dos rios. O ato de beber se assemelha ao dos pombos, é um processo de sugar, com o bico mantido dentro d'água, notando-se a ingestão do líquido pelo movimento rítmico da garganta. PROXIMO Indice-Animais VOLTAR Reprodução São monogâmicos, os machos dão comida à sua fêmea, virando e abaixando gentilmente a cabeça, como os pais alimentam os filhos. O casal acaricia-se na cabeça. Conhece-se pouco sobre as cerimônias nupciais dessas aves. O par faz um ninho pequeno nos cipoais, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também os ninhos abandonados de outras aves. Pode instalar-se sobre um galho entre gravatás cujas folhas ela pisa, obtendo assim um ninho. Põe 3 ovos grandes, uniformemente brancos. O período de incubação é de 28 dias, geralmente entre os meses de outubro a março. As ninhadas são de dois a três filhotes. Hábitos Habita as matas secundárias, capoeiras, plantações e matas de galeria (matas altas).Emite um chamado com mais freqüência de manhã bem cedo e no final da tarde. De madrugada intermeia com o chamado um tamborilar forte e áspero feito com as asas.Apresenta um sinal de excitação que se caracteriza por abrir e fechar impetuosamente a cauda. Têm o tique de sacudir a cabeça. À tardinha, antes de empoleirar-se, tornam-se muito inquietos, sendo tal nervosismo - aparentemente ansiedade para achar um bom lugar de dormida. Vivem em bandos de 6 a 10 indivíduos. Distribuição Geográfica Vive no sudeste e sul do Brasil, de Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul; Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia. No Rio de Janeiro ocorre nas montanhas, em São Paulo na Serra do Mar e no litoral. PROXIMO Indice-Animais VOLTAR Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
allecto Postado 6 de Janeiro de 2016 Compartilhar Postado 6 de Janeiro de 2016 Olá, A ave parece mesmo um Jacu, não saberia dizer qual o tipo por ser bastante novinha. Eu também estou com um filhote aqui, caiu do ninho acho e agora tem por volta de 2 meses. No começo eu dava papinha e depois troquei para ração de sabiá, com bastante sementes. Também dou frutas e legumes (a veterinária disse para não dar alface). Ele é muito carinhoso, detesta ficar sozinho e nos segue para todo lado. Deixamos solto, pois ele sofre muito preso. Você pode ver fotos dele no meu facebook. Abs! sheldon.mp4 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Emilly Postado 12 de Fevereiro de 2016 Compartilhar Postado 12 de Fevereiro de 2016 Jacu eu conheço bem! Vai fica do tamanho de um ganso! Na verdade o nome é jacutinga: Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Nina THE COCKATIEL ♥ Postado 26 de Abril de 2018 Compartilhar Postado 26 de Abril de 2018 Ainda ta vivo? Ps: Jacu ta em extinção Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.