Jump to content

Urgente! Minha calopsita não está se adaptando e está deprimida. Não sei o que fazer.

Lianne

Posts Recomendados

Ganhei da minha mãe o Bambi(Nome que eu dei mas ele nem atende) tem um pouco mais 2 semanas, é um macho Silvestre, já adulto não sei direito a idade mas disseram que ainda é jovem. Ela comprou na mão de terceiros pq aqui não tem petshop e ela não sabe nada sobre Calopsitas, ela comprou p/ mim pq estou passando por um período difícil com problemas de saúde e ela achou que poderia me animar. E eu já tinha comentato que queria uma ou um Agapórnis, eu estava pesquisando bastante sobre e fiquei um pouco obsecada, minhas redes sociais ficaram cheias dessas fofuras e videos sobre a ponto de acredito eu encher o saco😅, mas na verdade não era bem uma prioridade minha nem tinha planos de ter uma imediatamente é que são muito bonitinhos não me canso de ver. Enfim essa criatura revendeu p/ minha mãe pq ela ganhou porém os gatos de onde ela vive estão achando que ele parece uma delícia, a ponto de ela achar que ele não iria sobrar por muito tempo casa dela, comido ou pelo estresse.

Minha mãe me trouxe falando que era um filhote mas claramente não é, entrei em contato com a moça que vendeu a ela, uma vizinha, ela falou um pouco sobre, mas não soube me dar informações relevantes sobre o antigo dono, só que ave é ainda era jovem +/-1 ano, estava saudável é arisco e antes vivia em um viveiro bem grande com outras aves.

Ele está super arisco, mas não é uma ave agressiva ele fica na dele tranquilinho (muito assustado e alerta)  a menos que vc insista em pegar nele, aí ele bica de tirar sangue msm! 

Eu sabia que a adaptação leva tempo e estou tentando dar o tempo dele, mas estou preocupada, ele parece uma ave de fato saudável, chegou gordinho o cocôzinho dele parece ok, e ele come bem (só o mix de sementes e um pouco de farinhada, nada de ração ou frutas e legumes) mas só na gaiola. Eu não estava esperando uma ave agora e não estava preparada p/ uma. Estamos construindo um viveiro grandinho, e comprei uma gaiola p/ ele mas foi pela internet e previsão p/ chegada só pelo meiados de Janeiro ainda. A gaiola temporária dele (que me emprestaram) é muito pequena p/ ele ficar o dia todo, era usada apenas p/ banho de sol e transporte de outra ave (menor inclusive) Ele maumente consegue esticar as asas e girar, não dá pá ele brincar nem fazer pequenos vôos é tão pequena que só tem um poleiro no meio, na gaiola ele fica aparentemente bem, fica até agitado e dá a entender que ele está bem e ativo. Pela manhã deixo a gaiola pendurada no quintal por +/- uma horinha p/ tomar banho de sol e ele fica felizinho só nesse momento. Consegui poleiros naturais e brinquedos coloco a gaiola num cantinho que ele possa ficar tranquilo, monto o poleiro grande coloco uns brinquedos abro a gaiola e deixo ele lá. Ele até chega a sair mas daí ele empoleira em cima da gaiola que não meche p/ nada fica uma pilha de 💩 uma 💩 em cima da outra de tanto que ele não se meche, quando solto ele também não come nem bebe água de geito nenhum! Eu tento deixar ele quieto e dar o tempo dele, converso com ele de longe canto e leio p/ ele, mas nada disso parece estar fazendo efeito não posso deixa-lo o dia todo em uma gaiola pequena mas ao mesmo tempo não posso deixá-lo passar fome o dia todo. Essa semana ele emagreceu visivelmente e isso me deixou angustiada. Estou deixando ele preso p/ comer. Fora da gaiola ele também não vocalisa de geito nenhum! Na gaiola ele fica chamando, antes ele vivia com outras aves e desconfio que ele tinha formado casal, e talvez seja isso que esteja deixando ele tão deprimido, ele só reage ao canto de outros pássaros e qualquer interação humana deixa ele irritado, até conversar com ele. Estou preocupada com a saúde dele mas ao mesmo tempo não quero ter outra ave tão cedo muito menos formar casal, ele é um fujão, as únicas vezes que ele se move fora da gaiola é p/ tentar fugir, as asas dele chegaram inteiras mas foram aparadas, mas antes eram inteiras e ele voava bem. Ele consegue fazer vôos baixos(p/ fugir de mim quando tenho que trocar os jornais do chão ou oferecer comida pq ele não come nada) recentemente ele grudou na tela da janela e fica agarrado lá o dia todo, dá muita pena🥺 todos os conselhos que recebi envolvem uma fêmea, mas realmente não está nos meus planos, até pq é minha primeira ave e não estou confiante de que não vou falhar com ela tbm e formarem um casal arisco e pior, fugirem juntos!

Por favor me dêem dicas. O que posso fazer? 

Talvez seria melhor trocar ele com criador por uma ave mais jovem e mansa? talvez em um lugar com outras aves ele fique mais feliz. 😖20221216_100120.jpg.56cbb6a5e72278ad633237939e89660f.jpgela fica assim o dia todo, mas recentemente ele fica agarrado a tela da janela olhando a paisagem🤧

20221216_100106.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.