Jump to content

Será que pode ser ovo preso?

klemente

Posts Recomendados

Olá pessoal, preciso tirar aqui algumas dúvidas!

Tenho 2 calopsitas, 1 macho e 1 fêmea, o macho eu trouxe para casa tem cerca de 6 meses, já a fêmea está comigo há 3 anos.

Ela nunca colocou ovo, mas ontem de manhã eu percebi que ela tá um inchaço bem perceptível na região da cloaca, acredito que seja um ovo

E hoje ela ficou o dia todo piando muito mais que o normal, devo me preocupar?

Ah, e eu não tenho um ninho apropriado pros ovinhos, é só a gaiola mesmo

Editado por klemente
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

8 horas atrás, klemente disse:

Tenho 2 calopsitas, 1 macho e 1 fêmea, o macho eu trouxe para casa tem cerca de 6 meses, já a fêmea está comigo há 3 anos.

Ela nunca colocou ovo, mas ontem de manhã eu percebi que ela tá um inchaço bem perceptível na região da cloaca, acredito que seja um ovo

Olá!

Ovo preso deixa a ave muito debilitada, respiração ofegante, arrepiada no fundo da gaiola e com dificuldades para evacuar.

Link para compartilhar

13 horas atrás, klemente disse:

Se o comportamento mudar muito você corre pro veterinário.

Se for ovo mesmo, mude seu manejo. Calopsitas não são como galinhas, não botam ovos "atoa". Calopsitas só botam ovos quando são estimuladas, e se a sua está estimulada mesmo sem ninho significa que tem algo de errado no seu manejo. Pesquise sobre " Gatilho de ninho".

Não reproduza eles agora (se ela pôr ovos você joga fora), o macho é muito novo pra reproduzir. Só se pode reproduzir quando os dois tiverem 1 ano, é mais recomendado. Antes de reproduzir pesquise muito sobre essa época e sobre o comportamento, caso contrário não reproduza pois pode prejudicar a saúde deles. 

Link para compartilhar

1 hora atrás, Gabs Sant disse:

Se o comportamento mudar muito você corre pro veterinário.

Se for ovo mesmo, mude seu manejo. Calopsitas não são como galinhas, não botam ovos "atoa". Calopsitas só botam ovos quando são estimuladas, e se a sua está estimulada mesmo sem ninho significa que tem algo de errado no seu manejo. Pesquise sobre " Gatilho de ninho".

Não reproduza eles agora (se ela pôr ovos você joga fora), o macho é muito novo pra reproduzir. Só se pode reproduzir quando os dois tiverem 1 ano, é mais recomendado. Antes de reproduzir pesquise muito sobre essa época e sobre o comportamento, caso contrário não reproduza pois pode prejudicar a saúde deles. 

hoje ja é o terceiro dia com esse inchaço na cloaca, tirando o fato dela estar piando mais que o normal, nao notei mudanças no comportamento, ela não aparenta estar abatida

talvez o estímulo pra ela por os ovos foi do fato de eu ter me mudado, eu morei sempre num mesmo apartamento, agora eu mudei de cidade, e aqui eu nao mudei muito a alimentação deles, só o fato de que agora eles estão pegando luz do sol com mais frequencia

hoje de manhã eu segui uma dica que vi no youtube e fiz uma massagenzinha na barriga dela, e uns 2 minutos depois ele fez um cocozao bem grande, acima do normal

Link para compartilhar

Em 07/03/2022 at 13:02, klemente disse:

hoje ja é o terceiro dia com esse inchaço na cloaca, tirando o fato dela estar piando mais que o normal, nao notei mudanças no comportamento, ela não aparenta estar abatida

talvez o estímulo pra ela por os ovos foi do fato de eu ter me mudado, eu morei sempre num mesmo apartamento, agora eu mudei de cidade, e aqui eu nao mudei muito a alimentação deles, só o fato de que agora eles estão pegando luz do sol com mais frequencia

hoje de manhã eu segui uma dica que vi no youtube e fiz uma massagenzinha na barriga dela, e uns 2 minutos depois ele fez um cocozao bem grande, acima do normal

Recomendo levar no veterinário. 

O fato de estar pegando mais sol pode ter estimulado. Eles dormem por pelo menos 12 horas direto, em lugar escuro e silencioso? 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.