Herman Postado 25 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 25 de Janeiro de 2023 Boa tarde, estou retornando para o mundo das calopsitas Quando solteiro tive as minhas duas primeiras (um Lutino macho e um silvestre tb macho), ambos bem mansos que criei desde filhote na papinha, mas infelizmente tive que doá-los na época para uma criadora… Mas havia me encantado pelas calopsitas!!! Agora estou retornando, tb por conta das minhas filhas e compramos com criador uma com exatos três meses que já está comendo sozinha e mansa… E tivemos o privilégio de pegar um Cara Branca Canela, os CB sempre me encantaram, principalmente os canelas e acabou dando certo de pegar justamente um. Estou administrando mix de sementes, extrusada, inserindo alimentação natural e farinhada. Como são uma casa de criação grande, que fica na fazenda que envia os filhotes para venda na loja que tb tem vários casais matriz, não souberam dizer exatamente as mutações dos pais… Agora a dúvida quanto a mutação: mas pelo que já estudei e aqui no fórum tb, os canelas são mutações ligadas ao sexo, apesar de não ter feito a sexagem, porém me passaram que muito provavelmente (ainda que não seja certo) que seja um macho, então vindo a ser mesmo, a mãe necessariamente tem que ser Canela, correto? E ela tb pode ser CB ou então o Pai ser CB ou portar o CB é isso né? Ah e ele já está ensaiando uns leves assobios, estou achando que vai ser macho, ainda que novo para saber Apresento o Loki, nosso CB Canela Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Guilherme Machado Postado 27 de Janeiro de 2023 Solução Compartilhar Postado 27 de Janeiro de 2023 Olá Herman Repostei a lista em uma publicação de outra pessoa, mas irei publicar aqui pois acredito que responderá sua pergunta, LISTA DE CRUZAMENTOS (MUTAÇÕES) Obs: essa lista é para quem não sabe sobre as mutações dos pais das aves que vocês possuem na casa de vocês... M= Macho - F= Fêmea - FM = Filhotes Machos - FF= Filhotes Fêmeas 1) Vamos aos SILVESTRES: M Silvestre x F Silvestre = FM Silvestres e FF Silvestres M Silvestre x F pérola = FM Silvestre/pérola e FF Silvestres M Silvestre x F Lutino = FM Silvestre/INO e FF Silvestre M Silvestre x F Canela = FM Silvesre/Canela e FF Silvestre M Silvestre x F CB = FM Silvestre/CB e FF Silvestre/CB M Silvestre x F Arlequim= FM silvestre/arlequim e FF Silvestre/arlequim 2) Vamos aos PÉROLAS: M Pérola x F Pérola = FM Pérolas e FF Pérolas M Pérola x F Silvestre = FM Silvestre/pérola e FF Pérola M Pérola x F Lutino = FM Silvestres/Pérola/Lutino e FF Pérolas M Pérola x F Canela = FM Silvestre/Pérola/Canela e FF Pérolas M Pérola x F CB= FM Silvestre/pérola/CB e FF pérolas/CB M Pérola x F arlequim = FM silvestre/pérola/arlequim e FF Pérolas/Arlequim 3) Vamos aos LUTINOS: M Lutino x F Lutino = FM Lutinos e FF Lutinos M Lutino x F Silvestre= FM Silvestres/Lutino e FF Lutinos M Lutino x F Pérola = FM Silvestres/Lutino/Pérola e FF Lutinos M Lutino x F Canela = FM Silvestres/Lutino/Canela e FF Lutinos M Lutino x F CB = FM Silvestres/Lutino/CB e FF Lutinos/CB M Lutino x F Arlequim= FM Silvestres/Lutino/Arlequim e FF lutinos/Arlequim 4) Vamos aos CANELAS: M Canela x F Canela =FM Canela e FFCanela M Canela x F Silvestre =FM Silvestre/Canela e FF Canela M Canela x F Pérola =FM Silvestre/Canela/Pérola e FF Canela M Canela x F Lutino =FM Silvestre/Canela/Lutino e FF Canela M Canela x F CB =FM Silvestre/Canela/CB e FF Canela/CB M Canela x F Arlequim =FM Silvestre/Canela/Arlequim e FF Canela/Arlequim 5) Vamos aos CARA BRANCAS (CB): M CB x F CB = FM CB e FF CB M CB x F Silvestre = FM Silvestre/CB e FF Silvestre/CB M CB x F Pérola M = FM Silvestre/CB/Pérola e FF Silvestre/CB M CB x F Lutino = FM Silvestre/CB/Lutino e FF Silvestre/CB M CB x F Canela = FM Silvestre/CB/Canela e FF Silvestre/CB M CB x F Arlequim = FM Silvestre/CB/Arlequim e FF Silvestre/CB/ Arlequim 6) Vamos para os ARLEQUINS: M arlequim x F Arlequim = FM Arlequim e FF Arlequim M arlequim x F Silvestre= Silvestre/Arlequim e FF Silvestre/arlequim M arlequim x F Pérola = Silvestre/Arlequim/Pérola e FF Silvestre/arlequim M arlequim x F Lutino= Silvestre/Arlequim/Lutino e FF Silvestre/arlequim M arlequim x F CB= Silvestre/Arlequim/CBe FF Silvestre/arlequim/CB M arlequim x F Canela= Silvestre/Arlequim/Canela e FF Silvestre/arlequim 7) Vamos para os FULVOS: M Fulvo x F Fulvo = FM Fulvo e FF Fulvo M Fulvo x F Silvestre = FM Silvestre/Fulvo e FF SIlvestre/Fulvo M Fulvo x F Pérola= FM Silvestre/Fulvo/Pérola e FF Silvestre/Fulvo M Fulvo x F Lutino= FM Silvestre/Fulvo/Lutino e FF SIlvestre/Fulvo M Fulvo x F CB= FM Silvestre/Fulvo/CB e FF SIlvestre/Fulvo/CB M Fulvo x F Arlequim= FM Silvestre/Fulvo/Arlequim e FF SIlvestre/Fulvo/Arlequim Espero ter ajudado Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Herman Postado 28 de Janeiro de 2023 Autor Compartilhar Postado 28 de Janeiro de 2023 Muito obrigado Guilherme Machado!! Agora esses dias venho observando ele e tem hora que acho ele com tom de cinza claro tb, tem hora que vejo ele bem tom de canela claro… O criador me passou como canela mesmo, mas o que vocês acham pelas fotos? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Herman Postado 28 de Janeiro de 2023 Autor Compartilhar Postado 28 de Janeiro de 2023 Novas fotos dele tirado hoje, e aí o que acham? Canela mesmo? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Machado Postado 29 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 29 de Janeiro de 2023 Olá Herman Acredito que seja Canela mesmo. Vou te passar um site onde você consegue ver todas as mutações da Calopsita Canela. LINK: https://www.birdiscovery.com.br/2021/07/15/mutacao-canela/ Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.