Jump to content

Minha calopsita nova morreu em questão de horas


fallzera

Posts Recomendados

Gente, comprei uma calopsita de 40 dias com uma criadora aqui de perto, fui na casa dela e vi que as bichinhas são bem cuidadas e eles tem zelo, porém a bichinha não durou 48 horas e faleceu. Chegou bem, inseri ela no viveiro com um macho de 4 meses que tenho (Essa que comprei era uma fêmea sexada), no primeiro dia não quis comer, mas estava ativa e se dando bem com a minha outra calopsita. Hoje ja tinha visto ela dando umas bicadinhas na farinhada, saí para trabalhar às 10h e ela estava bem, cheguei 18:30 e ela estava dormindo na bacia de farinhada, achei que fosse normal e só estivesse dormindo. Porém, lá pra 20h percebi que ela ainda estava lá e agr de olho aberto, como se não tivesse forças pra sair dali. Achei que fosse o frio, já que ela ainda é filhotinho (Mesmo o meu outro estando ativo e bem de boa), aí tirei ela do viveiro e deixei no cobertor comigo. Lá pras 21:30h, ela começou a ficar fraquinha e nao conseguia mais se manter em pé e aí caí na real de que ela estava provavelmente doente e não tristinha pelo frio, aí comecei a gravar vídeo pra mostrar para moça do criadouro e logo que terminei o vídeo, a calopsita deu duas contorcidas na minha mão e morreu. 

 

O que será que pode ter sido? Imunidade baixa? Eu notei que ela chegou bem suja e que a cloaca tinha coco seco, tentei limpar ontem e hj de manhã, mas só consegui limpar as papinhas das penas. Minha outra teoria é intoxicação talvez? Mas foi muito rápido, ela ficou ruim e morreu em menos de 4h. A criadora tbm ficou supresa, disse que as irmãs dela estão bem (Até me ressarciu) e agora estou triste e preocupado, pois se ela estava doente e ficou 2 dias com a minha outra, isso significa que ela corre perigo tbm. Vou levar amanhã no vet pra fazer check up e dar uma limpada em todo o viveiro.

 

Alguém consegue me dar uma luz do que pode ter sido?

Se alguém quiser ver como ela estava, tenho vídeos dos últimos momentos dela, ela estava muito fraquinha e não conseguia nem se sustentar nas próprias pernas. Notei que o coração dela batia muito rápido enquanto estava na minha mao, muito rápido mesmo, foi aí que percebi que só podia ser algo de dentro pra fora, só que já eram quase 22h e não tem vet aqui perto, não ia conseguir achar algo por agora. Minha esperança foi que ela aguentasse comigo até amanhã de manhã para irmos interna-la, mas logo depois que termino o vídeo (Onde estou falando para a criadora que talvez ela não passe dessa noite estava triste reclamando que havia pagado para ver o bichinho sofrer), ela faleceu na minha mão :(

Editado por fallzera
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

40 dias é um filhote que precisa de alimentação via papa. Ave nesta idade não come sozinha, ou não come o suficiente sozinha e precisa receber papinha. E se passou um dia sem comer já estava em risco de vida, pois filhote deve comer a cada 4/5 horas uma quantidade de papa. Provavelmente morreu pois não foi alimentada, favor se informar melhor sobre alimentação de filhotes de calopsitas, alguns ficam na papa até mais de 2 meses.

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

10 horas atrás, Mitchel disse:

40 dias é um filhote que precisa de alimentação via papa. Ave nesta idade não come sozinha, ou não come o suficiente sozinha e precisa receber papinha. E se passou um dia sem comer já estava em risco de vida, pois filhote deve comer a cada 4/5 horas uma quantidade de papa. Provavelmente morreu pois não foi alimentada, favor se informar melhor sobre alimentação de filhotes de calopsitas, alguns ficam na papa até mais de 2 meses.

Essa filhote já comia sozinha a mais de uma semana, não aceitava papinha. Inclusive, quando fui busca-la no sábado, quando cheguei lá ela estava comendo extrusada. No viveiro tem extrusada, semente e farinhada disponível, no domingo a vi comendo farinhada pela manhã. Se fosse alimentação, ficaria desnutrida e morreria com o tempo, ela estava bem e ativa no mesmo dia.

Editado por fallzera
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A mudança de ambiente pode causar queda de imunidade ou estranheza na ave que faz ela não se alimentar. E se vc só viu ela se alimentar uma vez, então ela talvez não tenha comido e seria necessario dar papinha ainda que ela recusasse ou alimentar de alguma outra forma. Como disse, um dia sem se alimentar para um filhote é algo perigoso, e acontece de eles enfraquecerem de um dia pro outro se não se alimentarem adequadamente. De qualquer forma, não é possível afirmar que realmente foi isto, mas se ela não comeu, pra mim é a principal suspeita. De qualquer forma, faça sim um checkup de sua calopsita, pode ser q ela tenha vindo de onde veio com alguma infecção contagiosa. Precisando de indicação de clinica de exoticos, informe a sua cidade.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.