Jump to content

Sexo Calopsita pérola

Ir para a solução Resolvido por Cristianne rodrigues,

Posts Recomendados

Então. eu comprei em agosto uma calopsita pérola, que me foi vendida como macho, me disseram que ele tinha uns 3 meses, hoje então ele tem por volta de 6 meses, ele tem características de macho, como ser mais ativo, gostar de espelhos (ele fica bicando/lambendo o espelho) porém tem duas coisas que me fizeram ter uma certa dúvida.

1-Ele não canta ainda, quando ele ta comendo ele solta meio assobio, ou quando ele quer vir em mim, ou ir a algum lugar ele da uns assobiinhos e pia bem alto quando vou pra longe, mas não caaaanta mesmo.

2- Ele começou a trocar de pena, MAS cairam algumas penas só e agora parou, as penas que cairam foram da nuca e um pouco das costas, a da nuca nasceram novas ja, bem mais escuras, mas com perolado ainda, a das costas parece que está saindo o perolado, eu não tenho certeza, pois não me lembro como era quando o comprei hausuhas.

será que é um macho mesmo? vou mandar uma foto dele de costas

P_20151120_231835.jpg

P_20151120_132815.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

• Solução

Bem , Pedrovinie , aconteceu o mesmo comigo ,comprei uma calopsita pérola como sendo macho , porém depois da muda de penas ela continuou pérola e só piava e gritava .... No final fiz a sexagem e era fêmea . O macho perde o perolado e já estaria cantando , acredito que a sua também seja fêmea . 

image.jpg

Olha a minha Amy ! 

Ela também ama espelhos e é super ativa !

Link para compartilhar

to desconfiando também viu, acho que o jeito é fazer sexagem, a muda de penas dela demorou quanto tempo? a minha começou a cair umas penas e foram nascendo outras, mas parou, nenhuma pena grande caiu, nem nada.

o que me deixa confuso é que eu tenho a leve impressão de que as costas dela ficou ligeiramente mais cinza e com menos pérola, porquê me lembro de ter perolado por toda as costas, mas nn tenho nenhuma foto :s.

Link para compartilhar

to com 2 filhotes de 38 dias nem fiz sexagem, sei quando é macho ou femea, pois ja tive os 2 filhotes na mao, é fácil saber

o perola quando é macho ele é mais cinza que amarelo, e tem outros pontos a se observar, tenho uma feme peola de quase 1 ano que faz fiu fiu e imita canário, sexada na são camili, essa da minha foto! kkkkkkkkkkkkkk

Link para compartilhar

Olha tmbm tenho uma pérola,conprei por fêmea...tem uns 4 meses por aí n passou pla muda d pena..  Mas ela eh gritona (grito silvestre) i adora espelho...já o lutino q peguei como macho está começando cantar recém agora ele era supeer quieto i n da bola p espelhos tmbm n fiz secagem...logo farei

Link para compartilhar

Em 21/11/2015 00:23:07, pedrovinie disse:

to desconfiando também viu, acho que o jeito é fazer sexagem, a muda de penas dela demorou quanto tempo? a minha começou a cair umas penas e foram nascendo outras, mas parou, nenhuma pena grande caiu, nem nada.

o que me deixa confuso é que eu tenho a leve impressão de que as costas dela ficou ligeiramente mais cinza e com menos pérola, porquê me lembro de ter perolado por toda as costas, mas nn tenho nenhuma foto :s.

A primeira muda é demorada mesmo. O meu iniciou a muda aos 6 meses, atualmente tem 8 meses e ainda não completou a muda.

Ela é mais lenta e acontece aos poucos, o meu é um macho silvestre e está quase completando o amarelo no rosto. Mas ainda tem falhas cinzas que irão cair.

Você deve ter adquirido uma fêmea mesmo, faça sexagem. Minha fêmea também ama espelhos.

Link para compartilhar

o mais estranho é que da primeira vez que coloquei calopsitas cantando pra ela ouvir, ela ficou tentando imitar, na época ela tinha 3 meses, agora nem liga, acho que ja acostumou hahahah

eu nn sei mt bem como faz pra pedir o kit e fazer pagamento da sexagem, achei muito confuso.

Link para compartilhar

Pedrovinie , e só entrar no site do laboratório São Camilo e pedir o kit ,eles enviam pra vc sem custo nenhum . Demora um pouco pra chegar , ai vc recolhe o material (2 penas com sangue no ganhão ) ou 4 ( sem o sangue ) ,no meu caso fiz um depósito na conta deles é enviei junto com o material o comprovante do banco . Vc acompanha pelo site o resultado é depois eles enviam um certificado para vc .

Link para compartilhar

eu vou tentar aqui, uma vez eu pedi sem saber, depois de um tempo chegou o kit aqui ahushuashuasuh, eu to impaciente de esperar a muda, porquê as penas que cairam foram poucas e elas só escureceram. não caiu nada significativo, nenhuma pena grande nem nada, só peninhas, uma ou duas médias.

obrigado :D

Editado por pedrovinie
Link para compartilhar

@pedrovinie, se você não estiver com muita paciência de esperar. Pode observar se seu pássaro tem o hábito de fazer esse comportamento:

hqdefault.thumb.jpg.4a4ffc7bad1fea0776a1

Se sim é quase 100% de certeza que é uma fêmea.

E se mesmo assim a dúvida persistir, pegue um pano, cubra seu pássara com cuidado e ponha-o de costas para você. Pegue seu dedo com cuidado e passe na pelves dele, região logo acima da cloca. Se você perceber que tem dois ossinhos com um pequeno espaçamento no meio (mais ou menos de um dedo mindinho) é uma fêmea, se não tiver esse espaço é um macho!

Link para compartilhar

Acredito que seja fêmea, pois é igual a minha e acreditava que ela tinha uns 7 meses como disse o vendedor, mas como meu viveiro já estava todo preparado com ninho e com um namorado pra ela, quando percebi em questão de 1 mês eles tiveram filhotes. Hoje têm um filhote ja grandinho fora do ninho e já estão chocando de novo....rsrs.

Link para compartilhar

1 hora atrás, Luan Mariano disse:

@pedrovinie, se você não estiver com muita paciência de esperar. Pode observar se seu pássaro tem o hábito de fazer esse comportamento:

hqdefault.thumb.jpg.4a4ffc7bad1fea0776a1

Se sim é quase 100% de certeza que é uma fêmea.

E se mesmo assim a dúvida persistir, pegue um pano, cubra seu pássara com cuidado e ponha-o de costas para você. Pegue seu dedo com cuidado e passe na pelves dele, região logo acima da cloca. Se você perceber que tem dois ossinhos com um pequeno espaçamento no meio (mais ou menos de um dedo mindinho) é uma fêmea, se não tiver esse espaço é um macho!

Então ele(a) não tem esse comportamento, MAS não faz igual o macho também (só complica), eu acho que tentarei pega-lo com uma toalha e ver os ossinhos, ela me foi vendido como macho com base nesse teste do ossinho.

Link para compartilhar

Só que esse teste do ossinho não funciona em filhotes, porque o osso da bacia da fêmea só abre na idade madura, quando ela está na época de pôr os ovos.

Então enquanto são filhotes, os ossinhos da bacia de macho e fêmea são iguais, ou seja, iguais do macho.

Link para compartilhar

@Eric ouvi dizer que o aconselhável é 2 postura ao ano e com um espaçamento entre eles, pois as aves podem ficar mto debilitadas nessa fase e uma atrás da outra pode matar uma delas. O fato dela chegar e já ter um ninho, incentiva a postura. E tb é aconselhável que elas comecem a postura após 1 ano e 6 meses, qdo já tem maturidade para cuidar! Se eu fosse vc, pelo bem das suas aves, retiraria o ninho e descartaria os ovos. Mas essa é a minha opinião! 

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.