Jump to content

Maritaca abrindo, colocando língua pra fora e fechando repetidas vezes


Con

Posts Recomendados

Consegui um filhote de maritaca que eu ainda não sei quantas semanas ou meses tem, consegui ela a algumas horas atrás, mas percebi que ela abre, mostra a língua, como se tivesse tomando água e fechando o bico repetidamente, não sei se é um espirro contido.

Ela faz isso algumas vezes e depois para, já tive outras 2 maritacas que infelizmente morreram uma jovem por problemas para respirar e outro com um problema no olho. Depois disso peguei trauma de qualquer coisa incomum que essa que tenho agora, fazer.

Nessa foto ela está em uma gaiola aberta, então acho que não tem problema, coloquei água e como ela ainda não está conseguindo comer frutas ou sementes, estou dando fuma com água.

Por sinal também queria saber mais o menos quantas semanas ou meses ela tem

IMG_20240925_155753898.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Vc está alimentando ave com fubá? Isto não é comida de ave, é comida de gente, comida de ave filhote é papa para psitacídeos, vc pode matar filhotes dando fubá. Favor se informar sobre alimento de psitacídeos antes de fornecer. Sobre as outras aves q vc perdeu, elas foram levadas ao veterinário de animais exóticos? Se vc está notando que sua ave está com algum problema de saúde, vc deve levá-la a um veterinário de animais exóticos com urgência. Informe sua cidade para q eu possa te mandar algumas opções de clínicas de exóticos em caso de necessidade. Se vc não levou as outras duas no veterinário elas só morreram pq não tiveram atendimento, pq problema respiratório pode ser pneumonia, que tem tratamento, e infecção ou inflamação no olho pode ser causado por diversas questões q tbm tem tratamento. Vc deve rever o manejo e cuidados com suas aves. Não sei dizer claro se esse comportamento desta ave tem haver com algum problema de saúde, mas é melhor previnir.

Abaixo vou colocar algumas opções de papa para psitacídeos q vc deve comprar em petshop, quem dá fubá é gente desinformada e q não faz questão de aprender o básico sobre as aves, então reveja os manejos com a ave, ou pode ser q o problema de saúde esteja sendo causado por conta desta alimentação, caso seja um problema realmente. Vc pode estagnar o papo de sua ave com alimento inadequado, causar danos hepáticos e no sistema digestivo da ave no geral. E se for algum problema respiratório, ela deve entrar com algum tratamento.

Papas para psitacídeos:
image.png.2b3cb06bc97ab0ec8c663e5f5cebae5e.png

 

image.png.141a4090fd8a79ef2752c7f56500758e.png

 

PAPINHA-PSITACIDEOS-500G---F.webp

Após o período de papinha, eles devem migrar pra uma ração extrusada. Sementes é complemento da alimentação de ração:

 

menor qualidade.jpg

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Já descobri oque era, por enquanto, provavelmente é sono pois toda vez que ela faz isso, depois de um tempo ela dorme e hoje não aconteceu nada. Sim, dei fubá com água porque um amigo da minha mãe disse que pode, eu não questionei muito porque já vi outra pessoa falando a mesma coisa, e sobre as outras duas, infelizmente não deu pra levar no veterinário porque minha família ou não tinha tempo pra levar ou porque elas não sabiam onde tem um veterinário adequado por perto ou apenas um veterinário para animais e também porque elas se preocupavam com quanto ficaria o preço(mesmo eu falando que talvez não seria tão caro) a primeira que já era um adulto, acabou machucando um dos olhos em alguma coisa ou eles mesmo se machucou na hora de coçar, não sei, e ela começou a fazer alguns barulhos estranhos, não deu nem 3 dias direito e ela faleceu, já a mais jovem, ela fazia tudo normal e fazia barulhos que achava que era normal para ela, mas depois que ela acabou ficando molinha, fiquei ligando para minha mãe pra levar rápido mas não deu.

Atualmente essa pequena que tenho está ótima, e está dormindo agora, ela está conseguindo comer algumas frutas como banana e laranja.

E também ainda não sou adulta, tenho 15 mas achei esse site enquanto olhava oque dar para filhotes de pássaros.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Entendi, de qualquer forma, siga as informações alimentares acima, o panfleto é para calopsitas, mas para maritacas é similar. O recomendado é ração extrusada como base alimentar, mix de sementes e outros alimentos naturais como complemento. O imporante é a base alimentar, q é a ração. Precisando de indicação de veterinário de exóticos informe sua cidade, é bom saber onde tem para quando precisar.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.