Jump to content

Sofrimento.


Visitante

Posts Recomendados

 

Olá, hoje fui visitar um tio da minha mão que há tempos "gosta de animais",é uma pessoa já de idade  mas não é debilitado e a tempos atras sem conhecer sua casa, havia dado a ele um casal de periquitos. Resolvi aparecer por lá e encontro em um viveiro de mais ou menos 40 cm um casal de calopsitas comendo fubá e com o viveiro imundo, o pote de água cheio de fezes e o ninho de "periquito", até estava com moscas" e tinha um odor muito forte. Na gaiola um casal de periquitos, um está com sarna... e um casal de agapórnis na mesma situação.

Tinha muitas fezes pois ele coloca pintinhos também no viveiro minusculo, conversei com ele sobre o quanto é importante as acomodações corretas dos animais e ele ainda se irritou comigo, as aves não tomam banho de sol e estão com as penas encardidas de tantas fezes,ainda ficam trancadas em um cômodo. 

Sua casa é imunda com galinhas, perus, pintinhos e cachorros. Ele ainda acabou de comprar um cachorrinho lindo, da raça shih tzu caramelo e branco, possui quatro poodle 1 adulto e 3 filhotes, um casal de pequines puro e não compra ração,trata com restos de comida.

Não sei o que faço, pois imagina um animal viver a vida inteira desta maneira!!

Realmente estou muito triste e chateado, na tentativa de ajudar as aves abri uma janelinha da gaiola e deixei a janelado cômodo um pouco aberta, sei que não é o melhor pois podem morrer,más se conseguirem cair nas mãos de outra pessoa acredito que será muuuiiiiiito melhor.

Estou sem coragem de denunciar pois é "parente", mas não quero que continue assim.

O pior são os Pets, pois onde comprei minha calopsita é o mesmo que ele compra os animais e já avisei ao dono que ele não cuida dos animais, ainda sim vendem pra ele pois ele sempre tem dinheiro pra comprar.

Estou dividindo com vocês a indignação que sinto hoje, precisava publicar aqui, pois para quem não gosta de animais como nós gostamos, acham bobeira e dizem que estou cuidando da vida dos outros.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

 @Eric converse com ele sobre a possiblidade de doação das aves. Abrir a gaiola não resolve. Muito pelo contrário, vc apenas "mascara" um fim trágico que elas terão. Qto aos cachorros, procure uma Ong na sua cidade, explique a situação. Mtas Ongs conseguem arrecadar rações para doação, as vezes ela pode conseguir para o seu parente. Mas ressalte ao seu tio a importância do cuidar, faça um acordo com ele. Diga que ele só receberá as doações se cuidar bem dos animais, cuidados básicos.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Saiba como denunciar maus-tratos ou crueldade contra animais

Quando o assunto é denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, para o setor que responde aos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Lembrando que cada município tem legislação diferente, portanto caso esta não contemple o tema maus tratos pode utilizar a Lei Estadual ou ainda recorrer a Lei Federal.

Lei de Crimes Ambientais

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

Constituição Federal Brasileira

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
VII – preservar as florestas, a fauna e a flora;
Art. 225. Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.
§ 1.º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:
 VII – “proteger o Meio Ambiente adotando iniciativas como: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoque a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.”

A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio-ambiente ou animais*. Também se pode denunciar diretamente no Ministério Público ou no IBAMA.

Como proceder nas delegacias

Cumpre à autoridade policial receber a denúncia e fazer o boletim de ocorrência. O policial que se negar a agir estará cometendo crime de prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal - art. 319 do Código Penal). Caso isso aconteça, há como queixar-se ao Ministério Público ou à Corregedoria da Polícia Civil.

Assim que o escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial ou lavrar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Negando-se a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o de que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no Art. 329 do Código Penal Brasileiro (retardar ou deixar de praticar indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). (Leve esse artigo por escrito.)

Tente descrever com exatidão os fatos ocorridos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) responsável(s).

Também procure levar, caso haja possibilidade, alguma evidência, como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, laudo ou atestado veterinário, nome de testemunhas e endereço das mesmas. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor.

Dica: ao ir à delegacia, procure levar por escrito o art.32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n.º 9.605 de 1998) que esta descrito acima, uma vez que, infelizmente, há policiais que não estão cientes do conteúdo dessa lei.

Saiba que você não será o autor do Processo Judicial que for aberto a pedido do delegado. O Decreto 24645/1934 reza em seu artigo 1º - “Todos os animais existentes no país são tutelados do estado”, Logo, uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, ou elaborado TCO, o Delegado o encaminhará ao juízo para abertura da competente ação penal onde o Autor da ação será o Estado.

Como proceder no Ministério Público

O Ministério Público é quem tem a autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. Sendo assim, pode-se fazer a denúncia diretamente no MP, o que agiliza muito o processo.

Veja a cartilha de denúncias do Ministério Público.

Tente descrever com exatidão os fatos ocorridos, o local e, se possível, o nome e endereço do(s) responsável(s).

Também procure levar, caso haja possibilidade, alguma evidência, como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, nome de testemunhas e endereço das mesmas. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor.

IBAMA

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email paralinhaverde.sede@ibama.gov.br. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.

Endereços úteis

Note que o autor do processo judicial será o estado e não você. Sendo assim, não tema denunciar. As organizações não governamentais possuem um papel importante e insubstituível na sociedade. Porém, exerça a sua cidadania. Não se cale frente aos crimes contra os animais e o meio ambiente, e exija das autoridades responsáveis às providências previstas por lei.

Em São Paulo, você pode realizar a denuncia através da Divisão de investigações sobre Infrações de Maus Tratos a Animais e demais Infrações contra o Meio Ambiente. Endereço: Av. São João, 1247 - 7º andar - Centro, das 9 às 19h. Tel.: (11) 3224-8208, (11) 3224-8480 e (11) 3331-8969.

No Rio de Janeiro, você pode realizar a denuncia através da DEMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Endereço: Rua S. Luiz, 265 - São Cristóvão. Tel.: (21) 3399-3290, (21) 3399-3298 e (21) 2589-3133. Fax.: (21) 3860-9030 e (21) 3860http://www.worldanimalprotection.org.br/saiba-como-denunciar-maus-tratos-ou-crueldade-contra-animais3293.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Converse com ele e diga que ele pode ser denunciado , e levar multa se não cuidar ou doar os animais que ele esta maltratando ,  porque quando a pessoa ver que vai levar multa rapidinho muda de ideia , mexe no bolso ai toma uma providencia , 

A Lili postou este tópico  de denuncia pegue e imprima e leve a ele e mostre se não resolver vá a delegacia e denuncie , o que vc não pode e deixar ele  maltratando os bichinhos e não fazer nada , eu tenho um vizinho que estava  deixando a calopsita dele na varanda de casa quando ia trabalhar , a coitadinha fica em uma gaiola pequena  embaixo de um toldo e quando chove chuva com vento molha toda ela , esses dias eu bati na porta e chamei ele e conversei disse que se ele não toma-se uma providencia  ia denunciar , ele prometeu que vai tomar mais cuidado , agora ele esta cuidando melhor ainda deixa la fora mas pelo menos em um lugar que não pega chuva e da comida direitinho , estou de olho se eu ver que ele esta largando ela e maltratando eu vou denunciar , é amigo da família mas não quero nem saber, dane-se não vou ser omissa deixando um bichinho indefeso na mão de uma pessoa sem sentimento, e  que não merecê minha amizade .

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

O problema de lidar com pessoas de idade é que elas não houvem o que a gente fala, se eles acharem que estão corretos é como o Eric disse, elas ficam bravas e brigam na maioria dos casos. Você também não pode ficar alheio a esses maus tratos, mesmo sendo parente da família. Eu já sofri na pele situações mais ou menos como essa, não era de maus tratos, mas era de pessoas da família que moravam comigo na mesma casa e não aceitavam meus passaros e psicologicamente maltratava eles com palavras. Resolvi a situação, cortei os laços familiares com essa pessoa e sai de casa com a cara e a coragem e eles na bagagem, hoje eu e meus penosos somos muito felizes e essa parente não me faz falta alguma na minha vida.

Eu tentaria todo o diálogo possível com ele, mas se não houvesse nenhuma solução eu não exitaria em denunciar a zoonose ou prefeitura para apreenderem os bichinhos e se não houvesse solução não pensaria duas vezes, sem que ele percebesse sequestraria os passaros e se alguem perguntasse eu negava até a morte, dizia que ganhei ou comprei de alguém.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Então gente, muito obrigado por todas as dicas vou tentar conversar com ele novamente, se não der certo vou me oferecer e ajuda-lo com  algumas coisas, limpeza e tentar um lugar melhor aos animais, ainda sim se não der certo ou sequestro ou denuncio. Ele o tio da minha mãe está doente a bastante tempo, vive com infecções fica todo vermelho e inchado. Os periquitos que consegui trazer hoje quando soltei eles no viveiro e estava lavando o viveiro parecia que iam se afogar  de tanto que eles tomavam banho..

Mas vou fazer alguma coisa....

Obrigado gente....

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 3 months later...

Nooossa q horror esta historia ....queria saber o que aconteceu??? Se os passaros e cachorros estao bem....espero q estejam todos bem.. inclusive seu tio com os problemas de saude dele...Gostaria muito de saber noticias...fiquei chocada ao ler tudo o q vc escreveu!!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.