Angelica Cavalcante Postado 12 de Fevereiro de 2022 Compartilhar Postado 12 de Fevereiro de 2022 Olá pessoal! Tenho uma calopsita de 2 anos e 9 meses que acasala há 1 ao e meio já. Minhas aves vivem soltas a maior parte do tempo (sempre foi), e essa fêmea botou um ovo em baixo do armário, daí colocamos o ninho e separamos as outras aves para evitar estresse e deixamos apenas o casal. Passaram 6 dias já e ela não botou mais nenhum e estão chocando esse único ovo. Nos primeiros 3 dias eu estava desesperada achando que pudesse ser ovo preso, mas ela não apresenta nenhum sinal de anormalidade. Ela continua comendo normalmente, evacua normalmente (cocos gigantescos, mas normais), não apresenta alterações respiratórias, continua acasalando, enfim, está agindo normalmente. Como é a primeira postura dela e a primeira postura que eu acompanho, eu não sei o que fazer. Devo me preocupar? Retiro o ninho? Obs.: Já procurei por ovos pela casa toda para ver se ela botou algum sem a gente notar e não achei nada. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gabs Sant Postado 13 de Fevereiro de 2022 Compartilhar Postado 13 de Fevereiro de 2022 12 horas atrás, Angelica Cavalcante disse: Olá pessoal! Tenho uma calopsita de 2 anos e 9 meses que acasala há 1 ao e meio já. Minhas aves vivem soltas a maior parte do tempo (sempre foi), e essa fêmea botou um ovo em baixo do armário, daí colocamos o ninho e separamos as outras aves para evitar estresse e deixamos apenas o casal. Passaram 6 dias já e ela não botou mais nenhum e estão chocando esse único ovo. Nos primeiros 3 dias eu estava desesperada achando que pudesse ser ovo preso, mas ela não apresenta nenhum sinal de anormalidade. Ela continua comendo normalmente, evacua normalmente (cocos gigantescos, mas normais), não apresenta alterações respiratórias, continua acasalando, enfim, está agindo normalmente. Como é a primeira postura dela e a primeira postura que eu acompanho, eu não sei o que fazer. Devo me preocupar? Retiro o ninho? Obs.: Já procurei por ovos pela casa toda para ver se ela botou algum sem a gente notar e não achei nada. Calopsita solta em casa apenas com supervisão, até para evitar isso. Não deixe suas aves soltas pela casa toda, pode acabar acontecendo algum acidente. Não é recomendável reproduzir suas aves em casa, se você não souber o que fazer pode prejudicar os pais e os filhotes (até matar). Antes de sequer pôr o ninho precisa pesquisar muito antes, por isso que só criadores (mesmo amadores) podem reproduzir, pelo bem das aves. Se sua ave botou um ovo significa que tem algo de errado no seu manejo. Reveja seu manejo com suas aves para evitar gatilhos de ninho (e reproduções indesejadas). Calopsitas não são como os humanos que querem ter filhos, e nem como galinhas que botam ovos "atoa", calopsitas só botam ovos quando são estimuladas por algum erro de manejo. Eles entram no ninho? Às vezes ela não botou mais por não aceitar o novo ninho. Ou seja um comportamento dela, talvez só tenha se sentido estimulada a pôr um ovo, ou talvez bote mais se continuar sendo estimulada. É difícil saber... Eu recomendo mudar o manejo e não reproduzir eles, retire o ninho. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.