Jump to content

Não consigo entender meu periquito...


Periquitutes

Posts Recomendados

Olá, gente. Queria saber se alguém poderia me ajudar a entender meu periquito australiano. Ele é um macho azul de (aproximadamente) 2 anos e alguns meses. Peguei ele adulto (com, no mínimo 6 meses, pois a cera já estava bem azul). E bem... Vamos por partes... Eu preciso que leiam tudo pra entender direitinho a história dele. Por favor, não façam comentários duros ou maldosos. Antes de tudo, preciso dizer que eu amo meus periquitos e me preocupo muito com o bem-estar deles. Também preciso dizer que estou sempre pesquisando sobre comportamento animal para entender melhor sobre como lidar com os animais que tenho. Portanto, eu peço que, por favor, sejam sinceros, porém, compreensíveis. Eu agradeço desde já. 🙂

Bem, eu peguei Biscuit sozinho. E, desde o início, eu notei que ele tinha comportamentos que eu não entendia. Por exemplo, ele era extremamente agarrado comigo, embora não fosse totalmente manso. Eu tinha que ficar o dia inteiro (praticamente) com a mão ou o dedo dentro da gaiola pra ele ficar brincando. A hora que eu saía, era um terror.... Ele gritava terrivelmente e piava muito alto. Ok, pode não parecer estranho para um periquito que está sozinho. Mas tem mais. Ele não brincava com nenhum brinquedo. Pra ele, só fazia sentido brincar com brinquedos se aqueles brinquedos fosse um caminho para interagir socialmente. Sem interação, não tinha diversão. Eu não podia fazer absolutamente nada sem ele. Ainda assim, a nossa amizade era cheia de desafios. Por exemplo, ele podia estar super feliz, brincando com meu dedo, no meu ombro e aí, de repente, ele me morder ou gritar horrivelmente. E dava pra ver que ele tava mesmo com raiva porque ele gritava e me atacava. Isso, aparentemente, sem eu ter feito nada. Eu respeitava o espaço dele. Não tocava nele quando ele não queria. Não cortei asas. Quando consegui um lugar pra soltar ele, soltei. Brincava com ele. Fiz brinquedos naturais que estimulam os comportamentos naturais dos periquitos, como brinquedos pra roer, se pendurar, etc... Não tem ninho nenhum na gaiola e nem cantinhos e brinquedos parecidos com ninho pra ele ter o famoso "gatilho de ninho". Mas, mesmo assim, ele tinha alterações de humor muito frequentes. Achei, de inicio, que se devia ao fato de ele estar sem outro periquito. Comprei ele sozinho porque tinha o objetivo de fazer ele se acostumar comigo e depois eu arrumaria um companheiro. Pois bem, eu comprei um outro macho, que na época era um filhote (hoje tem quase 2 anos). O nome dele é Pudding e ele é amarelinho com manchas verdes (genética não é meu ponto forte). E foi aí que eu percebi o quanto Biscuit é diferente. Assim que eu coloquei Pudding com ele, Biscuit parou de falar comigo. Ele começou a me atacar toda vez que eu tentava interagir com ele ou com Pudding. Ele só queria saber de Pudding. Parecia que, pelo menos, ele tava feliz com Pudding. Então deixei eles se resolvendo e continuei tentando dar atenção pros dois quando Biscuit deixava. Mas aí, eu vi que Biscuit tratava Pudding do mesmo jeito que tinha me tratado antes. Até que por fim, Biscuit começou a bater em Pudding de um jeito que ficou impossível os dois ficarem juntos. Por um tempo eu separava e juntava, separava e juntava. Separava sempre que Biscuit batia em Pudding e deixava um tempo eles vivendo em gaiolas separadas, porém, sempre podendo se ver e até se cumprimentar. Mas quando Biscuit estava junto com Pudding, ele tentava meio que obrigar Pudding a fazer o que ele queria. Queria obrigar Pudding a comer e a parar de comer na hora dele, a brincar e parar de brincar na hora dele, a ciscar no chão na hora dele e por aí vai. Se Pudding se recusasse a obedecê-lo, ele batia feio nele (e eu separava). Tinha vezes que o coitado do Pudding não podia nem andar pelo chão, nem comer e nem beber porque Biscuit o colocava num cantinho da gaiola e não deixava ele sair por nada. Se Pudding saísse, era certo de que apanharia... Eu, particularmente, nunca tinha visto um periquito ser tão mandão. 

Hoje em dia, consegui fazer Biscuit aprender que, se ele brigar com Pudding, os dois precisam se separar. E, como ele gosta muito de Pudding (acreditem, ele ama Pudding, mas é muito mandão com ele), ele passou a diminuir as brigas, até que, por fim, elas cessaram. (só brigam de vez em quando, umas briguinhas bobas, nada muito sério). Porém, eu tenho notado outros comportamentos, inclusive o aparecimento de estereotipias. Biscuit estereotipava muito quando estava sozinho (por estar sozinho, é lógico), mas agora, mesmo tendo a minha atenção, a atenção de Pudding e brinquedos para brincar, ele está com uma estereotipia que tá me preocupando muito. Ele faz como se quisesse alimentar alguma coisa e depois fica passando o bico naquela coisa. Vou deixar um vídeo pra vocês verem aí embaixo. Pelo que eu notei, ele faz isso quando quer chamar a atenção de Pudding mas Pudding não quer dar a atenção que ele quer (não basta dar atenção, tem que ser do jeito que ele quer). Aí, parece que, como ele não tem a permissão de bater no Pudding, ele faz essa estereotipia pra se autorregular (porque ele tem emoções muito fortes).

Outra coisa que percebo muito é a grande dificuldade que ele tem de mudar de rotina. Aves, em geral, podem ter essa dificuldade. Mas no caso de Biscuit essa dificuldade é tão forte que se fizer sol a semana inteira, o dia que chover, ele pode ter tudo de bom, mas ele vai ficar gritando o dia inteeeeeirooooo!!!! Ele odeia mudança de tempo, mudança de rotina. Odeia quando eu saio de casa (já até reconhece a minha roupa favorita de sair  e grita quando me vê com ela kkkk) Odeia quando Pudding quer fazer outra coisa e não quer interagir tanto com ele (porque a demanda dele é tanta que é demais até pra outro periquito). Pra vocês terem ideia, se tá chegando a hora de dormir e ele não quer que Pudding durma, ele fica catucando ele toda vez que ele ameaça de dar uma soneca. Pode parecer engraçado, mas isso é estressante pra Pudding. 

Eu fico preocupada com ele porque ele é um periquito bastante difícil de agradar. Pensa em tudo que um periquito poderia querer: companhia, atenção, brinquedos, lugar pra ser solto, asas inteiras, boa alimentação, estímulos. Agora pensa num periquito que tem tudo isso, mas está quase sempre de muito mal humor... Talvez alguns pensem que dar uma fêmea pra ele se reproduzir resolva. Mas, pensando no que eu passei e ainda passo com Biscuit, tenho medo de que fazer isso possa piorar as coisas. Além do quê, eu ainda teria que dar outra fêmea pro Pudding e teria que dividir os pares em gaiolas. (senão a briga seria certa) Mas tenho medo de que Biscuit também force a parceira dele a fazer o que ele quer e que, se ela não fizer, ele comece a atacá-la, como ele fez comigo e com Pudding. Percebi que isso é um padrão que se repete. 

Resumindo, Biscuit tem um comportamento obsessivo, repetitivo, mandão e bastante rígido.  Eu não tenho nenhum desses problemas com Pudding. Pudding é brincalhão, sociável, brinca com brinquedos, brinca com Biscuit, brinca comigo (só não tanto porque Biscuit sempre ataca ele quando ele tenta brincar comigo) e não tem uma obsessão por atenção. Sim, ele gosta muito de receber atenção, assim como qualquer outra ave. Mas não é igual Biscuit. Inclusive, ele também gosta bastante de passar alguns breves momentos fazendo algumas coisinhas sozinho, como cantar enquanto fica empoleirado numa patinha só. Pudding é muito contente e eu queria que Biscuit aproveitasse a vida tanto quanto ele... 

Eu sei que Biscuit é um periquito divertido, super inteligente (entende muito as coisas que a gente ensina, já imitou palavras e sons, mas agora parou de vez de imitar...), super curioso... Mas ele não tá tão feliz como poderia ser... Ele tá muito irritado, nervoso... Ele tem momentos de bastante alegria, mas francamente são poucos, apesar de eu (e Pudding) fazer tudo por ele. Fica eu e Pudding tentando agradar ele. Nem Pudding sabe mais o que faz (e eu estou falando sério). 

Alguém já tinha visto uma ave assim ou já teve uma assim? Me conte aí que eu quero saber? Se você, por um acaso, já teve um problema parecido e conseguiu, pelo menos, aliviar um pouco a situação, por favor, me dê algumas dicas. Caso precisem de mais detalhes, eu informarei. 

Obrigada por lerem até aqui (sei que foi um textão, me desculpem por isso). Aguardo respostas 🙂

Aqui está a mais nova estereotipia de Biscuit (PS: Pudding é que está cantando no vídeo)... Ele às vezes pode fazer isso por longos minutos (não sei se chega a uma hora, mas é bastante tempo). Ele come normalmente, bebe água direitinho, é ativo (até demais), brinca (embora de maneira estranha às vezes). Aparentemente, está saudável, se não fosse por esse comportamento tão intenso. Pode ser questões hormonais, mas algo me diz que é mais do que isso... Não sei... Vamos ver o que vocês me dizem.

https://drive.google.com/file/d/1vnUW0r_vVxPpuVzeharAeDWXWBHhj8GT/view?usp=drive_link

 

Me digam se o link não estiver funcionando. Abraços.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.