Brenda Rosa Postado 29 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 29 de Julho de 2024 oi gente! então, eu tenho um filhote de calopsita com quase 2 meses e eu estou muito em dúvida se é macho ou fêmea pois ele (a) começou a dar somente uns gritinhos, o pai é canela ou silvestre e a mãe é arlequim. Não consegui anexar mais de uma foto dele aqui, alguém consegue me ajudar?! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 30 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 30 de Julho de 2024 (editado) Sua calopsita é da mutação silvestre, q só da pra saber pelo padrão de cor após a primeira muda de penas q ocorre entre 6 e 9 meses de idade. Se a face ficar amarela após este período, é macho. Se se mantiver predominantemente cinza, é fêmea. Antes disso, talvez apresente comportamentos especificos de macho ou femea, por exemplo, em geral os machos cantam e as femeas apenas fazem alguns piados. Na imagem abaixo vc ve duas aves que ja passaram pela muda de penas. Após a muda de penas ela vai estar similar a algum deles, à esquerda temos a femea silvestre, e à direita o macho silvestre. Editado 30 de Julho de 2024 por Mitchel 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
VictorH Postado 31 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 31 de Julho de 2024 On 7/30/2024 at 12:51 AM, Mitchel said: Sua calopsita é da mutação silvestre, q só da pra saber pelo padrão de cor após a primeira muda de penas q ocorre entre 6 e 9 meses de idade. Se a face ficar amarela após este período, é macho. Se se mantiver predominantemente cinza, é fêmea. Antes disso, talvez apresente comportamentos especificos de macho ou femea, por exemplo, em geral os machos cantam e as femeas apenas fazem alguns piados. Na imagem abaixo vc ve duas aves que ja passaram pela muda de penas. Após a muda de penas ela vai estar similar a algum deles, à esquerda temos a femea silvestre, e à direita o macho silvestre. Bom dia @Mitchel , poderia dar uma olhada nessa calo? voce saberia dizer o sexo? hoje faz 47 dias de vida... estou com muita duvida, li que as que tem cauda listrada em baixo é femea mas por ser filhote é dificil saber porque quando ter a troca de pena isso pode mudar, outra coisa que li é que as femeas são mais quietas e esse estava bem ativo e bicando as coisas quando estava em outra casa, quando eu trouxe ele esta bem quieto agora mas ai tem a questão de acostumar com o ambiente novo, ele esta comigo a 3 dias só. Não tem como mandar foto dos pais agora mas sei que o pai é o classico cinza silvestre e a mãe acho que é cara branca, ela é cinza rajadinha com branco Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
VictorH Postado 31 de Julho de 2024 Compartilhar Postado 31 de Julho de 2024 as penas do irmão ou irmã são bem escuras. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 1 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 1 de Agosto de 2024 (editado) 19 horas atrás, VictorH disse: Bom dia @Mitchel , poderia dar uma olhada nessa calo? voce saberia dizer o sexo? hoje faz 47 dias de vida... estou com muita duvida, li que as que tem cauda listrada em baixo é femea mas por ser filhote é dificil saber porque quando ter a troca de pena isso pode mudar, outra coisa que li é que as femeas são mais quietas e esse estava bem ativo e bicando as coisas quando estava em outra casa, quando eu trouxe ele esta bem quieto agora mas ai tem a questão de acostumar com o ambiente novo, ele esta comigo a 3 dias só. Não tem como mandar foto dos pais agora mas sei que o pai é o classico cinza silvestre e a mãe acho que é cara branca, ela é cinza rajadinha com branco A sua calopsita parece ser um arlequim, então só com exame de sexagem ou aguardar exibir comportamentos de macho ou femea. Vc pode fazer exames de sexagem pelos correios em laboratórios como VetDNA ou Ampligen, enviando penas de sua ave pro endereço do laboratório e fazendo a compra do exame pelo site. Verifique com o atendente deles como fazer a coleta e envio do material de forma adequada. https://www.vetdna.com.br/aves/sexagem/sexagem-de-aves-certificado-impresso Editado 1 de Agosto de 2024 por Mitchel 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
VictorH Postado 1 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 1 de Agosto de 2024 3 hours ago, Mitchel said: A sua calopsita parece ser um arlequim, então só com exame de sexagem ou aguardar exibir comportamentos de macho ou femea. Vc pode fazer exames de sexagem pelos correios em laboratórios como VetDNA ou Ampligen, enviando penas de sua ave pro endereço do laboratório e fazendo a compra do exame pelo site. Verifique com o atendente deles como fazer a coleta e envio do material de forma adequada. https://www.vetdna.com.br/aves/sexagem/sexagem-de-aves-certificado-impresso Muito obrigado Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mitchel Postado 6 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 6 de Agosto de 2024 On 31/07/2024 at 14:02, VictorH disse: as penas do irmão ou irmã são bem escuras. acredito q essa ai por ser um arlequim, só com exame de sexagem ou aguardando exibir comportamentos especificos. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
DCM Balthazar Postado 6 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 6 de Agosto de 2024 On 31/07/2024 at 13:47, VictorH disse: Bom dia @Mitchel , poderia dar uma olhada nessa calo? voce saberia dizer o sexo? hoje faz 47 dias de vida... estou com muita duvida, li que as que tem cauda listrada em baixo é femea mas por ser filhote é dificil saber porque quando ter a troca de pena isso pode mudar, outra coisa que li é que as femeas são mais quietas e esse estava bem ativo e bicando as coisas quando estava em outra casa, quando eu trouxe ele esta bem quieto agora mas ai tem a questão de acostumar com o ambiente novo, ele esta comigo a 3 dias só. Não tem como mandar foto dos pais agora mas sei que o pai é o classico cinza silvestre e a mãe acho que é cara branca, ela é cinza rajadinha com branco Essa ave é um arlequim canela, pra saber o sexo, só conhecendo os pais (em alguns casos) ou com sexagem por DNA. O certo é fazer a sexagem. On 30/07/2024 at 00:51, Mitchel disse: Sua calopsita é da mutação silvestre, q só da pra saber pelo padrão de cor após a primeira muda de penas q ocorre entre 6 e 9 meses de idade. Se a face ficar amarela após este período, é macho. Se se mantiver predominantemente cinza, é fêmea. Antes disso, talvez apresente comportamentos especificos de macho ou femea, por exemplo, em geral os machos cantam e as femeas apenas fazem alguns piados. Na imagem abaixo vc ve duas aves que ja passaram pela muda de penas. Após a muda de penas ela vai estar similar a algum deles, à esquerda temos a femea silvestre, e à direita o macho silvestre. só esclarecendo que não existe mutação silvestre. O silvestre é, na verdade, a ausência de mutações aparentes no fenótipo da ave. Ela ainda pode portar outras mutações autossômicas recessivas. 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
VictorH Postado 6 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 6 de Agosto de 2024 4 hours ago, DCM Balthazar said: Essa ave é um arlequim canela, pra saber o sexo, só conhecendo os pais (em alguns casos) ou com sexagem por DNA. O certo é fazer a sexagem. On 7/30/2024 at 12:51 AM, Mitchel said: Consegui a foto da mãe e desses dois quando pequenos. O pai é exatamente como esse da foto que você mandou o da direita. Vendo pela foto acho que da pra ter certeza que a mais escura é femêa, é também mais quieta em comparação ao outro mais claro que por sinal esta aprendendo as coisas bem mais rapido, adestramento ta bem facil e e é mais ativo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
DCM Balthazar Postado 7 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2024 6 horas atrás, VictorH disse: Consegui a foto da mãe e desses dois quando pequenos. O pai é exatamente como esse da foto que você mandou o da direita. Vendo pela foto acho que da pra ter certeza que a mais escura é femêa, é também mais quieta em comparação ao outro mais claro que por sinal esta aprendendo as coisas bem mais rapido, adestramento ta bem facil e e é mais ativo. O arlequim canela é fêmea. Se o pai é cinza silvestre e a mãe pérola CB, o gene canela veio do pai, e as fêmeas não podem portar canela, por ser uma mutação ligada ao sexo. O mais escurinho me parece um silvestre portador de arlequim. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
VictorH Postado 7 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2024 12 hours ago, DCM Balthazar said: O arlequim canela é fêmea. Se o pai é cinza silvestre e a mãe pérola CB, o gene canela veio do pai, e as fêmeas não podem portar canela, por ser uma mutação ligada ao sexo. O mais escurinho me parece um silvestre portador de arlequim. Entendi muito obrigado Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
VictorH Postado 7 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2024 (editado) 14 hours ago, DCM Balthazar said: Se o pai é cinza silvestre e a mãe pérola CB, o gene canela veio do pai, e as fêmeas não podem portar canela @DCM Balthazar Boa tarde, desculpe perguntar novamente sobre isso mas agora estou com uma duvida.. o cinza silvestre tem uma mancha branca na nuca, poderia ser portador de arlequim talvez? nesse caso os arlequins canela ainda nasceriam fêmeas? Editado 7 de Agosto de 2024 por VictorH Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
DCM Balthazar Postado 7 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2024 1 hora atrás, VictorH disse: @DCM Balthazar Boa tarde, desculpe perguntar novamente sobre isso mas agora estou com uma duvida.. o cinza silvestre tem uma mancha branca na nuca, poderia ser portador de arlequim talvez? nesse caso os arlequins canela ainda nasceriam fêmeas? sim, é possível, se conseguir uma imagem dessa mancha posso te dar uma opinião mais confiável. Mas a mutação arlequim não tem relação com o canela. Todo filhote canela desse casal será fêmea, pois a mãe é Pérola CB. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
VictorH Postado 30 de Agosto de 2024 Compartilhar Postado 30 de Agosto de 2024 On 8/7/2024 at 3:41 PM, DCM Balthazar said: sim, é possível, se conseguir uma imagem dessa mancha posso te dar uma opinião mais confiável. Mas a mutação arlequim não tem relação com o canela. Todo filhote canela desse casal será fêmea, pois a mãe é Pérola CB. @DCM Balthazar Boa tarde, desculpe a demora.. eles vão ficar comigo por uns dias então consegui fotos melhores do Silvestre. Oque acha? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.