Jump to content

Cinza Silvestre


Ir para a solução Resolvido por DCM Balthazar,

Posts Recomendados

A calopsita, diferente de outros psitacídeos, não produz a cor verde na plumagem. Isso é decorrência do próprio processo evolutivo da calopsita e infelizmente não há como a calopsita recuperar essa capacidade.

O que vemos cinza na calopsita, é o equivalente ao verde nos demais psitacídeos. No entanto, na região do rosto existe nos machos uma alta concentração de psitacina, que se intensifica na região dos ouvidos (que comumente chamamos de bochecha). No caso das fêmeas, há uma sufusão do cinza na região do rosto e diminuição da melanina no corpo da fêmea, o que forma um dimorfismo sexual bem nítido na fase adulta.

Dentro de várias vantagens de criar calopsitas com seus genes ancestrais está a possibilidade do aumento do porte, facilidade de fixar e isolar mutações raras quando descobertas.

Cruzamentos desejáveis:

Qualquer mutação que se deseja melhorar a herança genética, ou isolamento de mutações, por exemplo, separar pérola do pérola canela, ou canela do pérola canela. Quando se deseja abrir a carga genética de uma ave mutante que seja filhote de cruzamento consanguíneo, o Silvestre é a melhor opção pra reforçar o porte e o vigor da linhagem.

casal.thumb.jpeg.e9d7a00adbaa9288e8ee2ff

 

Referência bibliográfica:

MARTIN, Dr. Terry; ANDERSEN, Diana. A guide to cockatiels and their mutations as pet & aviary birds. Revised ed. South Tweed Heads: Australian Birdkeeper Publications, 2007.

  • Gostei 7
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 3 months later...
  • 1 month later...

Nesse caso você teria filhotes fêmeas canelas portadoras de arlequiim e filhotes machos silvestres portadores de arlequim.


Isso em tese, porque hoje em dia é praticamente impossível você encontrar um silvestre que não porte nenhuma mutação.

 

Depende do silvestre que estivermos falando. Geralmente eles tem qualidades específicas, como porte, cor dos pés, do bico.

O silvestre é muito usado quando o criador deseja abrir uma linhagem, ou seja, ele tem ave fruto de consanguinidade e quer ter uma prole que insira nova carga genética.

Eu acho muito interessante usar o silvestre pra isolar mutações raras, porque isso, além de separar a mutação, fortalece os filhotes (isso é controverso, mas é minha opinião pessoal).

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 1 month later...

olá Balthazar eu gostaria de saber que tipo de filhotes vai dar dos meus ainda não entendo muito dessa parte. Tenho um cinza silvestre macho e uma femea lutino ela é mais amarelinha do que branca. Obg.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 4 semanas atrás...

Balthazar, desculpe a minha ignorância, não entendo nada de genética.

Tenho um macho silvestre e uma fêmea pérola (bem clarinha). Quais filhotes resultam desse cruzamento??

eles já estão com 3 ovinhos! Estou muito ansiosa, espero que algum esteja galado. =D

 

ps: o macho silvestre tem manchas bem discretas na barriguinha, perece rajadas verdes. e alguns reflexos brancos nas costas, então, os pais dele devem ser de alguma outra mutação?

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 1 month later...
  • 2 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.