Renata Cristina Bergamini Postado 4 de Dezembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Dezembro de 2015 Ola, boa tarde! Li i depoimento da Lili e as respostas enviadas. Parece ser um caso parecido ao da minha calopsita. Meu calopsita chama-se Chico e fica solto quando estamos em casa.Viajamos recentemente e cortei a asa dele antes, porque ele ia ficar na casa de parentes. No dia do corte das asas no veterinário, ele se debateu muito e eu ja senti que ele ficou meio estranho, sentindo alguma coisa em determinado momento na asa. Viajei e quando retornei notei que ele estava sem as primeiras penas da asa, as que mantemos inteiras no corte. Podem ter caído devido a troca de penas ou podem ter quebrado. Noto a partir daí, umas duas semanas, que quando tenta ele tenta voar ou cai de algum lugar, uma asa fica fora do lugar e ele dá uns gritinhos, como se estivesse dolorida. Ele mesmo ajeita e volta ao lugar, não reclamando mais. Ele continua alegre, comendo, cantando. Não levo mais neste veterinário do corte das asas, acho que ele foi o protagonista da situação e não sei se levo em outro, pois o Chico odeia que coloca a mão nele, em alguma parte não seja a cabecinha para coçar. Acho que é um stress muito grande para ele se ele está bem. Li o procedimento ensinado para a Lili e não consegui fazer devido a histeria que o Chico arruma. Acredito ser uma pena quebrada, as vezes ele dá uns gritinhos quando coça a asa. Será que com o tempo esta pena cai sozinha ou é melhor levar em um veterinário, apesar do stress que isso causa no bichinho? Estas fotos são dele neste momento. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 4 de Dezembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Dezembro de 2015 Não sei que depoimento essa lili deu, mas eu indicaria para você fazer um reconhecimento do problema para então tomar as devidas precauções. Pode ser tanto uma pena quebrada quanto uma fratura leve na asa. Primeiro tente observar em que momento ela está dando esses gritinhos e a região próxima do local onde ela mexe. Solicite para alguem segurar ela e delicadamente abra a asa dela e segure cada peninha dela (grandes e pequenas) e tente um movimento delicado, para cima, baixo e lados. Com isso conseguirá perceber se tem alguma pena quebrada e está machucando ela. Se tiver na hora que mexer nessa pena ela irá gemer e você saberá que é ela, dai com o auxilio de uma pinça de sobrancelhas segure bem próximo da rais e num único puxão arranque a pena. Se sangrar no local segure um chumaço de algodão bem forte no local que estanca o sangue. Feito esse procedimento e não achando nada que indique estar machucando ela, leve ela ao veterinário pois poderá ser uma contusão e ela precisará tomar anti-inflamatórios, cálcio e em alguns casos até antibiótico. Em alguns casos mais graves o veterinário imobiliza a asa por um período até que ela se recupere. O problema de contusões quando não tratado é que além da deformidade irreversível na asa em casos de inflamação com pus essa poderá calcificar e trazer anomalias ao passaro. Tenho uma calopsita que sofreu uma queda em algum momento e não vi, passado alguns tempo após esse trauma percebi que estava crescendo um caroço na dobra da asa dela e ela estava ficando com a asa caida, levei ao veterinário que foi constatado uma calcificação de pus que estava aumentando a cada dia. Foi feito uma cirurgia para remoção da pus e foi feito uma tala para imobilizar a asa dela. Ficou assim por um mês com tratamento com cálcio e anti-inflamatórios. Hoje ela está curada, mas ficou com uma leve deformidade na asa, nada que impeça ela de ser feliz e ter mobilidade no dia a dia. Faça essas avaliações e caso necessário leve ao veterinário, pois ela pode estar sentindo dores no loca que podem estar incomodando muito ela. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Renata Cristina Bergamini Postado 28 de Dezembro de 2015 Autor Compartilhar Postado 28 de Dezembro de 2015 Célia, obrigado pela resposta. Levamos na veterinária no outro dia que postei aqui. Eram penas quebradas na asa. A veterinária achou melhor não arrancar, deu um dose de anti-inflamatório na asa e receitou dipirona. O incomodo na asa passou e hoje várias novas penas já cresceram e ele já está dando pequenos vôos em casa. Está ótimo de novo!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Felipe Camillo Postado 21 de Maio de 2016 Compartilhar Postado 21 de Maio de 2016 Boa noite Renata! A minha está com o mesmo problema. Ela não reclama de dor, mas tá com a asa um pouco caída e não consegue mais voar, quando ela tenta dar um grito de dor. Estou dando a uma semana Avitrin antibiótico e uma gota por dia de cetoprofeno, ela parece que tá melhorando um pouco, mas ainda não está conseguindo voar, você recomenda trocar esses remédios ? Qual remédio a veterinária passou ? Não quero levar no veterinário pq ela fica muito estressada, só aceita msm minha esposa pegar nela e msm assim tb não gosta . Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Renata Cristina Bergamini Postado 7 de Junho de 2016 Autor Solução Compartilhar Postado 7 de Junho de 2016 Não sei Felipe, o Chico também odeia que peguem nele, mas achei melhor levar ao veterinário, no caso uma veterinária, muito boazinha, me deixou tranquila. Esta, aplicou nele uma injeção na asa com antiinflamatório e em casa dei apenas dipirona para dor. Escolha um veterinário qeu voces tenham empatia e pensem que o stress da consulta é para o bem do seu pet. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Janaína Alves Postado 9 de Abril de 2021 Compartilhar Postado 9 de Abril de 2021 Em 04/12/2015 at 14:04, Renata Cristina Bergamini disse: Ola, boa tarde! Li i depoimento da Lili e as respostas enviadas. Parece ser um caso parecido ao da minha calopsita. Meu calopsita chama-se Chico e fica solto quando estamos em casa.Viajamos recentemente e cortei a asa dele antes, porque ele ia ficar na casa de parentes. No dia do corte das asas no veterinário, ele se debateu muito e eu ja senti que ele ficou meio estranho, sentindo alguma coisa em determinado momento na asa. Viajei e quando retornei notei que ele estava sem as primeiras penas da asa, as que mantemos inteiras no corte. Podem ter caído devido a troca de penas ou podem ter quebrado. Noto a partir daí, umas duas semanas, que quando tenta ele tenta voar ou cai de algum lugar, uma asa fica fora do lugar e ele dá uns gritinhos, como se estivesse dolorida. Ele mesmo ajeita e volta ao lugar, não reclamando mais. Ele continua alegre, comendo, cantando. Não levo mais neste veterinário do corte das asas, acho que ele foi o protagonista da situação e não sei se levo em outro, pois o Chico odeia que coloca a mão nele, em alguma parte não seja a cabecinha para coçar. Acho que é um stress muito grande para ele se ele está bem. Li o procedimento ensinado para a Lili e não consegui fazer devido a histeria que o Chico arruma. Acredito ser uma pena quebrada, as vezes ele dá uns gritinhos quando coça a asa. Será que com o tempo esta pena cai sozinha ou é melhor levar em um veterinário, apesar do stress que isso causa no bichinho? Estas fotos são dele neste momento. A minha eata com a situação bem parecida com a sua, depois que virou as asas, ela estava em cima de mim, devido um raio ela assutou é caiu no chão, percebi uma asa caída, ela até voltou a Asa para o local, mas toda hora que ela tenta puxar ela grita, como se tivesse sentindo dor, estou sem saber o que fazer! O no momento sem condições de levar ela no veterinário Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.