Jump to content

Calopsita doente

Jhenyfer Alves

Posts Recomendados

Pessoal, bom dia. Queria compartilhar algo que está acontecendo com minha calopsita pra saber se alguém já passou por isso e pode me ajudar em algo.

Meu baby tem 10 aninhos e é uma calopsita pequena de 73 gramas.

No dia 06/01 a noite, vi que ele estava muito abatido e foi para o chão da gaiola de uma hora pra outra, como já estava bem tarde eu dei 2 gotinhas de piu sana antibiótico no bico pq era o que eu tinha em casa e dei pra amenizar caso ele tivesse sentindo dor.

No dia 07/01 de manhã o levei ao veterinário de animais silvestres, ele chegou com uma diarréia bem forte e ainda muito abatido, já não queria mais comer, estava já com 70gr. O veterinário me disse que ele precisaria ficar internado para receber papinha, hidratação e medicações, também solicitou 2 exames de fezes, e assim foi feito, ele ficou internado até o dia 09/01 e depois veio pra casa.

09/01 ele veio pra casa por volta de 16h e não quis comer nada, até mexeu no pote de comida mas não comeu, quando fui pesar estava com 61gr, só dormiu e o tempo inteiro.

No dia 10/01 de manhã retornei com ele ao veterinário, nesse momento ele pesava 59gr e ficou mais 2 dias internado, o resultado dos exames saíram e nenhum dos 2 apresentou algo de anormal, o que o veterinário me disse foi que como eu dei aquelas 2 gotinhas de piu sana no bico dele no dia anterior ao exames, isso poderia ter "camuflado" e a bactéria não apareceria mais no exame. Agora estamos no escuro sem saber contra o que estamos lutando

* O veterinário me disse que se fosse algo como Giárdia, Coccidiose ou algo desse tipo, o primeiro tratamento que fizeram e encerraram ontem já teria dado resultado, mas ele segue bem abatido. Agora começamos um tratamento com doxy suspensão, baseado em uma bactéria que ele teve há 2 anos atrás (staphylococcus pseudintermedius) e foi curada com essa medicação, mas é só mais uma tentativa pois não sabemos ao certo o que é.

No dia 12/01 ele voltou pra casa e comeu bastante a noite, mas hoje é dia 13/01, 10h e ele ainda não comeu nada. O veterinário disse que nos últimos 2 dias que passou lá, ele também apresentou esse comportamento de só querer comer a noite, durante o dia eles alimentavam na papinha. 

Hoje é dia 13/01 e ele acordou com 57gr, a diarréia parou, mas agora ele apresenta semente nas fezes, ta saindo painço junto, mesmo as fezes estando durinhas, não comeu nada e segue dormindo muito, bem apático.

Já não sei mais o que fazer :( já gastei um valor bem considerável com tudo isso mas a sensação que tenho é que tô perdendo meu bebê aos poucos.

Alguém já passou por isso?

Obs: Tenho outras 2 calopsitas que já estão aqui há anos, não chegou ave nova na casa.

WhatsApp Image 2023-01-13 at 10.06.14.jpeg

WhatsApp Image 2023-01-13 at 10.06.38_compressed.jpeg

WhatsApp Image 2023-01-13 at 10.06.19_compressed.jpeg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Ta, mas como ta o fígado da sua ave? O veterinário já coletou novas fezes pra novos exames? Vc é de qual cidade? Achei mto estranho nao terem ainda feito um raio-x pra verificar possível alteração hepatica (fígado aumentado) ou hemograma, apesar de que o hemograma em ave com peso tão baixo tem um risco a considerar. Além disso, pq sua ave está comendo sementes e não ração extrusada? Vc foi orientado a ofertar ração pra sua ave? Se os exames foram afetados naquele tempo, tem que repetir, mas tem q considerar outras coisas tbm. Problemas hepáticos tbm podem causar sementes nas fezes e ave abatida, e sai no raio-x ou hemograma.

Sinceramente, seu veterinário ta lerdo demais. Informe sua cidade, talvez eu possa recomendar uma clínica melhor.

Link para compartilhar

28 minutos atrás, lks_2000 disse:

Ta, mas como ta o fígado da sua ave? O veterinário já coletou novas fezes pra novos exames? Vc é de qual cidade? Achei mto estranho nao terem ainda feito um raio-x pra verificar possível alteração hepatica (fígado aumentado) ou hemograma, apesar de que o hemograma em ave com peso tão baixo tem um risco a considerar. Além disso, pq sua ave está comendo sementes e não ração extrusada? Vc foi orientado a ofertar ração pra sua ave? Se os exames foram afetados naquele tempo, tem que repetir, mas tem q considerar outras coisas tbm. Problemas hepáticos tbm podem causar sementes nas fezes e ave abatida, e sai no raio-x ou hemograma.

Sinceramente, seu veterinário ta lerdo demais. Informe sua cidade, talvez eu possa recomendar uma clínica melhor.

Então, ele disse que não adiantaria fazer novos exames de fezes agora pois não mostraria um resultado confiável por causa dos remédios.

As fezes agora estão normais, só durante 1 dia que saiu painço nelas.

ele parece estar um pouco mais animadinho, o que me preocupa ainda é o peso baixo pois ainda está com 59gr, como ele nunca nunca foi de comer muito, tá tornando difícil esse ganho de peso, mesmo tomando glicopan gold.

Ele come mix de sementes pq quando o ganhei foi o que me orientaram a fazer e fiz durante uns 3 anos, daí já tentei várias vezes fazer a transição pra extrusada mas ele não aceita de jeito nenhum, já tentei várias marcas e etc.

Moro em cidade de interior, então ele é o único veterinário de aves na cidade, não temos outro.

No dia 12/01 ele chegou a falar sobre fazer o raio x, disse que o valor seria R$ 300,00.. costuma ser isso mesmo? Mas como iniciou uma nova medicação eu o trouxe pra casa e estou observando a reação dele aos remédios.

Link para compartilhar

Informe sua cidade, talvez tenha outras opções em cidades vizinhas, tem q saber procurar bem. Raio-x costuma ser entre 150 e 200 reais, mas ja vi clinicas que cobram mais caro, suponho q seja pelo fato de ai nao ter muitas opções, mas sim, esse valor está entre os mais caros. Se ela só come sementes, ela pode estar com alguma infecção ou doença hepática, tem que verificar isso. E se for questão hepatica, é muito ruim já não estar tratando, pq normalmente, basta dar a medicação e fazer mudança de dieta.

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.