thayolliz Postado 6 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 6 de Julho de 2024 Oi, tenho minha calopsita por volta de 3/4 meses. Ela está comigo desde os primeiros 10 dias de vida, e no momento eu estou meio preocupada com a situação dela. Eu nunca tive uma calopsita antes então eu tô meio por fora dos probleminhas que ela pode vir a ter, ela sempre foi bastante energética, carinhosa, curiosa come bem e tudo mais. Há pouco tempo, por problemas financeiros eu tive que parar de dar papinha para filhote para ela e troquei por ração, tal qual ela não come. Ela até come outras coisas que eu dou para ela como cenoura, brócolis, maçã, ovo cozido esse tipo de coisa, mas recentemente comecei a perceber um comportamento estranho vindo dela, como por exemplo ela fazer aqueles tipos de barulhos que ela sempre faz quando ela tava com fome, só que sem parar em momento algum,muito alto. Isso faz uns cinco dias, ontem ela comeu pouco e eu deixei ela no cantinho fui fazer o serviço de casa e quando eu dei por conta ela tava no canto da minha cama simplesmente parada tipo dormindo com a cabeça para frente, o que para mim é estranho porque eu tô acostumada a ver ela dormir com a casa para trás. Cheguei perto dela e fui tentar brincar, conversar interagir com ela e ela simplesmente estava imóvel não fazia o único barulho. Se eu tirava ela do canto e colocava ela em outro, ela só voltava a ficar no lugar quieta e ficou assim por um bom tempo até que ela tecnicamente voltou ao normal. Fiquei muito preocupada procurei pesquisar sobre o assunto e eu acho que ela está com peito seco, mas aqui na minha cidade não tem veterinário específico para aves para eu realmente ter um diagnóstico correto sobre o assunto e está realmente me deixando muito preocupada. Eu simplesmente amo ela, eu ficaria sem chão se eu perdesse ela.. o que eu poderia fazer? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 6 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 6 de Julho de 2024 Uma ave com 3/4 meses já deveria ter saído da papa (normalmente com 2 meses eles devem já estar se alimentando de ração extrusada e mistura de sementes), então não entendi o que vc quis dizer pq vc precisou parar de dar papinha e trocar por ração somente recentemente numa ave com 3/4 meses, o q é algo fora do comum. E que ração? Poste uma foto da calopsita e do alimento dela. Ela está se alimentando bem? Não entendi essa transição alimentar com sua ave e como ela está se alimentando. De qualquer forma, informe também sua cidade pra eu verificar se encontro um veterinario de exoticos para vc, pq ela não parece estar bem. Peito seco é apenas um sinal de magreza, mas que pode ser ocasionado por qualquer condição adversa ou doença. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
thayolliz Postado 6 de Julho de 2024 Autor Compartilhar Postado 6 de Julho de 2024 6 horas atrás, Mitchel disse: Uma ave com 3/4 meses já deveria ter saído da papa (normalmente com 2 meses eles devem já estar se alimentando de ração extrusada e mistura de sementes), então não entendi o que vc quis dizer pq vc precisou parar de dar papinha e trocar por ração somente recentemente numa ave com 3/4 meses, o q é algo fora do comum. E que ração? Poste uma foto da calopsita e do alimento dela. Ela está se alimentando bem? Não entendi essa transição alimentar com sua ave e como ela está se alimentando. De qualquer forma, informe também sua cidade pra eu verificar se encontro um veterinario de exoticos para vc, pq ela não parece estar bem. Peito seco é apenas um sinal de magreza, mas que pode ser ocasionado por qualquer condição adversa ou doença. Como disse anteriormente eu nunca tive uma calopsita e não conheço alguém que tenha para me ensinar coisas assim, então eu não sei quanto tempo elas deveriam continuar sendo alimentadas com a papinha. Sobre a ração eu comprei o mix de sementes. Ela belisca poucas vezes, mas ela realmente prefere a papinha ou outra coisa (cenoura, maçã, brócolis, milho, abóbora). Eu diminuí a frequência com que eu dava papinha para ela, para deixar ela comer só a ração mas ela ainda prefere pelo menos uma vez no dia comer a papinha em si. Eu parei de dar a papinha para ela e comecei a tentar alimentar com outras coisas e eu comecei a reparar que ela tava com o peito seco, que ela tava bem magrinha e comecei a me preocupar porque ela não tava comendo a ração, não tava comendo outra coisa que eu dava ou ela comia muito pouco e eu não tava com condições de comprar papinha dela ( como eu disse antes, eu não sabia até quando eu teria que dar papinha para ela comer) Inclusive, o cocô dela troca de coloração. As vezes tá normal, ou só água, e agora eu olhei estava meio escuro. Eu moro em Pontal-Sp. Procurei saber se tinha veterinário específico para calopsita, para aves em si e eu acabei descobrindo que aqui não tinha, mas tinha na cidades vizinhas..mas eu me locomover para lá é muito difícil Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 7 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 7 de Julho de 2024 (editado) Então, vc está em cidade vizinha a Ribeirão Preto, e lá tem boas opções de veterinários de animais exoticos. Vou colocar a que recomendo abaixo pois tenho um grupo que já atendeu na clínica abaixo com muita qualidade. Recomendo que a leve lá o mais rapidamente possível. Na vdd vc tem até sorte q é até bem próximo, meia hora de distância apenas, tente conseguir carona com alguém, peça algum parente ou amigo para fazer o favor de te levar. Dê notícias. Clínica Espécie Exótica: https://maps.app.goo.gl/hCE4JRedJ5y1893t6 Além da recomendação da clínica veterinária acima, recomendo que passe a fornecer para sua ave uma boa ração extrusada. O mix de sementes não é bom como base alimentar, o mais indicado para as calopsitas é uma ração extrusada de qualidade, e que sementes seja fornecida como complemento, mas o q fica nos comedouros é a ração. Recomendo usar a ração Megazoo PM13, que é muito boa e tem grãos bem miudinhos. Editado 7 de Julho de 2024 por Mitchel Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.